segunda-feira, 2 de maio de 2016

CHAPLIN / CHAPLIN (1992) - ESTADOS UNIDOS / JAPÃO / FRANÇA / ITÁLIA



“SE VOCÊ QUER ME ENTENDER, ASSISTA A MEUS FILMES”. (CHARLES CHAPLIN)

Essa é uma das melhores frases para definir essa belíssima produção. O filme mostra o ser humano Charles Spencer Chaplin. Seus amores, desilusões, esperanças, perseguições e reconhecimento. O filme traça, através de um biógrafo, a vida de Chaplin, de seu início nos palcos até o final de sua vida, já pleno de reconhecimento. Mas, entre o início e o fim, o melhor está no que aconteceu no meio e o diretor Richard Attenborough (Gandhi) o demonstra de forma irretocável, com um Robert Downey Jr personificando nas telas esse gênio artista/ diretor. Um homem polêmico, convicto de suas ideias e perseguidor daquilo que considerava certo. Seu relacionamento com sua mãe, diagnosticada como louca, tal qual sua avó; seu primeiro amor que lhe recusou o pedido de casamento, mas que ficou para sempre em seu coração, lhe assombrando em seus relacionamentos posteriores; sua amizade com seu verdadeiro amigo, Douglas Fairbanks, interpretado com maestria por Kevin Kline; e seu irmão e agente Sydney Chaplin.

         
O filme mostra a concepção de seus filmes e sua vida em meio a casamentos fracassados, na qual Chaplin dedicava-se mais ao trabalho do que as esposas, ao mesmo tempo em que seus casamentos pareciam apenas um paliativo para sanar, mesmo que temporariamente, a ausência de um grande e verdadeiro amor. O filme atravessa a fase cinema mudo, a fase falada e a 2ª Guerra, onde Chaplin passou sua visão do mundo que no momento se desenhava. 

          
A atuação de Downey Jr, que voltaria com força total aos holofotes quase 10 anos depois como "O Homem de Ferro", é no mínimo impressionante. Sua personificação do personagem beira a perfeição, seja nos trejeitos ou sob forte maquiagem. Mérito também para o diretor Richard Attenborough que conseguira uma mesma identificação com o ator Ben Kingsley para o filme Gandhi. O cuidado em ambos os filmes biográficos é perceptível: enquanto achamos que Downey Jr é Chaplin, também temos a impressão de estarmos na época retratada no filme, tamanho é o cuidado visual. 


O filme passa por um assunto que, para maioria dos brasileiros, é um tanto quanto desconhecido: o Macartismo, que foi uma "caça às bruxas" ocorrida entre 1940 e 1950, em que vários cidadãos, americanos ou não, foram acusados de comunistas ou "anti-americanos" por uma espécie de patrulha anticomunista. Sua atuação deu-se em maior escala no meio artístico, acadêmico e cultural. Podemos ver o exemplo na perseguição que Chaplin sofre pelo seu filme “O Grande Ditador” e as reportagens da época levantando essa suspeita. Chaplin foi um dos mais perseguidos.



Os atores estão perfeitos em seus papéis e fica difícil escolher quais são os melhores. Downey rouba o filme e a atenção do espectador e, mesmos seus 143 minutos de projeção, não são capazes de aborrecer quem o assiste nesta justa homenagem feita a esse gênio da nona arte.


 Trailer do filme:







Curiosidades:
 
Geraldine Chaplin que faz a mãe de Chaplin é a filha real de Chaplin, tendo atuado em diversos filmes respeitados, entre eles "Luzes da Ribalta", ainda criança, na cena de abertura

Anthony Hopkins faz o escritor que escreve a biografia de Chaplin. Esse personagem nunca existiu, mas o diretor o utilizou para dar maior destaque a narrativa.

Robert Downey Jr concorreu ao Oscar de melhor ator perdendo para Al Pacino em Perfume de Mulher. 

O filme foi indicado a 3 Oscars: Melhor Ator; Melhor Trilha Sonora; Melhor Direção de Arte 

Há seis cenas dos filmes de Chaplin: O garoto (1921), Em Busca do Ouro (1925), O Circo (1928), Luzes da Cidade (1931), Tempos Modernos (1936) e O Grande Ditador (1940).

Milla Jovovich, fazendo o papel da 2ª esposa de Chaplin, vinha do filme “De Volta a Lagoa Azul” e logo depois filmou “O Quinto Elemento” ao lado de Bruce Wills.

Marisa Tomei vinha do filme “Meu Primo Vinny” e após “Chaplin” fez diversos filmes, mas sua retomada só se deu no filme “O Lutador” de 2008 ao lado de Mickey Rourke.

Diane Lane foi a vocalista de uma banda no filme "Ruas de Fogo" de 1984 e mãe de Clark Kent em “Homem de Aço” e “Batman vs Superman”.

David Duchovny que ficou famoso como o agente Mulder, no seriado "Arquivo X", faz aqui o papel do montador de filmes no início da fase cinematográfica de Chaplin

James Woods que faz o promotor de acusação no reconhecimento de paternidade de Chaplin, fez inúmeros filmes entre eles: “A Marca da Corrupção”, “Aprendiz de Feiticeiro”, "Paixões Violentas"; “Contato” com Jodie Foster e “O Especialista” com Stallone.

Em entrevista ao The Actors Studio (1994), Robert Downey Jr. disse que, enquanto se preparava para o filme, assistiu a todos os filmes de Charlie Chaplin. Quando questionado sobre o que ele sentia por eles, ele disse: "Eles me assustaram demais".

Enquanto pesquisava seu papel, Robert Downey Jr. visitou o Museu da Imagem em Movimento em Londres, Inglaterra e convenceu a equipe a deixá-lo experimentar um dos ternos e botas "Little Tramp" de Charlie Chaplin. O último cabia nele perfeitamente, e ele encontrou um toco de charuto em um dos bolsos, que posteriormente guardou como um tesouro.

O corte original tinha quase quatro horas de duração. Mais de duzentas horas de filmagem foram filmadas.

Geraldine Chaplin lembrou que quando viu Robert Downey, Jr. pela primeira vez em seu traje completo, ficou tão impressionada com o quanto ele se parecia com seu falecido pai que ela precisou de um momento para organizar seus pensamentos até mesmo para falar.

Ao contrário do que é apresentado no filme, Charlie Chaplin teve um filho com Mildred Harris. Seu filho, Norman Spencer Chaplin, morreu três dias após o nascimento.

A versão do diretor Richard Attenborough tinha duas horas e vinte e sete minutos de duração, doze minutos a mais do que a versão exibida nos cinemas. Attenborough disse que os cortes prejudicaram o filme.

Este filme foi originalmente chamado de "Charlie", como Chaplin era conhecido entre seus amigos, família e fãs. Os realizadores do filme de Cliff Robertson, Os Dois Mundos de Charly (1968), queixaram-se de que o título iria confundir o filme, pelo que este teve de ser rebatizado de "Chaplin".

Kevin Kline foi originalmente considerado pelo produtor e diretor Sir Richard Attenborough para interpretar Charlie Chaplin. Kline originalmente recusou o papel de Douglas Fairbanks porque seu filho tinha acabado de nascer. Attenborough concordou em atrasar as filmagens das cenas de Kline por um mês.

O produtor e diretor Sir Richard Attenborough recusou muitos papéis no cinema por causa das obrigações com os filmes que dirigiu. Devido à pós-produção e divulgação do filme, quase teve que fazê-lo novamente quando Steven Spielberg lhe ofereceu o papel de John Hammond em Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993). No entanto, Spielberg se ofereceu para mudar sua programação de produção para acomodar Attenborough.

Para se preparar para seu papel, Robert Downey Jr. aprendeu a tocar violino e jogar tênis com a mão esquerda. Ele também contratou um treinador para ajudá-lo a imitar a postura e os maneirismos de Charlie Chaplin.

Este filme seria distribuído pela Universal Pictures, mas o estúdio queria um nome maior do que Robert Downey Jr. no papel principal, preferindo Dustin Hoffman ou Billy Crystal. Quando o produtor e diretor Sir Richard Attenborough se recusou a obedecer, o filme sofreu uma reviravolta e um novo produtor teve que ser encontrado. Mario Kassar concordou em assumir as rédeas, mas exigiu que o filme incluísse a parte posterior da vida de Chaplin na Suíça. William Goldman foi então contratado para escrever essas novas cenas.

Quando Charlie Chaplin (Robert Downey, Jr.) chega a Hollywood (para se juntar a Mack Sennett (Dan Aykroyd)), um filme está sendo feito. Chaplin se junta e improvisa uma cena complexa. Esta foi na verdade a sequência de perseguição final de O Aventureiro (1917). O local das últimas cenas da seqüência de abertura do mesmo filme foi usado quando Chaplin leva Oona Chaplin (Moira Kelly) em um tour por seus antigos redutos, pouco antes de partirem para a Europa.

Robert Downey, Jr. gravou a música "Smile", que pode ser ouvida na trilha sonora do filme. No entanto, não foi usado no filme.

Robert Downey Jr. mencionou em uma entrevista de 2013 que durante sua primeira audição, Sir Richard Attenborough mostrou uma foto de Tom Cruise e disse a Downey que também estava considerando Cruise para o papel. Downey disse que não tinha certeza se Cruise estava realmente na disputa pelo papel, ou se isso era apenas uma tática motivacional de Attenborough.

Nick Nolte foi considerado para interpretar Charlie Chaplin nos últimos anos de sua vida.

O produtor e diretor Sir Richard Attenborough escalou Marisa Tomei para o papel de Mabel Normand após ver sua atuação em Minha Filha Quer Casar (1991) em um vôo transatlântico.

Os olhos de Charles Chaplin eram frequentemente descritos como surpreendentemente azuis por aqueles que o conheciam. Os de Robert Downey Jr. são cor de avelã. Parecem castanho-escuros, mas a iluminação mais forte de seu rosto em várias cenas de O Outro Lado da Nobreza (1995) revelou que seus olhos eram castanhos com reflexos verdes.

Steven Spielberg ofereceu a Richard Attenborough o papel de Tootles em Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991), mas ele teve que recusar, pois estava trabalhando neste filme. Arthur Malet foi escalado em seu lugar. Spielberg posteriormente escalou Attenborough como John Hammond em Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), que foi seu primeiro papel como ator desde O Fator Humano (1979).

Pierce Brosnan foi cogitado para interpretar Douglas Fairbanks. Sir Richard Attenborough escalou Brosnan como personagem-título de O Guerreiro da Paz (1999).

Tim Curry foi cogitado para o papel de Charlie Chaplin antes de Robert Downey Jr. ser escalado.

Jim Carrey foi cogitado para o papel de Chaplin. Ele foi posteriormente considerado para o papel de Ian Malcolm em Jurassic Park (1993), no qual ele teria trabalhado ao lado de Richard Attenborough.

Embora alguns personagens do filme sugiram que Chaplin era judeu, na verdade ele não era.

Jeff Bridges, Nicolas Cage, Jim Carrey, John Cusack, Johnny Depp, Tom Hanks e Antony Sher foram cogitados para o papel-título.

Robert Downey, Jr. e Marisa Tomei atuaram em Only You (1994), Capitão América: Guerra Civil (2016) e Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017).

Deborah Moore, que interpreta a segunda esposa de Chaplin, Lita Gray, tinha 28 anos durante as filmagens. Gray tinha 15 anos quando se casou com Chaplin e 17 quando se divorciaram.


Cartaz:





Filmografia Parcial:

Robert Downey Jr.









Mulher Nota Mil (1985); Abaixo de Zero (1987); Justiça Corrupta (1989); O Céu se Enganou (1989); Air America - Loucos Pelo Perigo (1990); Soapdish: Segredos de uma Novela (1991); Chaplin (1992); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); Assassinos por Natureza (1994); O Outro Lado da Nobreza (1995);  U.S. Marshals - Os Federais (1998); Na Companhia do Medo (2003); Santos e Demônios (2006); Zodíaco (2007); Homem de Ferro (2008); O Incrível Hulk (2008); Trovão Tropical (2008); Sherlock Holmes (2009); Homem de Ferro 2 (2010);  The Avengers: Os Vingadores (2012);  Homem de Ferro 3 (2013);  Vingadores: Era de Ultron (2015); Capitão América: Guerra Civil (2016);  Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017); Vingadores: Guerra do Infinito (2018).

Marisa Tomei









Flamingo Kid (1984); Oscar: Minha Filha Quer Casar (1991); Zandalee: Uma Mulher para Dois (1991); Meu Primo Vinny (1992); Chaplin (1992); O Jornal (1994); Grande Hotel (1995); De Bem com a Vida (1996); O Outro Lado de Beverly Hills (1998); Do que as Mulheres Gostam (2000); Alguém Como Você (2001); Tratamento de Choque (20030; Obsessão (2005); Baila Comigo (2005); Motoqueiros Selvagens (2007); Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007); O Lutador (2008); Cyrus (2010); Virando a Página (2014); A Grande Aposta (2015); Capitão América: Guerra Civil (2016); Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017); Homem-Aranha: Longe do Lar  (2019); A Family Vacation (2019)  

Geraldine Chaplin (1944)









Doutor Jivago (1965); O Grande Seqüestro (1972); Ana e os Lobos (1973); Os Três Mosqueteiros (1973); Os Quatro Mosqueteiros - A Vingança de Milady (1974); Nashville (1975); Cria Corvos (1976); Mamãe Faz 100 Anos (1979); A Maldição do Espelho (1980); Retratos da Vida (1981); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Chaplin (1992); A Época da Inocência (1993); Mother Teresa: In the Name of God's Poor (1997); Fale com Ela (2002); O Orfanato (2007); O Lobisomem (2010); O Impossível (2012); O Quarto Proibido (2015).

Anthony Hopkins









Hamlet (1969); Juggernaut: Inferno em Alto-Mar (1974); As Duas Vidas de Audrey Rose (1977); O Homem Elefante (1980); O Corcunda de Notre Dame (1982); Rebelião em Alto Mar (1984); Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1987); Horas de Desespero (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Freejack: Os Imortais (1992); Retorno a Howards End (1992); Drácula de Bram Stoker (1992); Chaplin (1992); Vestígios do Dia (1993); Terra das Sombras (1993); Lendas da Paixão (1994); Nixon (1995); No Limite (1997); Amistad (1997); A Máscara do Zorro (1998); Instinto (1999); Hannibal (2001); Dragão Vermelho (2002); Alexandre (2004); Desafiando os Limites (2005); A Lenda de Beowulf (2007); O Lobisomem (2010); O Ritual (2011); Thor (2011); Hitchcock (2012); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Noé (2014); Má Conduta (2016); Transformers: O Último Cavaleiro (2017); Thor 3: Ragnarok (2017); Dois Papas (2019); Meu Pai (2020)

Dan Aykroyd









1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Os Irmãos Cara de Pau (1980); Doutor Detroit e suas Mulheres (1983); Trocando as Bolas (1983); No Limite da Realidade (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); Os Caça-Fantasmas (1984); Um Romance Muito Perigoso (1985); Os Espiões que Entraram numa Fria (1985); Dragnet: Desafiando o Perigo (1987); Clube dos Pilantras 2 (1988); Minha Noiva é uma Extraterrestre (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Conduzindo Miss Daisy (1989); Um Tiro que Não deu Certo (1990); Meu Primeiro Amor (1991); Quebra de Sigilo (1992); Chaplin (1992); Meu Primeiro Amor, Parte 2 (1994); Mong e Lóide (1995); O Sargento Trapalhão (1996); Meu Vizinho Suspeito (1996); Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998); Plano de Risco (1998); O Otário (2000); Pearl Harbor (2001); Evolução (2001); Crossroads: Amigas para Sempre (2002); Amor a Toda Prova (2002); O Julgamento do Diabo (2003); Como se Fosse a Primeira Vez (2004); Eu os Declaro Marido e... Larry (2007); Os Candidatos (2012); Minha Vida com Liberace (2013); Get on Up: A História de James Brown (2014); Caça-Fantasmas (2016); Ghostbusters: Mais Além (2020).

Kevin Kline







A Escolha de Sofia (1982); O Reencontro (1983); Silverado (1985); As Violetas são Azuis (1986); Um Grito de Liberdade (1987); Um Peixe Chamado Wanda (1988); Te Amarei Até te Matar (1990) ; Grand Canyon: Ansiedade de uma Geração (1991); Jogos de Adultos (1992); Chaplin (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Surpresas do Coração (1995); Ferocidade Máxima (1997); Será que Ele é? (1997); As Loucas Aventuras de James West (1999); Tempo de Recomeçar (2001); O Clube do Imperador (2002); A Pantera Cor de Rosa (2006); Desaparecidos (2007); Xeque-Mate (2009); Conspiração Americana (2010); Querido Companheiro (2012); The Last of Robin Hood (2013); Última Viagem a Vegas (2013); Minha Querida Dama (2014); A Bela e a Fera (2017); Bob's Burgers (serie 2011 a 2019); The Diary (2021)


Penelope Ann Miller







Uma Noite de Aventuras (1987); Metido em Encrencas (1988); Um Novato na Máfia (1990); Tempo de Despertar (1990); Com o Dinheiro dos Outros (1991); Chaplin (1992); O Pagamento Final (1993); O Sombra (1994); A Relíquia (1997); Eternamente Lulu (2000); Na Teia de Aranha (2001); Ninguém Segura Essa Garota (2007); O Nascimento de Uma Nação (2016); The Bronx Bull (2017).


James Woods







Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983); Era Uma Vez na América (1984); Paixões Violentas (1984); Olhos de Gato (1985); Salvador -  O Martírio de um Povo (1986); A Marca da Corrupção (1987); Cop - Um Policial Acima da Lei (1988) ; Justiça Corrupta (1989); Aprendiz de Feiticeiro (1991);  Golpe Perfeito (1992); Chaplin (1992); O Especialista (1994); Cassino (1995); Nixon (1995); A Fantasmas do Passado (1996); Contato (1997); A Filha do General (1999);  Todo Mundo em Pânico 2 (2001); Um Ato de Coragem (2002); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); Sob o Domínio do Medo (2011)

Diane Lane







Vidas Sem Rumo (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Ruas de Fogo (1984); Cotton Club (1984); Face a Face Com o Inimigo (1992); O Juiz (1995); Crime na Casa Branca (1997); Mar em Fúria (2000); A Casa de Vidro (2001); Infidelidade (2002); Sob o Sol da Toscana (2003); Jumper (2008); O Homem de Aço (2013); Trumbo - Lista Negra (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).


Milla Jovovich







Um Toque de Sedução (1988); De Volta à Lagoa Azul (1991); Um Tira por Acaso (1992);  Chaplin (1992); O Quinto Elemento (1997); Jogada Decisiva (1998);  Joana D'Arc (1999); O Hotel de Um Milhão de Dólares (2000);  Riqueza Perdida (2000);  Zoolander (2001);  Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002); Sem Risco Aparente (2002); Resident Evil 2: Apocalipse (2004);  Ultravioleta (2006); Resident Evil 3: A Extinção (2007); Contatos de 4º Grau (2009); Resident Evil 4: Recomeço (2010); Homens em Fúria (2010); Os Três Mosqueteiros (2011); Vivendo No Limite (2011); Resident Evil 5: Retribuição (2012); Zoolander 2 (2016); Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016); Choque e Pavor - A Verdade Importa (2017); Presas no Paraíso (2019); Hellboy (2019); Monster Hunter (2020)


Kevin Dunn








Mississippi em Chamas (1988); Marcado Para a Morte (1990); A Fogueira das Vaidades (1990); Jogo Perverso (1990); Top Gang! Ases Muito Loucos (1991); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Chaplin (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Nixon (1995); Reação em Cadeia (1996); Godzilla (1998); Pequenos Guerreiros (1998); Olhos de Serpente (1998); Ecos do Além (1999); Godzilla: A Série (seriado 1998 -2000);  The Stranger Beside Me (2003); Huckabees: A Vida é uma Comédia (2004); Live Free or Die (2006); A Gangue está em Campo (2006); Transformers (2007); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009); Samantha Who? (seriado 2007 a 2009); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Guerreiro (2011); Fogo Contra Fogo (2012); Jobs (2013); Sangue no Gelo (2013); A Rebelião (2019); Vice (seriado 2013 a 2019); Above Suspicion (2019)

David Duchovny







Uma Secretária de Futuro (1988); Sob a Sombra do Mal (1990); Viva! A Babá Morreu (1991); O Juízo Final (1991);  Caso Kennedy, uma Conspiração (1992);  Beethoven: O Magnífico (1992); Chaplin (1992); Kalifornia: Uma Viagem ao Inferno (1993); Red Shoe Diaries (1992-1996); Arquivo X: O Filme (1998); Feitiço do Coração (2000);  Evolução (2001); Zoolander (2001);  Arquivo X (serie 1993 -2002) Connie e Carla: As Rainhas da Noite (2004); Totalmente Apaixonados (2005); Um Elenco do Barulho (2006); Coisas que Perdemos pelo Caminho (2007); O Segredo (2007); Arquivo X: Eu Quero Acreditar (2008); Amor por Contrato (2009);  Ovelha Negra (2012); Phantom - A Última Missão (2013);  Mais De Mil Palavras (2013);  Californication  (2007 -2014);  Aquarius (serie 2015 -2016); Arquivo X (2016 -2018) - Jovens Bruxas: Nova Irmandade (2020) 


3 comentários:

  1. Taí um filme que nunca assisti por falta de oportunidade,mas ouço falar bem faz tempo.Foi bom vir aqui para saber melhor sobre o filme.Parabéns pelo blog.

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Fabiana.
    Chaplin é um filme realizado com grande eficiência e um grande elenco. Downey Jr está ótimo. Obrigado pelos comentários e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre