sexta-feira, 20 de novembro de 2015

MATAR OU MORRER / HIGH NOON (1952) - ESTADOS UNIDOS


ABANDONADO POR TODOS, NUM CONFRONTO DESIGUAL

Vi esse filme na minha infância e ficou esquecido em algum lugar da memória. Ao ver o filme “Vingança de um Pistoleiro” (High Noon), telefilme com Tom Skerrit, feito em 2000,  uma cópia em papel carbono, resolvi verificar novamente o filme e não me arrependi. Interpretado por Gary Cooper, Gracy Kelly, Lloyd Bridges e Katy Jurado nos papéis principais, com um Lee Van Cleef em papel secundário de poucas palavras, esta obra prima do cinema arrebatou na época quatro Oscars. 


A trama se inicia com o xerife Will Kane (Gary Cooper) casando-se com Amy Fowler Kane  (Grace Kelly), ao mesmo tempo que este será seu último dia como Xerife, pois está partindo da cidade no dia seguinte quando passará sua insígnia. Ao fim da cerimônia recebe um aviso de que um criminoso que prendera, chamado Frank Miller (Ian MacDonald), foi solto e vem atrás de vingança, sendo que seus três cúmplices já estão à espera de seu chefe na estação de trem da cidade.


Neste contexto inicia-se um dos filmes mais marcantes do cinema:  "Matar ou Morrer". O xerife resolve ficar na cidade e enfrentar Frank Miller, bastando apenas convocar alguns homens da cidade para fazer frente ao bando. Porém o que Will não esperava é que as pessoas simplesmente resolvessem não ajudar, por diversas razões: medo, covardia, ciúme, raiva, insatisfações, hipocrisia. Todas essas emoções são mostradas através dos personagens que Will tenta recrutar. Seu auxiliar,  Harvey Pell (Lloyd Bridges), recusa por não ter sido nomeado pelo Xerife para substituí-lo e por estar com uma mulher que já foi de Will, a prostituta Helen Ramírez (Katy Jurado), que nunca esqueceu Will e que considera Harvey um garoto tanto em temperamento como em atitudes. Harvey vende sua “ajuda” em troca de promoção, mas Will não aceita. É desolador como ele tentará contatar seus amigos e antigos delegados nomeados (todos moradores da cidade) e nenhum levantará uma mão em seu auxílio, aconselhando-o a fugir e assim salvar-se. Além disso, existem aqueles que eram amigos de Frank e gostavam como as coisas eram no passado e aqueles que lucravam mais numa cidade sem lei.  



Conforme Will caminha, mostra-se cada vez mais solitário. De acordo com que o tempo avança (é bom citar que o filme passa-se em tempo real), mais o local se assemelha a uma cidade fantasma, onde todos parecem esperar a morte eminente do Xerife. Até sua esposa resolve abandoná-lo, por não acreditar na loucura que seu marido cometerá enfrentando o bando sozinho.


A fotografia branca, ressaltando um xerife de preto, funcionou muito bem num cenário vazio, valorizando a imagem de Copper. Seu confronto com Bridges em um celeiro é um dos pontos altos do filme, assim como o confronto "cordial" entre Helen e Amy. Outro ponto alto a destacar-se é o nítido abandono do personagem por seus amigos e neste ponto Cooper está perfeito. Seu semblante diante da negativa das pessoas dá o tom exato como uma pessoa se sentiria em tal situação. Seu olhar mistura raiva e decepção. Decepção por ter feito daquele lugar uma cidade decente para as famílias e raiva por todos o deixarem morrer quando iria viver longe de tudo e feliz ao lado de sua esposa.


 

Outro aspecto a ser citado é que a obra é uma alegoria ao Macarthismo, movimento criado pelo senador Joseph McCarthy que liderou um movimento anti- comunista que perseguiu diversos membros das artes, incluindo o cinema. O escritor Carl Foreman, responsável pelo roteiro, foi um dos perseguidos neste período, resolvendo colocar suas considerações sobre o que achava de tudo aquilo. Podemos considerar que as pessoas ao seu redor que se omitiram, para não serem perseguidas, seriam as pessoas da cidade que de repente resolvem não se envolver. Existem muitos filmes que tratam abertamente do tema como “Culpado Por suspeita” (com Robert De Niro) ou “Chaplin” que mostra, durante uma parte do filme, o impacto dessas ações em sua vida.  


Dirigido por Fred Zinnemann ( A Um Passo da Eternidade, O Dia do Chacal), Matar ou Morrer é um dos grandes clássicos do gênero, reverenciado pela crítica especializada ao longo dos anos , assim como é muito boa sua refilmagem, dignamente interpretada por Tom Skerrit. Claro que Cooper saiu-se muito melhor que Skerrit. Já Ian MacDonald perde para Michael Madsen no remake, assim como preferi Maria Conchita Alonso do que Katy Jurado no papel de Helen. Já Grace Kelly é melhor, mas Suzanna Tompson fez um excelente trabalho. O papel de Harvey, interpretado por Bridges, foi muito bom, mas na versão de 2000 deram maior oportunidade para Reed Diamond aperfeiçoar o papel. Fico com Lloyd, pois teve que criar seu personagem enquanto Reed já tinha referências para se orientar

        
Em suma: para quem gosta de faroestes psicológicos (este é em preto e branco), com certeza gostará muito deste, visto que beira quase a perfeição, num gênero que conquistou dezenas de fãs até os dias de hoje.
 

Trailer:








Trailer do Filme : A Vingança de Um Pistoleiro (2000)




Curiosidades:
Oscar de Melhor Ator (Gary Cooper); Melhor Edição; Melhor Canção Original (Do Not Forsake Me, Oh My Darlin') e Melhor Trilha Sonora.


O personagem de Will Kane foi baseado no próprio roteirista Carl Foreman. Foreman estava no processo de ser incluído na lista negra de Hollywood devido às suas simpatias comunistas anteriores e à sua falta de vontade de nomear outras pessoas. Quando ele procurou a ajuda de colegas na esperança de que eles o atendessem, a maioria recusou ou tinha uma longa lista de condições. Foreman baseou muitas das conversas que Will Kane teve no filme em suas próprias experiências de recusar ajuda.

Estreia no cinema de Lee Van Cleef. OBSERVAÇÃO: Essa estréia ocorreu de uma maneira que concedeu poucos - se houver - atores estreantes: ele aparece, solo, nas cenas de abertura do pré-título.

Em Portugal recebeu o título de "O Comboio Apitou Três Vezes"


Katy Jurado recebeu o Globo de Ouro por sua atuação e foi a primeira mexicana a receber o prêmio.

Gary Cooper já tinha conquistado um Oscar de Melhor Ator no filme Sargento York (1941).


O American Film Institute, em 1999, classificou o ator como o 11º melhor ator de todos os tempos.


Em 1980 foi feita uma continuação em formato de telefilme chamado: Matar ou Morrer 2 - O Retorno de Will Kane (High Noon, Part II: The Return of Will Kane) com Lee Majors ("O Homem de Seis Milhões de Dólares"), David Carradine (McQuade o Lobo Solitário e o Seriado "Kung Fu") e Katherine Cannon reprisando os papeis de Cooper e Kelly.


Em 1951, após 25 anos no show business, a reputação profissional de Gary Cooper estava em declínio, e ele foi retirado da lista do "Motion Picture Herald" dos dez melhores artistas de bilheteria. No ano seguinte, ele fez um grande retorno, aos 51 anos, com este filme.

Lee Van Cleef foi originalmente contratado para interpretar o vice-marechal Harvey Pell. No entanto, o produtor Stanley Kramer disse que seu nariz estava  o fazia parecer um vilão, e disse-lhe para consertá-lo. Van Cleef recusou e Lloyd Bridges conseguiu o papel. Van Cleef recebeu o papel menor do atirador Jack Colby, um da gangue Miller.

Fred Zinnemann disse que a fumaça negra subindo do trem é um sinal de que os freios estavam falhando. Ele e o cinegrafista não sabiam disso na época e mal conseguiram sair do caminho. O tripé da câmera se prendeu na pista e caiu, esmagando a câmera, mas o filme sobreviveu e está no filme.

Havia alguma dúvida quanto ao elenco de Gary Cooper, já que ele tinha 51 anos e Grace Kelly, interpretando sua esposa, tinha apenas 21, apesar de isso ser bastante comum no período em que o filme foi ambientado.

Na cena da luta envolvendo o marechal Will Kane (Gary Cooper) e o vice-marechal Harvey Pell (Lloyd Bridges), o filho de Lloyd, Beau Bridges, então jovem, estava no palheiro assistindo às filmagens. Quando a água foi jogada em seu pai após a luta, Beau não pôde deixar de rir, exigindo que a cena fosse filmada pela segunda vez. Cooper estava doente e com dores, mas era gracioso e compreensivo, segundo Lloyd.

O produtor Stanley Kramer ofereceu pela primeira vez o papel principal de Will Kane a Gregory Peck, que recusou porque achava que era muito semelhante a O Matador (1950). Outros atores que recusaram o papel incluem Charlton Heston, Marlon Brando, Kirk Douglas, Montgomery Clift e Burt Lancaster.

Gregory Peck, um ativista liberal democrata que se opôs fortemente à lista negra, disse mais tarde que recusar este filme foi o maior arrependimento de sua carreira, embora tenha modestamente acrescentado que não achava que poderia ter interpretado o personagem principal, assim como Gary Cooper. 

John Wayne criou e dirigiu uma organização "anticomunista" para a indústria cinematográfica. Ele não gostou muito deste filme porque sabia que era uma alegoria para a lista negra, que ele e seu amigo Ward Bond (Paixão dos Fortes) apoiaram forte e ativamente. Vinte anos depois, ele ainda o criticava, em sua controversa entrevista de maio de 1971 à "Playboy" Magazine, durante a qual afirmou que Gary Cooper jogou o distintivo de seu marechal no chão e pisou nele. Ele também afirmou que nunca se arrependeria de ter expulsado o roteirista da lista negra Carl Foreman de Hollywood. O fato é que, quando Kane jogou seu distintivo no chão, ele não pisou nele.

Grace Kelly foi escalada depois que o produtor Stanley Kramer a viu em uma peça fora da Broadway. Ele marcou uma reunião com ela e a assinou no local.

O marechal Will Kane (Gary Cooper) foi originalmente chamado Will Doane. O nome foi alterado para Will Kane porque Katy Jurado teve dificuldade em pronunciar o nome Will Doane.

Sua perda na categoria de Melhor Filme para O Maior Espetáculo da Terra (1952), dirigida por Cecil B. DeMille, é geralmente citada como uma das maiores perturbações da história do Oscar. Essa perda foi vista por muitos na indústria como resultado de um lobby anticomunista significativo dirigido ao filme, liderado pelo ator John Wayne e colunista Hedda Hopper, e como um esforço para apaziguar o senador Joseph McCarthy, já que DeMille era um dos seus apoiadores mais fortes.

O roteirista Carl Foreman foi incluído na lista negra do Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara logo após o lançamento do filme, tendo fugido para a Inglaterra quando as filmagens terminaram.

Gary Cooper aceitou um corte no salário para reduzir os custos, recebendo US$ 50.000 mais uma participação nos lucros, em vez dos US $ 250.000 habituais.

Henry Fonda ficou de fora do filme porque ele havia sido "incluído na lista" da indústria devido a suas crenças políticas.

Como o roteiro de Carl Foreman apresentava certas semelhanças com a história de John W. Cunningham "The Tin Star", o produtor Stanley Kramer comprou os direitos do romance de Cunningham para proteger a produção contra acusações de plágio.

Classificado em 2º lugar na lista do American Film Institute dos dez maiores filmes do gênero "Faroeste" em junho de 2008.

Em 2007, o American Film Institute classificou-o como o 27º maior filme de todos os tempos.

Até sua morte, o diretor Fred Zinnemann lutou para não colorir esse filme, dizendo que o desenhou em preto e branco e que deveria ser mostrado dessa maneira. Ele não teve sucesso, no entanto. Uma versão colorida foi lançada pelo Republic Pictures Home Video, que adquiriu o filme vários anos antes, e foi transmitida várias vezes nas no canal a cabo de Ted Turner, que era um forte defensor do processo.

O número de close-ups que Fred Zinnemann deu a Grace Kelly enfureceu Katy Jurado, levando-a a acusar Zinnemann de estar "meio apaixonado" por Kelly.

Gary Cooper tinha uma úlcera hemorrágica no momento das filmagens.

Embora John Wayne frequentemente chamasse o filme de "antiamericano" por ser covarde e tenha recusado o papel principal por esse motivo, quando ele recebeu o Oscar de Melhor Ator de Gary Cooper em seu nome na cerimônia do Oscar (1953), queixou-se de não ter sido ele próprio convidado. Mais tarde, ele se uniu ao diretor Howard Hawks para transformar "Onde Começa o Inferno" (1959) como um de seus próprios westerns (apresentando cidadãos corajosos e obedientes) como resposta.

Uma das razões pelas quais Gary Cooper participou foi porque representava o que seu pai, um juiz da Suprema Corte do estado de Montana, havia lhe ensinado: que a aplicação da lei era o trabalho de todos.

Embora o filme ocorra entre as 10h35 e as 12h15, você precisa considerar o começo às 10h50, para que o meio-dia na vida real seja sincronizado com o "Meio-dia" do filme.

Stanley Kramer removeu dos créditos, como produtor, Carl Foreman. Eles nunca mais se falaram.

Os ex-presidentes dos EUA Dwight D. Eisenhower, Ronald Reagan e Bill Clinton citaram isso como seu filme favorito de todos os tempos.

O nome da cidade no filme é Hadleyville, que provavelmente foi uma referência indireta ao "Homem que Corrompeu Hadleyburg", de Mark Twain, um conto que tem algumas semelhanças temáticas com o filme.

Gary Cooper, o produtor de filmes "B", Robert L. Lippert e o roteirista Carl Foreman, deveriam criar juntos uma produtora, após o sucesso do filme. John Wayne e Ward Bond ordenaram que Cooper desistisse do acordo, enquanto o Comitê de Atividades Antiamericanas se preparava para "colocar na lista negra" Foreman. Pouco depois, Lippert foi considerado "persona non grata" pela Screen Actors Guild, que encerrou sua empresa de produção independente.

O público em 1952 ficou desapontado com a revelação de que Ian MacDonald estava interpretando Frank Miller. Com sua eventual aparição no filme por mais de uma hora, os fãs esperavam um ator mais conhecido. Pesquisas realizadas nos cinemas revelaram que Ward Bond, um rosto frequente no oeste, e Walter Brennan, um co-ator frequente de Gary Cooper, eram os principais nomes que os fãs gostariam de ver como Frank Miller. No entanto, o elenco de MacDonald se tornou mais apreciado à medida que o legado do filme cresceu.






Tom Skerrit
Gary Cooper

 



Lee Majors



Poster do Filme A Vingança de um Pistoleiro (2000)













































Filmografia Parcial:
Gary Cooper (1901 -1961):










O Beijo Ardente (1926); Filhos do Divórcio (1927); Bandoleiro Romântico (1927); A legião dos Condenados (1928); O Primeiro Beijo (1928); Anjo Pecador (1928); O Amor nunca morre (1928); Canção do Lobo (1929); Perfídia (1929); Agora ou Nunca (1929);  Dias de Licença (1930); Inferno Dourado (1930); Os Civilizadores (1931); A Mulher Que Deus Me Deu (1931); Sua Esposa Perante Deus (1931); Entre Duas Águas (1932); Adeus ás Armas (1932); A Mulher Preferida (1933); Alice no País das maravilhas (1933); Agora e Sempre (1934); Noite Nupcial (1935); Amor Sem Fim (1935); O Galante Mr. Deeds (1936); Boulevard de Hollywood (1936); O General Morreu ao Amanhecer (1936); Beua Geste (1939); Legião Suicida (1939); O Galante Aventureiro (1940); Legão de Heóis (1940); Adorável Vagabundo (1941); Sargento York (1941); Por Quem os Sinos Dobram (1943); Pelo Vale das Sombras (1944); Tudo Por uma Mulher (1945); O Grande Segredo (1946); Os Inconquistáveis (1947); A Felicidade Bateu a Sua Porta (1948); Vontade Indômita (1949); Horizonte em Chamas (1949); Cinzas ao Vento (1950); Vingador Impiedoso (1950); Agora Estamos na Marinha (1951); Palco da Vida (1951); Matar ou Morrer (1952); Renegado Heróico (1952); Sangue da Terra (1953); Jardim do Pecado (1954); Vera Cruz (1954); Sublime Tentação (1956); A Casa das Amarguras (1958); O Homem do Oeste (1958); A Árvore dos Enforcados (1959); Valente é Apelido (1959); Heróis de Barro (1960); O Navio Condenado (1960); A Tortura da Suspeita (1961).

Grace Kelly (1929–1982)










Horas Intermináveis (1951); Matar ou Morrer (1952); Disque M para Matar (1954); Tentação Verde (1954); As Pontes de Toko-Ri (1954); Ladrão de Casaca (1955); O Cisne (1956); Alta Sociedade (1956);

Katy Jurado (1924–2002)









No matarás (1943); Paixão de Toureiro (1951); Encarceradas (1951); Matar ou Morrer (1952); O Bruto (1953); O Último Guerreiro (1953); Lança Partida (1954); Caminhos Sem Volta (1955); A Fúria dos Justos (1955); Trapézio (1956); Pagaram com o Próprio Sangue (1957); Homens das Terras Bravas (1958); A Face Oculta (1961); Legenda Histórica (1961); Barrabás (1961); A Bandida (1963); Furacão Negro (1966); High Noon: The Clock Strikes Noon Again (1966); Tirado dos Braços da Morte (1967); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); Pantaleón y las visitadoras (1976); Os Filhos de Sanchez (1978); La viuda de Montiel (1979); À Sombra do Vulcão (1984); Dama de Ouro (1985); Terra de Paixões (1998); Un secreto de Esperanza (2002)

Lloyd Bridges (1913–1998)









Que Espere o Céu (1941); Cala a Boca! (1942); Nas Asas da Glória (1942); Namoradas Incógnitas (1942); O Rancho Misterioso (1942); Mulher Contra Homens (1942); Passaporte para Suez (1943); Sahara: Em Busca da Sobrevivência (1943); Sedução Tropical (1943); Os Super-Homens (1944); Estranha Revelação (1945); Rua dos Conflitos (1946);  Paixão Selvagem (1946); Os Inconquistáveis (1947); Ao Cair da Noite (1948); Escrava do Ódio (1949); O Clamor Humano (1949); Escandalosa (1949); Calibre 45 (1950); Da Terra à Lua (1950); Neve e Sangue (1950); O Direito de Viver (1951); Matar ou Morrer (1952); O Sabre e a Flecha (1953); Cidade do Mal (1953); Pistoleiro Solitário (1955); Lágrimas do Céu (1956); A Lei do Oeste (1957); A Deusa (1958); Aventura submarina (seriado 1958 A 1961); A Volta ao Mundo Sob o Mar (1966); Aventura Submarina (1968); Tempo para Amar, Tempo para Esquecer (1969); O Avião dos Condenados (1970); Cavalos Selvagens (1973); Joe Forrester (seriado 1975 a 1976); Os Incríveis Wallendas (1978); O Quinto Mosqueteiro (1979); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu 2 (1982); Grace Kelly (1983); Alice no País das Maravilhas (1985); Loucademia De Pilotos (1986); Tucker: Um Homem e seu Sonho (1988); Um Toque de Infidelidade (1989); Joe Contra o Vulcão (1990); Top Gang! Ases Muito Loucos (1991); Querida, Estiquei o Bebê (1992); Na Sombra da Lei (1992); Top Gang 2! A Missão (1993); Contagem Regressiva (1994); Máfia! (1998); Meeting Daddy (2000)

Ian MacDonald (1914–1978)









Vaqueiro Detetive (1941); As Aventuras de Martin Eden (1942); Terrível Verdade (1948); Correndo Para a Morte (1948); Crime Submarino (1948); Ruas da Perdição (1949); Montana, Terra Proibida (1950); Terra Selvagem (1950); Calibre 45 (1950); O Fugitivo de Santa Marta (1950); O Gavião do Deserto (1950); O Manto da Morte (1951); Flechas Incendiárias (1952); Matar ou Morrer (1952); O Rei e o Aventureiro (1952); Chamas da Ambição (1952) Torrente de Ódio (1952); Sangue da Terra (1953); Herança Sagrada (1954); Johnny Guitar (1954); O Ultimo Bravo (1954); O Egípcio (1954); Os Tiranos Também Morrem (1955); O Filho de Sinbad (1955); Marcado para a Morte (1956); Prisioneiro do Ouro (1956); Falta um para Vingar (1958); Minha Vontade é Lei (1959).


Thomas Mitchell  (1892–1962)









Mulher Sem Alma (1936); Aventura em Nova York (1936); O Homem do Povo (1937); Horizonte Perdido (1937); O Furacão (1937);  No Tempo das Diligências (1939); O Corcunda de Notre Dame (1939); A Mulher Faz o Homem (1939); ...E o Vento Levou (1939); A Longa Viagem de Volta (1940); O Homem que Vendeu a Alma (1941); A Canção do Havaí (1942); O Cisne Negro (1942); O Proscrito (1943); Eram Cinco Irmãos (1944); Buffalo Bill (1944); As Chaves do Reino (1944);  Capitão Eddie (1945); Espelho d'Alma (1946); A Felicidade Não se Compra (1946); Sangue e Prata (1948); Matar ou Morrer (1952); O Segredo dos Incas (1954); No Silêncio de uma Cidade (1956); A Verdade Escandalosa (1958); O Amor Tudo Vence (1961); Dama por um Dia (1961)

Lee Van Cleef (1925–1989)









Matar ou Morrer (1952); Homens em Revolta (1952); A Volta dos Irmãos Corsos (1953); O Monstro do Mar (1953); Sua Lei é Matar (1953); Flechas em Chamas (1954); A Princesa do Nilo (1954); Dinastia do Terror (1954); Império do Crime (1955); O Salário do Pecado (1955); Sangue de Bárbaros (1956); O Rei do Laço (1956); Marcado para a Morte (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); O Homem dos Olhos Frios (1957); Os Deuses Vencidos (1958); Estigma da Crueldade (1958); O Homem que Luta Só (1959); Quadrilha do Inferno (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); A Conquista do Oeste (1962); Por uns Dólares a Mais (1965); O Dia da Desforra (1966); Três Homens em Conflito (1966); A Morte Anda a Cavalo (1967); Dias de Ira (1967); Sabata, o Homem que Veio para Matar (1969); Duelo dos Homens Maus (1971); A Fúria dos 7 Homens (1972); Cavalgada Infernal (1975); O Grande Golpe (1978); Octagon, Escola de Assassinos (1980); Fuga de Nova York (1981); O Mestre (seriado 1984); Resposta Armada (1986); A Corrida Maluca (1989) 

Fonte:
IMDB

2 comentários:

  1. Boa noite, Luis. Embarcamos na tensão desse filme já nas primeiras cenas mostrando a reunião de foras-da-lei sob um belo plano de fundo. A seguir nós vemos esse sentimento aumentar quando o que era para ser um dia de festejos e alegria para um casal de noivos se transforma em uma nuvem de dúvida quando o estafeta se dirige ao casamento com um recado nada amistoso. A partir daí há um afastamento por parte dos homens do local e percebe-se que nem mesmo Kane deseja o desafio num primeiro instante, mas momentos depois de partir para a lua-de-mel sua figura protetora decide retornar ao povoado para defender seus assustados cidadãos. Os vários relógios espalhados em cena nos mostram o avanço das horas e com ela a aflição do personagem principal que o leva a buscar ajuda em seus aliados, seja na missa dominical, onde tentam fazê-lo mudar de ideia e ir embora com sua esposa, seja na casa do amigo Martin Howe que o faz refletir ao dizer que ser herói não significa nada e o fim pode ser numa rua suja (para mim o melhor diálogo no filme), mas todos demovem da ideia de um embate, deixando-o só e repelido até mesmo por Amy. A ansiedade permeia cada cena. Até mesmo os desafetos do xerife parecem incomodados com a espera do trem que trará Miller para o gran finale. Colocaria os principais personagens em afeições ambivalentes entre o medo e a esperança. A indecisão entre agir e morrer, fugir ou combater, começar uma vida nova ou esquecer de seu passado saltam da tela a cada instante. Gary Cooper não ganhou o oscar em vão. Katy Jurado rouba a cena e mostra através de seus belos olhos e de suas feições uma mulher amargurada e rejeitada pelo seu grande amor, porém com personalidade decidida e compadecimento pela sua "rival". Lloyd Bridges fez bem o papel do jovem e pretencioso ajudante que se vitimiza, provando porque não merece a promoção e Grace Kelly nos brinda com sua beleza, embora não esteja má em sua atuação. Grande abraço e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Janerson. É muito interessante vermos que várias obras desse gênero e época influenciam ainda hoje várias produções e os roteiros eram de uma profundidade ímpar. Matar ou Morrer é um clássico incontestável pelos argumentos expostos e complementados em sua ótima síntese. Um filme a ser descoberto por uma nova geração que surge. Um grande abraço.




      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre