quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PAIXÕES VIOLENTAS / AGAINST ALL ODDS (1984) - ESTADOS UNIDOS


O DIRETOR DE "A FORÇA DO DESTINO" E A CANÇÃO DE PHILL COLLINS

Terry Borgan (Bridges) é um jogador de futebol demitido do time por possuir uma lesão que o impediria de estar em plena forma para a temporada. Considerando sua demissão injusta, acaba encontrando um antigo amigo Jake Wise (James Woods). Este lhe informa que sua amante lhe esfaqueou e roubou 50 mil dólares. Ele oferece a Terry uma quantia para localizá-la e informar seu paradeiro. Terry começa a investigar e descobre que o alvo de sua busca é Jessie (Rachel Ward), filha da dona de seu ex-clube, Sra. Wyler. Esta lhe informa que Jessie provavelmente viajou e que não tem contato com a filha, única herdeira de sua fortuna. Adverte que Jake é um homem muito perigoso e influente. Por fim lhe faz uma proposta de voltar para o time, esquecer sua demissão e se afastar de sua filha. Terry recusa e parte para o México. Lá encontra Jessie e passam a viver um tórrido romance. Quando o casal menos espera, surge um capanga de Jake disposto a levá-la de volta.



Refilmagem de “Fuga do Passado” (Out of the Past de 1947) estrelado por Robert Mitchum em seu primeiro papel como protagonista. Nesta nova refilmagem, o diretor Taylor Hackford (Oscar por  “A Força do Destino”) resolveu carregar no romance entre os protagonistas e esqueceu de acrescentar um pouco mais de ritmo a ação, com uma trilha sonora galgada no superhit de Phill Collins (Take a Look At Me Now / Against All Odds) que concorreu ao Oscar, mas perdeu para I Just Called to Say I Love You  do filme “A Dama de Vermelho”. Curiosamente o filme anterior de Hackford, “A Força do Destino” ganhou Oscar de melhor canção com “Up Where We Belong” e o posterior, “O Sol da Meia-Noite”, com "Say You, Say Me".



Hackford soube explorar as belas locações do México e Caribe ganhando pontos por não colocar o estereotipo do mexicano vestido de branco com sombreiro, em localidades pobres ou rurais. Muito pelo contrário, mostrou as belas Pirâmides Astecas e tomadas aquáticas na ilhas do Caribe.  O roteiro bem amarrado prende o interesse, apesar de que em alguns momentos o filme passe a impressão de que haverá certa obviedade quanto ao seu final. E esse talvez seja o ponto principal do filme: Hackford foi corajoso em criar um final bem diferente do que o espectador espera. Com isso muitos gostarão, outros se decepcionarão, mas não ficarão indiferentes à solução encontrada.



O elenco é outro grande atrativo: Jeff Bridges, Rachel Ward e James Woods fazem um triângulo amoroso interessante ainda que Woods não seja aqui o ótimo ator de vários outros filmes de sucesso como “O Especialista” (com Stallone), “Contato’ (com Jodie Foster) e “Vidreodrome” (1983). Rachel Ward empresta sua beleza e boa atuação conseguindo com Bridges a empatia necessária para que a química funcionasse. Bridges que não pode aceitar o papel principal de "A Força do Destino", acabou aceitando este do também diretor Taylor Hackford. Ward ficou conhecida dos espectadores brasileiros pelo filme “A Fortaleza” (um clássico da Sessão da Tarde) em que fez uma professora que foi sequestrada com seus alunos. Vale destacar também sua atuação na minissérie "Pássaros Feridos" ao lado de Richard Chamberlain e que fez um sucesso estrondoso. Jane Greer que participou do filme de 1947 como Jessie  fez aqui o papel de mãe da protagonista. Bridges ganharia em 2010 o Oscar de Melhor Ator no filme "Coração Louco". Para completar o elenco temos ainda o veterano Richard Widmark (1914-2008), um ótimo ator de grandes filmes, que faz o braço direito da mãe de Jessie.



Paixões Violentas faz parte daquelas produções que, por algum motivo inexplicável, pouco frequenta as programações, seja da tv aberta ou a cabo. Ainda que não seja o melhor filme do diretor, nem do trio central, pode ser uma boa pedida para aqueles que procuram filmes com uma boa história de romance e traições, desde que não se importem com um ritmo mais cadenciado. Com uma incrível sutileza o filme entra em seus créditos finais embalados por um dos maiores sucessos da década de 80: Take a Look At Me Now (Against all Odds) de Phill Collins, cuja letra foi feita exclusivamente para o filme e se integra perfeitamente ao final, transmitindo os sentimentos dos personagens.





Trailer:





Trilha Sonora (Take a Look at Me Now):





Curiosidades:
James Woods já teve 2 indicações ao Oscar: Melhor Ator por "Salvador - O Martírio de Um Povo" (1986) e Melhor Ator Coadjuvante por "Fantasmas do Passado" (1996). 

Martin Scorsese passou para o elenco de "A Ilha do Medo" uma cópia de Out of Past para que todos entendessem sua proposta para o filme com Leonardo DiCaprio

A música tema "Against All Odds foi um enorme sucesso para Phil Collins, tornando-se o primeiro de sete singles número um nos Estados Unidos durante sua carreira solo. Ele ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina em 1985 e também foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. Collins foi o único indicado na categoria Oscar que não foi convidado a cantar sua música no palco. Em vez disso, sentou-se na platéia enquanto a dançarina Ann Reinking fazia uma performance sincronizada com os lábios, acompanhada de uma rotina de dança. Sua reação negativa percebida - embora não seja mostrada na transmissão - fez com que esse desempenho fosse considerado um dos momentos mais embaraçosos da história da cerimônia.

James Woods e Jeff Bridges adoravam trabalhar com Richard Widmark e lembraram-se com carinho do amor que o ator tinha pelas panquecas. Ele costumava ter um prato esperando por ele enquanto filmava uma cena, e Woods e Bridges costumavam escondê-lo. Widmark se recusou a voltar a atuar antes que os bolos fossem recuperados.

Phil Collins foi contatado pelo diretor Taylor Hackford para gravar uma música para o filme. Collins havia escrito "Against All Odds" (originalmente intitulado "How Can You Just Sit There?") Para seu primeiro álbum solo, "Face Value" (lançado em 1981), e era uma das muitas músicas do álbum que eram sobre sua primeira esposa, que o havia deixado. Collins deixou a música de fora do álbum porque sentiu que já tinha baladas suficientes em "Face Value" e não a incluiu em seu segundo álbum solo, "Hello, I Must Be Going". Após o pedido de Taylor Hackford por uma música, ele decidiu voltar a gravar e gravá-la em dois dias, um dia em Nova York e outro em Los Angeles, auxiliado pelo lendário produtor musical Arif Mardin.

Sobre Paixões Violentas (1984), um remake de Fuga do Passado (1947), um notável "filme noir", estrelado por Robert Mitchum, Kirk Douglas e Jane Greer, o diretor Taylor Hackford comentou: "Certamente, tentamos reter certas qualidades do filme original, principalmente a interação elétrica e perigosa dos três personagens principais. No entanto, a história em si, o contexto dos personagens e o cenário são muito diferentes. Eu acho que criamos um filme que trata com a natureza única do poder em Los Angeles e como esse poder consome e quase destrói os três personagens principais. Daqui a alguns anos, posso ver cinemas mostrando essa versão e o original no mesmo dia e a plateia assistindo a dois filmes muito diferentes ".

O local onde ocorreu a perseguição foi na Sunset Boulevard, na região oeste do condado de Los Angeles. Especificamente, a área cobria o West Sunset Boulevard entre Roxbury Drive e South Beverly Glen Boulevard e ao longo de Holmby Hills. A produção encerrou este trecho da avenida em intervalos de quinze minutos para filmar a emocionante corrida de carros com os dois carros esportivos.

As espetaculares localizações mexicanas em Yucatan e Quintana Roo no México incluíam a colorida ilha turística de Cozumel; uma vila de pescadores na pitoresca ilha de Isla Mujures, na costa de Cancun; Tulum, as ruínas maias e toltecas com vista para o Caribe; e as famosas ruínas de Chichen Itza nas selvas de Yucatán. Este filme foi a primeira vez que o governo mexicano concedeu permissão para usar essas ruínas sagradas em um filme teatral.

O maior problema do diretor Taylor Hackford, de acordo com as notas de produção do filme, foi encontrar uma atriz que pudesse desempenhar o papel de Jessie Wyler. Hackford disse: "A qualidade que eu procuro não está em abundância nos dias de hoje... Esse poder irresistível de fazer dois homens muito fortes que normalmente não seriam tolos por qualquer mulher, perdem o equilíbrio. Não é apenas beleza ou sensualidade. Para mim, o ingrediente extra é o mistério ... a imprevisibilidade que mantém os homens desequilibrados, imaginando o que virá a seguir ".


A imagem, semelhança e aparência de Jeff Bridges deste filme foram usadas como referência de efeitos visuais, a fim de criar uma versão de Bridges para os personagens de Clu e Kevin Flynn de 35 anos na sequencia de 2010, Tron: O Legado (2010). Bridges tinha aproximadamente 34 anos quando atuou em Paixões Violentas (1984).

Jeff Bridges foi inicialmente a escolha preferida do diretor Taylor Hackford para o papel principal em A Força do Destino (1982), mas Bridges tinha uma agenda lotada naquele ano (ele estrelou em três grandes filmes) e teve que recusar. Hackford manteve Bridges em mente ao criar o personagem de 'Terry Brogan' para este filme.

Sobre as locações mexicanas do filme, o produtor-diretor Taylor Hackford disse: "Há milhões de dólares em valores de produção na tela que nunca se poderia criar em Hollywood. É emocionante pensar que muitos espectadores verão essas locações fantásticas pela primeira vez

Coincidentemente, Jeff Bridges se reuniu mais uma vez com Jane Greer depois de interpretar seu filho 33 anos antes em A Carne e a Alma (1951).

Este filme da Columbia Pictures apresentava um grande cartaz com Rachel Ward por cima de Jeff Bridges em uma cena de amor na praia. O mesmo estúdio já havia produzido um filme cerca de trinta anos antes, chamado "A um Passo da Eternidade" (1953), que tinha também uma cena de amor na praia que se tornou muito famosa. Apresentou Deborah Kerr e Burt Lancaster abraçando apaixonadamente em uma praia com as ondas do mar se aproximando. A praia de amor de Paixões Violentas (1984) filmada no pôster do filme para este filme também se tornou muito famosa, embora não apresentasse água do mar como a de Um Passo da Eternidade (1953) teve.

O diretor Taylor Hackford originalmente queria que o guitarrista e vocalista do Dire Straits, Mark Knopfler, pontuasse o filme. Por fim, o trabalho foi para outro guitarrista respeitado, Larry Carlton.

Os equivalentes de personagens do filme em comparação com o filme original de Fuga do Passado (1947) foram os seguintes: Rachel Ward, representando Jessie Wyler, interpretou o papel de Jane Greer, de Kathie Moffat; Jeff Bridges interpretando Terry Brogan interpretou Jeff Mitchey como Robert Mitchum e James Woods interpretando Jake Wise interpretando Kirk Douglas como Whit Sterling. Curiosamente, o personagem equivalente de Jeff Bridges no primeiro filme, Jeff Bailey, tinha o mesmo primeiro nome que o seu.

A atriz Rachel Ward foi a primeira escolha do diretor Taylor Hackford para interpretar Jessie Wyler. Hackfrod disse: "É um papel perfeito para ela, muito próximo de quem ela é. Rachel ainda está amadurecendo como atriz e ainda não apresentou uma performance próxima do que ela é capaz. Acho que as pessoas ficarão muito surpresas. quando eles virem seu retrato de Jessie Wyler ".


Cartaz:






















Trilha Sonora:
"Against All Odds (Take a Look at Me Now)" interpretado por Phil Collins
"Violet and Blue" interpretado por Stevie Nicks
"Walk Through the Fire" interpretado por Peter Gabriel
"Balcony" interpretado por Big Country
"Making a Big Mistake" interpretado por Mike Rutherford
My Male Curiosity" interpretado por Kid Creole & The Coconuts
"The Search (Main Title Theme)" interpretado por Larry Carlton & Michel Colombier
"El Solitario" interpretado por Michel Colombier & Larry Carlton
"Rock and Roll Jaguar" interpretado por Larry Carlton & Michel Colombier
For Love Alone" interpretado porLarry Carlton
"The Race" interpretado por Larry Carlton
"Murder of a Friend" interpretado por Larry Carlton & Michel Colombier

 
Filmografia Parcial:
Jeff Bridges



Muralhas de Ódio (1970); A Última Sessão de Cinema (1971); Cidade das Ilusões (1972); Quando o Ódio Explode (1973); O Importante é Vencer (1973); O Homem de Gelo (1973); O Último Golpe (1974); O Guarda-Costas (1976); King Kong (1976); Morte no Inverno (1979); O Portal do Paraíso (1980); Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982); Paixões Violentas (1984); Starman - O Homem das Estrelas (1984); O Fio da Suspeita (1985); Morrer Mil Vezes (1986); A Manhã Seguinte (1986); Nadine - Um Amor à Prova de Bala (1987); Tucker - Um Homem E Seu Sonho (1988); Susie e os Baker Boys (1989);O Pescador de Ilusões (1991); Nada a Perder (1992); O Silêncio do Lago (1993); Sem Medo de Viver (1993); Contagem Regressiva (1994); O Espelho tem Duas Faces (1996); O Grande Lebowski (1998); O Suspeito da Rua Arlington (1999); A Musa (1999); Cenas do Crime (2001); K-Pax - O Caminho da Luz (2001); Homem de Ferro (2008); Coração Louco (2009); Um Caminho para Recomeçar (2009);  Os Homens que Encaravam Cabras (2009); Tron: O Legado (2010); Bravura Indômita (2010); O Doador de Memórias (2014); O Sétimo Filho (2014); A Qualquer Custo (2016); Kingsman: O Círculo Dourado (2017); Homens de Coragem (2017); Maus Momentos no Hotel Royale (2018)

Rachel Ward


Caçada em Atlanta (1981); Cliente Morto Não Paga (1982);  Os Pássaros Feridos (mini-série 1983); Paixões Violentas (1984); A Fortaleza (1985); Como Fazer Carreira em Publicidade (1989); Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento (1992); Perigo Duplo ou Atração Proibida (1992); A Hora Final / A Praia (2000); Os Implacáveis (2002); The Death and Life of Otto Bloom (2016)

James Woods


Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983); Era Uma Vez na América (1984); Paixões Violentas (1984); Olhos de Gato (1985); Salvador -  O Martírio de um Povo (1986); A Marca da Corrupção (1987); Cop - Um Policial Acima da Lei (1988); Justiça Corrupta (1989); Aprendiz de Feiticeiro (1991);  Golpe Perfeito (1992); Chaplin (1992); O Especialista (1994); Cassino (1995); Nixon (1995); A Fantasmas do Passado (1996); Contato (1997); A Filha do General (1999);  Todo Mundo em Pânico 2 (2001); Um Ato de Coragem (2002); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); Sob o Domínio do Medo (2011). 

Richard Widmark (1914–2008) 











O Beijo da Morte (1947); Pânico nas Ruas (1950); Anjo do Mal (1953); Minha Vontade é Lei (1959); O Álamo (1960); Julgamento em Nuremberg (1961); Os Legendários Vikings (1964); Crepúsculo de Uma Raça (1964); Assassinato no Expresso Oriente (1974); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Terror na Montanha Russa (1977); Paixões Violentas (1984); A Um Passo do Poder (1991).


Dorian Harewood

 


 






S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); Paixões Violentas (1984); A Traição do Falcão (1985); Nascido Para Matar (1987); Morando com o Perigo (1990); Morte Súbita (1995); 12 Homens e uma Sentença (1997); Morte Sobre Trilhos (1998); Glitter - O Brilho De Uma Estrela (2001); Na Companhia do Medo (2003); Assalto à 13ª Delegacia (2005). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre