quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O 13º GUERREIRO / THE 13TH WARRIOR (1999) - ESTADOS UNIDOS

 

PRODUÇÃO SUBESTIMADA

No ano de 922 o poeta e cortesão árabe Ahmed Ibn Fahdlan (Antonio Banderas) se envolve com a esposa de um influente cidadão, sendo exilado e enviado a terras longínquas do norte, como um embaixador, acompanhado de seu tio Melchisidek (Omar shariff).  Durante a viagem, sua caravana é perseguida por tártaros que recuam ao perceberem estarem próximos a Vikings. Por conhecer o idioma grego, Melchisidek consegue manter um diálogo com o nórdico Herger, até que todos são surpreendidos por uma embarcação na qual um jovem solicita ajuda a seus conterrâneos para combater um mal sobrenatural que não pode ser falado em voz alta e que vem dizimando sua aldeia. Uma vidente informa ao líder Buliwyf (Vladimir Kulich) que treze homens devem se juntar para derrotarem o que vem assolando a distante terra, mas há algo mais: o 13º guerreiro deve ser um estrangeiro. Melchisidek informa a Ahmed (batizado de Iben pelos Vikings) que ele será o escolhido e que devem partir o mais breve possível. “Iben” e os nórdicos terão que defender o local com a própria vida de algo que nem ao menos conhecem.

O 13º Guerreiro foi um filme complicado em sua concepção: o diretor John McTiernan já havia alcançado reconhecimento em filmes de ação como “O Predador” (1987);  “Duro de Matar” (1988) e “Duro de Matar 3” (1995), mas ao resolver filmar o livro de Michael Crichton (1942–2008) de obras como “O Enigma de Andrômeda”; “Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros”; “Sol Nascente” ;”Assédio Sexual”... não tinha ideia da dor de cabeça que teria.  O filme fora produzido em 1997 e tinha o título de ”Eaters of the Dead” (“Devoradores de Mortos”), mas o público teste reagiu negativamente. Michael Crichton assumiu como diretor, refazendo várias cenas importantes, com o filme recebendo um novo título. O orçamento que seria de 85 milhões, pulou para 110-115 milhões e com os custos promocionais teria, especulam, chegado a 160 milhões, tornando-se um dos filmes mais caros até sua estreia. A produção sofreu nas mãos da crítica especializada, que massacrou o filme, obtendo apenas 32 milhões nos EUA e 61 milhões em renda global. Ainda que os produtores aleguem que o filme tenha custado, em sua totalidade, 90 milhões, este não se pagou.

O filme vinha com Antonio Banderas (em ascensão) e Omar Sharif (um ator muito admirado e respeitado) em rápida aparição; o livro era um sucesso e o diretor tinha filmado um dos grandes filmes de ação dos anos 80, que elevaria Bruce Willis ao patamar dos heróis de filmes de ação. Mas o filme apresentava algumas falhas em sua narrativa e falta de explicação em outros momentos. Exemplos: muitos disseram que o aprendizado do norueguês por “Iben” seria algo difícil de acontecer, mas é preciso saber que o filme não explica que foram meses de convívio com seus amigos nórdicos até chegarem em terras escandinavas (o filme, erroneamente,  insinua que a viagem de navio durou apenas alguns dias). Outro aspecto que levanta dúvidas é como os Wendols (que dizem, que no livro, seriam descendentes de Neandertais), uma tribo bárbara e involuída, vivendo em cavernas, conseguia realizar um ataque com cavalaria (aonde estavam os cavalos? Aonde fabricavam selas e estribos?) com uma estratégia eficiente de combate.  E o próprio “Iben”, um poeta, e não um guerreiro, que consegue lutar e sair menos ferido que os experientes Vikings (temidos por sua fúria e violência em combate). Para um filme que sofreu várias mudanças e acréscimos de cenas, sendo praticamente terminado às vésperas de seu lançamento (foi a falta de tempo?), deveriam ter observado melhor alguns aspectos.


Há, porém, pontos positivos a serem observados: o filme tem um ritmo bem interessante, que vai crescendo aos poucos; nos revela um pouco dessa cultura desconhecida da época no ocidente; evita um retrato estereotipado dessa civilização; as cenas de batalhas  são boas; os códigos de conduta Viking apropriados e o mistério em torno das “criaturas sobrenaturais” é resolvido com lógica, além da forma como cada personagem enfrenta sua sorte. McTiernan não investiu muito no choque de culturas, mas deixou fragmentos perceptíveis, como um árabe relutante se adaptando a uma cultura díspar a sua e os nórdicos reconhecendo um homem de valor junto a eles, além de “Iben” ser o representante da chegada de uma nova era (civilização) em detrimento da antiga (a dos Wendols). Junto a isso tempos boas locações, uma trilha sonora que chama a atenção, de Jerry Goldsmith (Graeme Revell compôs uma trilha sonora original completa, mas com a chegada de Crichton e a mudança de título do filme Goldsmith passou a ser a escolha definitiva), e uma direção de arte inspirada.

 

O 13º Guerreiro é um daqueles filmes que divide os espectadores. Há os que veem o filme como uma fraca aventura e outros que se divertiram muito com um filme que não procura levar à reflexão, apenas ao entretenimento.  É um filme subestimado, que foi prejudicado por vários aspectos. Diz ser baseado nos escritos do verdadeiro Ahmed Ibn Fahdlan, como as histórias do lendário Bewolf, mas “há controvérsias”. Um filme, candidato a épico, que ficou, no fim das contas, apenas como um passatempo divertido e simpático.


Trailer


Curiosidades:

De acordo com o livro, a versão de John McTiernan da mãe de Wendol era uma velha, interpretada pela veterana atriz Susan Willis. Quando Michael Crichton assumiu e fez as refilmagens, ele decidiu que matar brutalmente uma velha senhora não refletia muito bem nos heróis. Crichton decidiu torná-la mais jovem, mais elegante e mais resistente. No lançamento final, a mãe de Wendol é interpretada por Kristen Cloke (sem créditos), mas os créditos finais ainda listam Susan Willis como a mãe de Wendol.

O histórico Ahmed Ibn Fadlan diz que viajou como um emissário para a terra dos búlgaros do Volga para convertê-los ao Islã. Em seu caminho, ele encontrou turcos na Ásia Central e russos e varangianos (vikings do Volga). Ele voltou em 923, e nenhum registro após esta data se refere a ele.

O romance original, "Eaters of the Dead", tornou-se parte de um dos mais notórios embustes nos Círculos de Biblioteconomia. O Manuscrito Ahmad Tusi, que a bibliografia diz ser a fonte do romance, é totalmente inventado. O nome do tradutor, Fraus Dolus, é formado por duas palavras latinas que significam 'hoax' e 'fraude'. Desde que o romance foi publicado em 1976, a Universidade de Oslo, onde este manuscrito deveria ser mantido, enviou cartas dizendo aos inquiridores que eles foram vítimas de uma fraude.

Um dos navios Viking usados ​​no filme está agora no pavilhão norueguês no EPCOT Center no Walt Disney World, onde é usado como playground para as crianças. A Disney possui a Touchstone Pictures.

Herger (Dennis Storhøi) Quase se afogou na seção subaquática. Antonio Banderas pulou na água e tirou Dennis Storhøi da água e salvou sua vida.

Adaptando "Beowulf" para seu romance e, em seguida, para este filme, Michael Crichton mudou alguns dos nomes originais para aqueles que soavam semelhantes: Beowulf é aqui chamado de Buliwyf, Hygelac se torna Hyglak, o Grendel se transforma em Wendol, etc.

Quando Ibn Fahdlan e Melchisidek entram na tenda no início do filme, Melchisidek fala grego, o que acaba levando a uma conversa com o viking Herger. Embora Herger obviamente entenda grego, ele responde em latim, que Melchisidek entende. No século 10, não havia nenhuma conexão oficial entre a Escandinávia e Bizâncio. Embora não seja explicado como um nórdico pode entender latim e grego, Herger pode ter aprendido os idiomas participando dos ataques viking na Rússia moderna (onde as primeiras cenas são filmadas), e ao sul para o que era então o Império Bizantino . A língua dominante do reino era o grego, com o latim como segunda língua. Os vikings fizeram pelo menos uma tentativa de conquistar Constantinopla, capital do Império Bizantino.

As armas de arremesso Wendols são baseadas no Plumbata Romano. O Plumbata substituiu o Pilum romano (lança de arremesso) no início do século IV nos Exércitos Legionários.

Na versão original de John McTiernan, não houve duelo final entre Bulywyf e o líder dos Wendol.

Vagamente baseado no poema épico anglo-saxão, "Beowulf", cujo autor é desconhecido.

A ideia de 13 guerreiros é tirada dos mitos escandinavos sobre o rei dinamarquês Hrolf Kraki. Reza a lenda que Hrolf Kraki tinha uma comitiva de 12 guerreiros (como Buliwyf no filme) e em algumas versões, um deles é Bödvar Bjarki, um herói que partilha paralelos com o herói Beowulf. Alguns estudiosos sugeriram que a história de Bödvar Bjarki é simplesmente outra versão da história de Beowulf.

O diretor Stuart Gordon comprou pela primeira vez os direitos do livro de Michael Crichton no início dos anos 1990 e gerou muito interesse no projeto, antes que Martha Coolidge se interessasse antes que John McTiernan fosse contratado para dirigi-lo.

Depois que Buliwyf mata o outro herdeiro aparente, a frase "Så du tennene på henne?" é ouvido falado em segundo plano. Isso é norueguês e se traduz como "Você viu os dentes dela?"


O Livro:


Trilha Sonora:


Cartazes:


                      



Filmografia Parcial:

Antonio Banderas 

Labirinto de Paixões (1982); Matador (1986); A Lei do Desejo (1987); Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988); Baton Rouge (1988); A Paloma Branca  (1989); Ata-me (1989); Os Reis do Mambo (1992); A Casa dos Espíritos (1993); Filadélfia (1993); Entrevista Com o Vampiro (1994); A Balada do Pistoleiro (1995); Assassinos (1995); Nunca Fale com Estranhos (1995); Quero Dizer que Te Amo (1996); Evita (1996); A Máscara do Zorro (1998); O 13º Guerreiro (1999); Prenda-me se Puder! (1999); Pequenos Espiões (2001); Femme Fatale (2002); Pequenos Espiões 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos (2002); Frida (2002); Pequenos Espiões 3-D: Game Over (2003); Era Uma Vez no México (2003); A Lenda do Zorro (2005); Vem Dançar (2006); Cidade do Silêncio (2006); O Amante (2008); Jogo Entre Ladrões (2009); A Pele que Habito (2011); O Príncipe do Deserto (2011); Machete Mata (2013); Os Mercenários 3 (2014); Agente do Futuro (2014);  Os 33 (2015); Altamira (2016); Stoic (2017), Borboleta Negra (2017)


Omar Sharif (1932 - 2015)

Lawrence da Arábia (1962); Gengis Khan (1965); Doutor Jivago (1965); A Noite dos Generais (1967); Funny Girl - A Garota Genial (1968); Sementes de Tamarindo (1974); Funny Lady (1975); Ashanti (1979); Top Secret! Super Confidencial (1984); Montanhas da Lua (1990); O 13º Guerreiro (1999); Mar de Fogo (2004)


Clive Russell

O Poder de um Jovem (1992); A Nação do Medo (1994); Tempo de Inocência (1999); O 13º Guerreiro (1999); O Violinista que Veio do Mar (2004); Rei Arthur (2004); Livro de Sangue (2009); Fim da linha (2009); Sherlock Holmes (2009); O Lobisomem (2010); O Homem de Palha (2011); Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011);Thor: O Mundo Sombrio (2013); O Jovem Messias (2016); Game of Thrones (seriado 2013 e 2016).

Vladimir Kulich

O Grande Terremoto de Los Angeles (1990); Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos (1993); Crackerjack (1994); Escorpião Vermelho 2 (1994; Crash (1995); O 13º Guerreiro (1999); Sangue e Honra (2011); O Protetor (2014); Cão Selvagem (2017); O Cobrador de Dívidas (2018); The Debt Collector 2 (2020)

Diane Venora

Lobos (1981); F/X: Assassinato sem Morte (1986); Ironweed (1987); Bird (1988); Chicago Hope (seriado 1994 a 1995);  Os Três Desejos (1995); Fogo Contra Fogo (1995); O Substituto (1996); Romeu + Julieta (1996); O Chacal (1997); Crime Verdadeiro (1999); O 13º Guerreiro (1999); Hamlet: Vingança e Tragédia (2000); Correndo Contra o Tempo (2000); Megiddo (2001); À Beira do Abismo (2004); Páginas de uma Vida (2005); Stiletto - A Vingança Nunca Foi Tão Doce (2008); O Pequeno Hércules (2009); Entre Segredos e Mentiras (2010)

Sven-Ole Thorsen

Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Jogo Bruto (1986); Máquina Mortífera (1987); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Harley Davidson e Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Máquina Mortífera 3 (1992); Nemesis - O Exterminador de Androides (1992); Vencer ou Morrer (1993); Dragão: A História de Bruce Lee (1993); O Último Grande Herói (1993); O Alvo (1993); Em Terreno Selvagem (1994); Rápida e Mortal (1995); Ameaça Nuclear (1996); Queima de Arquivo (1996); George: O Rei da Floresta (1997); Kull - O Conquistador (1997); Best of the Best 4 - Sem Aviso (1998); O 13º Guerreiro (1999); O Fim dos Dias (1999); Gladiador (2000); Efeito Colateral (2002); Timecop 2 - O Guardião do Tempo (2003); Refém (2005);


4 comentários:

  1. Caraca amigo, tu faz um baita trabalho, é um post muito completo e legal de ser lido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ruan Fröhlich
    Sim, determinados posts chegam a consumir alguns dias até ficarem prontos, porque demanda pesquisa em publicações oficiais estrangeiras e nacionais da época, além de rever novamente o filme para compreendê-lo agora numa visão analítica. Que bom que você gostou. Ainda há muito a ser postado (atualmente há 763 postagens, quem sabe consigo chegar a 1000?). Muito obrigado pelo comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã dessa obra! Muito bom seu post, parabéns pelo trabalho, nunca parei para ouvir a trilha sonora, estou a conhecer agora.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite "Eu, Eu mesmo ..."
    Obrigado pelo comentário e que legal que o post agradou. A trilha sonora é bem legal sim. Muito obrigado por comentar, volte sempre e um Feliz Natal !

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre