quarta-feira, 16 de março de 2016

O HOMEM DE AÇO / MAN OF STEEL (2013) - ESTADOS UNIDOS




O FILHO DE KRIPTON
kripton é um planeta moribundo. Jor-El tenta convencer o conselho de uma maneira de salvar seu mundo. O general Zod (Michael Shannon) quer tomar o poder reinante e governar sob seus ideais ditatoriais. O confronto entre os dois é inevitável. Jor-El consegue enviar seu filho para fora do planeta em direção à terra. General Zod e seus asseclas são enviados à Zona Fantasma para pagar por seus crimes.  Kal-El (Henry Cavill) é criado pelo casal que encontra sua espaçonave. Eles o adotam como um filho e lhe dão o nome de Clark Kent.  Seus mentores, Jonathan Kent (Kevin Costner ) e Martha Kent (Diane Lane ), moldam o caráter do menino, mostrando que a descoberta de sua existência poderá mudar o mundo filosoficamente, socialmente e religiosamente. 

  
Quando chega a idade adulta, Clark vai em busca de suas origens onde quer que estejam e torna-se um samaritano, ajudando pessoas em perigo como uma lenda urbana. Vivendo no meio dos humanos e sendo o único de sua espécie, ele encontra uma espaçonave que lhe revela seu passado. Tempos depois, aparece no espaço americano uma espaçonave alienígena ameaçando a terra em troca de Kar-El, que possui algo que o general Zod busca a todo custo: a possibilidade de construir uma nova civilização, nem que para isso deva eliminar toda humanidade.


 

Segunda versão, neste novo milênio, do maior ícone dos quadrinhos.  Zack Snyder de “300” e “Watchmen” resolveu elevar o conceito de blockbuster e filme pipoca ao extremo. Essa repaginada do personagem teve pontos altos e baixos, que geram múltiplas percepções de sua plateia.


Podemos destacar de positivo a presença de atores de peso como Russell Crowe (Gladiador), Kevin Costner (Waterworld), Laurence Fishburne (trilogia Matrix) e Diane Lane (Ruas de Fogo) em papéis fundamentais à trama e que, de certa forma, roubam as cenas quando surgem na tela. O novo uniforme do personagem está mais adequado a nossa realidade e não chega a ser uma heresia trocar o visual de um herói que funciona nos quadrinhos com seu uniforme clássico, mas que nas telas, hoje, ficaria estranho. O Superman de Christopher Reeve adotou o visual clássico (que muito dizem que é o da cueca sob a roupa) com muita dignidade, em uma época em que a sociedade tinha outros valores e não o cunho sexual em tudo que via. Muitos falam de ingenuidade, mas os filmes até hoje agradam. Pelo menos os dois primeiros. A ideia de pular a infância do personagem (apenas mostrar alguns flashbacks) levou alguns críticos a especularem que o diretor teria feito uma analogia a Jesus Cristo, visto que a idade de seu surgimento, 33 anos, é a mesma. Pouco se sabe de sua infância, não é compreendido, chega a ser preso e entregue as autoridades, para mais tarde, sacrificar-se em prol da humanidade e que segundo a visão de programas do History Channel como “Alienígenas do Passado”, Jesus seria um extraterrestre. Pura bobagem. Apesar de estes fatos ocorrerem, essa analogia não tem fundamento e é aquela famosa questão do quadro pintado: diante de um desenho abstrato, cada um vê o que quer. Que cada um tire suas conclusões. A trilha sonora é um achado e realmente acrescenta muito ao filme.


Quanto a parte que deveria ter sido melhor explorada, fica a questão das cenas de luta. São grandiosas mas também excessivas. O diretor acabou não contando muito a história e se concentrou mais em cenas de combate para encherem os olhos. Se a estratagema consegue dar certo? Sim e é um ponto alto do filme, porém muitos ainda gostam de uma boa história, mesclada com ação e nisso os 2 primeiros Superman são superiores. Claro que não são superiores nas cenas de luta, mesmo porque o público hoje aceita melhor esse modo de ação e vê com uma camada de naftalina os anteriores. A concepção do Superman está muito boa. Para quem lê outras histórias em quadrinhos, talvez tenha achado (como eu achei) que essa concepção mesclou outros personagens. Por exemplo: Em alguns momentos o general Zod (principalmente quando luta sem armadura) parece o inimigo do Capitão Marvel, o Adão Negro. Talvez só eu tenha visto referências ao “Poder Supremo” da Marvel Max, quando Zod tenta matar uma família com sua visão de calor e o Superman tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida. Naquele momento, parecia Hyperion contra seu maior oponente na cena do shopping. Para quem não sabe a que me refiro, o personagem Hyperion foi criado a la Superman, que contém ainda heróis clonados da Liga da Justiça (saiu na revista Marvel Max da Editora Panini), numa saga que definitivamente pode ser colocada nas melhores dos quadrinhos e merecia um filme ao estilo Watchmen. Talvez se retirasse Superman e colocasse Hyperion, mudando um pouco a origem e os motivos, a pessoas nem perceberiam. Michael Shannon  faz um general Zod mais talhado a batalhas épicas, mas aquele jeito de intimidar apenas com o olhar ainda fica com Terence Stamp e seu Zod mas light.
    

Os dois Generais Zod

Superman é um bom filme. É melhor que “Superman o Retorno”. Talvez lancem um filme do diretor para o Supeman do ator Brandon Routh, colocando as cenas deletadas e aí sim explicando muita coisa que ficou de fora e que, na hora de se fazer a montagem do filme, ficou confuso e capenga. 

Devido a uma história melhor desenvolvida pelo Supeman de Reeve, vejo a antiga produção com uma história melhor, porém em termos de ação e luta este dá de lavada no antigo. Apesar de não encantar a todos em sua performance, Henry Cavill se sai razoavelmente bem, o que não é bom, pois é o personagem principal. É melhor que seu antecessor. É melhor no quesito ação e luta, mas segue o que o roteiro lhe transmite. Reeve não funcionaria neste filme, assim como Cavill se perderia no de Reeve.
 
As referências aos quadrinhos estão lá: temos os pais, o cão Kripton, Lana (cuja cena do ônibus escolar, não sei porque, me lembrou da HQ “Superman as Quatro Estações” de Tim Sale). Temos uma referência a Lex Luthor, quando um de seus caminhões, da Lexcorp, atravessa uma cena. Temos uma homenagem ao casal Reeve e Kidder na cena final em que Clark inicia um novo emprego, entre tantas outras escondidas. Explicar a origem do uniforme foi bom e rápido. As cenas do Superman atravessando prédios com seu inimigo me lembrou o desenho da Liga da Justiça Supeman vs Capitão Marvel e o primeiro voo desastroso do personagem me veio na hora a lembrança (tirando as devidas comparações) a cena do personagem O Super Herói Americano (seriado cômico que passava no SBT nos anos 80). Só faltou bater contra um outdoor.


          
Se o espectador gosta de filmes de quadrinhos, no mínimo não deverá se decepcionar, mas os mais exigentes poderão achar o filme sem história e apenas ação. As duas visões podem ser verdadeiras, apenas devem-se ao que você espera ver nesse tipo de produção. Agora é esperar para ver Batman vs Superman que se baseará nos acontecimentos deste filme.



Trailer do filme:






Curiosidades:


Kirk Alyn (1910- 1989) morreu aos 88 anos de Alzheimer. O Ator foi o primeiro a transpor o personagem dos quadrinhos para a tela grande e protagonizou os filmes  "Superman" de 1948 (15 capítulos); "Atom Man vs. Superman" (1950) também 15 capítulos. A duração média dos capítulos era de 15 minutos. Fez uma ponta no filme Superman (1978).

George Reeves (1914-1959) protagonizou o seriado "As Aventuras de Superman". Ele foi o segundo ator a encarnar o personagem.

John Hayes Newton protagonizou Superboy na primeira temporada (1988-1989).

Gerard Christopher protagonizou também o seriado Superboy entre as temporadas 2 e 4 (1989 -1992), rebatizado a partir da terceira temporada como "As Aventuras de Superboy".

Dean Cain protagonizou o Seriado "Lois & Clark: As Aventuras do Superman"  (1993-1997).

Há quem diga que exista uma maldição envolvendo quem veste o vestimenta o herói:
George Reeves suicidou-se (há quem diga que foi assassinado). 
Christopher Reeve faleceu em decorrência de falência cardíaca. O ator sofrera uma queda do cavalo e ficou tetraplégico. 
Lee Quigley o bebê que interpretava Karl El, no primeiro filme de 1978, morreu aos 14 anos por inalação de solventes químicos

Efeitos:


















Os Vários "Superman" no cinema e na TV:


George Reeves 1952 -1957

Kirk Alyn 1948-1950










 

 

 
Christopher Reeve 1978-1987


Gerard Christopher 1989-1992
John Haymes Newton 1988 /1989











 




 
 Dean Cain 1993-1997
 Tom Welling 2001-2011
















Brandon Routh 2006
Henry Cavill 2013 - ?

















Superman desenhado por alguns artistas


Alex Ross
John Byrne


Frank Miller


José Garcia-Lopez
Neal Adams





Ross Andru
Tim Sale















Filmografia Parcial:

Henry Cavill









O Conde de Monte Cristo (2002); Castelo dos Sonhos (2003); Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005); Tristão & Isolda (2006); Renascido das Trevas (2009); Imortais (2011); O Homem de Aço (2013); O Agente da U.N.C.L.E. (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Liga da Justiça (2017); Justice League Part Two (2019).

Amy Adams









Lindas de Morrer (1999); Segundas Intenções 2 (2000); Prenda-me Se For Capaz (2002); Retratos de Família (2005); O Ex-Namorado da Minha Mulher (2006); Uma Noite no Museu 2 (2009); O Vencedor (2010); Na Estrada (2012); O Mestre (2012); O Homem de Aço (2013); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); A Chegada (2016); Animais Noturnos (2016); Liga da Justiça (2017).

Michael Shannon









Feitiço do Tempo (1993); Pearl Harbor (2001); Vanilla Sky (2001); 8 Mile: Rua das Ilusões (2002); Bad Boys II (2003); Possuídos (2006); Bem-vindo ao Jogo (2007); Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007); The Runaways - Garotas do Rock (2010); 13 - O Jogador (2010); O Abrigo (2011); O Homem de Aço (2013); Batman vs Superman: A Origem da Justiça  (2016); Elvis & Nixon (2016).

Russell Crowe








A Prova (1991); Rápida e Mortal (1995); Assassino Virtual (1995); Gladiador (2000); Prova de Vida (2000); Um Bom Ano (2006); Robin Hood (2010); 72 Horas (2010); Os Miseráveis (2012); O Homem de Aço (2013); Noé (2014); A Múmia (2017)

Diane Lane








Vidas Sem Rumo (1983); O Selvagem da Motocicleta (1983); Ruas de Fogo (1984); Cotton Club (1984); Face a Face Com o Inimigo (1992); Chaplin (1992); O Juiz (1995); Crime na Casa Branca (1997); Mar em Fúria (2000); A Casa de Vidro (2001); Infidelidade (2002); Sob o Sol da Toscana (2003); Jumper (2008); O Homem de Aço (2013); Trumbo - Lista Negra (2015); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).

Kevin Costner











Herança Nuclear (1983); Silverado (1985); Os Intocáveis (1987); Sem Saída (1987); Campo dos Sonhos (1989); Dança com Lobos (1990); Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991); JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); O Guarda-Costas (1992); Um Mundo Perfeito (1993); Waterworld - O Segredo das Águas (1995); O Mensageiro (1997); Treze Dias Que Abalaram o Mundo (2000); 3000 Milhas Para o Inferno (2001); O Mistério da Libélula (2002); A Outra Face da Raiva (2005); Instinto Secreto (2007); O Homem de Aço (2013); Operação Sombra - Jack Ryan (2014); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Estrelas Além do Tempo (2016)

Laurence Fishburne:









Apocalypse Now (1979); Desejo de Matar 2 (1982); O Selvagem da Motocicleta (1983); Cotton Club (1984); A Cor Púrpura (1985); A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987); A Quadrilha da Mão (1986); Cherry 2000 (1987); Inferno Vermelho (1988); Os Donos da Rua (1991); Tina (1993); Lances Inocentes (1993); A Caçada (1996); O Enigma do Horizonte (1997); Matrix (1999); Matrix Reloaded (2003); Sobre Meninos e Lobos (2003); Matrix Revolutions (2003); Assalto à 13ª Delegacia (2005); Prova de Fogo (2006); Missão: Impossível 3 (2006); A Vida e a Morte De Bobby Z (2007); Predadores (2010); O Homem de Aço (2013); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Passageiros (2016); John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017);  Homem-Formiga e a Vespa (2018); John Wick 3: Parabellum (2019); A Mula (2018)

Christopher Meloni









Júnior (1994); Os 12 Macacos (1995); Medo e Delírio (1998); Noiva em Fuga (1999); Vírus (2009); O Homem de Aço (2013); Sin City: A Dama Fatal (2014); Eu Sou a Fúria (2016); Marauders (2016).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre