sábado, 26 de dezembro de 2015

FALANDO COM OS MORTOS / TALKING TO HEAVEN / LIVING WITH THE DEAD (2002) - ESTADOS UNIDOS





TELEFILME POUCO CONHECIDO COM SUSPENSE NA MEDIDA CERTA

James Van Praagh (Ted Danson) é uma criança com um dom incomum: ele conversa com os mortos. Estudando em um colégio religioso, suas "visões" não são bem vindas. Sua mãe lhe pede que oculte das pessoas seu dom e que reze para que suas visões desapareçam. Anos mais tarde vemos James, ao lado de sua mãe, internada em um hospital, devido um derrame. Ela chama por uma pessoa chamada Eddie. James se recorda de ter conversado com um garoto chamado Eddie e comenta com seu pai Allan (Jack Palance) desconhecer quem seria, mas se recorda de um espírito de uma criança que o aterrorizava quando tentava se comunicar com ele à noite.  


Ao contratar  uma nova funcionária, para criação de um site para a companhia em que trabalha, Midge Harmon (Queen Latifah), esta lhe pergunta sobre sua mãe e fala de seu guru espiritual, que lhe havia revelado que conheceria uma pessoa chamada James com a mãe doente. Alguns dias depois a mãe de James  falece e Midge o leva para conhecer  seu guia em uma reunião mediúnica, mas, reticente,  não aceita as informações desta pessoa .

Sua vida começa a mudar quando vai comunicar o furto de objetos de seu carro em uma delegacia e encontra uma senhora. Ele tenta lhe dizer que o marido morto está ao lado dela e é expulso do local por perturbação da ordem. A senhora descobre onde ele mora e James lhe revela que o marido morrera de infarto, mas que fora provocado por um assalto e conhece a identidade do criminoso. Entra em cena a Detetive Karen (Mary Steenburgen), que resolve investigar e descobre ser verdadeira a história. O fato chega aos jornais e James desaprova completamente.

 
Quando as coisas começam a se acalmar,  James encontra o espírito de Dennis Branston (Neil Denis), um menino que não se comunica por palavras e o deixa extremamente confuso sobre o que realmente deseja. Com o reaparecimento do jovem, James descobre um local com vários corpos enterrados da mesma forma e a polícia, ao fazer escavações, confirma sua história, mas algo ainda está errado: Denis e, agora, os meninos que foram encontrados mortos juntaram-se e querem se comunicar. James chega a conclusão de que quem os matou ainda está vivo e pode estar ainda em atividade. Junto com a detetive Karen irão buscar pistas e suspeitos, mas o fato de que há corpos enterrados há 30 anos dificulta qualquer possibilidade de captura do serial Killer.


Falando Com os Mortos é um telefilme (produzido para a Tv) com mais de duas horas de duração ( a versão que corre pela internet). É baseado na vida de James Van Praagh que, na vida real, acumula as funções de médium, escritor e produtor de televisão. Possui vários best sellers traduzidos para várias línguas. Só que a direção de  Stephen Gyllenhaal, pai dos atores  Jake Gyllenhaal (Donnie Darko e Um Dia Depois de Amanhã) e Maggie Gyllenhaal (A Secretária e Coração Louco) fez um filme muito bom, unindo uma fórmula que nem sempre da certo: filme policial, religião e suspense. Esse trinômio muitas vezes foi filmado, mas poucas vezes obteve algo além da classificação de “ interessante”. Mas não é o caso aqui. Desde o início, o espectador fica preso à história sólida e que trata o tema espiritismo com muito respeito presenteando o espectador com a expectativa de descobrir o assassino. Fugindo as obviedades das produções atuais, o filme vai revelando, aos poucos, as pistas e não será muito fácil identificar o verdadeiro assassino em série.


Quanto a questão espiritual, não usar fantasmas ou pessoas "transparentes" para dar um ar de sobrenatural a produção foi um acerto. Há uma mensagem muito bonita de perdão e uma nova vida pós-morte. Os mais envolvidos com o tema não se decepcionarão. Aqueles que não são adeptos da filosofia espírita poderão entender a produção como um filme policial com um suspense crescente e que, em sua longa duração, não deixa o espectador cansado. Muito pelo contrário, a sensação de ficar colado à cadeira para não perder nenhum detalhe ou ficar envolvido na história altamente interessante é um dos pontos altos deste filme.


Quanto ao elenco foi, sem dúvida, uma decisão acertadíssima: Ted Dawson (do famoso filme "Três Solteirões e um Bebê", ao lado de Tom "Magnum" Selleck) está ótimo como o homem que tem um dom que recusa, mas não consegue fugir da utilização. Jack Palance ficou ótimo como o pai de James. Queen Latifah é uma atriz de muitos recursos e mais  conhecida por papéis de comédia. Aqui a atriz faz um papel sólido de uma personagem que se descobre doente. Mary Steenburgen sempre se coloca em bons papéis e sua composição de detetive que “acredita, sem acreditar” em James está ótima. Sua dualidade em não saber no que acreditar, a respeito de tudo que presencia, torna o filme ainda melhor. 


Falando Com os Mortos é um filme curiosamente pouco conhecido, mas pode ser considerado uma ótima opção de entretenimento com uma mensagem muito bonita, independente da crença de quem o assiste.  




Trailer:

Curiosidades:

O tema espíritos não é desconhecido para o ator Ted Dawson. Durante as filmagens do filme Três Solteirões e Um Bebê , em determinada cena, aparece um menino escondido parcialmente atrás de uma cortina. No momento da filmagem ninguém percebeu sua presença, mas ao chegar ao grande publico uma senhora alegou conhecer a criança: seria seu filho. A cena correu mundo, mas atualmente o que se sabe é que seria uma imagem de papelão, de outra tomada,  não utilizada, esquecida no local.

No site do IMDB é informado que a duração original do filme é de 4 horas em formato de minissérie.

O verdadeiro James Van Praagh aparece na cena da igreja tocando uma música de órgão.

Ted Dawson e Mary Steenburgen trabalhariam juntos novamente em "Sobrevivendo ao Amor" de 2004

Mary Steenburgen ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Melvin and Howard" de 1980.

Queen Latifah foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Chicago" (2002).

Jack Palance ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Amigos Sempre Amigos" (1991).



Filmografia Parcial:

Ted Danson










Corpos Ardentes (1981); Creepshow: Show de Horrores (1982); Paixão Doentia (1984); Três Solteirões e um Bebê (1987); Um Toque de Infidelidade (1989); Meu Pai, uma Lição de Vida (1989); Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990); Feita Por encomenda (1993); O Resgate do Soldado Ryan (1998); Falando com os mortos (2002); Sobrevivendo ao amor (2004).


Mary Steenburgen
 












Um Século em 43 Minutos (1979; Melvin e Howard (1980); Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão (1982); Morte no Inverno (1987); Baleias de Agosto (1987); De Volta para o Futuro Parte III (1990); A Mulher do Açougueiro (1991); Filadélfia (1993); Ensina-me a Viver (1995); Energia Pura (1995); Tempo de Recomeçar (2001); Valente (2007) A Proposta (2009).

Queen Latifah











Febre da Selva (1991); Até as Últimas Conseqüência (1996); Esfera (1998); O Colecionador de Ossos (1999); Falando com os mortos (2002); Chicago (2002); Todo Mundo em Pânico 3 (2003); As Férias da Minha Vida (2006); Hairspray: Em Busca da Fama (2007); A Vida Secreta das Abelhas (2008).


Jack Palance (1919–2006)












Os Brutos Também Amam (1953); Átila, o Rei dos Hunos (1954); O Cálice Sagrado (1954); A Revolta dos Bárbaros (1960); Os Mongóis (1961); O Desprezo (1963); Os Profissionais (1966); As Torturas do Dr. Diabolo (1967); Drácula (1974); O Falcão Justiceiro (1980); Bagdad Café (1987); Os Jovens Pistoleiros (1988); Batman (1989); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Amigos, Sempre Amigos (1991) Falando com os mortos (2002).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre