sábado, 17 de setembro de 2022

A MARCA DA PANTERA / CAT PEOPLE (1982) - ESTADOS UNIDOS


A BELA QUE É FERA

A jovem Irena Gallier (Nastassja Kinski) chega a Nova Orleans, vinda da Europa, para conhecer e morar com seu irmão, Paul (Malcolm McDowell), e a misteriosa governanta deste, Femole (Ruby Dee). A dupla foi separada quando criança, após o falecimento dos pais, em um misterioso suicídio.  Irena passa a frequentar o zoológico local, onde gasta horas desenhando felinos, em especial, uma pantera negra. O acaso faz com que conheça o zoólogo chefe, Oliver Yates (John Heard) pela qual se sente apaixonada, sendo correspondida.

Enquanto Paul passa a desaparecer frequentemente, surge uma onda de ataques que, segundo a polícia, parece ser obra de um enorme felino. Após um desses ataques, a fera é capturada sendo levada para o zoológico. A Pantera ataca o tratador e Oliver resolve sacrificar o animal, mas descobre junto com sua assistente Alice (Annette O'Toole) que misteriosamente este desapareceu. Para a surpresa de Irena, Paul reaparece em casa e lhe confidencial algo insólito: eles são os últimos descendentes de uma raça que durante o ato sexual, que não entre eles, se transformam em panteras assassinas normalmente matando seus parceiros para retornar a forma humana. Paul sugere a Irene que vivam juntos para controlarem a maldição, mas esta o repudia e foge de suas investidas evitando o relacionamento bizarro, gerando assim sua fúria.  Irena passa a acreditar que, se fizer amor, ela se transformará em uma pantera e matará Oliver.

A Marca da Pantera não é um remake do original, exceto no sentido técnico, tendo pouca ou nenhuma semelhança com o original: a ênfase é diferente, a história é diferente e os personagens são diferentes, mas é considerada uma sensual refilmagem de “Sanguede Pantera” (1942), cujo original do diretor  Jacques Tourneur era revestido de contenção e sutileza forçando o imaginário popular. Neste novo exemplar, há a introdução de uma mitologia do “povo-gato” (“cat people”) que se inicia com um prólogo antropológico na qual uma outrora milenar e desconhecida tribo, vivendo em um local inóspito, é vista amarrando suas donzelas no covil de panteras negras que pendem das árvores, sendo oferecidas como sacrifício, estabelecendo assim a herança de Irena e Paul. O diretor Schrader, formado em Teologia e Filosofia, atualizou e revestiu seu thriller de erotismo apostando que o público daria o aval, mas este não entendeu muito bem sua proposta e, assim, como “Enigma do Outro Mundo” (“The Thing”) de John Carpenter fez pouco dinheiro, mas o filme de Carpenter teve melhor acolhida na memória e no coração dos cinéfilos ao transcorrer das décadas. Quanto à crítica, a maioria fez a comparação ao original e as avaliações nem sempre foram as melhores.

A estória dos seres que metamorfoseiam-se em panteras durante o ato sexual, vivendo atrelados a uma maldição passada de geração para geração é bem interessante. A Marca da Pantera, como já dito, difere-se e muito do clássico dos anos 40, mostrando-se obras distintas cada qual com suas qualidades e defeitos. Há a percepção de certo virtuosismo estético que deu ao filme um ar cult e a repetição de certos elementos de “Sangue de Pantera”: a associação de sexualidade com maldição (só que aqui revestido de mais sangue e sexo anos 80) e  há uma manutenção (até certo ponto) da sugestividade psicológica do original. Só que este exemplar nos brinda com uma musica incidental “expressionista” (de Giorgio Moroder) dando tensão às cenas; possui efeitos especiais de última geração para a década de 80 (um contraste com as transformações efetuadas pelas graciosas sobreposições de imagens sucessivas das décadas anteriores) e um design geral bem perceptível. E o final marcado com “Putting Out the Fire” (Theme from Cat People)  de David Bowie - é surpreendentemente bem encaixado.

Paul Schrader (mais conhecido por ter sido roteirista de dois filmes clássicos de Martin Scorsese: “Taxi Driver” (1976) e “Touro Indomável” (1980)) transpôs para as telas (após a desistência de Roger Vadim, em 1980) o roteiro de Alan Ormsby (de "Cuidado com Meu Guarda-Costas" (1980) e "Porky's 2: O Dia Seguinte"  (1983))  revestido de duas narrativas paralelas: a primeira, envolve o aprofundamento das relações entre a irmã, o irmão e o curador do zoo. Temos um triângulo amoroso dos mais complexos: Irene teme Paul porque teme o incesto. Ela ama Oliver, mas amá-lo significa matá-lo, em contrapartida, Oliver percebe onde está se metendo, mas sente uma atração que o impede de fugir de Irena. A outra narrativa envolve a busca por um felino que vem aterrorizando em plena cidade grande: Irena sabe que é Paul, Oliver se surpreende com que Irena acredita, mas em algum momento essa estória de cunho insólito o levará para a constatação de uma realidade perigosa.

O elenco é muito competente: Nastassja Kinski, aos 21 anos,  funcionou para o que o roteiro pretendeu: fugir do erotismo subtextual anos 40 protagonizado pela atriz Simone Simon, atualizado para um erotismo mais explicito anos 80. Sua presença hipnotiza os personagens e a plateia e sua mudança gradativa de jovem tímida e recatada para uma pretensa felina devoradora de homens é convincente o suficiente (não há como não me lembrar da música “Maneater” de Hall and Oates: “Ooooh here she comes / She's a maneater!…” – “Oh aqui vem ela / Ela é uma devoradora de homens…”, apesar do filme e canção serem do mesmo ano, é apenas uma coincidência...ou, pelo menos, acredita-se que seja). O filme apostou na nudez da atriz em várias cenas, mas Kinski provaria ser uma grande atriz ao longo de sua filmografia. Malcolm McDowell apresenta novamente um personagem controverso, sombrio, intenso, esquisito e de brio ameaçador bem ao estilo de seus trabalhos anteriores como “A Laranja Mecânica”, mas nunca atingindo aquela icônica performance. Seu personagem que considera Irena sua tábua de salvação imprime uma aura de violência, muitas vezes implícita, impedindo o filme de cair na armadilha de fazer mais rir do que assustar, ruína de muitos filmes que se atrevem em temas controversos. Seu personagem foi um acréscimo que não existia na versão original. Annette O'Toole (“Smallville: As Aventuras do Superboy”), como Alice, é uma variação da personagem interpretada por Jane Randolph. Nesta produção revisitada, seu papel perde o destaque e fica mais para segundo plano, mas participa de uma das três sequências retiradas do filme original: a da piscina (a terceira é Irene no Zoológico desenhando e sendo perseguida). Já John Heard interpreta um personagem completamente distinto de seu paralelo na outra versão. Também funciona para o que o roteiro propôs, mas parece  que seu fetichismo interior foi pouco elaborado em prol da dupla central. A personagem Femole (na dublagem, e “Female” no original) de Ruby Dee (1922–2014) também não existia no original e tentou-se imprimir um suspense ou cumplicidade com o personagem de McDowell. Ed Begley Jr (do seriado “Better Call Saul”) tem uma cena de impacto ao ser atacado pela pantera na jaula e só. 

A Marca da Pantera é um filme que merece uma revisitação depois que foi lançado em Blu Ray nos Estados Unidos. Tem bons efeitos, uma ótima fotografia, mas revela-se em alguns momentos longo possuindo pouco mais de duas horas de projeção. Compará-lo com “O Sangue de Pantera” talvez não seja a melhor alternativa, visto que o filme dos anos 40 mudaria radicalmente o estilo dos filmes de terror na década de 1940: sairiam os horrores explícitos de Frankenstein, Lobisomen & Cia e entraria a imaginação da plateia compartilhando a estória dos filmes. A Marca da Pantera não foi um filme revolucionário ao seu tempo, mas pode ter sido subestimado como um interessante e macabro conto moderno. Há boas qualidades no filme como fotografia, efeitos e música. Hoje o filme é menos impactante que na época, chegando a passar nas emissoras americanas com um final alternativo.

 

Trailer:

 


 

Curiosidades (contém importantes spoilers )

A atriz Bo Derek (“Mulher Nota 10”) estava originalmente programada para desempenhar o papel principal que acabou indo para Nastassja Kinski.

William Hurt foi considerado para o papel de Oliver Yates.

As espécies de grandes felinos neste filme eram panteras negras, na verdade leopardos. O termo pantera é um termo genérico para qualquer gato grande. As panteras neste filme são leopardos, sua cor preta distinta é derivada de um traço genético recessivo conhecido como melanismo.

Kinski interpreta uma mulher-gato neste filme e ela é filha de Klaus Kinski, que ficou famoso por interpretar outra criatura da noite alguns anos antes, como o vampiro em Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979).

“Putting Out the Fire” de Bowie foi utilizado pelo diretor Quentin Tarantino em uma sequência de Bastardos Inglórios ( 2009).

Schrader fotografou mais nudez de Kinski do que a atriz estava confortável. Ele então adicionou muito disso ao filme em retaliação por Kinski ter desistido de seu relacionamento turbulento durante a produção. Depois de terminar o filme, ela fugiu para Paris com Schrader em seu encalço.. Uma versão desta história está resumida no livro "Easy Riders, Raging Bulls", de Peter Biskind.

Filme final do atriz Berry Berenson, que interpretou a atendente da piscina da YWCA, Sandy. Ela se aposentou da atuação para se concentrar na vida de casada, na criação de seus filhos e em sua carreira na fotografia. Ela faleceu em 11 de setembro de 2001, como um dos passageiros do voo 11, que atingiu o World Trade Center.

Depois de concluir esse trabalho, o diretor Paul Schrader fez uma longa pausa nos filmes de Hollywood.

Lynn Lowry, que interpretou a prostituta Ruthie, disse que teve que fazer sua própria cena quando caiu da escada. Porque ela estava de calcinha, ela não podia usar estofamento. Ela acabou fazendo a cena 17 vezes até que Paul Schrader ficou satisfeito. Para piorar ainda mais, ele disse a ela que queria que seu sutiã se abrisse e revelasse seus seios quando ela chegasse ao fundo. Ela achou que era uma ideia ridícula, mas aceitou. Em uma entrevista a revista “Femme Fatales” anos depois, ela disse: "Basicamente, acho que Paul queria tirar uma foto dos seios de todas as mulheres do filme. Era ele ou o estúdio, mas alguém queria. Todas as mulheres de fora de Ruby Dee”

Aparentemente, o diretor Paul Schrader se arrependeu de usar o título de 'Cat People' após a reação negativa a este filme ocorrer comparando-o com o original Sangue de Pantera (1942).

Referências a Dante Alighieri e Beatrice são espalhadas no filme, refletindo a visão de Paul Schrader de que a obsessão de Oliver por Irena deriva de seu "complexo de Beatrice".

A personagem Alice Perrin interpretada por Annette O'Toole foi interpretada por Jane Randolph tanto no original Sangue de Pantera (1942) quanto em sua sequência A Maldição do Sangue da Pantera (1944), onde a personagem era conhecida como Alice Moore.

Em uma das cenas deletadas deste filme, a mãe da vida real de Nastassja Kinski interpretou sua mãe meio gata e meio humana.

Uma versão regravada da música-título do filme, "Cat People (Putting Out Fire)", de David Bowie, foi incluída em seu álbum de 1983 "Let's Dance", lançado pela EMI Americana. Originalmente, Bowie queria usar a versão cinematográfica da música, mas a MCA Records, que detinha os direitos da trilha sonora, recusou-se a licenciá-la, pois Giorgio Moroder estava sob contrato com eles na época, e eles não estavam dispostos a deixar a EMI usam a versão de uma música que foi composta por um de seus artistas no novo álbum de Bowie.

Malcolm McDowell (Paul) revelou que a cena em que ele pula na cama como um gato foi filmada com ele pulando da cama e andando de costas para fora do quarto e descendo as escadas. O filme foi então invertido. Esta técnica foi presumivelmente também usada para a cena em que Paul executa um chute do chão, depois pula para o parapeito da varanda antes de cair no chão para perseguir Irena.

Annette O'Toole (Alice) criticou o fato de usaram pumas tingidos de preto porque os leopardos são impossíveis de treinar.

A versão de TV americana tem algumas cenas adicionais e um final alterado. O final alternativo ocorre quando Oliver encurrala a pantera, que era Irena, na ponte. Na versão dos cinemas, a pantera (Irena) pula da ponte e foge. A pantera mata um amigo de Oliver para se tornar humana novamente e se esconde no barraco de Oliver. Oliver encontra Irena lá e os dois concordam em fazer amor uma última vez (sabendo que ela se tornará uma pantera novamente). A última cena do filme mostra Oliver acariciando e alimentando a pantera (Irena) em uma jaula no zoológico. A versão de TV americana termina na ponte quando Oliver atira na pantera (Irena) com um dardo tranquilizante, depois corta para a cena quando ele alimenta e acaricia a pantera (Irena) no zoológico. Isso eliminou a necessidade de editar a última cena de amor intensa. Outra cena adicional na versão da TV mostra Irena acidentalmente assustando um pássaro em uma gaiola até a morte apenas por sua presença. Essa versão também apresenta breves fotos dos leopardos animatrônicos que foram cortados no lançamento nos cinemas. Na versão dos cinermas, a música "Sunday Kind of Love" de Ella Fitzgerald toca ao fundo durante uma cena de jantar. Na versão da televisão, a música "Faraway Places" de Bing Crosby é tocada.

John Heard (Oliver) revelou como quase recusou o papel porque acreditava que era um filme pornô. Ele também lembrou que se sentiu muito estranho, principalmente durante as cenas de nudez.

Este remake de A Marca da Pantera (1982) foi feito e lançado na mesma época em que O Monstro do Ártico (1951) estava sendo refeito como O Enigma de Outro Mundo (1982). Ambos os originais eram clássicos de filmes de terror do RKO Studio.

O produtor Wilbur Stark comprou os direitos da biblioteca RKO (produtora e distribuidora de filmes) e pretendia refazer seus clássicos de terror com a Universal. No entanto, o relativo fracasso de bilheteria deste filme e de O Enigma de Outro Mundo (1982) acabou com quaisquer planos futuros de remake.

Na mesa de cabeceira de Oliver há uma cópia do livro "Mishima: A Biography". O diretor Paul Schrader, alguns anos depois, dirigiria Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos (1985) baseado em parte nessa biografia.

Ruby Dee foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Gangster" (2008)

Vinte e seis minutos de filme: Irena desenhando o gato preto no zoológico é a cena com a qual o filme original começou. A única semelhança entre as cenas dos dois filmes é que é no mesmo local (embora horas depois) que ela conhece o protagonista.

Como a premissa dada para a raça de “Cat People” é que eles se transformam depois de fazer sexo com não-irmãos, não há razão na mudança final de Paul para sua forma de gato após a luta com Irena, pouco antes de ser baleado por Alice, pois há não havia sexo envolvido. Tampouco é dada qualquer explicação sobre como Irena foi capaz de mudar para sua forma felina, e rapidamente de volta ao seu estado humano (totalmente vestida) enquanto perseguia Alice na piscina.

Nos filmes "Tess - Uma Lição de Vida" (1979); "O Fundo do Coração" (1981) e  "A Marca da Pantera" (1982) a atriz assinava como Natassia Kinski

O ator Scott Paulin que interpretou Bill Searle fez o Caveira Vermelha no filme "Capitão América" (1990)


Putting Out the Fire (Theme from Cat People) - David Bowie



Nastassja Kinski no clip da banda U2 - Stay (Faraway, So Close!) - Dir: Win Wenders



Michael McKean e Annette O'Toole na canção indicada ao Oscar "A Kiss at the End of the Rainbow" do filme " Os Grandes Músicos" (2003)



Nastassja Kinski e Marcello Mastroianni em Tentação Proibida (1978)



Malcolm McDowell e David Warner em Um Século em 43 Minutos (1979)








Annette O'Toole em "It - Uma Obra Prima do Medo" (1990)










John Heard em Depois de Horas (1985)








Scott Paulin no seriado Castle (2009)








Ruby Dee e Sidney Poitier em O Sol Tornará a Brilhar (1961)








Ed Begley Jr. no seriado "Better Call Saul" (2015)








Cartazes:






Filmografia Parcial:

Nastassja Kinski


Movimento em Falso (1975); Uma Filha para o Diabo (1976); Tentação Proibida (1978); Tess - Uma Lição de Vida (1979); O Fundo do Coração (1981); A Marca da Pantera (1982); O Sinfonia da Primavera (1983); Entre a Vida e a Morte (1983); A Lua na Sarjeta (1983); Infielmente Tua (1984); Um Hotel Muito Louco (1984); Paris, Texas (1984); Os Amantes de Maria (1984); Harem (1985); A Revolução (1985); Correntes da Primavera (1989); Noites Com Sol (1990); Tão Longe, Tão Perto (1983); Resgate Suicida (1994); Velocidade Terminal (1994); O Segredo do Silêncio (1997); Por Uma Noite Apenas (1997); Corações Apaixonados (1998); Sem Perdão (1999); O Enigma do Tempo (1999); Cartas Marcadas (2000); Uma Rapsódia Americana (2001); Armadilhas da Sedução (2001); Rede de Intrigas (2002); O Clone (2004); Império dos Sonhos (2006); Sugar (2013); Die stillen Trabanten (2022)

Malcolm McDowell








Laranja Mecânica (1971); Calígula (1979); Um Século em 43 Minutos (1979); A Marca da Pantera  (1982); Trovão Azul (1983); Get Crazy - Na Zorra do Rock (1983); Merlin e a Espada (1985); Assassinato em Hollywood (1988); A Guerra dos Donos do Amanhã (1989); Estação 44 - O Refúgio dos Exterminadores (1990); Jornada nas Estrelas: Gerações (1994); Experiência Mortal (1995); Mar de Fogo (2004); Halloween - O Ínicio (2007); H2: Halloween 2 (2009); O Artista (2011); Silent Hill: Revelação 3D (2012); Esqueceram de Mim 5 (2012); Natal Sangrento (2012); Ricardo: Coração de Leão (2013); Ensina-me o Amor (2014); 31 (2016);  Mississippi Murder (2017); American Satan (2017); Experiment 77 (2018); Monster Butle (2019)

John Heard (1946–2017)








A Marca da Pantera (1982); Depois de Horas (1985); O Regresso para Bountiful (1985); Rebelião em Milagro (1988); A Sétima Profecia (1988); Quero Ser Grande (1988); Atraiçoados (1988); Entrega Mortal (1989); Esqueceram de Mim (1990); Tempo de Despertar (1990); Radio Flyer (1992); Gladiator - O Desafio (1992); Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York (1992); Na Linha de Fogo (1993); O Dossiê Pelicano (1993); 187: O Código (1997); Olhos de Serpente (1998); Jogo de Intrigas (2001); Edison - Poder e Corrupção (2005); Contrato de Risco (2005); O Grande Debate (2007); Sharknado (2013); Um Homem Contra Wall Street (2013); O Pacto Mortal (2015).

Annette O'Toole








O Pequeno Grande Homem (1970); Rei dos Ciganos (1978); A Marca da Pantera (1982) 48 Horas (1982); Superman III (1983); Ponte para Terabítia (1985); Armadilhas do Amor (1990); O Sonho de Oz (1990); O Beijo de um Assassino (1993); Crimes Imaginários (1994); Marcado Pelo Passado  (1996); Aterrissagem de Alto Risco (1997); Smallville: As Aventuras do Superboy (seriado 2011-2011); Fútil e Inútil (2018); Afunde o Navio (2019); Virgin River (seriado 2019-2022)

Ruby Dee (1922-2014)







A História de Jackie Robinson (1950);  O Ódio é Cego (1950); Um Homem Tem Três Metros de Altura (1957); O Sol Tornará a Brilhar (1961): O Balcão (1963); O Poder Negro (1968); Um por Deus, Outro pelo Diabo (1972); A Marca da Pantera (1982); Faça a Coisa Certa (1989); Armadilhas do Amor (1990); Febre da Selva (1991); Justa Causa (1995); O Preço da Fuga (1996); A História das Irmãs Delany (1999); Aos Olhos de Deus (2005); O Gângster (2007); Video Girl (2011); As Mil Palavras (2012); 1982 (2013).

Ed Begley Jr







Invencíveis e Invisíveis (1972); O Pássaro Ferido (1972); Um Anjo da Guarda Muito Especial (1973); O Guarda-Costas (1976); Nas Ondas do Rádio (1977); Vivendo na Corda Bamba (1978); Galactica: Astronave de Combate (1978); Galactica: Astronave de Combate (seriado 1978-1979); Elvis não Morreu (1979); Hardcore: No Submundo do Sexo (1979); Um Casamento de Alto Risco (1979); Aeroporto 79: O Concorde (1979); Uma Professora Muito Especial (1981); Tudo por Dinheiro (1982); Médicos Loucos e Apaixonados (1982); A Força do Destino (1982); Viajantes do Tempo (1982); Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983); Ruas de Fogo  (1984); Trapalhadas na Casa Branca (1984); O Turista Acidental (1988); Luta de Classes em Beverly Hills (1989); Ela é o Diabo (1989); Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993); Os Puxa-Sacos (1994); Pagemaster, o Mestre da Fantasia (1994); Batman Eternamente (1995); Herói por Engano (1996); O Retorno da Família Addams (1998); Sétimo Céu  (seriado 1999-2003); Perfeitos no Amor (2004); A Sete Palmos (seriado 2001 a 2005); Por Trás das Câmeras (2006); Veronica Mars: A Jovem Espiã  (seriado 2006 a 2007); Segredos Fatais (2009); A Grande Luta de Muhammad Ali (2013); Dia da Namorada (2017); Chips: o Filme (2017); Portlandia (seriado 2012-2018); Do Jeito que Elas Querem (2018); Better Call Saul (seriado 2016-2022); Amsterdam (2022).

Scott Paulin








O Assassinato de Randy Webster (1981); A Marca da Pantera (1982); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); A História de um Soldado (1984); O Garoto do Futuro (1985); Cilada Mortal (1988); Acusados (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Alien - O Exterminador (1990); Capitão América (1990); A Exterminadora (1993); Uma Lição de Amor (2001); Infection (2005); Tales of an Ancient Empire (2010); Castle (seriado 2009-2014)


Fontes:

Starburst Magazine
Starlog
Famous Monsters of Filmland
Rue Morgue
Time
IMDB
N.Y Times
Empire
Slant
Newsweek
Revista Set
Jornal O Globo
Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre