segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

20.000 LÉGUAS SUBMARINAS / 20,000 LEAGUES UNDER THE SEA (1954) - ESTADOS UNIDOS


NEMO E NAUTILUS SOB A ÓTICA DISNEY

1868. Avistamentos e rumores de uma criatura marinha destruindo navios, obriga a marinha americana a investigar com um navio de guerra, o Abraham Lincoln, navegando para os mares do sul para tentar desvendar o mistério. Junto com a tripulação do navio encontra-se o renomado professor Arronax (Paul Lukas) e seu assistente, Conseil (Peter Lorre), além do valente e arrojado marujo Ned Land (Kirk Douglas)  que embarcara e cuja especialidade é ser um excelente  arpoador, no caso de um eventual confronto com a desconhecida criatura.

Quando o “monstro” é avistado, inicia-se uma perseguição e o  Lincoln sofre consideráveis danos. Durante a confusão, Aronnax, Conseil e Land acabam arrastados para o mar, até que espantados percebem que se encontram agarrados a uma embarcação capaz de submergir. Eles conseguem entrar para virem a descobrirem que se tornarão hóspedes forçados no Nautilus comandado pelo Capitão Nemo (James Mason), um homem rude, que desacreditou na humanidade e que descobriu uma imensa fonte de poder capaz de produzir uma destruição incomensurável. Enquanto Arronax se percebe fascinado pelo modo como vive a tripulação, além da complexa tecnologia que os abriga, Ned Land pensa em um jeito de escapar do submarino, atraindo assim a desconfiança de Nemo.

Aventura dos Estúdios Disney, produzido em CinemaScope (primeiro longa-metragem de Walt Disney usando o novo processo) e Technicolor (ainda se escrevia assim), 20.000 Léguas Submarinas foi uma adaptação do famoso romance de Júlio Verne de 1870, cujos efeitos especiais e direção de arte conquistaram o Oscar. Esta é a segunda versão do clássico (a primeira é de 1916, versão muda e em preto e branco, disponível no YouTube), cujas filmagens submarinas foram realizadas nas Bahamas (para as  cenas em que Ned Land e Conseil desembarcam na Nova Guiné e encontram os canibais, e a maioria das cenas subaquáticas com os mergulhadores), no mesmo local da produção de 1916, o restante foi realizado em estúdio. A direção coube a Richard Fleischer, que ficou surpreso ao ser considerado, já que era filho do maior concorrente da Disney, Max Fleischer. Diretor de filmes como “Viagem Fantástica (1966); “No Mundo de2020” (1973), “Conan, o Destruidor” (1984) e “Guerreiros de Fogo” (1985), recebeu o roteiro de Earl Felton (1909-1972) de “A Morte Vem do Kilimanjaro“ (1959) e dirigiu uma aventura vibrante para a época, com cenas submarinas difíceis e bons momentos de ação.


O design do Nautilus foi modificado, comparado ao livro, para torná-lo atraente para o público e funcionou. O trabalho de arte desenvolveu uma bela embarcação. Outro aspecto que funcionou bem para a compreensão do espectador quanto a figura de Nemo é sua motivação: explica muito do porquê de sua amargura, loucura e sede de vingança. Junte-se a isso uma ilha com tecnologia atômica (os efeitos da Segunda Guerra Mundial no filme), confronto com um navio e uma lula gigante (foram gastos meio milhão de dólares para se feita a famosa cena, um valor exorbitante para época) e claro, os interiores do Nautilus (por Roland E. Hill Sr., que posteriormente projetou o “Castelo da Bela Adormecida” da Disneylândia) que devem ter enchido os olhos de quem assistiu na época (talvez ainda encha hoje, visto que os efeitos bem dosados sobreviveram bem até nossos dias). E pensar que Walt Disney originalmente considerou transformar este filme em um desenho animado. Até o final da década de 1960, muitos dos cenários que representavam o interior do Nautilus foram usados como atração na Disneylândia. Já quem tiver curiosidade em saber quantas são 20.000 léguas submarinas, devemos saber que uma légua submarina é considerada como 3 milhas náuticas (em torno de 4 Km). Portanto, se eles viajaram 20.000 léguas, devem ter percorrido quase duas vezes e meia a distância em torno da Terra.

Quanto ao elenco, a Disney não mediu esforços e trouxe três grandes nomes para a produção: James Mason, Kirk Douglas e Peter Lorre. Gregory Peck fez o teste para o papel do Capitão Nemo, mas Mason foi muito elogiado por sua composição. Ator de muitos recursos, deu ao filme o Nemo que este precisava. Kirk Douglas se tornou o último membro sobrevivente do elenco, falecido em 2020, aos 103 anos. Muitos críticos especularam que o ator teve uma atuação muito exagerada. Especulou-se também que Douglas pode ter exagerado deliberadamente em seu papel porque sentiu que Mason tinha o melhor papel. E houve boatos de que as cenas iniciais onde arruma confusão e está ao lado de duas damas foi um pedido para que sua imagem de “herói” permanecesse como em outros filmes. Peter Lorre dos famosos Casablanca (1942)  e Relíquia Macabra / O Falcão Maltês (1941) participaria de outro filme de ficção científica, Viagem ao Fundo do Mar (1961), que deu origem á série e trazia no elenco Barbara Eden (do seriado “Jeannie é um Gênio”). Paul Lukas, conforme comentário no DVD, parecia o que menos interagia com o elenco sendo visto como uma pessoa sofisticada, outros alegam que,  por causa de sua idade, ele estava tendo problemas para lembrar suas falas e se sentia envergonhado. Paul Lukas e Peter Lorre apareceriam mais tarde em Scent of Mystery (1960), sem título no Brasil.

“20.000 Léguas Submarinos” será sempre lembrado com muito carinho por quem o assistiu no cinema ou nas exibições da tevê aberta, sendo reprisado em alguns canais da Tv a cabo até hoje. Um filme com a qualidade Disney, que readaptou a estória de Verne preenchendo algumas lacunas e deixando outras passagens de fora.  O elenco é muito bom e o Nautilus foi muito bem desenhado para o filme. Um filme para toda a família.

Trailer:




Curiosidades (contém spoilers):

Nenhum barco de pesca carregaria (ou transportará) bananas, consideradas má sorte pelos pescadores de águas profundas.

Partes do filme foram fotografadas em locações na Jamaica e nas Bahamas, pelo diretor Richard Fleischer e uma equipe de mais de 400 técnicos.

Rura Penthe também é o nome do planeta-prisão Klingon no universo de Star Trek, visto pela primeira vez em Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991).

Com cerca de doze minutos de filme, há um retrato de Abraham Lincoln pendurado na sala dos oficiais do navio de guerra. É visto atrás do professor enquanto discute se a existência do monstro foi ou não comprovada. No romance de Júlio Verne e no filme de 1906, o navio de guerra recebeu o nome de Lincoln.

Incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 400 filmes indicados para os 100 maiores filmes americanos.

Walt Disney considerou brevemente o ator inglês Ralph Richardson para o papel do Capitão Nemo.

Incluído na lista de 400 filmes do American Film Institute de 2001 nomeados para os 100 filmes americanos mais emocionantes.

Seu papel como uma das companheiras de Ned foi a estreia no cinema de Laurie Mitchell.

Embora Nemo morra neste filme, seu destino foi deixado desconhecido no romance original de Júlio Verne, e ele reapareceu na sequência, Mysterious Island.

Neste filme, a fonte de energia do Nautilus está claramente implícita como energia nuclear. Isso é sugerido, entre outras coisas, pela explosão nuclear da ilha de Nemo no final do filme. No romance original de Júlio Verne, no entanto, Nemo explica ao professor um sistema que mais se assemelha a uma bateria de célula de combustível originalmente alimentada pela queima de carvão. A decisão da Disney sobre este assunto foi claramente influenciada pela descoberta da energia nuclear (ou seja, a bomba atômica) apenas 10 anos antes deste filme. Enquanto isso, no século 21, prevê-se que os carros funcionarão com baterias de célula de combustível e a fonte de energia original serão usinas movidas a carvão, o que ironicamente é um retorno às ideias de Verne de 150 anos atrás.

Houve uma versão de 1997 para a TV pouco conhecida 


Cartazes:








Filmografia  Parcial:

James Mason (1909–1984)







O Castelo do Homem Sem Alma (1942); O Homem de Cinzento (1943); Amor nas Sombras (1944); Malvada (1945); Condenado (1947); A Sedutora Madame Bovary (1949); Na Teia do Destino (1949); A Raposa do Deserto (1951); O Prisioneiro de Zenda (1952); A Náu dos Condenados (1952); Ratos do Deserto (1953);Júlio César (1953); Nasce Uma Estrela (1954); 20.000 Léguas Submarinas (1954); Delírio de Loucura (1956); Intriga Internacional (1959); Viagem ao Centro da Terra (1959); Lolita (1962); O Aventureiro do Tahiti (1962); A Queda do Império Romano (1964); Gengis Khan (1965); Georgy, a Feiticeira (1966); Crepúsculo das Águias (1966); Duffy, O Máximo de Vigarice (1968); O Emissário de MacKintosh (1973); A Viagem dos Condenados (1976); A Cruz de Ferro (1977); Jesus de Nazaré (mini série - 1977); O Céu Pode Esperar (1978); Assassinato Por Decreto (1979); Resgate Suicida (1980); Assassinato num Dia de Sol (1982); Ivanhoé (1982); O Veredicto (1982); Dr. Fischer de Genebra (1984).


Kirk Douglas (1916-2020)  







O Tempo Não Apaga (1946); Fuga do Passado (1947); As Muralhas de Jericó (1948); O Invencível (1949); A Montanha dos 7 Abutres (1951); Assim Estava Escrito (1952); Ulysses (1954); 20.000 Léguas Submarinas (1954);  Sede de Viver (1956); Sem lei e Sem AlmaVikings, Os Conquistadores (1958); Duelo de Titãs (1959); Spartacus (1960); Sede de Vingança (1963); Sete Dias de Maio (1964); Os Heróis de Telemark (1965); À Sombra de um Gigante (1966); Sangue de Irmãos (1968); Movidos Pelo Ódio (1969); A Fúria (1978); Cactus Jack, o Vilão (1979); Saturno 3 (1980); Nimitz - De Volta ao Inferno (1980); Caçada Impiedosa (1983); Os Últimos Durões (1986); Oscar - Minha Filha Quer Casar (1991); Os Puxa-Sacos (1994); Acontece Nas Melhores Famílias (2003);  Illusion (2004); Meurtres à l'Empire State Building (2008) 


Peter Lorre (1904–1964)







O Diabo Branco (1930); M, o Vampiro de Dusseldorf (1931); O Homem que Sabia Demais (1934); Crime e Castigo (1935); Supremo Sacrificio (1936); Obrigado, Sr. Moto (1937); O Palpite de Mister Moto (1938); Mr. Moto Se Aventura (1938); Almas Rebeldes (1940); O Homem dos Olhos Esbugalhados (1940); Relíquia Macabra (1941); Casablanca (1942); A Cruz de Lorena (1943); A Máscara de Dimitrios (1944); Anjo Diabólico (1946); Os Dedos da Morte (1946); Casbah, O Reduto da Perdição (1948); Areia Movediça (1950); O Diabo Riu por Último (1953); 20.000 Léguas Submarinas (1954); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); O Palhaço que não Ri (1957); A História da Humanidade (1957); O Bamba do Regimento (1957); O Grande Circo (1959); Viagem ao Fundo do Mar (1961); O Corvo (1963); Farsa Trágica (1963); O Otário (1964)


Paul Lukas (1895-1971)







Dois Amantes (1928);  Morta para o Mundo (1928);  Um Repórter de Saias (1928);  O Lobo da Bolsa (1929); No Caminho do Céu (1929); Corpo de Delito (1930);   Esposa de Ninguém (1930);  Infidelidade (1931);  Escravo da Paixão (1932);  A Condessa de Monte Cristo (1934);  O Prisioneiro de Deus (1934);  Amor com Amor Se Paga (1935); A Mulher Oculta (1938);  Almas Rebeldes (1940);  A Bela e o Monstro (1941);  Horas de Tormenta (1943); Expresso para Berlim (1948);  20.000 Léguas Submarinas (1954);  Raízes do Céu (1958); Suave é a Noite (1962); Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962); 55 Dias em Pequim (1963); O Seresteiro de Acapulco (1963); Os Corruptores (1968); The Challenge (1970)

 

Robert J. Wilke (1914-1989)







Piloto de Provas (1941);  Dick Tracy contra o Crime (1941);  California Joe (1943);  Capitão América (1944);  A Mulher Tigre (1944);   O Valentão de Santo Antônio (1944);  O Xerife Indomável (1944);  O Chicote do Zorro (1944);  Prova Fatal (1945);  Lone Texas Ranger (1945); Os Sinos de Rosarita (1945); Penumbra do Passado (1945); Marte Invade a Terra (1945);  Os Daltons Retornam (1945);  A Esposa de Monte Cristo (1946);  A Terra dos Homens Maus (1946);  Círculo Íntimo (1946);  O Espírito Escarlate (1946);  Máscara do Terror (1947); Justiça Sangrenta (1947);  Aranha Mortal (1947);  A Lei da Força (1948); Vingança Tenebrosa (1948); O Fantasma do Zorro (1949);  As Aventuras de Jesse James (1949);  O Gavião do Deserto (1950);  O Vale da Vingança (1951);  Ginete Audacioso (1951); Rebelião de Bravos (1952); Dupla Redenção (1952);  Matar ou Morrer (1952);  Vivendo no Inferno (1952); O Último Guerreiro (1953); A um Passo da Eternidade (1953);  20.000 Léguas Submarinas (1954); Região do Ódio (1954); Escreveu Seu Nome a Bala (1955); O Filho de Sinbad (1955); Zorro e o Ouro do Cacique (1956); Punidos pelo Próprio Sangue (1956); O Rio dos Homens Maus (1956);  Atirar para Matar (1956); A Passagem da Noite (1957); Almas Maculadas (1957); O Homem do Oeste (1958); Spartacus (1960); Sete Homens e um Destino (1960);  O Revólver é a Minha Lei (1963); Condenado por Vingança (1964); Duelo de Bravos (1971); A Maldição da Lua Cheia (1973); Cinzas no Paraíso (1978); Recrutas da Pesada (1981)

9 comentários:

  1. Boa noite!!
    É um filme que sempre ouvi falar mas nunca assisti. Parabéns pela análise.
    Abraço.
    Fabiana.

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  2. Olá Fabiana. É uma interessante adaptação a obra de Julio Verne, bem movimentada para a época.. Um grande abraço e obrigado por comentar.

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  3. Luís, como vai?
    Parabéns pela escolha, não há como não se lembrar do maravilhamento de assistir 20.000 Léguas Submarinas pela primeira vez e isso — para mim — foi há mais 25 anos da estréia nos cinemas. Faça idéia para as platéias que o viram na tela grande dos anos 50, não é?
    Júlio Verne foi uma figura única na literatura mundial, creio que o termo ficção científica surgiu em consequência de suas obras. E o cinema se aproveitou muito bem disso, como não poderia deixar de ser. Ainda espero ver mais de suas fantásticas estórias adaptadas ao cinema, com um olhar mais profundo e ressignificativo. Vc consegue imaginar um Peter Jackson refazendo esse filme, que espetáculo seria?
    Nesse sentido, a última adaptação feita ( essa de 1997, com Michael Caine como Nemo ) para mim conseguiu ser relativamente melhor que essa da Disney, justamente por pelo menos tentar explorar um pouco mais as motivações e alguns dos mistérios de Nemo. Afinal, de onde vinha aquela tecnologia? O que realmente movia aquele homem? Ás vezes quando penso no personagem, me vem na cabeça um outro: Ra’s Al Ghul, de Batman.
    Ainda sobre Nemo: detestei e ainda detesto James Mason naquele papel, sem convencimento em amargura e convicção que o papel pedia, muito aguado ( Ha, essa foi de acordo ). Curioso que depois estreou outro sucesso de Verne, Viagem ao Centro da Terra ( esse sim teve um bom remake, infantil, mas bom ).
    Kirk Douglas, de quem sou fã cego, fez um Ned Land histriônico demais, mas creio até coerente com o seu personagem no livro. Testou sua versatilidade com aquele papel.
    Peter Lorre e Paul Lukas não disseram a que vieram, talvez não tenham um único diálogo digno de nota.
    Assim, me parece que tanto o diretor quanto a Disney ( essa mais ainda ) não queriam fazer um filme cabeça, apostaram nos efeitos visuais e na grande estória, se consagraram e fizeram aquela grana preta. Quem poderia dizer que estavam errados…
    Quanto ao design do Nautilus, gostaria de saber o nome de seu criador pois foi de uma felicidade imensa. Peça atemporal, elegante, imponente, perfeitamente steampunk. Já vi recriações por particulares pelo mundo afora e como vc citou quase em tamanho natural na própria Disneyland. Se não me engano, não era o Irwin Allen que tinha uma maquete do Nautillus?
    O Ray Bradburry eu sei que tinha. Rapaz, achava aquilo o máximo!
    Desconhecia a citação de Rura Penthe, só conhecia mesmo aquela prisão em Star Trek. Pra vc ver que até os Klingons gostam de Júlio Verne, faça uma idéia, heim?
    Luís, sabe porquê estamos falando disso agora? Por que era — e ainda é — pura fantasia. E da melhor qualidade.
    Um filme que faz parte da História do Cinema. Parabéns pela análise. E de novo obrigado por nos brindar com ela.
    Um grande abraço!
    Mario

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  4. Olá Mario, tudo bem ?
    Eu quase analisei a versão de 1997. Cheguei a cogitar assisti-lo e fazer uma dobradinha como irei fazer nas próximas duas postagens (ainda preparando).
    Particularmente gostei do James Mason e, curiosamente, quando assisti ao filme da próxima análise que farei, nem me lembrava que também participara do filme (ele não é o protagonista e está bem mais envelhecido). E tem um filme que já peguei 3 vezes para analisar, com ele Charlotte Rampling e Paul Newman: O Veredicto, um filme que me agrada muito. Quem sabe para frente?
    Kirk Douglas tem grandes filmes e Spartacus, Ulysses, Duelos de Titãs e Vikings chegarão por aqui.
    O arquinimigo e avô do filho de Batman é uma comparação interessante. A HQ Batman, o Filho do Demônio sempre me vem a memória. Penso também que uma nova adaptação de 20000 Léguas ... ,com a tecnologia atual dos efeitos ,seria muito interessante. E Peter Jackson é um nome viável. Quanto a Verne, A Volta ao Mundo em 80 dias (1956) pode pintar por aqui em algum momento.
    Muito obrigado por mais comentário e até breve. Um grande abraço!

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  5. James Mason em O Veredicto está soberbo como o dissimulado e maquiavélico chefe do escritório de advocacia que antagoniza Paul Newman, neste que é um dos maiores filmes de tribunais já feitos e que, particularmente, marcou minha formação de valores na juventude.
    Kirk Douglas foi uma força da natureza nas telas. Duelo de Titãs acho primoroso, um dos melhores western que já assisti e que sempre me emociona ao rever. Não gosto de interferir na sua agenda de filmes mas confesso que fico feliz em saber que vc cogita essa análise, bem como outros do grande Kirk. E deixe eu imediatamente me contradizer: adoraria uma análise sua de Êxito Fugaz ( KD, Lauren Bacal, Dorys Day e… uau, que título! ), uma daquelas jóias esquecidas pelo tempo. Já viu?
    Quanto a importância da obra de Verne, esta tem potencial para sempre brilhar ao longo de muitos e muitos anos. Volta e meia gosto de lembrar que até Chico Buarque já lhe prestou homenagem, com Geni e o Zepellin, que nada mais é que uma paródia de Robur, o Conquistador. Quando a ouvi, há mais de 40 anos, não fiz a associação, mas nada como o tempo para decantar as idéias, não é?
    Um grande abraço!

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  6. Opa, desculpe a grafia de Bacall e Doris. Falha nostra.

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  7. Olá Mário.
    Sua percepção deO Veredicto me fez considerar finalmente publicá-lo (tenho muitas análises que não concluí, esta é uma delas). Êxito Fugaz eu não vi, mas vou considerar fazer análise, afinal gosto de filmes desse período e do gênero. Duelo de Titãs é outro da qual gosto muito e um gênero cujo o ápice de suas produções o filme se encaixa. Estou terminando O Céu Pode Esperar (1978) e farei também sua inspiração: Que Espere o Céu (1941) que muitos críticos elogiaram e me surpreendeu.. Há alguns filmes que gostaria de postar sem ordem de preferência: Viver e Morrer em Los Angeles, Amnésia, Seven, Starman - Homem das Estrelas, Indiana Jones III e IV, Planeta dos Macacos III e IV + O Desenho + A Série, Superman I a IV, Toque de Recolher, Romance Pirata, The Wanderes (1979), A Viagem do Capitão Tornado, Uma Cidade Sem passado, O Crime do Século, Europa (1991), Filhos da Guerra, O Falcão Maltês, A Filha de Ryan, Ben Hur, Gilda, A Manhã Seguinte, Caçador de assassinos (1986), Marcados Pelo Sangue, O Veredicto, Stalker, O pequeno Grande Homem, O Casamento de Maria Braun, A Flauta Mágica e A Flauta Encantada, A Ilha do Dr Moreau (1977), Filhos da Guerra, Taxi Drive, Scarface, Horizonte Perdido (anos 30), Nada de Novo no Front ... ( e quase um centena que não cabem nesse espaço rsss) Gostaria de trazê-los em algum momento, mas os pedidos tem prioridade (e pode fazê-los, gosto de indicações!). Claro que surge aquela produção que vale a pena analisar ( e a memória está viva) e passa na frente rsss. A proposta é trazer bons filmes ou filmes que tragam boas lembranças (alguns bons, outros mais fracos). Um grande abraço e obrigado por comentar.

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  8. Luís, uma informação que encontrei após pesquisa: parece que o design externo do Nautillus foi desenvolvido por Harper Goff e o de interiores por Tom Scherman, que permaneceram produzindo outros trabalhos para o cinema fantástico até final da década de 80. Quem for checar esses trabalhos verá que ambos eram craques no que faziam. Como citei antes, pode se dizer que tal qual Verne é o pai da Ficção Científica, esses caras parecem ter gestado a cultura Steampunk. Vale um olhar.

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  9. Olá. Mario. Bem interessante.
    Vou pesquisar, um grande abraço.

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