A BELEZA DE CAROLINE MUNRO JÁ JUSTIFICARIA O FILME
Simbad (John Phillip Law) e sua tripulação velejam pelo
mar quando localizam uma pequena criatura voadora que carrega o que parece ser
um pequeno artefato. A criatura deixa cair no barco uma peça que o marinheiro
coloca em seu peito como um amuleto. Logo é atraído ao reino de Marabia onde,
de imediato, confronta o maligno Koura (Tom Baker) que reivindica a peça.
Simbad foge para dentro da cidade e encontra o Grão Vizir (Douglas Wilmer) que
lhe informa que sua presença foi um desígnio dos deuses para que possa
encontrar uma lendária cidade que possui poderes capazes de livrar Marabaia de
Koura.
A
dupla descobre que a peça faz parte, na verdade, de um mapa naval que norteia
para a lendária de cidade de Lemúria. Simbad resolve ajudar o Grão Vizir (que
usa uma máscara por ter queimado o rosto em um ataque de Koura) em sua busca
que inclui a possibilidade de um grande tesouro.
Caminhando
pelas ruas da cidade, conhece um homem que lhe oferece ouro em troca de levar
na viagem seu filho Haroun (Kurt Christian) indolente e preguiçoso e
transformá-lo em “um homem de verdade”. Simbad recusa, mas ao se deparar com a
linda escrava Margiana (Caroline Munro) reconhece nela a imagem que habita suas
visões e aceita levar o jovem desde que Margiana lhe acompanhe. Juntos terão
pela frente várias aventuras até chegarem ao seu destino.
Lançada em 1973, As Novas Viagens de Simbad segue o mesmo
estilo de outras composições artísticas do mago dos Efeitos de Stop Montion Ray
Harryhausen que foram popularizadas em filmes como "Fúria de Titãs", "Jasão e os Argonautas" e "Simbad Contra o Olho do Tigre'.
Harryhausen fez uma geração inteira se deliciar com sua mistura de atores com
figuras mitológicas sempre a serviço de boas histórias.
Aqui
temos como Simbad o ator John Phillip Law. Law faz um Simbad mais sério do que
seu sucessor Patrick Wayne (filho de John Wayne) que, em 1977, filmou
Simbad Contra o Olho do Tigre que também habita em uma parcela dos corações dos
amantes das aventuras do intrépido aventureiro.
Esta
“Viagem de Ouro de Simbad” (tradução literal) foi a segunda dentre as três
aventuras produzidas pelos estúdios Colúmbia, sendo que a primeira foi
"Simbad e a Princesa" (1958) e que terminou com "Simbad e o Olho do Tigre".
Houve outras versões como a de "Simbad, o Marujo" (1947) e a
"Sinbad e os Sete Mares" com o Fisiculturista Lou Ferrigno (que se
imortalizou como Hulk da série de TV)
Ray
Harryhausen , mago dos efeitos stop motion, foi o responsável por dar vidas as
criaturas que Simbad e sua tripulação encontram pelo caminho: criaturinhas
aladas; a imagem da proa do navio que ganha vida, o centauro de um só olho
e a imagem da Deusa Shiva que realmente é um dos pontos altos do filme.
Harryhausen denominou essa técnica de Dynarama e, para os quase adolescentes da
época, os efeitos enchiam os olhos. Sua técnica esteve em várias produções e
podemos citar além dos "Simbad"; Jasão e os Argonautas (ou Jasão e o
Velo de Ouro) e Fúria de Titãs de 1981.
A
pergunta que se faz é: o filme é bom? Sim. Apesar de possuir efeitos
ultrapassados devemos lembrar que, na época, os efeitos fizeram muito sucesso e
foram um marco para o cinema.
A
história segue praticamente a mesma linha de outras produções: Temos o
aventureiro, o vilão que se utiliza de magia. Lugares inóspitos, figuras
mitológicas, confrontos e belas mulheres. Falando em mulher bonita, temos
Caroline Munro que faz uma escrava liberta por Simbad e que lhe acompanhará por
paixão e por possuir na palma da mão uma tatuagem de um olho (que se revelará
providencial em determinado momento). A beleza da atriz na época impressionou,
obrigando os estúdios a colocarem duas beldades na produção posterior: Jane
Seymour (Em Algum Lugar do Passado e Com
007 Viva e Deixe Morrer) e Taryn Power (filha do ator Tyrone Power).
Munro por coincidência também participou de um filme de 007: O Espião Que Me
Amava (1977).
Quanto
ao quesito ação, esta produção inglesa soube dosar muito bem a ótima história
com os desafios passados pelo grupo: há o confronto com uma criatura que
adquire vida na proa do barco; a deusa Shiva de seis braços, cada qual com uma
espada; um perigoso centauro, o próprio Koura que a cada o invocação do mal
acaba perdendo sua vitalidade progressivamente, um povo que se pinta de verde e
um templo mágico.
As
Novas Aventuras de Simbad será mais apreciado pelo público que era adolescente
na época em que passava na Sessão da Tarde que exibia sempre com boa audiência.
Para quem deseja rever este filme que ficou guardado em algum cantinho de suas
memórias pode ser um ótimo passatempo. No fim dá uma vontade de comprar a
trilogia, sentar em frente à TV com pipoca e guaraná e ter boas horas de
alegria.
Trailer:
Curiosidades:
Kurt Christian, que
faz o rapaz preguiçoso que aos poucos revela-se um homem de verdade, esteve em
"Simbad e o Olho do Tigre" em outro papel.
Nos
cinemas brasileiros foi lançado como “A Nova Viagem de Simbad” que faz até mais
sentido porque ele faz apenas uma viagem.
Quando
de seu lançamento o "bonequinho" do Jornal O Globo dormiu para o filme.
O ator Robert Shaw era amigo do produtor Charles H. Schneer, que o convenceu a fazer o "Oráculo de Todo o Conhecimento". Como um favor, Shaw concordou, mas pediu que ele não recebesse nenhum crédito pelo papel, pois achava que o gênero estava abaixo dele. (Ele era extremamente popular na época.) Seu rosto estava fortemente envolto em maquiagem e sua voz eletronicamente alterada por um engenheiro de som. Shaw recebeu £ 5000 por apenas 20 minutos de trabalho. (Ao contrário da lenda, Shaw não estava concorrendo para o papel de Sinbad.)
Orson Welles foi inicialmente escalado como O Oráculo, mas seu agente pediu uma taxa extremamente alta pelos esperados três dias de trabalho de voz. Robert Shaw, que estava de férias na Espanha, fez o trabalho em um dia.
A partir deste filme, "Dynamation", o nome da técnica de efeitos de stop-motion de Ray Harryhausen, foi renomeado como "Dynarama".
O ator Robert Shaw era amigo do produtor Charles H. Schneer, que o convenceu a fazer o "Oráculo de Todo o Conhecimento". Como um favor, Shaw concordou, mas pediu que ele não recebesse nenhum crédito pelo papel, pois achava que o gênero estava abaixo dele. (Ele era extremamente popular na época.) Seu rosto estava fortemente envolto em maquiagem e sua voz eletronicamente alterada por um engenheiro de som. Shaw recebeu £ 5000 por apenas 20 minutos de trabalho. (Ao contrário da lenda, Shaw não estava concorrendo para o papel de Sinbad.)
Orson Welles foi inicialmente escalado como O Oráculo, mas seu agente pediu uma taxa extremamente alta pelos esperados três dias de trabalho de voz. Robert Shaw, que estava de férias na Espanha, fez o trabalho em um dia.
A partir deste filme, "Dynamation", o nome da técnica de efeitos de stop-motion de Ray Harryhausen, foi renomeado como "Dynarama".
Quando Sinbad e os outros pousam na Lemúria, um penhasco ao longo do lado esquerdo da praia está coberto de entalhes. De acordo com uma entrevista concedida por Ray Harryhausen, o penhasco não existe. A cena foi filmada em uma praia popular na Espanha, e o penhasco é uma pintura fosca adicionada para esconder todos banhistas.
O Griffin, que luta contra o Centauro de Um Olho, seria originalmente um homem de Neandertal, de acordo com a arte conceitual de Ray Harryhausen para o projeto (ilustrada com lápis de carvão). O conceito de "Homem de Neandertal" seria mais tarde realizado no Troglodita em Simbad e o Olho do Tigre (1977).
Ray Harryhausen prestou homenagem a uma das suas inspirações, O Ladrão de Bagdá (1940), com este filme. Ambos tinham o mesmo compositor, e a dança de Kali copia muitos movimentos do robô de seis braços no filme de 1940. O templo de estilo hindu no filme de 1940 é ecoado nas esculturas de estilo hindu da Lemúria, e o visual dos lemurianos é baseado também no filme de 1940; Há outros ecos e influências a serem vistos por aqueles que estão familiarizados com os dois filmes.
Christopher Lee foi um dos principais candidatos ao papel de Koura.
A
Marvel americana lançou revistas de Simbad e a quadrinização (não muito oficial
do filme).
Bastidores:
Filmografia
Parcial:
John Phillip Law (1937–2008)
Os russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! (1966); O Incerto Amanhã (1967); A Morte Anda a Cavalo (1967); Perigo: Diabolik (1968); Barbarella (1968); O Senhor das Ilhas (1970); O Último Filme (1971) A Nova Viagem de Sinbad (1973); Caçada Implacável (1974); A Travessia de Cassandra (1976); No Alvo de um Assassino (1977); Força de Ataque Z (1981); Tarzan, o Filho das
Selvas (1981); Tin Man: As
Vozes do Silêncio (1983); Hitman - A Última Defesa (1985); Johann Strauss
- Der König ohne Krone (1987); Thunder 3: O Homem Trovão (1988); Cold Heat
(1989) Alienator - A Exterminadora Indestrutível (1990); Instinto Mortal
(1993); Em Busca do Tesouro Sagrado (1993); Chinaman's Chance: America's Other
Slaves (2008); L'apocalisse delle scimmie (2012)
Caroline Munro:
O Gentleman (1966); Cassino Royale (1967); O Abominável Dr. Phibes (1971); Drácula no Mundo da Minissaia (1972); A Volta do Dr. Phibes (1972); A Nova Viagem de Sinbad (1973); Capitão Kronos, O Caçador de Vampiros (1974); Bebê Infernal (1975); No Coração da Terra (1976) 007 - O Espião Que Me Amava (1977); Starcrash (1978); O Maníaco (1980); O Último Filme de Horror (1982); O Terror Pode Esperar (1984); Massacre no Colégio (1986); Sem Face (1987); Drag Queen - Uma Paixão do Outro Mundo (1984); Eldorado (2012); Sinbad and the Pirate Princess (2016); Stellar Quasar and the Scrolls of Dadelia (2016); House of the Gorgon (2019); The Haunting of Margam Castle (2020); The Pocket Film of Superstitions (2023)
Kurt Christian:
Nove Horas Até a Eternidade (1963); Os Turbantes Vermelhos (1967); Tortura de um Pesadelo (1970); O Último Refúgio (1971); Joana, a Mulher que Foi Papa (1972); Hospital do Horror (1973) A Nova Viagem de Sinbad (1973); O Tigre de Papel (1975); Inocente Sedutor (1977); Simbad e o Olho do Tigre (1977);
A Pirâmide de Cristal (1981); Os Desajustados (1985)
Robert Shaw (1927–1978)
O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1966); As Novas Viagens de Sinbad (voz - 1973); Golpe de Mestre (1973); O Sequestro do Metrô (1974); Tubarão (1975); Robin e Marian (1976); O Fundo do Mar (1977); O Comando 10 de Navarone (1978).
Douglas Wilmer (1920–2016)
A Espada de Robin Hood (1954); Ricardo III (1955); A Batalha do Rio da Prata (1956); El Cid (1961); Cleópatra (1963); Jasão e o Velo de Ouro (1963); A Queda do Império Romano (1964); Sherlock Holmes (seriado 1964 -1965); As 13 Noivas de Fu Manchu (1966); A Filha Diabólica de Fu Manchu (1967); Encontro Fatal em Lisboa (1968); Patton, Rebelde ou Herói? (1970); Cromwell, O Homem de Ferro (1970); À Sombra das Pirâmides (1972); As Nova Viagems de Sinbad (1973); O Irmão mais Esperto de Sherlock Holmes (1975); A Incrível Sarah (1976); A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978); Ladrão por Excelência (1980); 007 Contra Octopussy (1983); A Espada do Valente (1984);
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