domingo, 8 de novembro de 2015

SACCO & VANZETTI (1971) - ITÁLIA





O DIA EM QUE A JUSTIÇA FOI DERROTADA


Sacco & Vanzetti é uma produção italiana de 1971 que aborda um dos casos mais controversos acontecidos na América nos anos de 1920 a 1927. Ferdinando Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti são dois imigrantes italianos presos sob acusação de latrocínio (roubo seguido de morte) de Frederick Parmenter e Alessandro Berardelli, contador e vigilante de uma firma de calçados em Massachusetts aonde foram levados 15.776,51 dólares.

Sacco & Vanzetti são presos, armados, em um trem. Logo surge a acusação. O que seria um caso de prisão de inocentes transforma-se num julgamento político onde a culpabilidade dos acusados não é tão importante quanto suas raízes ideológicas.  Sacco (um sapateiro) e Vanzetti (um peixeiro) apresentam várias provas de sua inocência, através de seus advogados, que são refutadas pelo promotor e pelo juiz inexplicavelmente. As testemunhas apresentadas são mostradas como pessoas que afirmam terem visto Vanzetti na direção do carro de fuga, mas o acusado não dirigia. Sacco estava na embaixada italiana no dia do roubo, mas o depoimento do funcionário que o atendeu é ironizado. Aos poucos começa a tornar claro que a posição do Estado é mandar uma mensagem bem clara: ideologias contrárias ao governo serão abafadas e o exemplo deverá ser dado de uma maneira inequívoca: pena de morte na cadeira elétrica.


Houve uma comoção nacional a respeito do episódio. O filme mostra cenas da época em que as pessoas foram às ruas e fizeram mobilizações pela liberdade da dupla, mas o juiz não acatou nenhum dos argumentos e manteve a pena de morte, mesmo quando os reais assassinos foram desmascarados. A última chance da dupla, após seis anos de reclusão, era a clemência do governador do estado, a pedido de Vanzetti, que acreditava que uma instância mais alta poderia avaliar o caso com imparcialidade. Sacco não assinou a petição, pois já não acreditava mais em sua soltura, além do fato de ter desistido física e mentalmente de qualquer reação.


Sacco e Vanzetti é um filme que aborda ideologias políticas, manipulação de testemunhas, a força do Estado impondo sua noção de justiça e a incredulidade de quem foi acusado à pena de morte sem uma prova contundente. Mostra o xenofobismo, o racismo e as diferenças de classes nas figuras dos imigrantes versus o delegado de polícia, o promotor, o juiz do caso e algumas testemunhas.


A atuação da dupla Riccardo Cucciolla (1924-1999) e Gian Maria Volonté (1933- 1994) foi perfeita. Cucciolla fez um Sacco mais reservado, amedrontado e reticente. Volonté mostrou-se num Vanzetti incrédulo, corajoso e reflexivo. O filme do diretor Giuliano Montaldo deveu muito a interpretação da dupla para que o filme desse certo. O ator Riccardo Cucciolla ganhou o prêmio em Cannes como melhor interpretação masculina, mas Volonté esteve no mesmo nível e merecia também um prêmio.


O diretor Giuliano Montaldo fez um filme fácil de ser assistido e muito bem montado, mesclando takes rápidos no rosto dos acusados, das testemunhas e dos acusadores. As cenas de tribunais são excelentes e não confundem o espectador, nem o cansam, visto que a narrativa segue uma linha bem definida dos fatos. Ainda que o filme possa parecer favorável à ideologia anarquista, principalmente através de Vanzetti em seu discurso sobre o significado de anarquismo e Sacco no questionamento do sonho americano e sua posição na escala social da época,  o espectador não fica envolvido em uma ideologia ou outra, pois o filme é voltado a condição dos acusados no episódio em questão.

 
Sacco & Vanzetti é obrigatório para aqueles que gostam de filmes de tribunal, erros judiciais e manipulação do Estado sobre o cidadão simples. Filme para quem gosta de cinema como objeto de reflexão.

 
Curiosidades:
Gian Maria Volonté esteve em filmes como: Por Um Punhado de Dólares (1964); Por uns Dólares a Mais (1965) ao lado de Clint Eastwood e Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (1970). O ator faleceu de Ataque Cardíaco aos 61 anos
 
O diretor Giuliano Montaldo foi co-roterista desta produção e diretor de segunda unidade em filmes como A Batalha de Argel (1966); Trinity e Seus Companheiros (1975). 

Músicas: 

“The Ballad of Sacco e Vanzetti”-  Joan Baez






“Here's to You” -  Joan Baez

“Sacco e His Son”  -Ennio Morricone

“Freedom from Hope”  -Ennio Morricone

 

Trailer (em italiano): 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre