sexta-feira, 28 de abril de 2017

CAPITÃO FANTÁSTICO / CAPTAIN FANTASTIC (2016) - ESTADOS UNIDOS




VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA

Ben é o patriarca de uma família que vive um estilo de vida bem diferente do tradicional: isolado o mais que pode da sociedade, apenas de tempos em tempos comprando suprimentos para a família . Sua sociedade alternativa inclui educar seus seis filhos (as) dentro de um sistema voltado para o aprendizado e a sobrevivência.  Com sua esposa internada há algum tempo, Ben recebe uma notícia que abala a todos: sua esposa falecera. O seio familiar ameaça entrar em crise e ele resolve conduzir sua família ao Novo México para o funeral com a desaprovação do genro de sua esposa que o culpa por tudo que acontecera. O contato com a sociedade tradicional mudará o modo como seus filhos olhavam o seu mundo,  um misto de curiosidade e incredulidade. Ben afastara sua família da sociedade e agora esta sociedade parece ser um imã muito forte de controlar.



É quase um road movie sobre uma família que vive fora dos padrões sociais. O choque de culturas sempre traz questionamentos controversos: algumas pessoas poderão se identificar com essa estrutura criada, outros, exatamente os problemas que isso advém. O diretor Matt Ross acertou nas questões dos problemas do capitalismo, na criação dos filhos e como os pais podem discernir sobre o que é o certo ou errado. 



Ben (o filme centra muito em sua figura) é um pai que deseja ensinar o seus filhos a pensarem, terem opiniões próprias sobre a vida, livros. Mas será que isso funciona? O espectador vê, através dos olhos dos personagens (crianças, pré adolescentes e adolescentes), a sociedade de consumo e as suas doenças. O modo como o ensino talha as crianças desde pequenas a decorarem e fragmentar suas respostas. Um exemplo é a forma como Ben responde a assuntos considerados tabus como sexo: de uma forma crua e direta para uma garota de aproximadamente 7 anos.Um filme cheio de contrastes.



Há uma dualidade no ponto de vista de quem assiste, ao constatar que Ben pode ser considerado um ótimo pai, mas também pode ser considerado como péssimo. Isso fica bem visível no olhar do pai de sua falecida esposa, Jack (Frank Langela de Frost / Nixon), quando demonstra ver em Ben um homem com conceitos arcaicos para o mundo atual e que arrastou sua família dentro de sua filosofia utópica desastrosa. Até mesmo dentro de seu restrito seio familiar há discordâncias, que o faz Ben repensar seu way of life.



O diretor Matt Ross, responsável também pelo roteiro, soube explicitar suas ideias de uma sociedade engessada pelos olhos dos personagens: Ben e seus filhos são vistos como “bichos do matos”, quase que “atrações de um circo”. Já estes veem uma sociedade fast food, ensino defasado e emburrecedor, capitalismo cruel, os fascínios dos games; tudo em um tom bem suave, mas reflexivo. 


O elenco é muito bom. Vigo Mortessen abrilhanta seu personagem com aquele jeito de que sabe tudo e, de repente, começa a perceber que talvez não saiba tanto, mas continua sendo o alicerce de sua família. Frank Langela (o personagem "Esqueleto" do filme do "He Man") é um excelente ator e sua composição de um pai que vê a filha que amava morrendo, num relacionamento que desaprovava, está na medida. O ator faz o filme crescer quando surge em cena. George MacKay, como o filho mais velho Bodevan, alcançou a idade de compreender as situações de um modo que seus irmãos e irmãs ainda não possuem.




É aquele tipo de filme que te prende logo no início. Parece que vai virar um filme família, depois virar um drama. No final é road movie que te faz pensar sobre a sociedade e o indivíduo inserido nela. Sobre os padrões de comportamento e sobre como a sociedade vai moldando as pessoas para se enquadrarem dentro deste padrão onde todos se assemelham. Fora a questão da educação. O ensino capacita as pessoas a terem uma compreensão do que aprendem ou apenas as ensina a decorarem frases e pensamentos em prol do raciocínio? Aquilo que vc acha o certo para o seu filho é o realmente correto na sociedade em que vivemos?
É um filme que vai se apresentando em várias camadas. A cada releitura poderemos perceber algo novo. Muito bom realmente. Destaque para a música "Sweet Child O' Mine", com um arranjo de ótimo gosto.

 Trailer:



Curiosidades
Frank Langella foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por Frost / Nixon (2008)

Viggo Mortensen foi indicado ao Oscar de melhor Ator por esta produção e 
Senhores do Crime (2007)


Trilha Sonora:

“Sweet Child o' Mine ” Interpretada por Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton, Kirk Ross e Philip Klein

"El Hilo De Ariadna” Interpretada por Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton, Shree Crooks e Charlie Shotwell

“One Day When Heaven Was Filled with His Praises” Interpretada por George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton, Shree Crooks e Charlie Shotwell

“Uncle Noam”  Interpretada por Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Shree Crooks e Charlie Shotwell

“Boy 1904” Interpretada por Jonsi & Alex

“Reveille” Interpretada por Kevin Auld

“Who Gave You the Right”  Interpretada por Troy Olsen

“Goldberg Variations; BWV 988, Variation 25 A 2 Clav.: Adagio” Interpretada por Kirk Ross

“Goldberg Variations; BWV 988, Variation 30 A 1 Clav. Quodlibet" Interpretada por Glenn Gould

“Rebel Girl”  Interpretada por Bikini Kill

“Rain Plans”  Interpretada por Israel Nash

“Piano Sonata No. 2 in B Flat Minor, Op. 35 (The Funeral March)” Interpretada por Kirk Ross

“Unaccompanied Cello Suite No. 4 in E-Flat Major, BWV 1010, Prélude” Interpretada por Yo-Yo Ma

“Varðeldur ” Interpretada por Sigur Rós

“I Shall Be Released ”  nterpretada por Kirk Ross with Tyra Juliette, Steven Wolf, Dave Delhomme e Jeff Thall

Filmografia Parcial:

Viggo Mortensen:

 




 




A Testemunha (1985); Duro de Prender (1987); Jovens Demais Para Morrer (1990); Anjos Rebeldes (1995); Corrida Contra o Destino (1997); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Mar de Fogo (2004); Marcas da Violência (2005); Senhores do Crime (2007); A Estrada (2009); As Duas Faces de Janeiro (2014); Longe dos Homens (2014); Capitão Fantástico (2016).


Frank Langella: 

 









A Marca do Zorro (1974); Drácula (1979); Mestres do Universo (1987), 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Brainscan: Jogo Mortal (1994); Má Companhia (1995); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Eddie, Ninguém Segura esta Mulher (1996); O Último Portal (1999); Doce Novembro (2001); Reflexos da Amizade (2004); Parceiros no Crime (2005); Boa Noite e Boa Sorte (2005); Superman: O Retorno (2006); Frost / Nixon (2008); Entre Segredos e Mentiras (2010); Desconhecido (2011); Frank e o Robô (2012); A Grande Luta de Muhammad Ali (2013); A Grande Escolha (2014); Encontro Marcado (2014); Grace de Mônaco (2104); O Mistério de Stella (2015); Capitão Fantástico (2016); The Americans (seriado 2015 a 2017);  Kidding (seriado 2018 a 2020); The Trial of the Chicago 7 (2020)

George MacKay

 










Peter Pan (2003); O Senhor dos Ladrões (2006); Um Ato de Liberdade (2008); Minha Nova Vida (2013); Orgulho e Esperança (2014); Capitão Fantástico (2016);   

Steve Zahn

 









 

Caindo na Real (1994);  Maré Vermelha (1995); The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996); Forças do Destino (1999); Mulher Infernal (2001); Perseguição (2001); A Creche do Papai (2003); O Preço de uma Verdade (2003); O Silêncio de Melinda (2004); Sahara (2005); O Sobrevivente (2006); O Amor Pede Passagem (2008); Clube de Compras Dallas (2013); Capitão Fantástico (2016); Planeta dos Macacos: A Guerra (2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre