quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A PIRÂMIDE DE CRISTAL / THROUGH THE MAGIC PYRAMID / THE TIME CRISTAL (1981) - ESTADOS UNIDOS




NOSTALGIA

Bobby Tuttle (Chris Barnes), de 11 anos, é um menino cujos principais hobbies  são mágica e hipnotismo, o que causa certa estranheza a seus pais. No dia do seu aniversário Bobby está participando de um jogo de futebol americano, sendo retirado da reserva faltando 30 segundos para o fim. O garoto acaba se confundindo e marca um gol contra, que causa derrota ao seu time. Como resultado, nenhum dos seus amigos comparece ao seu aniversário. Bobby ganha uma pequena pirâmide de cristal de seus pais, objeto que tanto desejava. Sentado em seu quarto, sob uma armação de pirâmide, esfrega a pedra, que brilha intensamente até transportá-lo três mil anos no passado, época do Egito  antigo. Conhece o jovem regente atual, Aquenáton, que tem visões de seu fim se aproximando e está em litígio com o povo por obrigá-los a abraçar apenas uma divindade acima de todas: Aton. Bobby trava amizade com Tutancâmon (ou Tut) e sua irmã Baket  (Olivia Barash).


Aquenáton considera Bobby um enviado dos deuses para validar suas ações, mas Horembeb (Vic Tayback) trama tomar o poder e e sequestra Tutancâmon. Cabe ao jovem rapaz, vestido de uniforme de jogador de futebol americano, com seu capacete cor de ouro, ajudar seu novo amigo e levá-lo à coroação acompanhado de seu cão, scout e da menina Baket.


Aventura e fantasia feita para a Tv que se tornou um classicão da antiga “Sessão da Tarde”, que teve algumas reprises nos anos 80 e 90, desaparecendo, posteriormente, das programações da tv aberta. É um filme guardado no coração de muitos adultos, que eram crianças ou adolescentes no início dos anos 80 e que hoje devem ter muitas saudades desse filme. Essa foi uma das primeiras produções do diretor Ron Howard, responsável pelos sucessos “Splash: Uma Sereia em Minha Vida”; “Cocoon”; “Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo” e outras grandes produções. Hoje podemos dizer que a produção leva o selo de qualidade do diretor, o que levou o filme a concorrer a um Emmy de Melhor Produção Infantil. Howard foi também o produtor executivo e ainda co-escreveu com seu pai, Rance Howard, o roteiro.


A Pirâmide de Cristal entrou em um tema que desperta muito interesse: o antigo Egito, em particular, o início da dinastia de Tutancâmon (ou Tutancámon), 1324 a.C. Na história real casou-se aos 8 anos com sua meia irmã, Anchesenamon. Restaurou os antigos cultos aos deuses e devolveu ao clero seus privilégios.  Restaurou também o deus Amon e devolveu a capital à Tebas. Morreu por volta dos 17 anos. Estudiosos afirmam que Aquenáton seria irmão (como este alegava) e pai de Tutancâmon. Sua morte é um mistério. As especulações falam de assassinato, doença ou acidente durante uma caçada


O Ator Chris Barnes atuou até 1983. Não há registros de ter seguido a carreira. Olivia Barash, que faz a irmã de Tut, continua na ativa e ainda faz filmes e séries. Kurt Kristian, apareceria em dois filmes de Simbad: “As Novas Aventuras de Simbad” e “Simbad e o Olho do Tigre". Outros dois atores já estão falecidos: Hans Conried (1917 -1982), que faz o senhor da loja de antiguidades e o sacerdote amigo de Tut e Tutle. Conried pode ser lembrado por seu papel de professor de piano do personagem de Jerry Lewis em "O Otário" (1964).  Sydney Penny, que faz a princesa Ankelsen, esteve em filmes como "O Cavaleiro Solitário" e "O Quarto Sábio". Vic Tayback (1930 - 1990) também fez papel duplo no filme: o vilão do Egito e o treinador que coloca Bobby em campo.


Não há muito mais a ser dito sobre essa produção. Não foi lançada em DVD no Brasil. Por ser uma produção da Tv, com som mono, será ainda mais difícil que alguém se disponha a distribuí-lo. Existe uma versão, no YouTube, com dublagem original e qualidade razoável. Boa diversão



Curiosidades:
Títulos americanos para o filme: "Tut and Tuttle"; "Through the Magic Pyramid" e "The Time Crystal".

O filme foi produzido em 1979 e lançado somente em 1981. 

Ron Howard conquistou 2 Oscars: "Uma Mente Brilhante" (2001) como Melhor Filme e Melhor diretor e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme por "Frost/Nixon" (2008).

O compositor Joe Renzetti ganhou um Oscar por "A História de Buddy Holly" (1978).

Tutancâmon é  também conhecido como Rei Tut.

Aquenáton foi o faráo da  18º dinastia do Egito. Reinou por cerca de 17 anos. Não se sabe ao certo sobre sua morte. Semencaré (que alguns acreditam ser Nerfretiti) reinou por cerca de dois anos até que, aos oito anos de idade, o jovem Tutancaton tornou-se faró.

Quando Bobby volta no tempo até o Egito antigo, curiosamente, todos conhecem e falam o seu idioma naturalmente (!!).

A história fala de um Horemheb que teria sido o último faraó da 18ª dinastia do Egito. Foi sucedido por Ramsés I. Horembeb seria um personagem fictício. 



Em VHS:

















Filmografia Parcial:
Ron Howard (Diretor):
A Pirâmide de Cristal (1981); Splash: Uma Sereia em Minha Vida (1984); Cocoon (1985); Fábrica de Loucuras (1986); Willow - Na Terra da Magia (1988); O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra (1989); Backdraft - Cortina de Fogo (1991); Um Sonho Distante (1992); O Jornal (1994); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); O Preço de Um Resgate (1996);  Uma Mente Brilhante (2001);  O Código Da Vinci (2006); Frost/Nixon (2008); Anjos e Demônios (2009); Rush: No Limite da Emoção (2013); No Coração do Mar (2015)

Fotos atuais:
Olivia Barash

 






14 comentários:

  1. Esse filme fez parte da minha infância e influenciou muitos detalhes que marcam minha vida até hoje. Acabei de rever no YouTube e foi maravilhoso lembrar o quanto éramos inocentes. Hoje o mundo e outro.
    Obrigado por compartilhar.
    Abraços,
    Roger Cassini

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Roger Cassini.
    Realmente a Pirâmide de Cristal foi um ótimo filme da antiga Sessão da Tarde dos anos 80/90. Com o tempo o filme desapareceu das programações, mas não da memória de que o assistiu. Muito bom podermos rever essas raridades no YouTube e voltarmos às lembranças de uma época de que como você bem disse "o mundo era outro". Obrigado pelos comentários e volte sempre. Abs

    ResponderExcluir
  3. Hoje vendo um documentário sobre Tutancâmon me lembrei desse filme e após várias buscas achei aqui! Muito bom relembrar esse filme que tanto marcou minha infância. Vou rever no YouTube e relembrar um tempo que não volta mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Que bom que você conseguiu chegar ao Blog.
      Acredito que poucas pessoas postaram análises desse filme em português por ser antigo e pela tendência atual ser brigar para ser o primeiro a comentar um lançamento em mídias on line. Sempre que possível trarei postagens de várias épocas, pois muitas pessoas desejam rever o filme ou ter informações. Obrigado por comentar (você esqueceu de citar seu nome) e volte sempre. Um grande abraço

      Excluir
  4. Esse me ajudou a vencer o bulings , tenho até hoje uma cicatriz no rosto em Devesa da honra da namorada na escola

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde (você não citou seu nome)
    A Pirâmide de Cristal traz diversas lembranças da infância de muitas pessoas, pois é uma produção muito bem realizada. Obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Este filme é incrível. Aconteceu um fato comigo muito intrigante e que todas as vezes que lembro disso, me lembro desse filme.
    Eu sonhei com uma garota e quando acordei, a coisa foi tão real que passei a tentar acha-la onde eu morava. Pouco tempo depois assisti o filme que no final acontece a mesma coisa. Sou Jefferson

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Jefferson.
    A magia dos filmes está em nos trazer boas lembranças e até fatos interessantes como o narrado por você. A Pirâmide de Cristal é querido por muitas pessoas por sua temática e cuidadosa direção. Pena que não há mais canais que reprisem esses filmes, só sendo possível (não sabemos até quando) no Youtube. Muito obrigado por tecer comentários e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Esse filme marcou minha vida , deste antes sonhei e sonho até hoje com essa princesa do Egito no qual vivia feliz na terra dos faraós. Não sei se isso é alguns sinais de vidas passadas, quando sonho sou Sempre um garoto de 10 anos a princesa também. Obrigado pela lembrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde (você esqueceu de citar o seu nome)
      O filme ficou na memória de muitas pessoas que eram crianças ou pré-adolescentes na época. É uma produção muito bem realizada feita em uma época em que os filmes tinham boas histórias. Muito obrigado pelo comentário. Volte sempre e um grande abraço.

      Excluir
  9. Boa tarde!
    Onde encontro este filme dublado no YouTube? Gostaria de assistir com meus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde (você esqueceu de citar seu nome)
      Infelizmente a versão dublada não se encontra mais na plataforma. Somente, pelo que vi, uma versão original, com legendas automáticas. Obrigado por comentar e volte sempre

      Excluir
  10. Olá me chamo Anderson, estou em Foz do Iguaçu-PR. Rapaz, que espetáculo essa página. Esse filme foi muito marcante em minha vida, mesmo infantil, passou bons principios e uma tremenda vontade de jogar futebol americano ^^ Obrigado por compartilhar e nos brindar com doces recordações ; )

    ResponderExcluir
  11. Olá Anderson.
    Esse filme é muito legal. Bons tempos da Sessão da Tarde. Que bom o blog agradou. Volte sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre