segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O ABRIGO / THE DIVIDE (2011) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ / ALEMANHA





O PIOR LADO DO SER HUMANO


O Abrigo, dirigido pelo diretor Xavier Gens, do ultra-violento "A Fronteira" e de "Hitman", nos traz uma história de um evento cataclísmico (aparentemente uma Terceira Guerra Mundial) onde um grupo consegue se esconder dentro de um prédio, no subsolo, na qual existe um abrigo preparado para esse tipo de evento. O abrigo fora montado pelo zelador do prédio que, aparentemente, seria um bombeiro que perdera a mulher e filha no atentado de 11 de setembro. Esse grupo espera pelo resgate, porém o que surge são pessoas vestidas em trajes especiais, armadas, que não hesitam em tentar matar o grupo.


Com a liderança de Mickey (Michael Biehn), o grupo consegue se refugiar em um segundo compartimento intransponível (feito para evitar radiação e poeira radioativa). Sem poderem sair para ver o que ocorreu, o grupo passa os dias imaginando um socorro e começa a se desentender. O principal motivo: a liderança de Mickey e a suspeita que dentro de um dos cômodos do gigantesco abrigo ele pode estar escondendo comida. Aos poucos, o grupo se divide (por isso o título divide) e a liderança começa a mudar de mãos de uma forma muito mais violenta do que poderiam imaginar. Uma dupla improvável surge para ditar as regras aos demais, que se submetem aos abusos, por medo ou incapacidade de retalhar de forma violenta.


O abrigo é uma daquelas produções que não exploram o evento apocalíptico, se concentrando na transformação do ser humano diante de um ambiente ameaçador, neste caso específico, a maldade humana. Junte a esse contexto loucura, neurose, megalomania, regime ditatorial e passividade.


Com atores conhecidos pelos espectadores mais antigos como Michael Biehn (O Exterminador do Futuro, O Segredo do Abismo, Tombstone ...); Rosanna Arquette (Procura-se Susan Desesperadamente, Depois de Horas, Vencer ou Morrer ...) ou com atores mais novos como Lauren German (O Massacre da Serra Elétrica 2003; O Albergue 2...); Milo Ventimiglia (do seriado Heroes; dos filmes Rocky Balboa e Gamer); e Ashton Holmes (Poder Além da Vida) pode ser considerado um daqueles filmes na linha ame ou odeie. Talvez porque o diretor novamente resolveu investir em violência para impor uma ideia, quando o suspense psicológico talvez trouxesse melhores resultados.


Há algumas dicas que o diretor colocou no filme para o espectador tentar imaginar o que levou a tal situação, como quando a personagem de Rosana Arquete está presa pelo grupo e aparece um cartaz de cabeça para baixo como o símbolo dos iluminatis. Seria a tal da nova ordem mundial? (a cena em que a criança é sequestrada pode significar uma espécie de "seleção" na nova ordem) . E uma das personagens ter o nome de Eva, seria coincidência?


O filme tenta mostrar um outro lado do ser humano. Lembra muito aquele exercício que fazem em entrevista de emprego perguntando: se o mundo acabasse e você só pudesse deixar entrar uma quantidade quem seriam essas pessoas? É passada uma lista e o grupo escolhe. Na verdade é mais para determinar suas crenças e valores do que necessariamente de quem entraria ou não. Só que aqui a trama imprime selvageria e realidade. Quando escasseia comida e água, as pessoas se perguntam qual o limite entre a sobrevivência a qualquer custo e a moralidade e integridade. O filme resolve dar sua própria resposta, mostrando o pior lado do ser humano. E é aí que divide os espectadores. De acordo com sua crença e valores o filme pode ser um lixo de violência (cenas muito fortes), tortura e depravação ou pode fazer algum sentido para aqueles que não acreditam muito no lado bom do ser humano nestes tipos de situações. Independente da crença é inegável que o filme prende, mais pelo mistério da solução do conflito do que o desenvolvimento dos personagens. 


Existem algumas inspirações diretas no filme. O capacete usado na vestimenta lembra O Segredo do Abismo (em que Michael Biehn atuou). O machado e a loucura, que parece sempre estarem juntos, lembra o filme O Iluminado. A passividade de um grupo sobre outro, que não reage, lembra Ensaio Sobre a Cegueira (principalmente no confronto entre Gael García Bernal e Julianne Moore). No quesito sem explicação,  temos a inspiração em A Estrada (mas ninguém sai perambulando pelo inverno nuclear em meio a situações extremas).


É um filme sem esperança, sem heróis (apesar de no início passar impressão contrária). Quanto a questão se é bom ou ruim o espectador paga a dúvida.

Trailer:




Curiosidades:

Michael Biehn foi um dos guardas no episódio piloto do seriado Logan's Run (no Brasil : Fuga das Estrelas) 1977-1978.




 





 


Filmografia Parcial:
Michael Biehn:
O Fã - Obsessão Cega (1981); Guardiões da Honra (1983); O Exterminador do Futuro (1984); Aliens, O Resgate (1986); A Sétima Profecia (1988); O Segredo do Abismo (1989); Comando Imbatível (1990); Programado Para Esquecer (1991); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); A Rocha (1996); Megiddo (2001); Planeta Terror (2007); The Night Visitor (2013); The Night Visitor 2: Heather's Story (2016).

 
Rosanna Arquette:
Procura-se Susan Desesperadamente (1985); Silverado (1985); Depois de Horas (1985); Morrer Mil Vezes (1986); As Amazonas na Lua (1987); Imensidão Azul (1988); Contos de Nova York (1989); Doce Vingança (1990); Intruder A-6: Um Vôo Para O Inferno (1991); Vencer ou Morrer (1993); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Crash - Estranhos Prazeres (1996); Meu Vizinho Mafioso (2000); Batalha por T.E.R.A. - voz - (2007); O Abrigo (2011); A Grande Escolha (2014). 

Milo Ventimiglia
Ela é Demais (1999); Loucas Férias De Inverno (2003); Amaldiçoados (2005); Stay Alive - Jogo Mortal (2006); Rocky Balboa (2006);  Autópsia de um Crime (2008); Gamer (2009); O Abrigo (2011); Temporada de Caça (2013);  Gente Grande 2 (2013);  Grace de Mônaco (2014); This Is Us (seriados 2016-2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre