sexta-feira, 20 de novembro de 2015

OS FILHOS DE KATIE ELDER / THE SONS OF KATIE ELDER (1965) ESTADOS UNIDOS





UM JOHN WAYNE DEBILITADO, MAS COM UMA CORAGEM E GARRA INCRÍVEIS

John (John Wayne),   Tom (Dean Martin), Matt (Earl Holliman) e Bud (Michael Anderson Jr.) chegam ao velório da mãe, Katie Elder, em sua cidade natal. Katie era uma pessoa muito querida e todos na cidade de alguma forma sentem sua falta. Após o enterro John, um famoso pistoleiro, resolve que ficará, por um tempo, na cidade junto com seus irmãos. Aos poucos o quarteto, que há anos não se via , nem visitava seus pais, começa a descobrir que existe algum mistério que as pessoas relutam em comentar. Katie já não tinha mais o rancho da família e vivia de favor em uma casa. O marido (pai do quarteto), perdeu o rancho em uma jogo de apostas para um forasteiro que se estabeleceu na cidade e que possui vários negócios. O pai fora morto pelas costas de forma misteriosa e ninguém viu o fato ou comenta. 


A permanência do quarteto incomoda o povoado, mas principalmente Morgan Hastings (James Gregory) e seu filho Dave (Dennis Hopper) que vivem na outrora fazenda dos Elder e que contrataram um pistoleiro desconhecido Curley (George Kennedy) que diz conhecer a fama de John e não temê-lo. A morte do xerife  Billy (Paul Fix), emboscado, no local onde estariam hospedados os quatro irmãos, é o argumento que Morgan utiliza para acusar os filhos de Katie, mas estes não estão dispostos a serem julgados numa cidade onde todos estão contra eles.


Dirigido Henry Hathaway que possui uma extensa biografia que inclui “O Príncipe Valente” (1954); “Fúria no Alaska” (1960) e “Aeroporto”(1970). Os Filhos de Katie Elder não foi considerado pela crítica como um grande filme, na verdade muitos o consideraram um filme menor, tanto no histórico do diretor quanto no de John Wayne. Talvez o grande motivo fosse que o gênero, em 1965, já estivesse praticamente com seu filão esgotado. Acreditava-se que o grande período do Faroeste já estivesse encerrado e que os grandes filmes já haviam sido feitos. A produção não é violenta como nos Western Spagetti, nem memorável como em Rastros de ódio, um filme de John Ford com John Wayne que figurou durante décadas nas listas dos melhores filmes de todos os tempos ou Sete homens e um Destino na qual o compositor Elmer Bernstein fez a inesquecível melodia e que em alguns momentos lembra uma variação de seu próprio tema.  


John Wayne, descobriu seu câncer de pulmão na época em que havia assinado com o Estúdio Paramount e esta produção seria a primeira de uma série de filmes. Wayne foi submetido a uma cirurgia para a extração de um tumor (que acabou lhe retirando um pulmão), devido ao seu hábito de fumar quase 5 maços de cigarro por dia. Contrariando seus médicos , três meses depois, voltou para dar início as filmagens em Durango, México, a 3400 metros acima do mar, o que lhe obrigou a usar um aparelho de oxigênio entre as tomadas . Debilitado, o ator contraiu pneumonia após uma cena em que cai nas águas de um rio. Wayne dispensou os dublês nas cenas mais difíceis. A frase do xerife Billy dizendo a John Elder que ele parece mais rápido do que era quando jovem, pode ser uma alusão a situação do ator que não aparentava ter retirado um pulmão.


Mesmo que o câncer tenha sido atribuído a seu consumo excessivo de cigarro, não podemos deixar de cogitar que o principal motivo da morte de Wayne tenha sido sua participação no filme “Sangue dos Bárbaros” de 1956, na qual interpretou o papel de Gengis Khan. O motivo:   os  atores principais desta produção, além de uma fração da equipe de montagem e técnicos,  morreram de câncer. O filme foi realizado no Estado de Utah, a 220 km de Nevada, onde  foram feitos testes atômicos. O vento tóxico provavelmente contaminou a todos. Podemos citar Susan Hayward (câncer no cérebro em 1975) e seu filho que a acompanhou nas filmagens; Agnes Moorehead (a famosa Endora do seriado A Feiticeira) de câncer nas vias urinárias em 1974; o diretor do filme, Dick Powel, morreria em 1963. O ator Pedro Armendáriz cometeu suicídio ao descobrir que fora diagnosticado com câncer terminal nos rins em 1960. John Hoyt, morreu de câncer de pulmão em 1991.Wayne morreria em 1979 de câncer no estômago. De um total de 220 pessoas, 91 tiveram alguma forma de câncer e 46 morreram da doença.


Susan Hayward
Agnes Moorehead


Sangue dos Bárbaros
  









Os Filhos de Katie Elder possui um aspecto interessante: o filho mais novo estaria na casa dos 21 anos. John Wayne (o filme não revela a idade do protagonista) estava com 58 anos. Na lápide aparece rapidamente a informação de que Katie vivera entre 1934 e 1898, então falecera aos 64 anos. Logo é só fazer a conta. Desconsiderando a idade de Wayne, o filme é ainda hoje muito bem visto pelo público que aprovou a mistura de uma boa história, leve,  com alguns momentos de humor e boas cenas de ação. A cena do (olho de cristal) bar é muito boa, a briga do quarteto dentro da casa também. O elenco fez a grande diferença. 


Dean Martin, famoso parceiro de Jerry Lewis, era considerado pela crítica como um ator de poucos recursos, mas o papel lhe caiu muito bem, como um cara que vive da esperteza. George Kennedy faz um ótimo pistoleiro, com poucas falas e um ar de deboche e arrogância. George Kennedy e John Wayne contracenaram juntos também em: "Cahill - O Xerife do Oeste” de 1973 e "A Primeira Vitória" de 1965. Podemos também ver o famoso ator Dennis Hopper, ainda novo, como o filho do inescrupuloso comerciante.  John Wayne e Denis Hopper contracenariam novamente em "Bravura Indômita" de 1969, filme que rendeu o único Oscar na carreira de Wayne.



Talvez o grande diferencial deste filme seja que os protagonistas não são legendárias figuras do velho oeste voltando para, com suas incríveis habilidades, vingarem seus pais. Tirando John Elder, o restante dos irmãos são pessoas comuns que não conseguiram muita coisa na vida, nem fama para serem lembrados. Tom e Matt não tem uma profissão, o mais novo, Bud, é a preocupação dos irmãos que querem que siga uma universidade como desejava sua mãe, que via nos filhos boas pessoas que acabaram sem objetivos na vida.



Trailer:




Curiosidades:
A data da morte de Katie Elder, no filme,  é a data de nascimento do diretor Henry Hathaway.

Martha Hyer (1924-2014) que fez o papel da jovem Mary Gordon foi esposa, em seu segundo casamento,  de Hal B. Wallis produtor do filme. A atriz foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Deus Sabe Quanto Amei "Some Came Running"(1958). Apenas ela e uma figurante representam as mulheres no filme.






O diretor Henry Hathaway dirigiu John Wayne em seis filmes:  O Morro dos Maus Espíritos “The Shepherd of the Hills” 1941; Fúria no Alaska “North to Alaska” 1960; Os Filhos de Katie Elder” The Son of Katie Elder” 1965; Bravura Indômita “True Grit” 1969; A Lenda dos Desaparecidos “Legend of the Lost”1957 e O Mundo do Circo "Circus World" 1964.

O filme foi baseado na história de Talbot Jennings, escritor e roteirista de vários filmes.

Quando John Wayne é arrastado para o rio, uma criança grita: "Pai!". Este era seu filho de três anos, Ethan Wayne, que estava assistindo fora das câmeras e sabia como seu pai estava doente. 

Tommy Kirk foi demitido do filme depois de ser preso por porte de maconha em uma festa na véspera de Natal de 1964. Fotos dele usando algemas da polícia chegaram às primeiras páginas dos jornais e, consequentemente, ele achou cada vez mais difícil conseguir papéis no cinema.

O tiroteio foi vagamente baseado na história da vida real dos cinco irmãos Marlow. Eram cinco irmãos cujos pais haviam estabelecido uma herdade no território de Oklahoma. O pai era médico e os filhos criavam cavalos que venderam ao exército. Quatro dos irmãos foram falsamente acusados ​​de roubo de cavalos, foram presos e levados para Graham, Texas. O irmão restante chegou na esperança de provar sua inocência, mas também foi preso. Depois de várias tentativas de uma multidão de linchá-los, eles foram acorrentados e transportados para Weatherford, Texas, para julgamento. Em Dry Creek, nos arredores da cidade de Graham, a turba os atacou. Os irmãos pegaram as armas dos deputados e travou-se uma batalha, muito parecida com a que é retratada neste filme. Dois dos irmãos foram mortos. Os outros escaparam. Mais tarde, um foi envenenado e baleado na tentativa de fazer parecer que foi baleado evitando ser capturado. O próprio assassino foi acusado de homicídio. Em 1891, durante o julgamento de membros da turba, o juiz elogiou os Marlow por sua coragem e ousadia, dizendo que seria lembrado em histórias e canções. Os dois irmãos restantes mudaram-se para o Colorado e tornaram-se legisladores respeitados.

Este filme marcou o retorno de John Wayne ao trabalho após ter um pulmão canceroso e duas costelas removidas apenas quatro meses antes. Ele insistiu em fazer algumas de suas próprias acrobacias para mostrar ao público que a doença não o havia abalado.

Antes de John Wayne assinar o contrato para o filme em junho de 1964, Charlton Heston foi convocado para interpretar John Elder.

O filme deveria ter sido feito originalmente em 1955 com Burt Lancaster e dirigido por John Sturges. No entanto, Lancaster sentiu que a história era rotineira.

Enquanto John Wayne estava se recuperando no hospital de uma cirurgia de câncer de pulmão, ele soube que seu irmão mais novo, Robert E. Morrison, também tinha sido diagnosticado com câncer de pulmão.

George Kennedy lembrou que ficou surpreso ao descobrir que John Wayne ainda fumava charutos durante as filmagens, apesar de ter passado por uma grande cirurgia, embora tivesse parado de fumar cigarros.

O dublê do próprio John Wayne, Chuck Roberson, substituiu George Kennedy na cena em que John Elder atingiu Curley com um cabo de machado.

Depois que John Wayne foi diagnosticado com câncer de pulmão em 13 de setembro de 1964, ele sugeriu que Kirk Douglas deveria participar do filme. Henry Hathaway estava determinado a não voltar a escalar outro ator, insistindo que apenas Wayne deveria interpretar John Elder. Os produtores sugeriram Robert Mitchum ou William Holden no caso de Wayne não sobreviver à cirurgia ou se recuperar a tempo.

Quando Bud (Michael Anderson, Jr.) diz a John (John Wayne) que eles podem ser famosos como a gangue de Dalton, John o lembra que os Daltons "foram enforcados". Na verdade, três membros da gangue de Dalton foram mortos a tiros pelos cidadãos indignados de Coffeyville, Kansas, quando a gangue tentou roubar os dois bancos da cidade simultaneamente em 1892. O sobrevivente Emmett Dalton foi baleado vinte e três vezes e passou quatorze anos na prisão .

Quando Robert Mitchum estava sendo considerado para o papel de John Elder, Stephen Boyd estava sendo cortejado para o papel de Tom Elder.

Dennis Hopper era uma década mais velho do que seu personagem (ele tinha 28 anos na época, menciona-se que seu personagem tinha 18 anos).

Como seu pulmão foi removido, John Wayne contou com um tanque de oxigênio no local para o filme. Na verdade, ele exigiu muito o uso do tanque, porque o filme foi filmado principalmente em Durango, no México, que fica a seis mil pés acima do nível do mar.

O nome "Kate Elder", foi um dos vários nomes usados ​​por Mary Katherine Horony Cummings, mais conhecida como "Big Nose Kate", um ícone ocidental e por vezes companheira de Doc Holliday.

Em uma entrevista de dezembro de 1994 com Charlie Rose, Dennis Hopper deu crédito a John Wayne por ter salvado sua carreira, pois Hopper reconheceu que, por causa de seu comportamento insolente, ele não conseguia encontrar trabalho em Hollywood. Hopper afirmou que por ser genro de Margaret Sullavan, Wayne o contratou para um papel no filme.

Earl Holliman gostou de trabalhar com John Wayne, embora não tenha gostado de algumas das coisas reacionárias que Wayne disse.

Henry Hathaway já havia dirigido Dennis Hopper em Caçada Humana (1958), onde tiveram choques de personalidade. Aqui, não houve tais confrontos. Hathaway até disse a Hopper que ele havia se tornado um ator melhor e mais inteligente desde então.

O segundo faroeste com John Wayne e Dean Martin. O primeiro foi Onde Começa o Inferno (1959).

John Wayne e George Kennedy também estrelaram juntos A Primeira Vitória (1965) e Cahill, o Xerife do Oeste (1973). Eles eram aliados em "In Harm's Way" e inimigos nos outros dois filmes.

A fivela de cinto John Waynes traz a marca de outro filme de Wayne, Red River.

Henry Hathaway também dirigiu John Wayne em Bravura Indômita (1969). Além de Wayne, John Doucette, Strother Martin, Dennis Hopper, James Westerfield e Jeremy Slate estavam naquele filme também.

Quando os irmãos mais velhos estão sendo expulsos da cidade acorrentados, uma bandeira americana está hasteada sobre um edifício e, logo abaixo dela, uma bandeira do Texas.

Quando John Wayne "dá um soco" em Dean Martin na confusão do café da manhã, ele claramente bate com a mão na porta aberta e solta um autêntico "ai" e agarra a mão. Eles evidentemente optaram por deixar isso no filme

O filme "Quatro Irmãos", de 2005, foi levemente baseado nesta produção.






Filmografia Parcial:

John Wayne (1907–1979)









No Tempo das Diligências (1939); Indomável (1942); Sangue de Heróis (1948); Legião Invencível (1949); Rio Bravo (1950); Sangue de Bárbaros (1956); Rastros de Ódio (1956); O Bárbaro e a Geisha (1958); Onde Começa o Inferno (1959); O Álamo (1960); Os Comancheros (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); A Conquista do Oeste (1962); Quando um Homem é Homem (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Os Filhos de Katie Elder (1965); El Dourado (1966); Os Boinas Verdes (1968);  Bravura Indômita (1969); Jamais Foram Vencidos (1969); Rio Lobo (1970); McQ - Um Detetive Acima da Lei (1974); Justiceiro Implacável (1975); O Último Pistoleiro (1976)

Dean Martin (1917–1995)










O Palhaço do Batalhão (1950); Os Malucos do Ar (1952); O Rei do Circo (1954); O Rei do Laço (1956); Ou Vai ou Racha (1956); Os Deuses Vencidos (1958); Onde Começa o Inferno  (1959); Essa Loira Vale um Milhão  (1960); Onze Homens e um Segredo (1960); Os Quatro Heróis do Texas (1963); Robin Hood de Chicago (1964); Beija-me, Idiota  (1964); Os Filhos de Katie Elder (1965); O Agente Secreto Matt Helm (1966); Matt Helm Contra o Mundo do Crime  (1966); A Noite dos Pistoleiros  (1967); Emboscada para Matt Helm  (1967); Arma Secreta contra Matt Helm  (1968); Aeroporto  (1970); Quem Não Corre, Voa  (1981); Um Rally Muito Louco  (1984) 

Dennis Hopper (1936–2010)









Sem Lei e Sem Alma (1957); Os Filhos de Katie Elder (1965); Rebeldia Indomável (1967); A Marca da Forca (1968); Sem Destino (1969); Bravura Indômita (1969); O Amigo Americano (1977); Apocalypse Now (1979);O Selvagem da Motocicleta (1983); Veludo Azul (1986); Momentos Decisivos (1986); O Mistério da Viúva Negra (1987); Quase sem Destino (1990); Paris Trout (1991); Velocidade Máxima (1994); Waterworld - O Segredo das Águas (1995); Piratas do Espaço (1996); O Guarda-Costas (2002); O Corvo - Vingança Maldita (2005).

George Kennedy (1925–2016)









Uma Razão para Viver (1961); Almas Mortas (1964); Marujos do Barulho (1964); Os Filhos de Katie Elder (1965); O Voo da Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Rebeldia Indomável (1967); O Preço de um Covarde (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); A Revolta dos Sete Homens (1969); O Xerife da Cidade Explosiva (1970); Aeroporto (1970); Horizonte Perdido (1973); Cahill, o Xerife do Oeste (1973); O Último Golpe (1974); Aeroporto 75 (1974); Terremoto (1974); Escalado para Morrer (1975); Aeroporto 77 (1977); Morte Sobre o Nilo (1978); Aeroporto 79: O Concorde (1979); O Navio Assassino (1980); Vírus / Extermínio  (1980); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); A História de Jesse Owens (1984); Bolero: Uma Aventura em Êxtase (1984); Aeroporto Internacional (1985); Comando Delta (1986); Creepshow 2: Show de Horrores (1987); Esquadrão da Morte (1988); Demônio do Espaço (1988); Corra que a Polícia vem Aí! (1988); Comando Ryan (1990); Corra que a Polícia vem Aí! 2 1/2 (1991); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Dallas: O Retorno de J.R. (1996); Pequenos Guerreiros (1998); Dennis, o Pimentinha Ataca Novamente (1998); Terra da Violência (2008); Six Days in Paradise (2010); Bastidores de um Casamento (2011); O Apostador (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre