sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O DESTINO DO POSEIDON / THE POSEIDON ADVENTURE (1972) - ESTADOS UNIDOS

 

DESASTRE MARÍTIMO

Luxuoso transatlântico faz sua última viagem de Nova York à Grécia. Os donos, preocupados em economizar tempo e gastos com mão-de-obra, obrigam o capitão (Leslie Nielsen), ameaçando destituí-lo, a conduzir a embarcação  em velocidade perigosa e recusam sua orientação acerca dos perigos. Paralelamente, um abalo sísmico é registrado, mas quando os envolvidos se dão conta de que um onda de 30 de trinta metros de altura se chocará contra eles é muito tarde: o navio é emborcado pela fúria da gigantesca onda virando o SS Poseidon, de 81 toneladas , durante as celebridades do Ano Novo, de ponta-cabeça.   Os passageiros são pegos de surpresa, com mortos e feridos por todos os lados, mas um grupo de 10 passageiros liderados pelo reverendo Scott (Gene Hackman) decide escapar pelos escombros ocasionados pela explosão das caldeiras.

Muitos acreditam que o naufrágio do Poseidon foi um fato real como o do Titanic, mas na verdade é ficcional, baseado no livro de Paul Gallico (1897–1976) que já teve obras levadas aos cinemas como  “O Ponteiro da Saudade” (The Clock) e “Viva o Palhaço” (Merry Andrew) . A estória foi adaptada por Stirling Silliphant, premiado pelo roteiro de “No Calor da Noite”, tendo Irwin Allen (“Viagem ao Fundo do Mar”, “Terra de Giagantes”, “Tunel do Tempo” e “Perdidos no Espaço”) como produtor.

A mensagem simplista do roteiro sobre a necessidade de se agarrar à vida é ampara por 5 ganhadores do Oscar no elenco e outros 10 ganhadores entre produção, elaboração da estória,  equipe responsável por levar efeitos e demais quesitos que compõe o filme. E é, na parte técnica, que os efeitos fizeram sucesso. Antes dos CGI e efeitos computadorizados, a maioria das cenas tinha que ser composta de uma forma criativa. E filmar com água nunca foi fácil, basta observarmos as estórias por trás de filmes como “O Segredo do Abismo” e “Waterworld, o Segredo das Águas” que perceberemos claramente os obstáculos. O elenco teve que superar vários problemas: atuar entre água, vapor e fogo; natação subaquática de um compartimento a outro; equilibrar-se sobre ferragens retorcidas; escalar uma árvore de natal a uma plataforma de 14 metros entre outros. Fora que Red Buttons e Carol Linley sofriam de acrofobia e tinham caminhar em grandes alturas nas ferragens criadas.

Parcialmente filmado no transatlântico Queen Mary, foi elaborado um labirinto de corredores, escadarias e túneis aonde os protagonistas tentam lutar pela vida em meio a conflitos que vem à tona. Tornou-se necessário construir cenários artificiais em dimensões proporcionais; nas cenas de óleo fervente sobre as águas, colocou-se  bocas de gás butano sob a superfície, permitindo que o gás criasse bolhas em seguida provocando fogo; foi necessário virar o cenário “de cabeça para baixo” e o truque foi bem simples: foi feito um teto rebaixado, atapetado por baixo, bastando depois virar o cenário e implantar as cadeiras e mesas invertidas.

Cada personagem representa um papel na sociedade, encarado, com certo moralismo: um reverendo liberal de extraordinária força de vontade; um policial durão e mal-humorado, uma ex-prostituta, uma cantora apavorada, um casal de idosos, uma jovem de 18 anos com seu irmão (autossuficiente) de 10 anos, um comerciante que não aproveitou a vida e um camareiro ferido. Esse grupo heterogêneo precisará lidar com suas diferenças, acreditar um no outro usando um misto de coragem, heroísmo e perseverança em meio a contínua inundação do navio e as caldeiras que continuam explodindo, ao lutarem por uma sobrevivência da qual nem todos conseguirão êxito. 

Um filme de sucesso provoca uma corrida de produtores em torno do mesmo tema e o Destino do Poseidon (nome buscado na mitologia grega) se transformou num dos desencadeadores do cinema catástrofe de filmes que, curiosamente, utilizaram elementos da natureza como “Aeroporto” (Ar); “Terremoto” (Terra); “Inferno na Torre” (fogo). E Allen esteve envolvido em alguns: “Inferno na Torre” (direção); “O Dramático Reencontro no Poseidon” (direção), “O Dia Que o Mundo Acabou” (como produtor), “O Enxame” (diretor). Houve também outras produções que seguiram a onda como “Pânico no Atlântico Express”, “Meteoro”, “Os Sobreviventes dos Andes” (este praticamente um trash)...

 

Dirigido por Ronald Neame (O Dossiê de Odessa), O Destino do Poseidon, mesmo com as superficialidades próprias desse gênero, foi um sucesso de bilheteria amparado por equipe técnica e elenco oscarizados, conquistando duas estatuetas: na parte de efeitos e música-tema. Um espetáculo que se desgastou com o tempo, mas que de acordo com que a narrativa flui, prende até o seu final. Gerou uma continuação caça-níqueis chamada “O Dramático Retorno ao Poseidon”.


Trailer:



Curiosidades:

Incluído na lista de 2001 do American Film Institute dos 100 melhores filmes americanos.

Orçado em  $5,000,000  com arrecadação mundial de $84,563,118

Shelley Winters ganhou 15 quilos para o papel de Belle Rosen. Depois, ela reclamou que nunca foi capaz de voltar ao seu peso original, não importa o quanto tentasse.

Paul Gallico foi inspirado a escrever seu romance por uma viagem que fez no Queen Mary. Quando ele estava tomando café da manhã na sala de jantar, o transatlântico foi atingido por uma grande onda, fazendo com que pessoas e móveis se espatifassem do outro lado do navio. Ele foi ainda inspirado por um verdadeiro incidente ocorrido a bordo do Queen Mary durante a Segunda Guerra Mundial. Embalado com tropas americanas com destino à Europa, o navio foi atingido por uma onda gigantesca no Atlântico Norte. Foi calculado que se o navio tivesse rolado mais cinco polegadas, ela teria virado como o Poseidon.

Red Buttons e Carol Lynley, cujos personagens se apaixonam no filme, na verdade não gostaram muito um do outro durante as filmagens. Eles se recusaram a ter qualquer coisa a ver um com o outro, exceto quando as câmeras estavam gravando. Ironicamente, depois de serem constantemente lembrados disso, eles acabaram se tornando grandes amigos anos depois. Lynley e Pamela Sue Martin estavam com Buttons no momento de sua última aparição pública - a estreia mundial de Poseidon (2006) no Mann's Chinese Theatre em maio de 2006.

Exceto nas sequências mais perigosas, todas as acrobacias foram feitas pelos próprios atores. Todos os atores, a certa altura, reclamaram com a equipe de produção sobre como a filmagem era fisicamente difícil.

Shelley Winters treinou com um técnico olímpico de natação para que sua personagem, uma ex-nadadora premiada, aparecesse de forma mais realista nas cenas subaquáticas.

As "ondas errantes" no meio do oceano eram anteriormente consideradas como ocorrendo apenas uma vez a cada 10.000 anos. Um estudo de 2004 de imagens de radar de satélite mostrou que elas podem acontecer centenas de vezes a cada década.

Depois que o telegrama a cabo é entregue na cabine Shelby, Robin pula da cama, virando inadvertidamente seu modelo de plástico do S.S. Poseidon.

A maioria das fotos externas do Poseidon foram feitas usando uma grande miniatura construída a partir das plantas originais do Queen Mary. O modelo está em exibição no Museu Marítimo de Los Angeles, no porto de Los Angeles. O verdadeiro Queen Mary está localizado a apenas alguns quilômetros de Long Beach.

A famosa sequência de "capotamento" do interior foi feita em duas partes. A primeira parte tinha o conjunto controlado hidraulicamente inclinado em seu máximo de 45 graus. As câmeras foram então paradas e o cenário refeito para que o piso (deck) se transformasse em teto (overhead), e vice-versa. Os atores foram então devolvidos ao set, que foi inclinado ainda mais para completar a sequência.

Stella Stevens (Linda Rogo) disse uma vez que sempre desejou ter ficado com a calcinha que usou no filme, pois ela poderia "vendê-la no eBay e fazer uma fortuna".

Contém cinco atores vencedores do Oscar - Gene Hackman, Ernest Borgnine, Shelley Winters, Jack Albertson e Red Buttons; e um indicado ao Oscar: Arthur O'Connell.

Enquanto espera pelo reverendo Scott, o Sr. Rogo brinca que os outros deveriam estourar seus hinários e cantar "Mais perto, meu Deus, de ti" ("Nearer, My God, to Thee."). Essa música foi cantada pela tripulação e passageiros do SS Valencia quando ele afundou e foi supostamente a última música que a banda do RMS Titanic tocou enquanto descia.

A canção "The Morning After" é creditada na tela como "The Song From The Poseidon Adventure".

Carol Lynley, que interpretou a aterrorizada não nadadora Nonnie Parry, é na verdade uma ávida nadadora na vida real.

Embora sua personagem seja apresentada como uma mulher idosa aposentada, Shelley Winters tinha apenas 51 anos quando o filme foi feito. Ernest Borgnine era na verdade três anos mais velho que Winters, apesar do fato de que seu personagem a trata como uma velha.

Sheila Allen, esposa do codiretor e coprodutor Irwin Allen, interpretou a enfermeira.

George C. Scott foi considerado para o papel do Rev. Frank Scott.

Burt Lancaster disse a Larry King que ele recusou o papel do Rev. Frank Scott, porque ele não achava que era certo para ele.

Em 1985, Red Buttons, Ernest Borgnine, Roddy McDowall e Shelley Winters estrelaram "Alice no País das Maravilhas" (1985), de Irwin Allen. Buttons fez o Coelho , McDowall foi a Lebre  Borgnine foi o Leão e Winters foi o Pássaro Dodo.

Música Tema:



Filmografia Parcial:

Gene Hackman







Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967); Operação França (1971); O Destino do Poseidon (1972); A Conversação (1974); Operação França II (1975);Superman: O Filme (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Sob Fogo Cerrado (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Superman IV: Em Busca da Paz (1987); Inimigo do Estado (1988), Entrega Mortal 1989); Mississipi em Chamas (1989); De Frente Para o Perigo (1990); Os Imperdoáveis (1992); A Firma (1993); Geronimo - Uma Lenda Americana (1993); Rápida e Mortal (1995); Maré Vermelha (1995); Medidas Extremas (1996); Poder Absoluto (1997); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Atrás das Linhas Inimigas (2001); O Júri (2003); Uma Eleição Muito Atrapalhada (2004)

Ernest Borgnine (1917– 2012) 







A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968);  Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré  (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985);Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989);  Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011)

Roddy McDowall (1928–1998):







A Força do Amor (1939); Como Era Verde o Meu Vale (1941); A Força do Coração (1943); As Chaves do Reino (1944); Macbeth - Reinado de Sangue (1948); Punhos da Liberdade (1952); A Teia de Renda Negra (1960); Cleópatra (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); O Carrasco de Pedra (1967); O Planeta dos Macacos  (1968); Fuga do Planeta dos Macacos (1971); Fuga do Planeta dos Macacos; A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); O Destino do Poseidon (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973); A Casa da Noite Eterna (1973); Planeta dos Macacos (seriado 1974); Viagem Fantástica (seriado 1977);  Círculo de Ferro (1978); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Assassinato num Dia de Sol (1982); Lendas do Macaco Dourado (seriado 1982 a 1983) Os Donos do Amanhã (1984); A Hora do Espanto (1985); Morte no Inverno (1987); Um Salto para a Felicidade (1987); A Hora do Espanto 2 (1988); Shakma: A Fúria Assassina (1990); Convite Para a Morte (1991); Confusão em Dobro (1992); As Areias do Tempo (1992; Reflexo do Demônio 2 (1994); Mistério no Fundo do Mar (1995); Ensina-me a Viver (1995); A Última Festa (1996); As Novas Aventuras de Mowgli (1997); Something to Believe In (1998); Loss of Faith (1998)


Red Buttons (1919–2006)







Encontro nos Céus (1944); Sayonara (1957); O Grande Circo (1959); Hatari (1962); O Mais Longo dos Dias (1962); Operação Matrimônio (1963); Muito Além da Glória (1965); A Última Diligência (1966); A Noite dos Desesperados (1969); O Destino do Poseidon (1972); Os Ídolos Também Amam (1976); O Dia em que o Mundo Acabou (1980); De Volta aos 18 (1988); A Ambulância (1990); Atraídos pelo Destino (1994); A História de Nós Dois (1999);


Carol Lynley (1942–2019)







Não Renego o Meu Sangue (1958); Blue Jeans - O Que os Pais Desconhecem (1959); De Volta à Caldeira do Diabo (1961); O Último Por-do-Sol (1961); Condenado por Vingança (1964); Chama Ardente (1965); Os Herdeiros do Medo (1967); O Karatê da Morte (A Rota do Perigo) (1967); Nunca Beijes um Estranho (1969); O Destino do Poseidon (1972); Caçada Mortal (1975); Inundação (1976); Intriga em Washington (1977); O Gato e o Canário (1978); Os Vigilantes (1982); Balboa (1983); Ilha da Fantasia (seriado /11 episódios);  Blackout (1988); A Torre do Crime (1989); A Maldição Dos Espíritos (1990); Grito de Horror 6 (1991); Flypaper - Os Desajustados (1999); A Light in the Forest (2003)


Shelley Winters (1920–2006) 







Um Passo em Falso (1949); Winchester '73 (1950); Anjo de Vingança (1950); Um Lugar ao Sol (1951); Fúria de Paixões (1951); Um Homem e Dez Destinos (1954); Pacto de Honra (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Tesouro de Pancho Villa (1955); Morrendo a Cada Instante (1955); O Diário de Anne Frank (1959); Homens em Fúria (1959); Algemas Partidas (1960); Lolita (1962); A Vida Íntima de Quatro Mulheres (1962); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Caçador de Aventuras (1966); Como Conquistar as Mulheres (1966); Violência nas Ruas (1968); Fúria Audaciosa (1970); Obsessão Sinistra (1971); A Morte da Inocência (1971); O Destino do Poseidon (1972); Cleópatra Jones (1973); Jornada do Pavor (1975); O Inquilino (1976); Tentáculos (1977); A Iniciação de Sarah (1978); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Alice no País das Maravilhas (1985); Comando Delta (1986); Retratos de Uma Mulher (1996); Gideon - Um Anjo em Nossas Vidas (1998) La bomba (1999) 


Jack Albertson (1907–1981)







Sorria para a vida (1955); A Trágica Farsa (1956); Melodia Imortal (1956); Só Por uma Noite (1956); Um Amor de Professora (1958); A Morte Caminha a Meu Lado (1962); Vício Maldito (1962); O Fabuloso Criador de Encrencas (1963); Um Tigre Caminha pela Noite (1964); As O Otário (1964); O Magnífico Farsante (1967); Como Salvar um Casamento e Arruinar Sua Vida (1968); A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971); O Destino do Poseidon (1972); Valentine (1979); Os mortos Vivos (1981); Charlie and the Great Balloon Chase (1981); Terror at Alcatraz (1982)


Pamela Sue Martin







Em Busca de um Homem (1972); O Destino do Poseidon (1972); O Revólver e o Púlpito (1974); Um Anjo em Apuros (1978); The Lady in Red (1979); Dinastia (seriado 1981 a 1984); A Cidade das Bruxas (1987); Um Grito na Floresta (1990); Soupernatural (2010); My Christmas Prince (2017)


Eric Shea







Os Seus, os Meus, os Nossos (1968); Uma Certa Casa em Chicago (1969); O Destino do Poseidon (1972); Meu Pai, Meu Amigo (1973); Alvin the Magnificent (1973); Um Cowboy no Havaí (1974); Smile (1975); Quando Cada Dia Era 4 de Julho (1978)


Leslie Nielsen (1926–2010)







Planeta Proibido (1956); A Flor do Pântano (1957); Beau Geste (1966); Escravos da Noite (1970); O Destino do Poseidon (1972); Assassinato em Amsterdam (1977); Cidade em Chamas (1979); Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980); Creepshow: Show de Horrores (1982);O Homem com a Lente Mortal (1982); Uma Escola Muito Louca (1986); Querem me Enlouquecer (1987); Corra Que a Polícia Vem Aí! (1988); A Repossuída (1990); Corra Que a Polícia Vem Aí 2 1/2 (1991); Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final (1994); Drácula - Morto Mas Feliz (1995); Duro de Espiar (1996); Mr. Magoo (1997); 2000.1 - Um Maluco Perdido no Espaço (2000); Aventuras no Alaska (2001); Todo Mundo em Pânico 3 (2003); Todo Mundo em Pânico 4 (2006); Super-Herói: O Filme (2008); Corra que Tem Loucos por Aí! (2008); Stan Helsing (2009)


Arthur O'Connell (1908–1981)







Pavor em Londres (1939); Cidadão Kane (1941); A Lei das Selvas (1942); A Condessa de Monte Cristo (1948); O Direito de Viver (1951); Férias de Amor (1955); Nunca Fui Santa (1956); Aconteceu em Monte Carlo (1956); Anatomia de um Crime (1959); O Grande Impostor (1960); Dama por um Dia (1961); Em Cada Sonho um Amor (1962); As Sete Caras do Dr. Lao (1964); Coração Enganador (1964); Pesadelo ao Sol (1965); O Maravilhoso Homem que Voou (1965); A Corrida do Século (1965); A Marca do Vingador (1966); O Agente Secreto Matt Helm (1966); Viagem Fantástica (1966); Um Astronauta Fora de Órbita (1967); Ninho de Cobras (1970); O Último Refúgio (1971); A Taste of Evil (1971); Ben, o Rato Assassino (1972); O Destino do Poseidon (1972); Huckleberry Finn (1974); O Refúgio Secreto (1975) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre