quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A ESCOLHA DE SOFIA / SOPHIE'S CHOICE (1982) - ESTADOS UNIDOS


UMA ESCOLHA IMPOSSÍVEL

Sofia Zawistowska (Meryl Streep) é uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, onde passou seus piores pesadelos. Sofia foi presa por ser polonesa e simpatizante da resistência. Migrando para os Estados Unidos, ela conhece o amor de sua vida, uma biólogo judeu da Pfizer, Nathan (Kevin Kline) e um jovem aspirante a escritor Stingo (Peter MacNicol) que mora no mesmo local em um andar abaixo. Sofia apaixona-se por Nathan e o casal passa a viver junto. Stingo passa a ser o melhor amigo da  dupla e confidente de Sofia. À medida que o relacionamento vai amadurecendo, Nathan passa a demonstrar surtos de paranoia, acusando a esposa de infidelidade. Nem Stingo escapa de seus delírios, estremecendo o relacionamento do Trio.


Enquanto Sofia conta a sua história ao longo da trama, Stingo passa a conhecer uma outra pessoa por trás daquela mulher: uma pessoa extremamente infeliz, traumatizada pela guerra e com sinais de tentativa de suicídio. Devido a um  incidente, Stingo acaba conhecendo uma pessoa que sabe a respeito do passado de Sofia e o que descobre o deixa abalado. Ao confrontar Sofia esta lhe conta parte da história que ficara escondida, uma parte aterradora e que dá o título a trama.


Excelente drama sobre impacto físico  e psicológico que a guerra causou em diversas pessoas. Aqui a história é contada por Stingo, com narração em off, a partir de seus 20 e poucos anos no pós guerra.  Meryl Streep (nascida na Holanda, mas criada em Nova Jersey) faz uma mulher com muita personalidade, transmitindo as emoções corretas para cada cena, tornando o filme um drama de primeira linha, onde o espectador acompanha o seu sofrimento nas atrocidades que presenciou e na sua escolha impossível de ser feita.  De fato Sofia faz várias escolhas: suicídio ou viver com seu eterno remorso?  Viver com Stingo ou com Nathan ? Será que suas escolhas foram acertadas ou sempre se provaram erradas? Mas uma coisa é certa: independente de suas escolhas, Sofia segue em frente e tenta ser feliz, se isto é realmente possível. 


Kevin Kline consegue uma ótima interpretação na pele de um homem que possui, tal como Sofia, um segredo que muda tudo no relacionamento do trio. Um relacionamento de muita amizade e provações. Klein (estreando no cinema) altera seu personagem da água para o vinho, numa excelente interpretação, construindo uma química perfeita com Streep.  Kline foi indicado, na época, ao Globo de Ouro de melhor ator. Peter Macnicol (Stingo) faz um jovem que almeja tornar-se um escritor famoso, mas que é muito indeciso quanto ao seu talento. Sua vida passa a ser um dia-a-dia constante com Sofia e Nathan. Ao passo que se transforma numa válvula de escape para Sofia e suas confissões, a beleza e fragilidade daquela mulher fazem com que, aos poucos, o jovem e ingênuo escritor crie mais do que uma simples afeição e curiosidade por Sofia.


A Escolha de Sofia transita entre a 2ª Grande Guerra e nos anos posteriores ao conflito. A ambientação da guerra, centralizada no campo de extermínio, é o ponto alto da trama, onde a explicações para os seus conflitos de Sofia se revelam. Com uma direção segura, Pakula extrai o melhor dos personagens e conduz a narrativa de forma que seu ritmo, às vezes lento, não canse o espectador, pois as várias revelações do passado e os comportamentos dos personagens impedem o filme de sair dos trilhos. 




Trailer:



Curiosidades:
O filme mostra momentos em que Sofia alterna diálogos em inglês e alemão. Streep teve que estudar polonês e alemão e aperfeiçoar o sotaque  para dar maior veracidade ao filme. Depois treinou falar um inglês mais próximo de um imigrante nos EUA. 

A atriz emagreceu e ficou careca para a fase do campo de extermínio (filmadas na Iugoslávia) e ganhou peso nas cenas americanas, o que engrandeceu e muito o filme, tornando-o mais acurado. Tudo isso fez com que Streep, já tendo conquistado um  Oscar com “Kramer vs Kramer”, levasse novamente a estatueta com todo merecimento.

A escolha de Sofia foi indicado a cinco Oscars:  melhor fotografia (Nestor Almendros), melhor figurino, melhor trilha sonora original (Marvin Hamlish), melhor roteiro adaptado (Pakula) e melhor atriz (Streep).

As locações foram na Iugoslávia (como se fosse na Polônia) e em Nova York.

Dirigido e roteirizado por Alan J. Pakula. Baseado no romance de William Styron (de 1979).

Natalie Wood esteve cotada para o papel de "Sofia".

Kevin Delaney Kline ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Um Peixe Chamado Wanda" (1988).

Mary Louise Streep já conquistou 3 Oscars na carreira e 20 indicações.

Em um parágrafo de aviso no final, o único personagem que não era fictício era Rudolf Hoess, que era o nome do verdadeiro comandante em Auschwitz.

A performance de Meryl Streep como Sophie Zawistowska está classificada em 3º lugar nas 100 Maiores Performances de Todos os Tempos da Premiere Magazine.

Depois de vê-lo neste filme, John Cleese decidiu lançar Kevin Kline em seu filme Um Peixe Chamado Wanda (1988).

Quando o diretor Alan J. Pakula foi inicialmente contratado para o filme, ele imaginou apenas Liv Ullmann no papel-título.

O poema citado é "Ample make this Bed" de Emily Dickinson.

Em 2007, o American Film Institute o classificou como o 91º melhor filme de todos os tempos. Foi a primeira inclusão deste filme na lista.

Quando William Styron estava escrevendo o romance, ele imaginou Ursula Andress no papel de Sophie.

Antes de Meryl Streep ser escalada, Magda Vásáryová faria o papel de Sophie. Natalie Wood foi considerada para o papel de Sophie.

Günther Maria Halmer interpretou Hoess novamente em War and Remembrance (1988).



Filmografia Parcial:

Meryl Streep :











O Franco Atirador (1978); Kramer vs. Kramer (1979); A Mulher do Tenente Francês (1981); A Escolha de Sofia (1982); Amor à Primeira Vista (1984); Entre Dois Amores (1985); A Difícil Arte de Amar (1986); Ironweed (1987); Ela É o Diabo (1989); Lembranças de Hollywood (1990); Um Visto Para o Céu (1991); A Morte lhe Cai Bem (1992); A Casa dos Espíritos (1993); O Rio Selvagem (1994); As Horas (2002); O Diabo Veste Prada (2006); Mamma Mia! (2008); A Dama de Ferro (2011); O Doador de Memórias (2014); Florence: Quem é Essa Mulher? (2016); Mary Poppins Returns (2018).

Kevin Kline









A Escolha de Sofia (1982); O Reencontro (1983); Silverado (1985); As Violetas São Azuis (1986); Um Grito de Liberdade (1987); Um Peixe Chamado Wanda (1988); Grand Canyon - Ansiedade de uma Geração (1991); Jogos de Adultos (1992); Chaplin (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Surpresas do Coração (1995); Ferocidade Máxima (1997); Será que Ele é? (1997); As Loucas Aventuras de James West (1999); Tempo de Recomeçar (2001); O Clube do Imperador (2002); A Pantera Cor de Rosa (2006); Desaparecidos (2007); Xeque-Mate (2009); Conspiração Americana (2010); Querido Companheiro (2012); The Last of Robin Hood (2013); Última Viagem a Vegas (2013); Minha Querida Dama (2014); A Bela e a Fera (2017); Bob's Burgers (serie 2011 a 2019); The Diary (2021)

Peter MacNicol









O Dragão E o Feiticeiro (1981);  A Escolha de Sofia (1982); Encurralado em Las Vegas (1986); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); A Família Addams II (1993); Drácula - Morto Mas Feliz (1995); Mister Bean: O Filme (1997); Quebrando as Regras (2004); Battleship: A Batalha dos Mares (2012).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre