terça-feira, 29 de setembro de 2020

EXCALIBUR - A ESPADA DO PODER / EXCALIBUR (1981) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS

A FANTASIA MEDIEVAL DE JOHN BOORMAN

Inglaterra, século V. Uther Pendragon (Gabriel Byrne)  e o Duque de Cornwall (Corin Redgrave) estão em batalha pela supremacia militar. Uhter convence seu rival a fazer uma trégua e aceitá-lo como rei em troca de terras. O acordo é selado, mas o desejo ardente por Ygrayene (Katrine Boorman), esposa de seu aliado, põe fim à trégua. Uther, então, solicita a Merlin, mago, conselheiro místico e interventor, que lance um feitiço que o permita parecer com Cornwall e ter Ygrayene em seus braços. Mesmo advertido pelo mago de possíveis consequências que tal ato possa acarretar no futuro e que o mago lhe cobrará  algo que não poderá ser negado, o rei aceita.  Cornwall perece e Ygrayene tem um filho que Merlin requisita para si.

Anos depois vemos o jovem Arthur como escudeiro de seu “irmão” e a famosa espada Excalibur de Uther encravada em uma pedra. Aquele que conseguir removê-la tornar-se-á rei da Inglaterra. Inadvertidamente, o jovem consegue retirar a espada e torna-se um rei contestado por alguns por ser plebeu, mas Merlin surge e informa que ele é, na verdade,  filho do falecido Rei Uther, rei dos primeiros bretões. Após uma batalha onde conhece e se apaixona por Guenevere (Cherie Lunghi), filha de Leondegrance (Patrick Stewart), Arthur torna-se rei  e, Guenevere, sua jovem rainha. Arthur descobre que possui uma meia-irmã, filha de Cornwall, chamada Morgana, que convence Merlin a iniciá-la nos campos da magia.  Morgana iniciará seu plano de vingança contra todos os envolvidos na morte de seu pai.


Baseado no romance “A Morte de Artur”, de Thomas Malory, no século XV, Excalibur, ao contrário de outras versões para a tela que se inspiraram em fragmentos da lenda, tenta contar por inteiro, em uma reconstituição impecável de época, um tema (ainda não esgotado) que o publico conhece parcialmente, onde o diretor projetou novas luzes e sombras sobre o mito, apesar de muitos contestarem a veracidade e/ou a própria existência de Arthur. Talvez a fidelidade ao original não seja muito grande, é verdade, mas não deixa de ser um deslumbrante ensaio de mitologia arturiana em um mundo onde o bem e o mal estão, como diz Merlin, “unidos e arraigados”, assim como o fim dos deuses mitológicos em prol da frieza da razão. E, no fim das contas, lenda é lenda e pode-se contá-la como bem se entenda, sob as cores e a música que se desejar.


Essa releitura do mito Arthur por John Boorman  (“Inferno no Pacífico”,”Amargo Pesadelo”, "Esperança e Glória", "Floresta das Esmeraldas", “Zardoz”,"Exorcista II: O Herege”) foi reconstituída com excelência, sendo de coerência à época final da Idade Média. Os principais personagens clássicos, na visão do filme, ali se encontram:

Uther Pendragon: tem em Merlin seu consultor e interferente em seus desejos e conquistas. Passional, não mede esforços para ter possuir Ygrayene, a esposa de seu aliado, da qual solicitara trégua e fidelidade. O fim dessa trégua ecoará no futuro.


Athur: filho de Uther e Igrayne. Levado por Merlin e entregue a outra família, cujo passado se tornou incógnito para todos. Único capaz de arrancar a espada da pedra e destinado a tornar-se rei, iniciando o processo de unificação da Inglaterra. No mesmo lugar onde o jovem Arthur vence a batalha será erguido o castelo que será conhecido por abrigar a Távola Redonda, onde os cavaleiros narrarão suas aventuras pelo território inglês.

Merlin: Conselheiro de Uther e mentor do jovem Arthur. Trata esse mundo violento e esplendoroso de uma forma irônica e com grande senso se humor, além de ser um político astuto, detendo e catalisando destinos, mas cometerá o erro de transferir seus conhecimentos à meia-irmã de Arthur. Merlin termina sendo arrastado pelas próprias forças que criou vendo a magia começar a perder lugar, junto com deuses de barro, dando lugar à lógica e à ciência.

Guenevere: filha de Leondegrance. Torna-se esposa de Arthur após a primeira batalha deste e, posteriormente, se transforma em amante de Lancelot.

Lancelot: o mais bravo e querido dos cavaleiros. Braço direito de Arthur após ser derrotado pelo rei em combate. Passa a nutrir um amor platônico por Guenevere, que termina por transformar-se em luxúria e ruína do reino - um paradoxo muito interessante na qual Uther toma a esposa de outro em seus braços e, depois, seu filho  presenciará sua esposa nos braços de Lancelot.

Morgana: meia-irmã de Arthur. Filha de Corwall e Igrayne convence Merlin a lhe ensinar os segredos da magia que logo utilizará para conceber Mordred. Enquanto Morgana cresce em poder, Merlin começa a enfraquecer até cair no ostracismo.

Mordred: filho de Arthur da qual Morgana utilizou o mesmo artifício que Merlin criara para auxiliar Uther. Seu desejo é que seu filho mate Arthur e tome o trono. Mordred se torna um flagelo a destruir todos os cavaleiros que buscam o Cálice Sagrado

Perceval: torna-se, por persistência, escudeiro de Lancelot e, posteriormente, cavaleiro, ao ser o único a defender a honra da rainha em determinado momento. Ele é a chave para a busca do Santo Graal

 

Contar as origens de uma cultura dentro dos parâmetros do fantástico nem sempre logra sucesso, mas Excalibur ao apostar na história (pseudo-mitológica), ao invés da imagem romântica, provou-se uma escolha acertada nos revelando duas narrativas paralelas: a do mundo místico e a do mundo real onde ocorre uma inter-relação permanente entre os personagens, uns interferindo no destino de outros. Os duelos não se restringem apenas aos reis, outro duelo que podemos ver é Merlin e Morgana uma analogia ao fim dos deuses mitológicos em prol da frieza da razão. 

Excalibur é um espetáculo que vale a pena ser visto por sua bela história; pelo cuidado como é conduzido; pelos bons atores (a maioria vinda de teatros londrinos e peças shakespearianas) desconhecidos na época, mas hoje famosos; pela fotografia candidata ao Oscar e pela música composta por Trevor Jones. Apesar de ser um filme sobre Merlin (como o diretor sempre deixou claro) há os principais elementos: a origem do Rei Arthur, os Cavaleiros da Távola Redonda, a espada encantada, o mago, a feiticeira a busca do Cálice Sagrado recheados de segredos, mentiras e traições. Jung disse certa vez que o "mito seria a memória espiritual de um fato ocorrido no passado da humanidade". No final, por trás das batalhas mostradas, o filme fala mesmo sobre amor e morte.


Trailer



Curiosidades:

Max von Sydow foi originalmente escalado como Merlin.

United Artists disse a John Boorman que ele poderia escalar qualquer um como Merlin, exceto Nicol Williamson.

Muitos atores foram mencionados para o papel de Merlin, incluindo Max von Sydow,  Sean Connery e o mais estranho de todos, Lee Marvin. O ator que John Boorman mais queria era Donald Sutherland, mas ele estava escalado para fazer "Gente como a Gente" (1980)

Sean Connery foi brevemente contratado para interpretar o Rei Arthur nos estágios iniciais do projeto. Interpretou Arthur em "Lancelot, o Primeiro Cavaleiro" (1995).

A cena de luta inicial teve que ser filmada três vezes. Foi filmado à noite, e todo o filme saiu subexposto nas duas primeiras vezes, devido a uma falha no fotômetro. O cameraman teve um colapso nervoso por causa do problema e desistiu.

Helen Mirren e Nicol Williamson inicialmente relutaram em trabalhar juntos. Eles haviam participado de uma produção desastrosa de "Macbeth" e não se falavam. O escritor, produtor e diretor John Boorman os escolheu porque sua animosidade natural seria perfeita. De acordo com Mirren, ela e Williamson "acabaram se tornando bons amigos" durante as filmagens.

Os nomes dos vinte e cinco cavaleiros inscritos na Távola Redonda de Winchester são: Galahad, Lancelot du Lac, Gawain, Percivale, Lionell, Bors de Ganis, Kay, Tristram de Lyones, Gareth, Bedivere, Bleoberis, La Cote Male Taile, Lucan , Palomedes, Lamorak, Safer, Pelleas, Hector de Maris, Dagonet, Degore, Brunor le Noir, Le Bel Desconneu, Alymere e Mordred.

Filme de estreia para Gabriel Byrne (Uther Pendragon), Liam Neeson (Gawain), Ciarán Hinds (Lot) e Cherie Lunghi (Guenevere).

Quando Uryens (Keith Buckley) enfrenta Arthur (Nigel Terry) com Excalibur, ele está visivelmente tremendo. Terry estava realmente tremendo de frio, enquanto eles estavam filmando em um fosso de castelo.

O peitoral de Morgana está na casa do escritor, produtor e diretor John Boorman. Seu testamento declara que será entregue a Helen Mirren.

Antes da batalha final, os cavaleiros de Arthur estão acampados ao redor de uma formação semelhante a "Stonehenge" em uma colina. De acordo com o escritor, produtor e diretor John Boorman, alguns turistas americanos passaram de carro, viram a formação e subiram a colina. Boorman teve que explicar a eles que faziam parte de um cenário de filme.

Segundo Gabriel Byrne, sua cena de sexo com Katrine Boorman foi filmada com os dois separados. Ele realizou seus close-ups na cena com uma almofada de alfinetes.

John Boorman pretendia originalmente fazer um filme baseado em "O Senhor dos Anéis". No entanto, ele não adquiriu os direitos e decidiu fazer este filme.

O escritor, produtor e diretor John Boorman queria que o filme se concentrasse na história, não nos atores e atrizes, então ele escalou desconhecidos. Na época, apenas Nicol Williamson era relativamente familiar para os cinéfilos americanos.

Igrayne, A Dama do Lago e o jovem Mordred foram interpretados pelos filhos na vida real do escritor, produtor e diretor John Boorman: Katrine Boorman, Telsche Boorman e Charley Boorman.

A mão que segura Excalibur pertence à filha de John Boorman, Telsche, que está debaixo d'água.

Liam Neeson e Helen Mirren se conheceram no set deste filme e viveram juntos nos quatro anos seguintes.

John Boorman revelou no comentário do DVD para O Alfaiate do Panamá (2001) que Pierce Brosnan fez o teste para o papel do Rei Lot.

Durante a produção de O Alfaiate do Panamá (2001), Pierce Brosnan disse a John Boorman que sua audição para este filme foi um desastre. Depois que acabou, ele não conseguiu fazer seu carro velho dar partida, então teve que caminhar para casa em um dia terrivelmente chuvoso. Quando ele voltou para seu pequeno apartamento de quitinete (estúdio), ele considerou parar de atuar completamente.

A maioria das cenas da floresta e Excalibur (a espada) foram iluminadas por trás por luzes verdes, dando a ela uma qualidade mágica.

O encanto falado por Merlin e Morgana é uma tentativa do irlandês antigo que se traduz como "O sopro da serpente, encanto da morte e da vida, seu presságio de fazer."

John Boorman planejou uma adaptação cinematográfica da lenda de Merlin já em 1969. A United Artists rejeitou seu conceito, oferecendo-lhe O Senhor dos Anéis. Quando isso não deu certo, ele voltou ao filme.

Alguns membros da equipe concordaram que o sotaque irlandês de Gabriel Byrne fazia "Uma noite com Igrayne" soar como "Uma noite com sua avó".

John Boorman queria chamar o filme de "Merlin", mas a CBS tinha um seriado chamado Merlin, O Mago (1981), então eles usavam exclusivamente o nome "Merlin". Começou a ser rodado como "Knights", mas Ridley Scott registrou "Knight" para um épico medieval, que ele planejava com Walter Hill, como seu sucessor de Alien - O 8º Passageiro (1979). Eles já estavam filmando antes de decidirem por "Excalibur".

O bebê Arthur agarrando o cabelo de Igrayne foi uma coincidência.

Zack Snyder apontou este filme como uma grande influência em Batman x Superman: A Origem da Justiça (2016), a ponto de torná-lo o filme que Bruce Wayne viu com os pais na noite em que morreram. Ele escalou Ciarán Hinds como o principal vilão Steppenwolf na Liga da Justiça (2017).

Este é o filme que Bruce Wayne e seus pais vão ver no teatro na sequência de créditos de abertura de Batman x Superman: Dawn of Justice (2016).

Katrine Boorman e Cherie Lunghi fizeram suas próprias cenas de nudez, sem o uso de dublês.

Patrick Stewart (Leondegrance) é apenas doze anos mais velho do que sua filha na tela Cherie Lunghi (Guenevere).

Na lenda, quando o Rei Arthur morre em sua batalha final, seu corpo é levado para seu local de descanso final na Ilha de Avalon, onde é enterrado.

Corin Redgrave (Cornwall) era tio de Natasha Richardson, que se tornou esposa de Liam Neeson.

Nicholas Clay, Nicol Williamson, Corin Redgrave, Robert Addie e Niall O'Brien morreram de câncer. Charley Boorman foi diagnosticado com câncer testicular em 2010 e sobreviveu.

A partitura com seu fundo de canto gregoriano dramático foi inegavelmente influenciada por A Profecia (1976). Usava "O Fortuna" de Carl Orff, de Carmina Burana.

No filme, Lancelot e Guenevere buscam refúgio na vida monástica. Em versões da lenda arturiana, Guenevere morre na velhice como abadessa de um mosteiro e Lancelot como monge. Em pelo menos uma versão, Lancelot é o monge que realiza o funeral de Guenevere. Ele então definha de tristeza e morre seis semanas após a morte da rainha.

O nome de Percival é traduzido de várias maneiras como "Peredur", "Perceval", "Parzival" e "Parsifal" nos contos arturianos medievais. 

O filme não oferece nenhuma origem para Merlin e seus poderes. Na lenda, Merlin era um "cambion", um híbrido metade humano e metade demônio. Sua mãe era mortal e seu pai um demônio incubus.

Na lenda, Merlin é frequentemente identificado com Lailoken, um louco e profeta semi-lendário que viveu na Floresta da Caledônia no final do século VI.

No filme, Merlin fica preso para sempre, mas não está realmente morto. Em versões da lenda de Merlin, ele foi amaldiçoado a dormir para sempre em seu túmulo, sem nunca ter morrido.

O filme não explica a origem de Lancelot. No Círculo da Vulgata (século 13), Lancelot é identificado como filho do Rei Galo-Romano Ban de Benwick e sua esposa Rainha Elaine. Após a morte de seu pai, Elaine se tornou freira. O órfão Lancelot foi criado pela feiticeira Dama do Lago e adotou o sobrenome du Lac ("do Lago") em homenagem a sua mãe adotiva.

O filme apresenta algum material não encontrado nos contos arturianos: Uther empunhando Excalibur antes de Arthur, "Charm of Making" de Merlin (escrito em irlandês antigo) e o conceito do mundo como "o dragão".

Neste filme, Percerval é o cavaleiro que devolve Excalibur à água. Nos contos arturianos originais, o cavaleiro que faz isso é Bedivere.

No filme Morgana (Morgan le Fay) morre antes de Arthur. Na lenda arturiana conforme registrada pelo historiador Gerald de Gales (c. 1146-1223), Morgana foi quem transportou o cadáver de Arthur para Avalon para o enterro.

No filme, Percival é o último sobrevivente da última batalha de Arthur, e seu destino não fica claro no final. Segundo a lenda, Percival se tornou o rei de Carbonek (também chamado de Corbenic), o edifício que abriga o Santo Graal.

No filme, Morgana serve como aprendiz e interesse amoroso de Merlin, até que ela o trai e o prende em êxtase. Isso deriva das lendas em que Morgana era sua amante. Nas lendas, Merlin tinha uma queda por belas mulheres jovens, o que acabou condenando-o. Ele acabou sendo traído e sentenciado à prisão eterna por uma de suas alunas. Seu nome é dado de várias maneiras como "Viviane", "Nimue" e "Niniane".

No filme, Lancelot permanece leal a Guinevere até sua morte na velhice. Em algumas versões da lenda arturiana, Lancelot acaba sendo seduzido por Elaine de Corbenic e tem com ela o filho ilegítimo Galahad. Guinevere fica furiosa com a infidelidade de Lancelot e o exila.

Na maioria dos contos arturianos, a mãe de Mordred não é Morgana (Morgan Le Fay). , mas sua irmã Morgause. O filme parece fundir Morgana e Morgause em um único personagem.

No filme, Perceval é o único cavaleiro digno do Santo Graal. Isso segue a versão dos contos arturianos contados por Chrétien de Troyes (século 12). Em versões posteriores dos contos arturianos, o cavaleiro digno do Graal era Galahad, um filho ilegítimo de Lancelot.

Em várias versões da lenda arturiana, Morgana tem sentimentos não correspondidos por Lancelot e procura forçá-lo a assumir o papel de seu amante. No filme, eles mal se conhecem.

No filme, Merlin suspeita das motivações de Morgana, mas não age contra ela até que seja tarde demais para ele. Nas lendas, Merlin tinha habilidades proféticas. Ele estava ciente de que sua aluna e amante o trairia, mas não tinha a habilidade ou a vontade de escapar de seu destino.

A cena gráfica em que Arthur é empalado com a lança de Mordred e depois se arremessa em direção a Mordred, foi espelhada em Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002), quando Shinzon, empalado com uma vara, se puxa em direção ao Capitão Picard. Sir Patrick Stewart interpretou Leondegrance neste filme e em Picard de Star Trek.


Cherie Lunghi no Clip "Something About You" (1985) - fazendo quatro papéis



Cartaz:


As Aventuras de Merlin (2008-2012), boa série, na Netflix, trazendo uma abordagem diferente




Filmografia Parcial:

Nigel Terry (1945–2015)

O Leão no Inverno (1968); Excalibur, a Espada do Poder (1981); Num Passado Distante (1985); Caravaggio (1986); Eduardo II (1991); Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992); Corcunda de Notre Dame: O Filme (1997); Tróia (2004); Genghis Khan: The Story of a Lifetime (2010)

Nicol Williamson (1936–2011) 

Hamlet (1969); Conspiração Violenta (1975); Robin e Marian (1976);  A Garota do Adeus (1977); Excalibur  - A Espada do Poder (1981); O Mundo Fantástico de Oz (1985); O Mistério da Viúva Negra (1987); O Exorcista III (1990); Amigos Para Sempre (1996); Spawn - O Soldado do Inferno (1997).

Helen Mirren

Hamlet (1976); Calígula (1979); S.O.S. Titanic (1979); O Diabólico Dr. Fu Manchu (1980); Excalibur (1981);  2010 - O Ano Em Que Faremos Contato (1984); O Sol da Meia Noite (1985); A Costa do Mosquito (1986);  O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989); As Loucuras do Rei George (1994); A Promessa (2001); O Último Adeus (2001); Assassinato em Gosford Park (2001); Garotas do Calendário (2003); Um Presente para Helen (2004); O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005 - VOZ);  A Rainha (2006); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Coração de Tinta: O Livro Mágico (2008); A Última Estação (2009); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Arthur, o Milionário Irresistível (2011); Hitchcock (2012); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Trumbo - Lista Negra (2015); Beleza Oculta (2016); A Maldição da Casa Winchester (2018); O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018);  Anna  (2018). 

Cherie Lunghi

Excalibur, a Espada do Poder (1981); Oliver Twist (1982); O Signo dos Quatro (1983); Rei David (1985); Parker (1985); A Missão (1986); Complô Contra a Liberdade (1988); As Lágrimas do Silêncio (1993); Frankenstein de Mary Shelley (1994); O Fantasma de Canterville (1996); Hollywood - Muito Além das Câmeras (1997); De Volta ao Jardim Secreto (2000);  Diário Secreto de uma Garota de Programa (seriado 2007 a 2011); Receitas de Amor (2011); Quando Chama o Coração (2013); Quando Chama o Coração (2013)

Liam Neeson

Excalibur (1981); Krull (1983); Merlin e a Espada (1985); A Missão (1986); Prece Para Um Condenado (1987); Sob Suspeita (1987); Dirty Harry na Lista Negra (1988); O Preço da Paixão (1988); Darkman - Vingança Sem Rosto (1990); Uma Luz na Escuridão (1992); Fé Demais Não Cheira Bem (1992); A Lista de Schindler (1993); Rob Roy: A Saga de uma Paixão (1995); Michael Collins: O Preço da Liberdade (1996); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); K-19: The Widowmaker (2002); Gangues de Nova York (2002); Cruzada (2005); Batman Begins (2005); Busca Implacável (2008); O Preço da Traição (2009); Fúria de Titãs (2010); Esquadrão Classe A (2010); 72 Horas (2010); Desconhecido (2011); Fúria de Titãs 2 (2012); Battleship: A Batalha dos Mares (2012); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Busca Implacável 2 (2012); Sem Escalas (2014); Busca Implacável 3 (2014); Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016); Silêncio (2016), Life in Black (2017), Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca (2017), Pai em Dose Dupla 2 (2017), O Passageiro (2018), A Balada de Buster Scruggs (2018), As Viúvas (2018), Vingança a Sangue-Frio (2019), MIB: Homens de Preto - Internacional (2019), Nosso Amor (2019), Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019), De Volta à Itália (2020), Legado Explosivo (2020), Na Mira do Perigo (2021), Missão Resgate (2021), Agente das Sombras (2022), Assassino Sem Rastro (2022), Sombras de um Crime (2022), A Chamada (2023), Wildcat (2023), Land of Saints and Sinners (2023)

Patrick Stewart

O Dia Fatal (1975);  Hedda (1975); Excalibur (1981); Duna (1984); Caçado Pelos Cães de Guerra (1985); Força Sinistra (1985); Lady Jane (1986); L.A. Story (1991); Trem da Morte (1993);  Os Franco Atiradores (1993); A Louca! Louca História de Robin Hood (1993); Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (seriado 1987 a 1994); Jornadas nas Estrelas: Gerações (1994); Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996); Teoria da Conspiração (1997); Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998); X-Men: O Filme (2000);  Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2002); X-Men: O Confronto Final (2006); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); Sala Verde (2015); Natal às Escuras (2015); Blunt Talk (seriado 2015 a 2016); Logan (2017); The Wilde Wedding (2017); American Dad! (seriado 2005 a 2019); As Panteras (2019); Coda (2019); Star Trek: Picard (2020 a 2021)

Nicholas Clay (1946–2000)

Malditos (1962); Paixão e Crime (1971); A Aventura de Darwin (1972); Victor Frankenstein (1977); Excalibur, a Espada do Poder (1981); O Amante de Lady Chatterley (1981); Assassinato num Dia de Sol (1982); Os Irmãos Corsos (1985); A Grande Cruzada (1987); Shanghai 1937 (1997) 

Paul Geoffrey

Excalibur, a Espada do Poder (1981); Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva (1984); Casanova, O Maior Amante de Todos os Tempos (1987); O Morro dos Ventos Uivantes (1992); Thomas Crown, a Arte do Crime (1999); Spells (2012)

Gabriel Byrne

Excalibur (1981); Hanna K. (1983);  A Fortaleza Infernal (1983); Júlia e Júlia (1987); Marcas de uma Paixão (1987); Mundo Proibido (1992); A Assassina (1993); Jutland - Reinado de Ódio (1994);  Tribunal Sob Suspeita (1994); Os Suspeitos (1995); O Homem da Máscara de Ferro (1998); Inimigo do Estado (1998); Stigmata (1999);  O Fim dos Dias (1999); Spider - Desafie Sua Mente (2002); Navio Fantasma (2002); Assalto à 13ª Delegacia (2005); A Conquista da Liberdade (2005);  O Capital (2012); O Jogo Mortal (2013); Ninguém Deseja a Noite (2015); Hereditário (2018) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre