quinta-feira, 3 de novembro de 2022

O INCRÍVEL HULK / THE INCREDIBLE HULK (2008) - ESTADOS UNIDOS

A COR DA FÚRIA

Bruce Banner (Edward Norton) é exposto a uma altíssima dosagem de raios gama, em uma experiência do governo americano, transformando-se em uma criatura gigantesca e de poder incomensurável. Passa a ser caçado pelo General Ross (William Hurt), pai de sua amada Betty (Liv Tyler), cujo intento é conseguir descobrir como tirar de seu corpo a matéria prima para utilizar no programa do Super Soldado (o programa que criou o Capitão América). Para tanto, resolve recrutar Emil Blonsky (Tim Roth), um soldado soviético que atua em missões especiais sem informá-lo da mutação pela qual o cientista passa. Banner refugia-se no Brasil, mais especificamente na Comunidade da Rocinha (leia-se comunidade Tavares Bastos), tentando viver incógnito em busca de uma cura para sua maldição. Quando o cientista é localizado, seu alter ego emerge mostrando toda a sua fúria e criando em Blonsky o desejo de possuir o mesmo poder. 

Capítulo Dois (O primeiro foi “Homem de Ferro”, lançado meses antes) da “Fase Um” no Universo Cinematográfico Marvel. E segunda tentativa de se lançar o Gigante Esmeralda no gosto popular. Após o confuso e comercialmente fracassado filme de Ang Lee em 2003, realizaram um filme com o personagem mais realista, em efeitos muito bem realizados, agora através do diretor Louis Leterrier (Carga Explosiva, Cão de Briga e Truque de Mestre). A Marvel ainda via seus heróis sendo lançados através de produtoras e estúdios da qual havia licenciado seus direitos por problemas financeiros: a trilogia Blade, Homem Aranha, X-Men e  Quarteto Fantástico 1 e 2 traziam um novo público para conhecer o mercado de heróis que até então era mais voltado a fãs dos quadrinhos, enquanto heróis como Demolidor, Justiceiro (com 3 filmes e três atores diferentes) e Kull não decolavam em adaptações pouco atrativas. Homem de Ferro estreara nos EUA em 30 de abril de 2008 (e no Brasil na mesma data) com um orçamento de 140 milhões e uma arrecadação mundial de quase 586 milhões. E um projeto ambicioso: criar uma saga (“Fase Um”) de Heróis da Marvel que culminaria nos filmes dos Vingadores, mas O Incrível Hulk (lançado em 08 (premiere) de junho nos EUA e dia 13 no Brasil) teria que dar certo financeiramente, pois estava no planejamento (tanto que Tony Stark surge nos créditos finais com Ross criando um elo - Este é o único filme da “Fase Um” do Universo Cinematográfico da Marvel em que Nick Fury não aparece). Só que o orçamento de 150 milhões só colheria uma arrecadação mundial de pouco mais de 264 milhões. A direção a ser tomada, para os envolvidos, parecia óbvia: produto que não gera (grande) lucro, não vale a pena continuar e a Universal Pictures ainda detinha os direitos de filmagem de um filme solo. Mas este era apenas um dos problemas... 

O diretor Louis Leterrier (Cão de Briga, Carga Explosiva 2, Fúria de Titãs) soube realizar uma boa adaptação, na qual deu a dinâmica necessária ao personagem, agradando aos fãs dos quadrinhos e aqueles que acompanharam o seriado. Este Hulk, digitalizado, tem ótimas cenas de efeitos especiais, como o enfrentamento na universidade e sua luta contra o vilão Abominável. O roteiro revela-se bem amarrado e fácil de ser acompanhado. O diretor realizou um bom trabalho, após o fracasso comercial de 2003 de Ang Lee, um confesso leitor de quadrinhos, que teve um roteiro confuso para rodar, afastando até algumas pessoas de assistirem essa nova versão. A rápida explicação no início, com cenas intercaladas, mostra, com muita propriedade, como tudo aconteceu e "pula" partes que não agregariam ao filme, indo diretamente para a ação. As filmagens no Brasil também foram acertadas, destacando a já citada comunidade Tavares Bastos (RJ), escolhida por ser um local seguro para as filmagens; a Escadaria de Santa Teresa, conhecida como "Escadaria Selaron", em homenagem ao ceramista Jorge Selaron, falecido em janeiro de 2013 em condições não totalmente esclarecidas e, até o "Largo das Neves", também em Santa Teresa, na cena da feira na "Guatemala". 

A origem criada para este longa foi uma combinação dos quadrinhos da linha Marvel Ultimate (Soro do Supersoldado) e do seriado de O Incrível Hulk (exposição excessiva à radiação gama). Nos quadrinhos originais americanos anos 60, lançados por aqui pela Editora Ebal e Bloch (e dado continuidade também pelas editoras RGE, Abril e Panini), o cientista tenta salvar o jovem Rick Jones, que entrara inadvertidamente em um campo de testes nucleares. Ele o salva, mas sofre o impacto de uma explosão de radiação gama se transformando em uma criatura cinza apelidada de Hulk. Betty Ross não era uma cientista e colega de trabalho de Bruce Banner. Ela era simplesmente uma civil e filha de Ross. Já Emil Blonsky, um agente da KGB, assume uma aparência reptiliana escamosa, tornando-se o Abominável através de um experimento na Base Gama, mantendo sua consciência e inteligência. No seriado da Tevê, David Bruce Banner vê sua esposa falecer em um acidente de carro e fica obcecado em buscar a origem da força que algumas pessoas apresentam, em certas ocasiões, ao conseguirem salvar pessoas em situações de risco.  O que ele não conseguira com a esposa. Ele se submete a um experimento, mas se transforma na criatura e foge, sendo dado como morto em um incêndio no laboratório, mas passa a ser perseguido por um repórter que vê a criatura saindo do laboratório e deseja descobrir sua origem indo em seu rastro toda vez que surge uma informação do “Hulk”.

Existem várias referências ao seriado a serem observadas: a sequência que mostra Banner sendo bombardeado pelos raios gama, no laboratório. Uma inspiração muito bem vinda (imagem acima); a primeira transformação, em close do personagem, como no seriado protagonizado por Bill Bixby (falecido em 1993), que é homenageado na cena em que Banner assiste tevê no início. Lou Ferrigno (o Hulk da Tevê e hoje xerife-assistente do Condado de Los Angeles) é outro homenageado, na cena em que Banner vai entregar a Pizza na Universidade Culver. (imagem mais abaixo) e sem esquecer da primeira cena de encontro entre Betty e Banner na chuva, uma analogia a cena do final de cada capítulo do seriado em que o personagem caminhava solitário pedindo carona (só faltou o tema "The Lonely Man"). Temos também várias referências aos quadrinhos: os personagens de Banner, Betty, Ross, Blonsky (com uma origem bem diferente. Originalmente, O Abominável voltaria como antagonista coadjuvante em Vingadores: Era de Ultron (2015), mas foi descartado, resurgindo em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis). Dr. Sanson e o Líder, estes dois últimos, preparados para uma possível continuação que não houve; a SHIELD (de Nick Fury) sendo citada quando rastreiam Betty e Banner; e um super-herói que aparecerá no final do filme. Fora o famoso soro do super soldado (ou "Soro Vita", como nos quadrinhos dos anos 60/ 70 /80), a experiência que tornou o jovem franzino Steve Rogers no Capitão América)

Quanto ao elenco, se comparado ao de 2003, tenho algumas colocações de gosto pessoal. William Hurt (com uma motivação mais sólida) fez muito bem o papel de General Ross (só reapareceria em “Capitão América: Guerra Civil” (2016)), assim como o fez Sam Elliott (com obsessão por apenas destruir a criatura). Elliott demonstrou interesse em reprisar o seu papel. Betty Ross, ao meu ver, ficou muito melhor na pele de Jennifer Connelly, mais equivalente em idade a Bana / Norton do que Liv Tyler (a filha do vocalista do Aerosmith) que, em alguns momentos, parece muito nova para o papel de uma experiente cientista e namorada do personagem de Norton. 


Norton, aliás, me pareceu ter feito um personagem bem mais interessante do que o de Bana (que foi convidado a reprisar seu papel, mas recusou), que parecia meio deslocado no personagem. Louis Leterrier queria Mark Ruffalo para o papel de Bruce Banner, mas a Marvel insistiu em Norton (uma indicação de Lou Ferrigno) fã de quadrinhos do personagem. Quanto a comparação com o “Hulk Vingador” de Mark Ruffalo, fica um empate. Se Norton é muito mais eficiente em cenas de ação, Rufallo trouxe a melancolia de sua maldição no ponto certo nos primeiros filmes, o seu “Doutor Hulk” atual tem desagrado muitos fãs, principalmente na série She-Hulk, mas um ator não funcionaria no filme do outro. Mas desavenças entre Norton e a Marvel fizeram com que o ator saísse do projeto. 

Podemos ver que aqui já havia uma intenção do personagem de controlar a criatura. Muitos ficaram perdidos, achando esse Hulk mais forte e furioso do que o de Ruffalo, mas a ideia era de certa forma diminuir essa fúria (como vemos no final do filme) até porque esta versão do Hulk teria certas dificuldades de trabalhar em grupo, além de Norton não ter uma veia cômica, o que agradou muito aos fãs de Rufalo no filme do grupo mais famoso da Marvel, mas devemos ter em mente que esse filme fez parte do Projeto Vingadores – A “Fase Um” do Universo Marvel (só que a mudança de ator atrapalhou um pouco e não tivemos mais filmes solo do personagem também por outros motivos). Vendo o fim da saga com Vingadores Ultimato, fica mais fácil a observância desse aspecto. 

Não sei se Norton interagindo com Downey Jr funcionaria, até porque os atores dividiriam os holofotes em pé de igualdade. Rufallo atuou um pouco mais abaixo na escala de importância (não do personagem). Não consigo imaginar Norton fazendo "Thor: Ragnarock" ou o "Dr Hulk" de Ultimato. Tim Roth, como o mercenário (nos quadrinhos, como já dito, era um agente da KGB) que inocula o soro do Capitão América no corpo e embaralha tudo com os raios gama, foi uma escolha mais do que acertada para o papel e o filme deve muito a sua interpretação vigorosa e inspirada. De acordo com Tim Roth, Edward Norton reescreveu cenas todos os dias (a reescrita de Norton adicionou o personagem Doutor Sansão para futuros filmes). Já o confronto do Abominável (muito bem caracterizado, ainda que diferente dos quadrinhos – uma opção dos envolvidos) contra o Hulk, que deveria ser o grande clímax do filme, foi muito bem realizado , mas poderia ter um pouco mais de cenas de combate 

O Incrível Hulk pode ser considerado um bom filme, não ótimo, se comparado ao sucesso da franquia Homem de Ferro e ao filme dos Vingadores, mas é uma boa pedida, pois é uma produção bem dirigida, com um bom roteiro, ótimos atores e efeitos adequados. Entrega uma origem do personagem mais próxima ao seriado dos anos 80 e não dos quadrinhos (assim como foi feito com Homem de Ferro, ou seja, uma atualização para os anos 2000). Para fãs e não fãs da  criatura que quanto mais furiosa fica, mais forte se torna.

Trailer: 

 



Curiosidades:

A primeira versão do Hulk era cinza.

Depois que Hulk derrota o Abominável, um helicóptero sobrevoa e ilumina o Hulk. A luz é tão brilhante que faz sua pele parecer cinza, o que é uma referência à sua pele cinza original nos primeiros quadrinhos do Hulk.









O instrutor de artes marciais que (com a permissão de Bruce) lhe dá alguns tapas durante o treino, é interpretado pelo renomado Grande Mestre de Jiu-Jitsu Brasileiro Rickson Gracie, cuja família foi fundadora do Jiu-Jitsu Brasileiro. No Brasil, é chamado: "Gracie Jiu-jitsu". No entanto, seu papel é nomeado nos créditos como um "Instrutor de Aikido". Aikido é uma arte marcial de estilo suave, onde os praticantes usam técnicas para redirecionar o impulso de seu atacante contra eles, sem se machucar. No entanto, o Jiu-jitsu é uma arte marcial de estilo difícil, e Bruce demonstra sua técnica de queda "atirar" com seu atacante, durante a cena de perseguição na fábrica e na rua.

O novo namorado de Betty é obviamente "Doutor Samson", enquanto o médico que trabalha com Bruce é Samuel Sterns, destinado a ser o vilão "Líder". Durante o clímax, um pouco do sangue de Bruce Banner cai em um ferimento na cabeça que Sterns tem. Sua cabeça começa a pulsar e se expandir enquanto ele dá um sorriso sinistro.

Quando Hulk e Abominável começam a luta no Harlem, Abominável cospe um dente depois de levar um soco. Em Vingadores: Era de Ultron (2015), uma cena semelhante ocorre durante a luta Hulkbuster vs. Hulk na África do Sul.






Nos quadrinhos, Bruce originalmente se transformou no Hulk à noite, semelhante a um lobisomem. Como um aceno para isso, a primeira transformação de Bruce neste filme aconteceu à noite. Da mesma forma, em Hulk (2003), as duas primeiras transformações de Hulk de Bruce aconteceram à noite.

(por volta de 1h) A cena da gruta entre Betty e o Hulk foi inspirada em uma cena do Livro 5 de "Hulk Gray" de Jeph Loeb e Tim Sale.









Durante todo o filme, objetos verdes podem ser vistos. Roupas de espectadores, livros, líquidos em vidraria de laboratório, lâmpadas, tampas de garrafas, um tom na armação dos óculos de Betty Ross, etc.

A pessoa com quem Bruce Banner está falando no computador perto do início do filme, "Mr. Blue", está vestindo uma camisa azul quando eles se encontram mais tarde no filme.

Bill Bixby, Lou Ferrigno: As duas estrelas de O Incrível Hulk (1977) têm participações especiais: Bill Bixby é visto na televisão, em clipe do seriado "Papai Precisa Casar" (The Courtship of Eddie's Father 1969), e Lou Ferrigno (que também dubla o Hulk) interpreta um segurança na cena com Norton.

De acordo com Louis Leterrier, a cena final (Banner sorri enquanto seus olhos ficam verdes) foi uma cena deliberadamente ambígua. Era para mostrar que Bruce finalmente aprendeu a controlar o Hulk (para uma nova sequência) ou se tornará uma ameaça (como um vilão no filme de Os Vingadores (2012)). Em última análise, o Hulk se torna um membro da equipe em Os Vingadores (2012), e Banner ainda revela seu segredo de manter a calma. Ele está sempre com raiva.

(em cerca de 32 minutos) De acordo com o General Ross, o projeto do soro que transformou Bruce Banner no Hulk foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial. Este é um "teaser" de Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), cujo herói foi criado na década de 1940 com o uso de um soro especial. Além disso, a pessoa que toma o soro deve ser tratada com uma forma única de radiação. Quaisquer acidentes ou desvios do procedimento podem causar efeitos colaterais horríveis, como acontece com Banner e Blonsky, bem como Johann Schmidt/Caveira Vermelha.

Nos quadrinhos, Emil Blonsky assume uma aparência reptiliana escamosa, tornando-se o Abominável. Louis Leterrier sentiu que, embora isso fosse interessante, não fazia sentido, considerando que não havia mistura de répteis em sua origem. Assim, neste filme, a aparência de Blonsky é redefinida substancialmente, para ter sua pele, músculos e ossos exagerados, e saindo por todo o corpo. Leterrier descreve Blonsky como "um super-humano, assim como o Hulk, mas um humano que foi injetado com algo nos lugares errados, e esses lugares estão crescendo de maneira diferente". Os Artistas de Efeitos Visuais pensam em Blonsky como "um cara que se transforma, mas não está acostumado a ter essas novas propriedades. Por exemplo, ele é muito mais pesado, então quando ele anda pela calçada, ele está tropeçando, porque seu peso está destruindo a calçada. "






Ao contrário da crença popular, este filme não contém uma cena pós-créditos. A versão original do teatro ocorreu durante os créditos, mas foi alterada para DVD e Blu-ray; a famosa cena de Tony Stark (Robert Downey Jr.) se aproximando do General Ross (William Hurt) é a cena final do filme principal, e ocorre antes dos créditos. Tal como está, este é o único filme do Universo Cinematográfico da Marvel que não contém uma cena pós-créditos nem uma cena de meio-créditos.

Hulk tem um total de seis palavras, fornecidas por Lou Ferrigno: "Leave Me Alone", "Hulk Smash" e "Betty".

Uma cena em que um Bruce Banner sem esperança chega ao Ártico para cometer suicídio foi apresentada no trailer, mas foi considerada muito sensível para os jovens espectadores e foi removida do filme.

Stan Lee: (por volta dos 13 minutos) o escritor de quadrinhos que co-criou O Incrível Hulk em 1962 é o homem que bebe o refrigerante contaminado com o sangue de Bruce Banner.








Embora cortado da exibição nos cinemas, Capitão América quase pode ser visto no "início alternativo" no DVD e Blu-Ray. Quando o último pedaço de gelo se quebrar em direção à tela, aperte o botão de pausa. Lá, congelado no gelo, está Capitão com seu escudo (dá para entender porque a cena foi descartada)



Liv Tyler assumiu o papel de Betty Ross de Jennifer Connelly. Tyler e Connelly apareceram como irmãs em Círculo de Paixões (1997).

Denise Cronenberg desenhou os figurinos para este filme, bem como para o filme anterior de seu irmão David Cronenberg, A Mosca (1986). Jeff Goldblum foi considerado para o papel de Bruce Banner, e mais tarde apareceu ao lado de Banner/Hulk em Thor: Ragnarok (2017).

Dominic Purcell (do seriado Prision Break) também foi considerado para o papel principal de Bruce Banner.

Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas) fez o teste para o papel de Bruce Banner/Hulk, mas foi recusado.

Nos quadrinhos, o nome original é Robert Bruce Banner. Na adaptação televisiva (1978-1982) optou-se por usar o nome David Banner, o que até hoje causa confusão, mas no primeiro episódio da série vemos na lápide do personagem o nome David Bruce Banner.








A versão televisiva teve 82 episódios

Hulk já enfrentou Superman e Batman da Editora DC 










Depois que o Hulk aparece na Culver University, dois estudantes são entrevistados no noticiário, chamados Jack McGee e Jim Wilson. Jack McGee era um repórter de tablóide que tentou rastrear o Hulk na série de televisão O Incrível Hulk (1977), e nos quadrinhos, Jim Wilson era um jovem fugitivo que fez amizade com o Hulk e era sobrinho de Sam Wilson / Falcão.

Na cena do mercado em Chiapas, ouve-se o tema "Lonely Man" da série de televisão O Incrível Hulk (1977), que tocava sempre que o Dr. David Bruce Banner estava na estrada viajando de um lugar para outro, na partitura musical.

Paul Soles, que interpreta "Stanley", o dono da pizzaria, forneceu a voz do Homem-Aranha na série animada Hulk (1966). O nome do personagem também pode ser outra homenagem ao co-criador do Hulk, Stan Lee.

O visual do Hulk foi baseado nos desenhos do artista de quadrinhos Dale Keown, onde "O Hulk, além de perfeito, tem zero gramas de gordura, é todo esculpido e é definido por seus músculos e força, então ele é como um tanque".


No início do filme, aparece um rápido vislumbre dos conhecidos associados de Bruce. Um dos nomes mostrados é o de Rick Jones. Na história em quadrinhos do Incrível Hulk, Rick Jones era um órfão que dirigiu para o local de teste de armas em um desafio. Rick não sabia que a bomba gama de Bruce estava sendo testada naquele dia, mas foi salvo por Bruce assim que a bomba explodiu. Este sacrifício é o que fez com que Bruce se tornasse o Hulk. Rick, devastado pela culpa pelo que aconteceu, ficou ao lado de Bruce desde então.


O ajudante de Bruce Banner, Rick Jones, estava presente nos primeiros rascunhos, mas acabou sendo removido, uma vez que Edward Norton reescreveu o roteiro.

O abominável possui orelhas pontudas. Louis Leterrier queria que essa característica aparecesse no filme, mas raciocinou que o Hulk os morderia o que foi considerado muito intenso para um filme com faixa etária de 13 anos (nos EUA).

Stan Lee e Lou Ferrigno são as únicas pessoas que apareceram em Hulk (2003) e neste filme.

William Hurt baseou sua atuação como General Ross no Capitão Ahab, o capitão obsessivo que perseguia Moby Dick sem parar.

A produtora Gale Anne Hurd chamou o filme de "requel" porque é uma espécie de reinicialização e uma sequência de Hulk (2003). De fato, enquanto os dois filmes acontecem em continuidades diferentes, este parece continuar de onde a versão de 2003 parou. No final do filme de 2003, Banner foge do país e vagueia pelo mundo em busca de uma cura para sua condição, e este filme começa com Banner fugindo por cinco anos em busca de uma cura. 

Edward Norton foi escalado como Bruce Banner por recomendação de Lou Ferrigno, que estrelou O Incrível Hulk (1977). Ferrigno afirmou que Edward Norton o lembrou do falecido Bill Bixby, que atuou ao lado dele como Dr. David Bruce Banner. Norton, que é um grande fã da série, também interpretou um personagem semelhante em Clube da Luta (1999).

Há momentos que prenunciam Capitão América: O Primeiro Vingador (2011). Primeiro, há um retrato de Steve Rogers, o Capitão América original, no escritório do General Ross. Em seguida, uma etiqueta pode ser vista no tanque de armazenamento: "Dr. Reinstein", o médico que desenvolveu o soro do Super-Soldado que transformou Rogers no Capitão (junto com um símbolo de radiação e as palavras "vita-rays", sugerindo que o soro não deve ser usado sem eles). Louis Leterrier filmou uma cena em que Banner encontra o Capitão no Ártico, mas foi cortada do filme principal. No entanto, está nas opções de recursos especiais de algumas edições de DVD.

Além de fazer reescritas, Edward Norton dirigiu-se em algumas de suas próprias cenas também, como as cenas do campus, para economizar tempo, quando Louis Leterrier estava ocupado trabalhando com a Segunda Unidade. Isso é mencionado no Comentário do Diretor do Blu-ray.

O único filme da Fase Um do Universo Cinematográfico da Marvel a não ser distribuído pela Paramount Pictures, já que a Universal detém os direitos de "O Incrível Hulk" desde a série de televisão O Incrível Hulk (1977).

Edward Norton, um grande fã do Hulk, inicialmente recusou o papel principal, pois estava preocupado com o resultado do filme. Ao conhecer Louis Leterrier e Marvel, e ouvir sua visão, ele assinou.

Este foi o único filme independente do Hulk no Universo Cinematográfico da Marvel. Além de Lou Ferrigno, ninguém deste filme retornou aos seus papéis até William Hurt aparecer em Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e Viúva Negra (2021). Tim Roth reprisa seu papel como Blonsky / O Abominável em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), e na série do Disney+ She-Hulk (2022).

Quando Bruce se infiltra na universidade como entregador de pizza, ele suborna o segurança interpretado por Lou Ferrigno (que interpretou o Hulk na série de TV). Em um momento, os olhos de Bruce piscam em verde.

A radiação gama ampliou o efeito do soro descrito em Capitão América: O Primeiro Vingador, que é ampliar os atributos internos de uma pessoa, bem como seus atributos físicos, ou seja, os problemas de raiva de Bruce e o amor de Blonsky por uma boa luta.

Louis Leterrier estava interessado em dirigir Homem de Ferro (2008), mas quando Jon Favreau aceitou esse projeto, Avi Arad lhe ofereceu uma sequência de Hulk (2003).

(por volta de 1h 9 min) Quando Bruce Banner envia um e-mail para o Sr. Blue com seus dados, enquanto Betty compra o caminhão usado, o e-mail é rastreado através do banco de dados da Divisão de Logística de Execução de Intervenção Estratégica da Pátria (S.H.I.E.L.D.).

No quadro do Campus acima do nome de Betty Ross está Lester Richards. Esta é uma possível homenagem a Richard Lester, que dirigiu Superman II: A Aventura Continua (1980) e Superman III (1983).

O único filme do MCU a ser distribuído pela Universal Pictures. Como eles ainda detêm os direitos de filmagem do personagem Hulk, a Marvel Studios ainda não produziu um projeto solo baseado no personagem. No entanto, Hulk foi visto várias vezes no MCU mais tarde, começando com Os Vingadores (2012) interpretado por Mark Ruffalo como personagem coadjuvante.

Este continua sendo o filme de menor bilheteria do Universo Cinematográfico da Marvel (apesar de faturar mais de US $ 200 milhões).

O Hulk, como retratado neste filme, foi criado através de uma mistura de captura de movimento e animação de quadro-chave (por Rhythm & Hues). Os efeitos visuais de Hulk (2003) foram realizados pela Industrial Light & Magic, com Ang Lee fornecendo captura de movimento.

Em 2003, James Schamus havia escrito um tratamento para uma sequência direta de Hulk (2003) com o Hulk Cinzento, com O Líder e O Abominável sendo considerados como os principais vilões. No entanto, a Universal, na época, detinha os direitos de fazer o filme e, quando os direitos expiraram no final de 2005, a Marvel detinha os direitos de produção do filme, com a Universal apenas distribuindo.

Ray Stevenson foi considerado para o papel de Emil Blonsky. Mais tarde, ele interpretaria Volstagg nos filmes de Thor. Stevenson interpretou um personagem da Marvel, tendo estrelado como o Justiceiro em "O Justiceiro: Em Zona de Guerra" (2008).

Nos quadrinhos, Thaddeus "Thunderbolt" Ross mais tarde se tornaria o Hulk Vermelho. Da mesma forma, um pouco mais tarde, a filha de Ross e o interesse amoroso de Bruce Banner/Hulk, Betty Ross, se torna Red She Hulk. A prima de Bruce, Jennifer Walters, já é She Hulk e é verde em sua forma de Hulk como ele.












Betty Ross compra uma calça roxa para Bruce. Nos quadrinhos, o Hulk é quase sempre visto vestindo calças roxas.

Estilisticamente, os cineastas escolheram um tom de verde mais escuro de Hulk (2003), e decidiram não torná-lo tão grande. Seu tamanho não aumenta à medida que ele fica mais furioso, permanecendo em uma altura consistente.

Quando o General Ross está recuperando o soro do armazenamento a frio, o recipiente não só tem o nome de Dr. Reinstein (desenvolvedor do super-soro do Capitão América), mas também Crysync (o nome da empresa) sob o qual está escrito Stark Industries.

Em uma cena deletada, Blonsky descreve o Hulk para o general Greller: "Três metros de altura, 1.500 quilos fácil e verde. Ou cinza, senhor. Cinza esverdeado. Estava muito escuro, eu não poderia dizer." Esta é uma referência ao Hulk sendo cinza em sua primeira aparição em quadrinhos. Problemas com a coloração cinza na primeira edição fizeram com que a cor de sua pele fosse alterada para verde.

 

Hulk desenho Animado:




 

Hulk: Ebal , Bloch , RGE, Abril e Panini

Cartazes:












Filmografia Parcial:

Edward Norton







As Duas Faces de Um Crime (1996);  O Povo Contra Larry Flint (1996); A Outra História Americana (1998); Clube da Luta (1999); Frida (2002); Dragão Vermelho (2002); Uma Saída de Mestre (2003); Cruzada (2005); O Ilusionista (2006); O Despertar de Uma Paixão (2005); O Incrível Hulk (2008); O Primeiro Mentiroso (2009); O Legado Bourne (2012); O Grande Hotel Budapeste (2014); Birdman (2014); Beleza Oculta (2016) ;Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe (2019); The French Dispatch (2021)

Liv Tyler







Testemunha do Silêncio (1994); Beleza Roubada (1996); The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996); Círculo de Paixões (1997); Reviravolta (1997); Armageddon (1998); A Fortuna de Cookie (1999); Paixão Proibida (1999); Dr. T e as Mulheres (2000); Que Mulher é Essa? (2001); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002);O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Casamento em Dose Dupla (2008); Os Estranhos (2008); O Incrível Hulk (2008); A Tentação (2011); Frank e o Robô (2012); Sem Gravidade... Sem Cérebro (2014); Selvagem (2018); Astra: Rumo às Estrelas (2019)


William Hurt (1950-2022)







Viagens Alucinantes (1980); Testemunha Fatal (1981); Corpos Ardentes (1981); O Reencontro (1983);  Mistério no Parque Gorky (1983); O Beijo da Mulher Aranha (1985); Filhos do Silêncio (1986); Nos Bastidores da Notícia (1987); Momento do Destino (1988); Simplesmente Alice (1990); Até o Fim do Mundo (1991); Tribunal Sob Suspeita (1994); Michael: Anjo e Sedutor (1996); Cidade das Sombras (1998); A Proposta (1998); Perdidos no Espaço: O Filme (1998);  Sunshine - O Despertar de um Século (1999); A.I.: Inteligência Artificial (2001); A Borboleta Azul (2004);  A Vila (2004); Syriana - A Indústria do Petróleo (2005); Marcas da Violência (2005); O Bom Pastor (2006); Na Natureza Selvagem (2007); Ponto de Vista (2008); O Incrível Hulk (2008); A Condessa (2009);  Robin Hood (2010);  Sombras do Além (2011); A Hospedeira (2013); Um Conto do Destino (2014);  Raça (2016); Capitão América: Guerra Civil (2016); 


Tim Roth







O Traidor (1984); A Maldição do Espelho (1985); Um Mundo à Parte (1988); O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989); Cães de Aluguel (1992); Corpos em Movimento (1993); No Coração das Trevas (1993); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Fuga para Odessa (1994); Grande Hotel (1995); Todos Dizem Eu Te Amo (1996); Homens Perigosos (1997); A Lenda do Pianista do Mar (1998); Vatel, um Banquete para o Rei (2000); O Planeta dos Macacos (2001); Invencível (2001); Uma Vida Nova (2004); O Pecado da Fé (2004); Gritos do Além (2005); Água Negra (2005); A Última Aposta (2006); O Incrível Hulk (2008); A Morte de Pete Smalls (2010); Engana-me se Puder (2009); A Negociação (2012); Assassinos de Aluguel (2012); Grace de Mônaco (2014); Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014); Os Oito Odiados (2015); Coração de Corredor (2017); Um Golpe Quase Perfeito (2018); Era Uma Vez Em... Hollywood (2019); A Ilha de Bergman (2021); Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021); There Are No Saints (2022)


Tim Blake Nelson







Esta é Minha Vida (1992); Pesos Pesados (1995); Da Morte Nascem Os Heróis (1996); Joe e as Baratas (1996); Donnie Brasco (1997); Além da Linha Vermelha (1998); Hamlet: Vingança e Tragédia (2000); Por um Sentido na Vida (2002); Minority Report: A Nova Lei (2002);  Mistério dos Escavadores (2003); Crimes em Wonderland (2003); Scooby-Doo 2: Monstros à Solta (2004); Luzes, Câmera, Ação (2004); Entrando numa Fria Maior Ainda (2004);  Quem é Morto Sempre Aparece (2005); Syriana - A Indústria do Petróleo (2005); O Incrível Hulk (2008); Irmãos de Sangue (2009); Assalto em Dose Dupla (2011); O Substituto (2011); Família Moderna (2009); O Grande Milagre (2012); Lincoln (2012); Dívida de Honra (2014); O Som e a Fúria (2014); O Mensageiro (2014); Quarteto Fantástico (2015); A Longa Caminhada de Billy Lynn (2016); A Balada de Buster Scruggs (2018); O Relatório (2019); Sequestrada (2019); Invasão ao Serviço Secreto (2019); Ninguém Brinca com Jesus Quintana (2019); Justiça Além do Sistema (2021); O Beco do Pesadelo (2021); Pinóquio (narração 2022)


Ty Burrell







Evolução (2001); Wing - Nos Bastidores do Poder (1999); Madrugada dos Mortos (2004); Em Boa Companhia (2004); O Vale Proibido (2005); Amigas com Dinheiro (2006); A Pele (2006); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); O Incrível Hulk (2008); Irmãos de Sangue (2009); Jogo de Poder (2010); Butter: Deslizando na Trapaça (2011); Ovelha Negra (2012); Irmãos Desastre (2014); Cegonhas: A História que não te Contaram (2016); Uma Família da Pesada (1999); Família Moderna (seriado 2009-2020)


Lou Ferrigno







O Incrível Hulk (piloto); O Incrível Hulk (seriado 1977-1982); Hércules 85 (1983); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); As Aventuras de Hércules (1985); A Volta do Incrível Hulk  (1988); Sinbad e os Sete Mares (1989); O Julgamento do Incrível Hulk  (1989); Arena da Morte (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); A Vingança dos Sapos Assassinos (1992); Arena da Morte 2 (1994); Hulk (2003); O Incrível Hulk (2008); The Avengers: Os Vingadores (voz - 2012); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); Vingadores: Era de Ultron (voz 2015); Sharknado 3: Oh, Não!  (2015); Instant Death (2017); Purge of Thrones (2018) 


Peter Mensah







A Filha da Luz (2000); Jason X (2001); Lágrimas do Sol (2003); Mar de Fogo (2004); 300 (2006); O Incrível Hulk (2008); Avatar (2009); 300: A Ascensão do Império (2014); The Second Sound Barrier (2016); A Lenda de Sleepy Hollow (seriado 2015-2016); O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas (2018); G.I. Joe Origens: Snake Eyes (2021); Hypochondriac (2022)


Robert  Downey Jr








Mulher Nota Mil (1985); Abaixo de Zero (1987); Justiça Corrupta (1989); O Céu se Enganou (1989); Air America - Loucos Pelo Perigo (1990); Soapdish: Segredos de uma Novela (1991); Chaplin (1992); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Assassinos por Natureza (1994); O Outro Lado da Nobreza (1995);  U.S. Marshals - Os Federais (1998); Na Companhia do Medo (2003); Santos e Demônios (2006); Zodíaco (2007); Homem de Ferro (2008); O Incrível Hulk (2008); Trovão Tropical (2008); Sherlock Holmes (2009); Homem de Ferro 2 (2010);  The Avengers: Os Vingadores (2012);  Homem de Ferro 3 (2013);  Vingadores: Era de Ultron (2015); Capitão América: Guerra Civil (2016);  Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vingadores: Ultimato (2019) Dolittle (2020); Oppenheimer (2023) 


Cronologia Marvel nos Cinemas:
Conan, o Bárbaro (1982)
Guerreiros de Fogo (1985)
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Amor e Trovão (2022)
Pantera Negra: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

Fonte:

IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre