quinta-feira, 9 de abril de 2020

UM PEIXE CHAMADO WANDA / A FISH CALLED WANDA (1988) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS


UMA DAS MELHORES COMÉDIAS DOS ANOS 80

Quarteto de golpistas assaltam um banco e roubam joias valiosas. Wanda (Jamie Lee Curtis) e seu amante Otto (Kevin Kline) denunciam Georges (Tom Georgeson), líder do grupo, para se apossarem das joias, mas antes de ser preso este havia modificado o esconderijo frustrando assim os objetivos da dupla. Apenas quem pode saber o destino dos diamantes é o gago Ken Pile (Michael Palin), seu leal comparsa. Para descobrir o local desse novo esconderijo, a dupla elabora um plano: Wanda seduzirá o advogado de defesa de Georges, Archie Leach (John Cleese), para que este lhe dê o paradeiro das joias, pois conforme a lei se Georges entregar os diamantes terá a pena reduzida e Archie seria o intermediador da ação.  Enquanto Wanda passa a se encontrar com o advogado, Otto se apresenta como irmão e tenta impedir qualquer aproximação mais íntima dos dois. Enquanto isso Ken tentará eliminar uma velhinha que identificou Georges próximo ao local e é a única capaz de mantê-lo preso, só que Ken não é um cara muito eficiente.


1988 foi um ano bem fértil em produções famosas e alta bilheteria: "Duro de Matar”, “Rain Main”, “Os Fantasmas se Divertem”, “Corra que a Polícia Vem Aí”, “Quero Ser Grande”, “Mississipi em Chamas”, “Ligações Perigosas”, “Acusados”, “Um Príncipe em Nova Iorque”, “Uma Secretária de Futuro”, “Brinquedo Assassino”, “Rambo III” ... seria até lógico que uma produção de comédia anglo-americana não obtivesse grande sucesso do público, mas "Um Peixe Chamado Wanda", a um custo de 7 milhões de dólares, arrecadou quase 65 milhões sendo a oitava bilheteria do ano com três indicações ao Oscar: Melhor Direção (perdeu para “Rain Man”); Melhor Roteiro Original (perdeu para “Rain Man”) e  Kevin Kline levando a Estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. Mas qual o mistério desse filme que colheu elogios de crítica e público?


A história e roteiro ficaram a cargo de John Cleese, líder do grupo inglês Monthy Phyton, de filmes como: “Monthy Python em Busca do Cálice Sagrado” (1974), “A Vida de Brian”‘(1979) e ‘Monthy Phyton - O Sentido da Vida” (1983). Para a direção (e auxílio no roteiro) foi chamado o inglês Charles Crichton (1910–1999) na época com 78 anos, 23 anos afastado do cinema, cuja carreira entrou em declínio em 1965 após Burt Lancaster o demitir como diretor após uma semana em O Homem de Alcatraz (1962). Depois a morte de seu produtor sepultou outro projeto. Voltou para Londres e não conseguiu trabalho (o mercado inglês estava fortemente voltado para a TV), voltando-se para episódios de seriados como "Os Vingadores", mas apesar das dúvidas quanto a sua eficiência, Crichton (1910-1999) fez um filme meio nonsense, mostrando o choque cultural entre americanos e ingleses recheado de um humor mordaz, corrosivo, delirante e desenvolveu tão bem os personagens que permitiu que cada ator pudesse brilhar e ter seu momento memorável no filme.


O filme começa com um título bem esquisito “Um Peixe Chamado Wanda” que se explica a partir do meio para o final, mas na verdade temos duas “Wandas”: o peixe de Ken e a “sereia” (Lee Curtis) a encantar Georges, Otto e Archie.  Um intrincado jogo de traições é o estopim para criar as situações que satirizam o modo de vida, a classe média e a própria língua inglesa. Para isso criaram uma dupla inglesa, Ken e Archie, e uma dupla americana, Wanda e Otto. Cada um com o seu humor. Essa mistura funcionou plenamente: o humor inglês é mais cínico, recatado e requintado e o americano mais escrachado e pastelão.


Wanda é a sedutora ladra que manipula Otto, se envolve com Archie e que não pode ouvir palavras em outras línguas como italiano e russo que fica excitada. Otto é o latin lover machista e burrão que gosta de ler livros de filosofia para parecer inteligente. Finge falar italiano usando uma embromação de palavras como muçarela e tarantela. É difícil de ser contido, meio maluco, ciumento e não aceita ser visto como uma pessoa pouco inteligente. Ninguém sabe que namora Wanda. Archie é o advogado que entra de gaiato no golpe dos envolvidos. Tem uma vida tediosa e sem perspectivas sendo sexualmente reprimido e casado com uma esposa bem chata, Wendy (Maria Aitken). Ao conhecer a voluptuosa Wanda sua vida se transforma e se sente vivo novamente, mas Otto não lhe dá trégua. Aliás o nome do personagem de John Cleeese é Archibald Leach, o verdadeiro nome do ator Cary Grant. Ken é o hilário gago, amante de animais (repare seu cartaz no quarto), que não consegue se fazer entender facilmente, mas que rende ótimos momentos quando tenta ser um assassino profissional, e quando passa a ser atormentado por Otto que suspeita que ele possa saber ou vir a saber o paradeiro das joias. Essa interação entre o quarteto rende ótimos momentos, com diálogos afiados e situações que beiram o absurdo bem dentro do espírito dos Monty Phyton (que já haviam se separado, mas seus integrantes seguiram caminhos separados em produções como esta), subvertendo valores e passeando pela linha do deboche. O interessante é que o quarteto (e mais a atriz Maria Aitken) voltaria a trabalhar juntos em “Ferocidade Máxima” (1997) - "Fierce Creatures", um filme não muito fácil de ser encontrado, mas tido como bem divertido.


Um Peixe Chamado Wanda é uma daquelas comédias que se tornaram atemporais e uma das mais populares e divertidas dos anos 80. Brinca sobre os padrões de comportamento da sociedade inglesa sem ter um humor grosseiro que muitas vezes invadiu as telas. Um filme para se ver e rever de tempos em tempos.

Trailer:






Curiosidades:
Em 1989, quando este filme foi exibido nos cinemas da Dinamarca, um dinamarquês chamado Ole Bentzen, um audiologista, literalmente riu até morrer durante a cena em que Ken Pile (Michael Palin) leva as fichas pelo nariz. Os batimentos cardíacos de Bentzen variaram entre duzentos e cinquenta e quinhentos batimentos por minuto e ele acabou sucumbindo à parada cardíaca. A história por trás disso é que o homem havia feito uma piada alguns anos antes com sua família durante o jantar, onde colocou um pedaço de couve-flor no nariz de todos e seus familiares como uma piada e fez uma aposta com eles sobre quem poderia comer suas cenouras sem a couve-flor cair. Quando surgiu a cena com Ken Pile e as fichas, ele começou a pensar no incidente do jantar e riu tanto que seu coração parou.

O pai de Michael Palin gaguejava, então Michael usou grande parte de sua experiência na vida real ao interpretar Ken, incluindo o fato da gagueira de Ken ser menos pronunciada nas pessoas em quem confia (Georges  e Wanda)  e pior nas pessoas com quem ele é desconfortável (Otto West).

Os peixes que Kevin Kline comeu foram feitos de gelatina. Kline afirma que ele se ofereceu para comer peixe vivo real, mas os cineastas não o deixaram.

Kevin Kline implorou ao ator, produtor executivo e escritor John Cleese que deixasse Otto West falar francês em vez de italiano quando ele quiser seduzir Jamie Lee Curtis, já que Kline fala francês. Cleese insistiu que fosse italiano. Kline começou a cantar "Volare" porque ficou sem queijos italianos e outras frases italianas que ele poderia improvisar

Na cena do assalto, foi realmente Kevin Kline quem disparou a besta no sensor. Kevin acertou na segunda tentativa.

Jamie Lee Curtis foi listada como "Jamie Lee Schwartz" em todas as listas de chamada, porque John Cleese achou divertido que o nome verdadeiro de seu pai Tony Curtis fosse Bernard Schwartz.

A filha de Archie Leach, Portia, foi interpretada pela filha da vida real de John Cleese, Cynthia Cleese

John Cleese afirma que este é o filme de Charles Crichton. Ele recebeu um crédito de co-diretor para tranquilizar os executivos do estúdio que estavam preocupados com a idade avançada de Crichton e o fato de ele não dirigir um filme teatral há 23 anos.

Durante a cena do amor, quando Wanda abre a blusa, Otto diz em italiano quebrado "Ecco le due cupole del catedrale di Milano!" que se traduz em: "Existem duas cúpulas na catedral de Milão!" A catedral de Milão, na verdade, não tem cúpulas.

A Premiere Magazine votou neste filme como uma das "50 maiores comédias de todos os tempos" em 2006.

Incluído na lista de 2000 dos 100 filmes americanos mais engraçados do American Film Institute.


Filmografia Parcial:
Jamie Lee Curtis










Halloween: A Noite do Terror (1978); A Bruma Assassina (1980); Baile de Formatura (1980); Fuga de Nova York (1981 -voz do computador); Halloween 2: O Pesadelo Continua! (1981); Halloween 3: A Noite das Bruxas (1982 - voz); Trocando as Bolas (1983); Perfeição (1985); Dominick e Eugene (1988); Um Peixe Chamado Wanda (1988); Jogo Perverso (1990); Meu Primeiro Amor  (1991); Anything But Love (SERIADO 1989-1992); Eternamente Jovem (1992); Meu Primeiro Amor, Parte 2 (1994); True Lies (1994); Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998); Vírus (1999); O Alfaiate do Panamá (2001); Halloween: Ressurreição (2002); Um Natal Muito, Muito Louco (2004); Você de Novo (2010); Veronica Mars: O Filme (2014); Scream Queens (seriado 2015 a 2016); Halloween (2018); Entre Facas e Segredos (2019); Halloween Ends  (2021) 

Kevin Kline










A Escolha de Sofia (1982); O Reencontro (1983); Silverado (1985); As Violetas são Azuis (1986); Um Grito de Liberdade (1987); Um Peixe Chamado Wanda (1988); Te Amarei Até te Matar (1990) ; Grand Canyon: Ansiedade de uma Geração (1991); Jogos de Adultos (1992); Chaplin (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Surpresas do Coração (1995); Ferocidade Máxima (1997); Será que Ele é? (1997); As Loucas Aventuras de James West (1999); Tempo de Recomeçar (2001); O Clube do Imperador (2002); A Pantera Cor de Rosa (2006); Desaparecidos (2007); Xeque-Mate (2009); Conspiração Americana (2010); Querido Companheiro (2012); The Last of Robin Hood (2013); Última Viagem a Vegas (2013); Minha Querida Dama (2014); A Bela e a Fera (2017); Bob's Burgers (serie 2011 a 2019); The Diary (2021)

John Cleese














Interlúdio (1968); Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975); A Vida de Brian (1979); Os Bandidos do Tempo (1981); Monty Python - O Sentido da Vida (1983); Silverado (1985); Um Peixe Chamado Wanda (1988); A Grande Comédia (1989); As Aventuras de Erik, o Viking (1989); Quem Não Herda... Fica na Mesma (1993); Frankenstein de Mary Shelley (1994); O Livro da Selva (1994); Amigos para Sempre (1996); Ferocidade Máxima (1997); Perdidos em Nova York (1999); 007 - O Mundo Não é o Bastante (1999); Tá Todo Mundo Louco! Uma Corrida por Milhõe$ (2001); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Pluto Nash (2002); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002); 007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002); As Panteras: Detonando (2003); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Um Cara Quase Perfeito (2006); O Dia em que a Terra Parou (2008); A Pantera Cor de Rosa 2 (2009); Beethoven: Aventura de Natal (2011); Albion: O Garanhão Encantado (2016); Two Minutes to Midnight (2020)


Michael Palin













E Agora para Algo Completamente Diferente (1971); Jabberwocky: Um Herói por Acaso (1977); A Vida de Brian (1979); Os Bandidos do Tempo (1981); Brazil: O Filme (1985); Um Peixe Chamado Wanda (1988); Uma Lição de Amor (1991); Amigos para Sempre (1996); Ferocidade Máxima (1997); The Wipers Times (2013); A Morte de Stalin (2017)


Maria Aitke


Mary Stuart, Rainha da Escócia (1971); Half Moon Street (1986); Um Peixe Chamado Wanda (1988); Grotesque: Mistério e Assassinato (1995); Ferocidade Máxima (1997); Jinnah (1998); Paixão sem Limites (2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre