quarta-feira, 4 de maio de 2016

3 MACACOS / ÜÇ MAYMUN / THREE MONKEYS ( 2008) TURQUIA / FRANÇA / ITÁLIA




CINEMA DE ARTE DA TURQUIA

Produção Turca de 2004 que se inicia com Servet (Ercan Kesal), um rico homem de negócios, de meia idade, com aspirações políticas que, ao dirigir a noite, com sono, acaba atropelando um transeunte. Um carro  passa e anota a sua placa. Para fugir da prisão e continuar sua vida, Serve faz uma proposta a seu motorista particular Eyüp: assumir a culpa e receber ao final da pena, entre 6 meses a 1 ano, dinheiro suficiente para iniciar uma nova vida e, enquanto cumpre a pena, enviará o seu salário integralmente à família. Eyüp (Yavuz Bingol) aceita e assume a culpa. Sua família, porém não é das mais estáveis e tudo que havia de escondido no seio familiar começa a vir a toda. 


Assim começa o título Três Macacos: nada vejo, nada ouço, nada falo. Uma fábula japonesa adaptada à realidade dos personagens e que cada um assume o seu papel de macaco. A bela esposa, Hacer (Hatice Aslan), que finge não ver que o acontece em casa, o filho Ismail (Ahmet Rifta Sungar), que se cala diante da situação que descobre em casa e o marido que finge não entender o que escuta.


Entendendo o filme, fica mais fácil de aceitar um roteiro que abusa um pouco do silêncio, representado pelo distanciamento dos personagens, ainda que fisicamente próximos, com poucos diálogos e tramas que fazem com que o espectador tenha que deduzir vários eventos. 


O fato desses eventos serem subentendidos pode deixar alguns espectadores confusos se não prestarem a devida atenção, pois o filme muda de tomada, ou seja, de situação e entra direto em outra e, nesse meio caminho, fica a lacuna a ser preenchida por quem assiste, mas nada de excepcional. Os grandes méritos desse filme são: certo clima claustrofóbico dos personagens, a fotografia escura de Istambul, os personagens em conflitos morais e existenciais, num ambiente de cor próxima ao sépia, e os bons atores escolhidos para os respectivos papéis. A família não é muito diferente das que existem por aí: um pai sem perspectivas, com um filho que se encaminha para a mesma situação. Uma geração que tende a se destruir mais rápido diante do futuro incerto. A esposa, sem saber como lidar com o filho e, sem carinho e amor, por parte do marido, descobre na prisão deste a sua chance de liberdade.


Neste contexto, cada um entende que seus problemas devem ser resolvidos apenas por eles mesmos e cada um se separa e cumpre o seu papel, apesar de todos estarem ligados pelo incidente ocorrido. Como na sequência de dominós caindo, um novo evento, de um dos personagens, fará com que cada um dos personagens passe a tomar uma atitude, que resultará em uma nova tragédia e, aí, a figura dos 3 macacos impera novamente na trama. O final é bem interessante e pode surpreender alguns. Quem assistiu o filme argentino "Relatos Selvagens", que apresenta sua narrativa episódica, irá familiarizar-se com este filme, pois possui uma passagem bem parecida com a desta produção.


3 macacos é, sem dúvida, um filme de arte, voltado às plateias que procuram cinema como forma de reflexão e entretenimento sofisticado longe dos filmes blockbusters que mensalmente ocupam as programações. O diretor Nuri Bilge Ceylan conseguir extrair do silêncio uma tremenda sensibilidade poética e a deixa durante um bom tempo na mente dos espectadores.


Trailer:






Curiosidades:
O diretor ganhou o prêmio de melhor diretor no festival de Cannes por este filme.
Yavuz Bingol é um famoso cantor turco

Cartazes  Alternativos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre