segunda-feira, 6 de março de 2023

JOVENS DEMAIS PARA MORRER / YOUNG GUNS II (1990) - ESTADOS UNIDOS


POP - WESTERN 

1950.  O Jovem Charles Phalen (Bradley Whitford) encontra em uma estrada árida um senhor de idade avançada chamado Brushy “Bill” Roberts (Emílio Estevez) que havia requerido sua presença. Um homem que diz estar à beira da morte e diz ter recebido o perdão do governador há 73 anos 3 meses. Um homem que responde por vários nomes, entre eles “William H Bones” ou “Billy The Kid”. Phalen alega que Billy fora morto (1881) por Pat Garret e todos conhecem a história. Quando pede uma prova, o senhor passa a narrar acontecimentos que ocorreram a partir de 1878. Billy tinha se juntado a Garret (Wiliam Petersen) e mais dois homens, Arkansas Dave Rudabaugh (Christian Slater) e Tom O'Folliard (Balthazar Getty) após o final da Guerra do Condado de Lincoln / Batalha de Lincoln (14 de Julho a 19 de Julho de 1878, que terminou com a dispersão dos “Reguladores”, que incluía o grupo de BIlly, e a vitória do cartel de James Dolan- essa história é contada em “Os Jovens Pistoleiros”). O novo governador do “Novo México”, Lewis Wallace (Scott Wilson), declarou “Estado de Insurreição” e passou a caçar o lado derrotado da guerra. Enquanto isso, Doc Scurlock (Kiefer Sutherland) que abandonara a antiga vida e se tornara professor é capturado e levado para enforcamento encontrando seu amigo, o mestiço Chavez y Chavez (Lou Diamond Phillips) na mesma condição.

Wallace envia mensageiros com uma proposta para Billy: anistia em troca de acusar 15 homens que estão presos em Lincoln. Lewis fala que foi uma guerra do gado e Billy diz que foi uma guerra do comercio e que seu patrão foi morto gerando a criação do bando de Billy. Só que o jovem deseja perdão e o Governador lhe propõe fingir sua prisão para que possa ser mantido seguro até sua participação no “julgamento”. Billy termina por descobrir que o governador não possuía o poder frente aos comerciantes irlandeses de Lincoln sendo deixado na prisão para ser julgado e morto. Billy consegue escapar e salva seus amigos, decidindo ir para o México, mas não contava que Pat Garret mudasse de lado, fosse nomeado Xerife, e fosse em seu encalço.

Nos anos 80 / 90 Hollywood resolveu revitalizar um gênero, há décadas praticamente esquecido: O “Western” ou “Velho-Oeste” e uma enxurrada de produções aportou nos cinemas, podemos destacar algumas: “Cavalgada dos Proscritos” (1980); “Silverado” (1985), “O Cavaleiro Solitário” (1985), “Dança com os Lobos” (1990), “Os Imperdoáveis” (1992), “Gerônimo” (1993), “Tombstone” (1993), “MavericK” (1994); “Rápida e Mortal” (1995). Alguns destes se sairiam bem nos tempos áureos. Em 1988 chegaria “Os Jovens Pistoleiros” (Young Guns), um filme com atores de produções juvenis, que a imprensa americana cunhou de geração “Brat-pack” (na análise de “Clube dos Cinco” explico esse termo) em um formato moderno, voltado para os adolescentes da época. O filme fez sucesso, com seu elenco heterogêneo, composto de seis atores principais (sete personagens “daria muito na cara” para quem é fã do gênero). Em 1990, chegaria sua continuação, em plena era da MTV americana (que no Brasil começaria a ser transmitida no mesmo ano), e com um reforço de peso: a ótima canção / balada “Blaze of Glory” composta para o filme, que estourou nas rádios e passava toda hora nos “primórdios” da MTV recheado de cenas do filme em uma montagem dinâmica. Ganhou uma indicação ao Oscar (perdeu para “Sooner or Later”, tema do filme “Dick Tracy”, cantado por Madonna – Merecido?), e por tabela fez uma tremenda propaganda do filme. Ainda que “Os Jovens Pistoleiros” (Young Guns) não tivesse passado nos cinemas brasileiros, este novo filme gerou expectativa apenas pela força do videoclipe da música. Com o tempo, muitos que não viram ambos os filmes ficaram confusos sobre qual filme a música se referia, afinal o cantor Jon Bon Jovi repete várias vezes a frase “Young Gun” e o distribuidor brasileiro, sabendo que o primeiro filme não passara por aqui, arrumou um título mais chamativo e até mais interessante para a sequência (por algum motivo inexplicável, na versão dublada, o título, no início do filme, é dito “Jovem Demais Para Morrer” - coisas do Brasil). A grande verdade é que Emilio Estevez originalmente abordou Jon Bon Jovi para pedir-lhe permissão para incluir a música "Wanted Dead or Alive" na trilha sonora e o cantor resolveu criar uma música inédita e depois um álbum completo (época do LP). Apesar do imenso sucesso a música não entrou nos comerciais dos cigarros Hollywood por aqui (Bon Jovi se apresentou no “Hollywood Rock” em 1990). Lembram-se das músicas?. E o cantor fez uma participação rapidíssima no filme, como um dos prisioneiros que tenta fugir do poço acorrentado e toma um tiro no peito.

O filme, curiosamente, aborda um caso que se tonou emblemático: o testemunho de Brushy Bill Roberts, cujo nome verdadeiro era William Henry Roberts (1879-1950) que alegou ser o verdadeiro Billy The Kid, mas nunca conseguiu provar: reza a lenda que Garret matou outro homem que testemunhas alegaram falar espanhol. E os dois homens que acompanhavam Garret nunca tinham visto Billy (morto aos 21 anos).  Ex-membros da gangue de Jesse Evans, entre eles, Jim McDaniels, The Kid, assinaram declarações confirmando sua crença de que Brushy Bill Roberts era na verdade quem dizia ser. Em 1990, um estudo usando equipamento de comparação de fotos na Universidade do Texas foi conduzido por especialistas. O estudo corrigiu o posicionamento facial e usou as mesmas técnicas de reconhecimento facial usadas pelo FBI, CIA e Interpol, que fornecem um "nível significativo de validade estatística". As fotografias de Brushy Bill Roberts aos quatorze anos pareciam se assemelhar ao conhecido tipo de Billy. Uma fotografia de Brushy aos 71 anos mostrou uma correspondência de 93%. Em 2004, os pesquisadores buscaram exumar os restos mortais de Catherine Antrim, mãe de Billy The Kid, cujo DNA seria testado e comparado com o do corpo enterrado no túmulo de William Bonney. Em 2012, seu corpo ainda não havia sido exumado (situação que permanece até hoje). No último dia no cargo de governador do Novo México, Bill Richardson descartou toda e qualquer afirmação de "Brushy" Bill Roberts de ser Billy The Kid (1859 - 1881). Curiosamente, William alegou ter nascido em 1859 e possuía um vasto conhecimento da Guerra do Condado de Lincoln e da vida de Billy. Pouco se sabia da vida do jovem pistoleiro e as histórias narradas e publicadas nos jornais da época, conforme historiadores, carecem de veracidade. Muitos acreditam que Billy realmente não foi morto no fatídico encontro com Garret. 

Partindo dessa premissa e continuando de onde “Jovens Pistoleiros” terminou, esta sequência relembra os últimos dois anos da vida de William Bonney. Jovens Demais Para Morrer, na época a 48º releitura sobre Billy the Kid e Pat Garret no cinema, cria uma história bem curiosa narrada por um homem que poderia ser ou não o delinquente / bandido / ladrão de gado / herói / mito romantizado do Velho Oeste.  Apesar de alguns críticos dizerem que o filme tem certa coerência histórica, houve certas “liberdades” criadas em prol da narrativa (elas sempre existem!). Por exemplo, o verdadeiro Jose Chavez Y Chavez morreu em 1923. O verdadeiro Josiah Gordon "Doc" Scurlock faleceu em 1929 de velhice, tendo passado grande parte de sua vida tentando se desassociar de seu passado. Talvez esse gancho seja aproveitado para “Young Guns 3” (anunciado) que trará, por enquanto, Emilio Estevez, Lou Diamond Phillps e Christian Slater.

Tendo um dos produtores James G. Robinson, filho do grande ator Edward G. Robinson, Jovens Demais Para Morrer não acrescenta muito ao velho gênero. Foi um filme feito sob medida para o público dos anos 90 com uma montagem rápida e pouca reflexão. Se ganha em ação, perde em profundidade. Saem os duelos ao por do sol de "Matar ou Morrer" e entram as perseguições e correrias. Saem os pistoleiros de  rosto encovado e surgem os galãs adolescentes com cortes de cabelos bem produzidos em uma história revestida de uma atmosfera de lamento da liberdade juvenil perdida. Não há mais os paralelos entre a América do velho Oeste com o momento da América do filme, o paralelo aqui é de um mundo que não se sujeita as antigas leis do velho-oeste e que tenta criar uma nova sociedade sem os fora da lei. Dentro dessa realidade, Billy entende que se adaptar ao novo sistema social que está surgindo seria uma forma de morrer de certa forma. Esse "pop-western" faz uma sutil e interessante metáfora com o surgimento do Novo México frente à decadência do bando de Billy bem no final do século 19. É o fim do cowboy cheio de imponência e confiança tendo agora retratos distorcidos de personagens cujas as armas compensam suas existências.


Quanto ao elenco, Emilio Estevez fez um Billy The Kid irreverente que depois da derrota em Lincoln Coutry resolve reagrupar seu bando. Seu personagem mostra-se apaixonado pelo status de celebridade e  revestido com um ar de eterna juventude. Seu destino no filme mostra-se em aberto e em acordo com a proposta dele estar vivo ainda nos anos 50. William Petersen surge bem caracterizado como um Pat Garret que deseja se estabelecer no comércio e acaba como o grande perseguidor de Billy.  Kiefer Sutherland faz "Doc" que também tentou sair de um inevitável destino tornando-se professor, mas é capturado por aqueles que querem julgar os perdedores da batalha e assim evitar novos insurgentes no futuro. Lou Diamond Phillips ("La Bamba") como o índio Chavez y Chavez tem um dos melhores papéis, talvez o único personagem com alguma profundidade. Seu destino pode ser entendido em uma frase quando ele cita que a crença de seu povo diz que quando um deles morre o "cavalo espirito" vem ao seu encontro. Assim como o personagem de Sutherland (Doc), na vida real, Chavez conseguiu  sobreviver. Christian Slater estava no início de carreira e seu personagem é pouco definido. Havia feito alguns filmes como A Lenda de Billie Jean e ganharia projeção com "Robin Hood, o Rei dos Ladrões" (1991). Alan Huck era outro quer vinha de um filme juvenil famoso: "Curtindo a Vida Adoidado". Seu papel é de um jovem fazendeiro que perdeu sua propriedade e se junta o ao grupo de Billy.  Viggo Mortensen que faz um dos auxiliares de Garret, se tornaria um ator famoso ao passar dos anos. James Coburn faz uma rápida aparição como um fazendeiro que ficou ao lado dos vencedores e tomou terras de outros colonos. Estrelara o elogiado "Pat Garrett e Billy the Kid" (1973) fazendo Pat Garret sob a direção de Sam Peckinpah. R.D. Call faz o oficial responsável pelo julgamento de Billy, mas que não tem tempo de levar a cabo sua intenção de executá-lo. Tracey Walter surge como o dono do "bar" que recebe Billy no início do filme.  Scott Wilson interpreta o governador e será lembrado pelo seriado "The Walking Dead" com o personagem Hershel.  Jenny Wright interpreta a dona do bordel que faz uma cena que parece uma referência a "Lady Godiva". Leon Rippy interpreta o xerife que tenta entregar Billy aos justiceiros. Balthazar Getty é o adolescente fascinado pela figura de Billy que decide acompanhar o grupo.  

Dirigido pelo neozelandês Geoff Murphy, Jovens Demais Para Morrer não é a melhor releitura sobre Billy The Kid. No primeiro filme, Billy estava começando a sua lenda, nesta segunda parte ele tenta terminar através de Wiliam, mas deixa em aberto novas possibilidades que deverão ser exploradas na terceira parte, que alegam estar em  produção, mas parece estar ainda na captação de recursos.  Até por parecer mais rápido, com muito mais ação, mais perseguições e tiroteios, este filme poderá agradar aqueles que fogem dos faroestes clássicos. Destaque para o fotografia de Dean Semler (“Mad Max”) e a música de Alan Silvestri.

 

Trailer:



Curiosidades:

A cena em que Arkansas Dave Rudabaugh (Christian Slater) enfia uma faca no braço de Chávez foi adicionada devido à quebra do braço de Lou Diamond Phillips durante as filmagens.

Orçado em US$ 20.000.000 (estimativa), teve arrecadação mundial de US$ 44.143.410 contra o primeiro filme que foi orçado em US$ 13.000.000 (estimativa) e arrecadou mundialmente US$ 45.661.556

Ninguém escapou da emboscada do pelotão de Garrett em Stinking Springs. Alguns ficaram feridos e Charlie Bowdre morreu. The Kid e sua gangue se renderam e foram todos levados para a prisão em Santa Fé, mas Dave Rudabaugh acabou escapando e fugiu para o México. Apesar das alegações de que ele fugiu para Montana e levou uma "vida normal", é aceito que Rudabaugh matou dois homens no México e foi decapitado logo em seguida. O governo mexicano até tirou uma foto de sua cabeça decepada como prova de que haviam executado o bandido.

Durante sua fuga da prisão, Billy (Emilio Estevez) grita "Olá, Bob" antes de atirar em Bob Ollinger (Leon Rippy) - exatamente o mesmo diálogo que o verdadeiro Billy the Kid usou durante o incidente.

Lou Diamond Phillips (Chávez) foi arrastado por um cavalo assustado ao filmar uma nova cena. Ele quebrou o braço e a rótula. O cavalo se assustou quando Emilio Estevez (Billy) disparou uma arma e jogou Lou para fora. O cavalo então correu, arrastando Lou pelo laço em volta do pescoço de Lou e amarrado ao chifre da sela. A cena nunca foi refilmada. Lou fala sobre esse incidente em Celebrity Close Calls (2010).

Autoproclamado brincalhão no set, Emilio Estevez (Billy) sofreu muitas pegadinhas de Kiefer Sutherland (Doc Scurlock) e Lou Diamond Phillips (Chavez y Chavez) no set. Durante as filmagens Estevez se vingou de Sutherland quando este filmava uma cena em uma banheira. Quando ninguém estava olhando, Estevez colocou uma barra de chocolate Baby Ruth na banheira, de modo que ela subiu lentamente à superfície durante a cena de Sutherland. Estevez comentou mais tarde em uma entrevista que se uma piada for feita contra ele, ele garantirá que outra seja feita em troca, independentemente do tempo entre elas.

O governador Lew Wallace foi o autor de "Ben-Hur".

Quando Billy (Emilio Estevez) diz "Quien es" ("Quem é" em espanhol) durante a introdução de Tom O'Folliard (Balthazar Getty), é uma possível homenagem a o verdadeiro Billy the Kid, que supostamente disse essas mesmas palavras antes de ser baleado por Pat Garrett.

Houve apenas três testemunhas do suposto assassinato de Billy the Kid por Pat Garrett: o próprio Garrett e os assistentes de xerife John W. Poe (personagem de Viggo Mortensen) e Thomas McKinney. Enquanto McKinney afirmava conhecer um pouco o Kid, Poe nunca havia posto os olhos nele. Momentos após o tiroteio, Poe disse a Garrett que havia "atirado no homem errado". Como estava muito escuro na sala para uma identificação visual, Garrett afirmou que sabia que era o Kid por sua voz, embora todos os presentes tivessem ouvido apenas sussurros. No final das contas, Poe e McKinney concordaram com Garrett, mas McKinney se retratou anos depois e afirmou, como Poe antes dele, que Garrett havia matado outra pessoa.

The Mexican Blackbird, a prostituta de que Billy fala, é uma música do ZZ Top de 1975.

Embora o filme retrate Pat Garrett e Billy the Kid como amigos íntimos que já foram parceiros no crime, isso é um exagero considerável da verdade. Na realidade, sua associação era muito mais casual por natureza, decorrente de seu patrocínio mútuo do bar Beaver Smith em Fort Sumner, onde ambos eram ávidos jogadores do jogo de cartas Casino. Eles se conheciam cordialmente, mas nunca foram amigos íntimos, nem cavalgaram juntos como bandidos.

Com exceção de "Arkansas" Dave Rudabaugh, muitos dos membros da gangue que seguiram Billy the Kid durante e após a Guerra do Condado de Lincoln não apareceram no filme, incluindo Billy Wilson, Tom Pickett e Charlie Bowdre, este último tendo sido morto no filme original.

No filme “Pat Garrett e Billy the Kid” (1973), James Coburn (como Pat Garrett) diz a frase: "Por que você não pega seu dinheiro, enfia no rabo e põe fogo nele." Neste filme, James Coburn (agora no papel de John Chisum) diz: "Bem, você pode pegar essas figuras, enfiá-las em seu rabo arrogante e colocar fogo nelas."

Quando Billy atira em Bob Ollinger, há relatos registrados de que o moda de como o filme retratou está correto. No entanto, há um grande debate sobre o que Billy gritou com Ollinger. Alguns relatos dizem que ele gritou "Olá Bob". Outros relatos dizem que ele disse: "Olhe para cima, meu velho, e veja o que você consegue." Outros dizem que ele disse "Howdy Bob". Ninguém realmente sabe o que ele realmente disse, é de conhecimento geral que ele gritou alguma coisa antes de dar o tiro mortal.

Emilio Estevez tinha 27 anos quando interpretou o Billy de 21 anos neste filme. Por outro lado, sua co-estrela Christian Slater tinha 20 anos quando interpretou Dave Rudabaugh, de 25 anos.

Tom O'Foliard é retratado como um menino de 14 anos, mas na realidade tinha 22 quando foi morto por Pat Garrett. Historicamente, ele também participou dos eventos do primeiro filme, em vez de se juntar a Billy após a Guerra do Condado de Lincoln, conforme descrito.

Brushy Bill Roberts e sua história foram amplamente esquecidos até que este filme o retratou como o narrador dos eventos que cercam a vida e os tempos de Billy the Kid e a Guerra do Condado de Lincoln. Mais livros foram escritos sobre o mistério e os pesquisadores começaram a explorar se a afirmação de Brushy poderia realmente ser verdadeira, incluindo várias tentativas fracassadas de obter permissão para exumação e teste de DNA.

Este é o segundo faroeste para o qual Alan Silvestri compôs a música em 1990. O primeiro foi De Volta para o Futuro III (1990).

O diretor Geoff Murphy e o ator principal Emilio Estevez (Billy) mais tarde se uniram para Freejack: Os Imortais (1992).

Emilio Estevez (William H. Bonney) e Jenny Wright (Jane Greathouse) também trabalharam juntos em O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985) como Kirby Keger e Felicia, respectivamente.

Emilio Estevez (William H. Bonney) e Christian Slater (Arkansas Dave Rudabaugh) também trabalharam juntos em Bobby (2006) como Tim e Daryl, respectivamente.

Kiefer Sutherland (Doc Scurlock) e Tom Kurlander (J.W. Bell) também trabalharam juntos em Linha Mortal (1990) como Nelson Wright e um estudante de medicina, respectivamente.

O primeiro dos três filmes de longa-metragem da primeira sequência (ou da segunda parte) dirigidos pelo diretor neozelandês Geoff Murphy: “Jovens Demais para Morrer” (1990), “A Força em alerta 2” (1995) e “ Fortaleza 2” (2000). Esses três filmes de sequência de ação foram todos lançados pela primeira vez com cerca de cinco anos de intervalo, todos dentro de um período de uma década ou dez anos e eram de diferentes gêneros de filmes - western, thriller de aventura e ficção científica, respectivamente.

Emilio Estevez interpreta o papel de "Brushy" Bill Roberts, um velho que afirma ser Billy the Kid. Inicialmente, Estevez teve muita dificuldade em convencer a equipe e o estúdio de que ele era capaz de fazer isso. Enquanto o estúdio procurava contratar alguém para interpretar o papel, Estevez contratou um maquiador e um treinador de dialeto para ajudá-lo. A transformação de Emilio em um homem muito velho os convenceu a usá-lo afinal. Estevez até testou seu disfarce indo jogar dominó com algumas pessoas fora do set, e elas não desacreditaram quando ele mentiu sobre sua idade.

"Doc" Scurlock (Kiefer Sutherland) leva um tiro no peito ao sair do esconderijo. Na realidade, foi Charlie Bowdre quem foi morto dessa maneira. Mas o personagem Charlie foi morto prematuramente em Os Jovens Pistoleiros (1988).

Durante a cena culminante no final do filme, onde Billy the Kid (Emilio Estevez) e sua gangue estão cercados por Pat Garrett (William Peterson) e seu pelotão, Josiah 'Doc' Scurlock (Kiefer Sutherland) se sacrificou para salvar seus companheiros. membros de gangues para escapar. Historicamente, Josiah Scurlock sobreviveu não apenas à captura de Pat Garrett, mas teria vivido mais algumas décadas antes de morrer de ataque cardíaco em 1929, mais de vinte anos depois que o próprio Pat Garrett foi assassinado em 1908.

O verdadeiro Dave Rudabaugh não escapou para o México imediatamente após o tiroteio em Stinking Springs em 23 de dezembro de 1880. Ele foi feito prisioneiro junto com Billy e enviado para a prisão para julgamento em Santa Fé. Em fevereiro de 1881, ele foi condenado à forca por seus crimes, mas escapou da custódia e fugiu para o Arizona. Lá ele se juntou à facção Clanton em suas batalhas contra Wyatt Earp e sua família (ver o filme Tombstone). Ele pode ter participado do tiroteio de Virgil e Morgan Earp, bem como do confronto subsequente em Iron Springs, onde Curly Bill Brocius foi morto. Na verdade, Rudabaugh não chegou ao México até 1886, quase seis anos depois de cavalgar com Billy the Kid, mas ainda assim foi morto e decapitado lá.

Alguns relatos mostram que quando o verdadeiro Billy the Kid foi preso e levado a julgamento, ele não disse ao juiz para ir para o 'inferno inferno inferno' como é retratado no filme. Ele manteve a cabeça baixa e quando lhe perguntaram se tinha algo a dizer, ele respondeu simplesmente: "Não". Outros relatórios mostram que aconteceu exatamente como descrito.

Antes dos créditos finais, os pós-scripts são fornecidos para Dave Raudabaugh, Pat Garrett e Brushy Bill, no entanto, nenhum é fornecido para Doc ou Chavez - isso ocorre porque ambos sobreviveram na vida real.

A certa altura, Billy the Kid diz aos reguladores: "o último é um cachorro de três pernas". Perto do final do filme, quando um Chavez y Chavez gravemente ferido está cavalgando para a cidade, um cachorro de três pernas de verdade caminha da esquerda da tela para a direita.

O roteiro original aparentemente fez com que Doc sobrevivesse, mas Kiefer Sutherland insistiu em reescrever para que seu personagem morresse antes do fim. O escritor lutou contra isso, mas acabou cedendo

 

Trilha sonora:

Blaze of Glory - Jon Bon Jovi

Billy Get Your Guns - Jon Bon Jovi

Miracle - Jon Bon Jovi

Blood Money - Jon Bon Jovi

Santa Fe - Jon Bon Jovi

Justice In The Barrel - Jon Bon Jovi

Never Say Die - Jon Bon Jovi

You Really Got Me Now - Jon Bon Jovi and Little Richard

Bang A Drum - Jon Bon Jovi

Dyin' Ain't Much Of A Livin' - Jon Bon Jovi



Blaze of Glory - Jon Bon Jovi



Cartaz












Filmografia Parcial: 

Emilio Estevez






Tex: Um Retrato da Juventude (1982) ; Vidas Sem Rumo (1983); Repo Man - A Onda Punk (1984); Clube dos Cinco (1985); O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas (1985); Comboio do Terror (1986); Tocaia (1987); Os Jovens Pistoleiros (1988); Jovens Demais Para Morrer (1990); Freejack: Os Imortais (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Uma Nova Tocaia (1993); Bobby (2006); O Caminho (2010); O Público (2018)


Kiefer Sutherland







Caminhos Violentos (1986); Conta Comigo (1986); Os Garotos Perdidos (1987); 1969 - O Ano que Mudou Nossas Vidas (1988); Os Jovens Pistoleiros (1988); Quase sem Destino (1990); Jovem Demais Para Morrer (1990); Linha Mortal (1990);  Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Questão de Honra (1992); O Silêncio do Lago (1993); Punido ao Extremo (1993); Os Três Mosqueteiros (1993); Olho Por Olho (1996); Tempo de Matar (1996); Cidade das Sombras (1998); Dupla Tentação (2000); Espelhos do Medo (2008); 24 Horas (seriado 2001 a 2010);  Melancolia (2011); Pompeia (2014); 24 Horas: Viva um Novo Dia (mini-série 2014); Twin Peaks: O Mistério (2014); O Retorno de John Henry (2015); Além da Morte (2017) 


Lou Diamond Phillips







La Bamba (1987); O Preço do Desafio (1988); Os Jovens Pistoleiros (1988); Jovens Demais Para Morrer (1990); Justiça Extrema (1993); Coragem Sob Fogo (1996); Rota 666 - A Estrada da Morte (2001); Divisão de Homicídios (2003); Assassinato no Presídio (2005); O Mistério do Triângulo das Bermudas (2005); Che 2: A Guerrilha (2008). O Amor Toma Asas  (2009); Stargate Universe (seriado 2009 a 2011); Sequoia (2014); Os 33 (2015); Um Tira e Meio: A Nova Recruta  (2017); The Last Train (2017); Longmire: O Xerife (seriado 2012 a 2017); Hora de Recomeçar (2018); Elena de Avalor  (seriado 2016 a 2019); Prodigal Son (seriado 2019 a 2020)


Christian Slater







A Lenda de Billie Jean (1985); O Nome da Rosa (1986); Malícia (1986); Tucker - Um Homem E Seu Sonho (1988); Skates na Pista da Morte (1989); Contos da Escuridão (1990); Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991) Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991); Kuffs: Um Tira Por Acaso (1992); Entrevista Com o Vampiro (1994); Assassinato em Primeiro Grau (1995); A Última Ameaça (1996); Tempestade (1998); 3000 Milhas Para o Inferno (2001); Códigos de Guerra (2002); Caçadores de Mentes (2004); Alone in the Dark - O Despertar do Mal (2005); O Homem Sem Sombra 2 (2006); Ninfomaníaca: Volume 1 e 2 (2013)


William Petersen







Profissão: Ladrão (1981), Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Caçador de Assassinos (1986); Um Toque de Infidelidade (1989); Jovem Demais Para Morrer (1990); Medo (1996); 12 Homens e uma Sentença (1997); Sociedade Secreta (2000); O Substituto (2011); Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012); CSI: Investigação Criminal (seriado 2000 a 2015); CSI: Immortality (2015)


Alan Ruck







Juventude em Fúria (1993);  Uma Questão de Classe (1983); Curtindo a Vida Adoidado (1986); Ninguém Segura essa Garota (1987); Os Três Fugitivos (1989); Jovens Demais para Morrer (1990); Velocidade Máxima (1994); Jornada nas Estrelas: Generations (1994); Twister (1996); Gritos na Noite (2000);  Doze é Demais (2003); Voltando para a Escola (2007); Star Trek: Of Gods and Men (2007); Fim dos Tempos (2008); Ghost Town: Um Espírito Atrás de Mim (2008); Decisões Extremas (2010); Cinco pela Cura  (2011); O Chamado de Xangai (2012); Dreamland (2016); O Exorcista (seriado 2016); Bem-Vindo à Meia-Idade (2017); Gringo: Vivo ou Morto (2018); Meu Jantar com Hervé (2018); A Rebelião (2019); Succession (seriado 2018-2021)


R.D. Call







48 Horas (1982); Chuva de Milhões (1985); Caminhos Violentos (1986); Atraídos pelo Perigo (1987); As Cores da Violência (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Jovem Demais para Morrer (1990); Com o Dinheiro dos Outros (1991); Waterworld: O Segredo das Águas (1995); O Último Matador (1996); A Guerra de Logan: Em Nome da Honra (1998); Malaika (1998); Cálculo Mortal (2002); Babel (2006); Na Natureza Selvagem (2007) Code of Honor (2016); Not a Stranger (2018)


James Coburn (1928-2002)







O Homem que Luta Só (1959);  Sete Homens e um Destino (1960); O Inferno é para os Heróis (1962); Juramento de Vingança (1965); Vendaval em Jamaica (1965); Papai, Você Foi Herói? (1966); O Ladrão Conquistador (1966); Flint: Perigo Supremo (1967); Ouro é o que Ouro Vale (1967); Candy (1968); Candy (1968); Quando Explode a Vingança (1971); Trinity... Os Sete Magníficos (1972); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); O Risco de uma Decisão (1975); Lutador de Rua (1975); Fortaleza Proibida (1976);  Os Últimos Machões (1976); A Batalha de Midway (1976); A Cruz de Ferro (1977); Muppets: O Filme (1979); A Menina de Ouro (1979); Troca de Esposas (1980); A Outra Face da Razão (1980); O Domínio do Olhar (1981); O Pecado dos Pais (1985); Jovens Demais para Morrer (1990); Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991); Cidade de Heróis (1992); O Jogador (1992); Assassinato por Escrito (1984); Engano Mortal (1993); Maverick (1994); O Anjo Vingador (1995); A Armadilha (1995); Queima de Arquivo (1996); O Professor Aloprado (1996); Acerto de Contas (1997); O Troco (1999); Confissões de um Sedutor (2001)


Viggo Mortensen







A Testemunha (1985); Duro de Prender (1987); Jovens Demais Para Morrer (1990); Anjos Rebeldes (1995); Corrida Contra o Destino (1997); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Mar de Fogo (2004); Marcas da Violência (2005); Senhores do Crime (2007); A Estrada (2009); As Duas Faces de Janeiro (2014); Longe dos Homens (2014); Capitão Fantástico (2016); Green Book - O Guia (2018).


Tracey Walter







Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Vivendo na Corda Bamba (1978); Com a Corda no Pescoço (1978); Hardcore: No Submundo do Sexo (1979); Matar ouMorrer 2 ; O Retorno de Will Kane (1980); Octagon: Escola para Assassinos (1980); A Mão (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); O Selvagem da Motocicleta (1983); Repo Man: A Onda Punk (1984); Conan, o Destruidor (1984); Caminhos Violentos (1986); Totalmente Selvagem (1986); Malone, o Justiceiro (1987); Fuga à Meia-Noite (1988); De Caso com a Máfia (1988); Batman (1989); Jovem Demais para Morrer (1990); A Chave do Enigma (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Amigos, Sempre Amigos (1991); Cyborg 2 (1993); Filadélfia (1993); Matilda (1996); Celebração dos Anjos: A História de Dorothy Day (1996); Drive: Tensão Máxima (1997); Medidas Desesperadas (1998); Poderoso Joe (1998); Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000); Confissões de um Sedutor (2001); Duplex (2003); Sob o Domínio do Mal (2004); A Vida e a Morte de Bobby Z (2007); Doce Vingança (2010); Jogo Sujo (2014); 31 (2016); Wakefield (2016)


Scott Wilson (1942-2018)







No Calor daNoite (1967); A Sangue Frio (1967); A Defesa do Castelo (1969); Resgate de uma Vida (1971); Os Novos Centuriões (1972); Quando o Ódio Explode (1973); O Grande Gatsby (1974); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); Cidade Corrompida (1986); Malone, o Justiceiro (1987); Um Rosto sem Passado (1989); Jovens Demais para Morrer (1990); O Exorcista III (1990); Femme Fatale (1991); Elvis: Nos Bastidores da Fama (1993); Gerônimo: Uma Lenda Americana (1993); O Juiz (1995); Ensina-me a Viver (1995);  Os Últimos Passos de um Homem (1995); Até o Limite da Honra (1997); Justiça de um Bravo (1999); À Sangue Frio (2000); Pearl Harbor (2001); Monster: Desejo Assassino (2003); O Último Samurai (2003); Retratos de Família (2005); À Espera da Felicidade (2006); CSI: Investigação Criminal (seriado 2001-2006); Big Stan, Arrebentando na Prisão (2007); The Walking Dead (seriado 2011-2018); The OA (seriado 2016-2019)


Jenny Wright









Pink Floyd - The Wall (1982); O Mundo Segundo Garp (1982); O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985); Chuva de Chumbo (1986); Quando Chega a Escuridão (1987);  A Guerra do Chocolate (1988); Histórias de Terror (1989); Twister (1989);    Minhas Ideias Assassinas (1990); Jovem Demais para Morrer (1990); Entre Amigos (1991);  O Passageiro do Futuro (1992); Enchanted (1998)


Fontes:

O Globo

Jornal do Brasil

Tribuna da Imprensa

IMDB

Variety

Washington Post

The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre