segunda-feira, 1 de maio de 2017

WHIPLASH: EM BUSCA DA PERFEIÇÃO / WHIPLASH (2014) - ESTADOS UNIDOS




OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS ?
(o texto contém alguns spoliers)

Andrew (Miles Teller) é um jovem iniciante na escola de música Shafer, em Nova York. Andrew quer ser o melhor baterista que sua aptidão e determinação revelarem. Fletcher (J.K. Simmons) é o professor mais conceituado da escola. Ao ver o jovem praticando, o convida a participar de ensaios em sua orquestra, famosa por revelar jovens talentos para a música, porém seus métodos estão longe de serem considerados normais


Eleito pelo público e júri como melhor filme no Festival de Sundance, Whiplash (que pode ser traduzido como "o som de uma chicotada") mostra a relação aluno / professor levada a extremos: Fletcher se revela arrogante, autoritário, manipulador, ególatra, intolerante, sempre em busca da perfeição à frente a sua orquestra. O medo e o assédio moral são suas armas para inspirar respeito e submissão. Na hora de convidar seus alunos é um homem sereno. A partir do momento que são ingressam em sua orquestra se torna um torturador psicológico. Andrew é um jovem criado pelo pai (o ator Paul Reiser da famosa série “Mad About You” – “Louco Por Você”). Deseja ser o melhor baterista de Jazz. Uma lenda. Em sua busca pela perfeição conhece Fletcher e entra numa relação ódio / admiração. Esse efeito passa a influenciar sua vida: não tem amigos, não se entende com a família e tem problemas em seus relacionamentos. Treina exaustivamente a quase levá-lo a beira do esgotamento físico e psicológico. Ele tem a opção de não "entrar no jogo", mas o faz. A procura do professor por um novo “Charlie Parker” alimenta ainda mais sua obstinação.



É um filme sobre obsessão, autoestima, sobre o conceito de líder, sobre poder, sobre o papel do professor / aluno...   O diretor Damien Chazelle (que também escreveu a história) foi baterista e teve um professor linha dura. Muitos dos diálogos são inspirados em sua experiência. Chazelle ganharia o Oscar de Melhor Direção em seu filme posterior: “La La Land” (2016). Aliais o ator Miles Teller, apesar de não ser músico profissional, toca bateria desde criança. Essa habilidade o permitiu ter feito boa parte das cenas, dando veracidade frente ao instrumento. 



Falar dos dois principais atores é obrigatório: J.K. Simmons conhecido como o JJ Jameson, da trilogia Homem Aranha de Tobey Maguire, está excelente no papel de um homem que inferniza a vida de seus alunos em prol da busca de um talento. Sua atuação me lembrou demais seu personagem do seriado "OZ" (1997-2003). Sua atuação é arrebatadora e o ator consegue fazer o espectador ter ódio por seu personagem. Essa linha de atuação me trouxe também à memória o ator R. Lee Ermey e sua incrível performance no filme de guerra “Nascido Para Matar”, onde leva seus recrutas à beira de um colapso com um resultado surpreendente. Miles Teller é outro que está muito bem. Revela-se um jovem talento com muito futuro, mas tem  que tem cuidar bem da carreira. Era cotado para o filme Lala Land e acabou sendo substituído pelo ótimo ator Ryan Gosling (Drive). Teller teria pedido muito alto conforme fontes, mas sua versão é de que foi preterido sem ser comunicado diretamente pelo diretor.



Whiplash  é, principalmente, um filme sobre o Jazz. Uma modalidade musical que vem caindo no ostracismo e as novas gerações não são mais apresentadas a ele. O diretor Damien Chazelle criou sua trilogia de Jazz nos filmes "Guy and Madeline on a Park Bench" (2009), "Whiplash" (2014)  e "La La Land" (2016) e tenta mostrar como as entregas, loucuras e sacrifícios podem ser aceitas quando um músico tenta alcançar o topo. Fletcher, acredita, apesar de tudo, que tudo o que faz é para conseguir aflorar naqueles estudantes seus reais dons. Separar o joio do trigo. Fletcher também é um entusiasta do Jazz e sua frase (aqui adaptada do samba) poderia ser : "Não deixe o Jazz morrer, não deixe o Jazz acabar ...). E nessa peregrinação para encontrar um novo talento, que não surge, ele se torna um homem sem tempo, sem paciência. Sua explicação sobre a frase "bom trabalho" demonstra sua visão. Não há mais tempo para músicos medianos. O Jazz precisa novamente de talentos como outrora. Que surjam e o revolucionem novamente. E, em sua busca, Fletcher pode encontrar um gênio ou pode afastá-lo definitivamente da música, mas pela sua ótica "o fora de série" só surgirá através de sacrifícios, obstinações e provações. E terá que existir um professor que lhe exija ao máximo. Ele não consegue enxergar em meio a sua obsessão outro método. E fica a pergunta : os fins justificam os meios ?



A trilha sonora do filme é de muito bom gosto. Mesmo não sendo um apreciador do Jazz, o repertório me prendeu. Mérito para o diretor que trabalhou a câmera em cima da bateria, através de uma perspectiva inspiradora e a edição de Tom Cross, com seus cortes rápidos tornando as peças musicais muito dinâmicas. Destaque para a música Caravan que “cola” nos ouvidos.



Whiplash chegou meio quieto, passou rápido pelos cinemas brasileiros, mas causou ótima impressão recebendo várias premiações. É um filme instigador e reflexivo por suas várias abordagens e que deixa o espectador imerso na estória. Sua virtude é ser imprevisível e, mesmo que tenha uma cena um tanto quanto forçada, em nada tira o mérito desse filme, que merece ser melhor divulgado.

Trailer:




Curiosidades:
Whiplash é também o  título de uma música do saxofonista Hank Levy (1927-2001).

Charles Parker Jr, (1920 – 1955), comentado no filme, foi um saxofonista americano de jazz e compositor. Também chamado de "Bird". O diretor Clint Eastwood, em 1988, dirigiu um filme que conta a vida do músico, onde  Forest Whitaker foi o protagonista. O filme se chamou "Bird"

Damien Chazelle ganhou o Oscar de melhor diretor por La La Land, aos 32 anos , sendo o mais novo a receber tal prêmio nesta categoria.

O poster na parede do quarto de Andrew refere-se ao baterista Buddy Rich, assim como um cd que o protagonista escuta no inicio do filme.

O filme foi realizado em 19 dias.

Miles Teller e J.K. Simmons filmaram várias vezes a cena que simulam os tapas, até os atores decidirem fazer a cena de forma real. A cena acabou sendo a utilizada.

O diretor muitas vezes não gritou corta para que Miles Teller fosse levado a exaustão.

Miles Teller criou bolhas nas mãos e o sangue ficou nas baquetas e no instrumento,

J.K. Simmons havia aprendido piano no passado e tomou novas lições para apresentar-se em cena.

Nate Lang, no papel de Carl, foi o responsável por treinar os atores Miles Teller and Austin Stowell (Ryan).

Em seu encontro com Nicole, Andrew cita um instrumentista chamado Jackie Hill de 1938. Esse é um nome fictício. Quem fez a música foi o jovem artista Justin Hurwitz que também produziu para La La Land.

Dane DeHaan (o "Duende Verde" do filme "O Espetacular Homem Aranha") foi cogitado para o papel de Andrew.

Melissa Benoist (que faz Nicole) virou protagonista da série Supergirl (2015-2017).

"Not quite my tempo ", termo utilizado pelo personagem, ao longo da projeção, não tem tradução para a língua portuguesa. Poderia ser entendido, livremente, como "Não está dentro do meu tempo (musical)" ou "Não está me acompanhando"

Trilha Sonora:
Whiplash interpretado por Hank Levy
Caravan interpretado por John Wasson
Snare Liftoff (I Want To Be One Of The Greats) interpretado por J.K. Simmons
What's Your Name (If You Want The Part, Earn It) interpretado por J.K. Simmons
Good Job (He Was A Beautiful Player) interpretado por J.K. Simmons
Too Hip To Retire interpretado por Tim Simonec
Fletcher's Song In Club interpretado por Justin Hurwitz
Practicing interpretado por Justin Hurwitz
Overture interpretado por Justin Hurwitz
Invited interpretado por Justin Hurwitz
Call From Dad interpretado por Justin Hurwitz
Carnegie interpretado por Justin Hurwitz
Hug From Dad interpretado por Justin Hurwitz
Accident interpretado por Justin Hurwitz
Ryan / Breakup  interpretado por Justin Hurwitz
Drum Battle interpretado por Justin Hurwitz
Dismissed interpretado por Justin Hurwitz
When I Wake interpretado por Justin Hurwitz
Casey's Song interpretado por  Justin Hurwitz
Intoit interpretado por Stan Getz
Upswingin' interpretado por Tim Simonec

Filmografia Parcial:
J.K. Simmons
Medidas Extremas (1996);  O Chacal (1997); Por Amor (1999); Outono em Nova York (2000); O Dom da Premonição (2000); A Mexicana (2001);Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado 2000 -2001);  Oz  (seriado - 1997 a 2003); Homem-Aranha (2002); Mar de Fogo (2004); Matadores de Velhinha (2004); Homem-Aranha 2 (2004); Obrigado por Fumar (2005); Homem-Aranha 3 (2007); Enterrem Meu Coração na Curva do Rio (2007); Juno (2007); Queime Depois de Ler (2008); Força Maligna (2009); Garota Infernal (2009); Paixão Obsessiva (2011); Jobs (2013); Refém da Paixão (2013);Virando a Página (2014); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015); La La Land: Cantando Estações (2016); O Contador (2016); Liga da Justiça (2017) 
 
Miles Teller
Reencontrando a Felicidade (2010); Footloose: Ritmo Contagiante (2011); Projeto X: Uma Festa Fora de Controle (2012); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); Divergente (2014); A Série Divergente: Insurgente (2015); Quarteto Fantástico (2015); A Série Divergente: Convergente (2016); Arrume um Emprego (2016); Cães de Guerra (2016); Sangue Pela Glória (2016);  Honra ao Mérito (2017);  Homens de Coragem (2017); Too Old To Die Young (seriado 2018); Top Gun: Maverick (2022)

Paul Reiser
Um Tira da Pesada (1984); Aliens, O Resgate (1986);  Um Tira da Pesada II (1987); Creizipipol - Muito Loucos (1990); Objetivo Final (2002); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); Vida Após Beth (2014); Um Homem Entre Gigantes (2015); A Escuridão (2016)

Chris Mulkey 

Rambo - Programado Para Matar (1982); 48 horas (1982); Runaway - Fora de Controle (1984), O Escondido (1987); A Última Ameaça (1996); Estranha Obsessão (1996); Meu Nome é Radio (2003); Mistérios da Carne (2004); Terra Fria (2005);  Dirty: O Poder da Corrupção (2005); Os Desconhecidos (2006);  D-War: Guerra dos Dragões (2007); Cloverfield: Monstro (2008);  Condenados ao Passado (2008); Shattered! (2008); The Perfect Game (2009); Lua Negra (2009); Rehab (2011); Um Dia Desses (2012); Jogos de Interesses (2012); Unidas pela vida (2013); Uma Noite de Crime (2013); Capitão Phillips (2013); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); Idênticos (2014); O Último Fim de Semana (2014); Conspiração e Poder (2015); King: Uma História de Vingança (2016); O Perigo Bate à Porta (2016); Loucuras em Família (2017); Gotti: O Chefe da Máfia (2018); Gloria Bell (2018); Assassinato em Sparrow Creek (2018); Suprema (2018); Crime e Desejo (2019); Rogue Warfare: The Hunt (2019); Rogue Warfare 3: Death of a Nation (2020); Emerald Run (2020)


2 comentários:

  1. Esse é um filme com uma grande história, amei o elenco. Lembro os papeis iniciais de Miles Teller, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador, sempre demostrou seu talento. Desfrutei muito sua atuação vi Homens de Coragem trailer e fiquei emocionada, cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco, sobre tudo é baseado em faitos reais, a história me tocou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Scarlet Nava. O filme é muito bom realmente e o elenco fez a diferença. Miles Teller tem feito bons trabalhos e essa produção abriu caminho para novos projetos que o ator deverá aproveitar com o seu talento. Homens de Coragem ainda não vi. Vou dar uma olhada. Após o seu comentário atualizei a biografia do ator com novos filmes. Muito obrigado por comentar e volte sempre. Abraços

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre