quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

JOGO PERVERSO / BLUE STEEL (1990) - ESTADOS UNIDOS



JOGO DE GATO E RATO

Megan Turner (Jamie Lee Curtis) faz uma ronda policial em seu primeiro dia de trabalho. Enquanto seu parceiro vai ao banheiro, observa um assalto em andamento e corre para o local. Dentro do estabelecimento, sozinha,  aborda um homem armado (Tom Sizemore), descontrolado, que ameaça ferir o caixa e outros reféns. Megan solicita que se renda, mas quando este faz um movimento de atirar ela não hesita e dispara vários tiros matando de imediato o assaltante. A arma do criminoso cai ao chão e, no meio da confusão, Eugene Hunt (Ron Silver) pega sorrateiramente a arma e a guarda dentro de seu casaco saindo do local.


Na delegacia Megan é acusada de ter executado um homem desarmado, já que o caixa não conseguiu dizer com segurança se o bandido portava uma arma de fogo. Megan é afastada e investigada, mas volta a ativa quando uma pessoa é encontrada morta e na bala está escrito o seu nome. Enquanto a polícia espera desvendar quem seria esse novo criminoso, Megan encontra "por acaso" Eugene na rua e os dois iniciam um romance, sem que a policial saiba que seu novo namorado é um perigoso psicopata.


Blue Steel (algo como "Aço Azul") não chegou a ser lançado nos cinemas, indo direto para o mercado de vídeo. Dirigido pela cineasta Kathryn Bigelow ("Caçadores de Emoção", "Guerra ao Terror", "K-19: The Widowmaker", "A Hora Mais Escura"...) vinha do interessante filme "Quando Chega a Escuridão", mas aqui não mostrou a completa eficiência, corriqueira, que demonstra em seus filmes. Em termos de ação, o filme tem bons momentos, principalmente na cena inicial e nas cenas finais, mas alguns aspectos careceriam de uma melhor análise dos envolvidos. Já na cena inicial a questão da subtração da arma por Eugene é complicada: ele pega a arma e não nos é mostrado mais nada: como saiu do local, se colheram depoimento das outras pessoas... apenas muda para a oficial sendo acusada de disparar contra um suspeito sem arma, onde claramente portava um revolver e ameaçava os demais (ninguém viu a arma na mão dele?). Outra cena que foi mal desenvolvida é a na qual após Megan descobrir que Eugene é o misterioso matador, a polícia prefere não investigá-lo porque acha que a policial está imaginado coisas ou pelo seu envolvimento sentimental com o acusado ou porque "o prefeito não irá gostar de investigarem um inocente". Não dá pra desculpar até porque Bigelow coescreveu o roteiro com Eric Red que também escreveu outros bons filmes como: "A Morte Pede Carona", "Uma Criança por Testemunha"," Lua Negra" ... e Oliver Stone ("JFK" e "Platoon") foi um dos produtores. Estas pontas soltas mereciam um melhor desenvolvimento por parte dos envolvidos.


Mas ligando a "Supressão Voluntária da Descrença" podemos dizer que há elementos que atraem o público: Jamie lee Curtis consegue nos trazer uma Megan que parece real, que se alterna entre frágil e forte. Eric Red classificou o filme como uma versão feminina de "A Morte Pede Carona", mas passa ao largo do famoso filme, hoje um clássico. Na verdade, parece uma salada de gêneros como "Atração Fatal", "O Fio da Suspeita", "A Morte Pede Carona" e "Wall Street" num contexto de filme policial. Ron Silver é um bem-sucedido comerciante de commodities em Wall Street (lembraram do filme "Wall Street" de Oliver Stone?), na época esses jovens bem-sucedidos tinham um nome: yuppies.  Eugene é muito bem interpretado por Ron Silver. É quando presencia  a policial em ação e subtrai a arma do criminoso que seus problemas florescem: ele passa a ver Megan como sua nêmesis, ouve vozes e precisa revelar que ela foi a responsável por sua transformação. Dá até para entender Megan: no meio da confusão que sua vida se transformou, uma pessoa que se aproxime dela, irá aplacar o medo e desilusão, mascarando o seu bom senso naquele momento. Fragilizada, injustamente condenada e todos achando que não tem competência para vestir o uniforme, Eugene chega como uma válvula de escape, uma coisa boa no meio do caos.


Jamie Lee Curtis e Ron Silver nos prendem ao filme. O jogo de gato e rato que criam é forte o suficiente para termos uma perspectiva quanto ao seu final que, de certa forma já sabemos, mas queremos ver como será realizado. Clancy Brown (o vilão de "Highlander") faz o detetive da homicídios apaixonado por Megan (muito óbvio) e único a acreditar na (bela) policial novata. Louise Fletcher (a assustadora enfermeira de "Um Estranho no Ninho") e Philip Bosco (o detetive de "Três Solteirões e um Bebê") são os pais de Megan e, apesar da rápida participação, talvez relacionamento do trio seja explicado o motivo pela qual Megan se tornou uma policial e talvez seja uma indicação (bem indireta) no modo como Megan atira no criminoso no início do filme. Elizabeth Peña (como a amiga de Megan) faz uma participação bem rápida. Quem a viu em "Alucinações do Passado" se recordará da atriz.


Jogo Perverso (um bom título brasileiro) é um filme interessante, tem alguns furos que não poderiam ter sido deixados de lado, mas tem qualidades por ter um clima de crescente tensão entre os personagens, possui atores carismáticos, uma exuberantemente fotografia de Amir Mokri ("Morando com o Perigo"; "O Senhor das Armas", "Caça às Bruxas", "Transformers", "O Homem de Aço" ...) e é editado por Lee Percy ("Do Além",  "Mulher Solteira Procura", 'Medidas Desesperadas", "Maria Cheia de Graça", "Snowden: Herói ou Traidor"...). O filme vai melhorando de acordo com que a trama ganha consistência e as situações são apresentadas.  Bigelow criou uma personagem feminina crível: tem personalidade, inteligência, garra, fragilidade, perseverança... fugindo de estereótipos que o cinema gostava de apresentar nessas décadas. 

Trailer: 





Curiosidades:

Foi originalmente lançado para a Vestron Pictures e seu selo Lightning Pictures, mas finalmente adquirido pela MGM devido a problemas financeiros da Vestron e eventual falência na época.

Na Alemanha, foi distribuído como "um filme de Oliver Stone", embora Stone fosse apenas um dos produtores do filme.

Michael Keaton, Alec Baldwin, Andy Garcia, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Stephen Lang, Ray Liotta, Robert Patrick, Tim Robbins, Jeff Bridges, Tommy Lee Jones, Richard Gere e Ron Perlman foram cogitados para o papel de Eugene.


Orçado em $2.895.744,00 ; arrecadado $8.217.997,00

Ron Silver faleceu de câncer no esôfago aos 62 anos 

Philip Bosco faleceu decorrido a complicações por causa de demência aos 88 anos

Elizabeth Peña faleceu em decorrência de uma cirrose aos 55 anos

Jamie Lee Curtis é filha do casal Tony Curtis e Janet Leigh  

Alguns erros do filme (contém spoilers):
Megan dispara mais balas do que seu revólver aguenta sem recarregar.

No tiroteio final entre Megan e Eugene, ele tem um número ilimitado de balas.

No primeiro assassinato, Eugene dispara dois tiros contra a vítima e depois se afasta sem ejetar os cartuchos gravados, mais tarde encontrados no local do crime

Quando Megan está conversando com a mãe na delegacia, Megan toma um gole de uma xícara de café de papel. No entanto, a luz atinge o copo e você pode ver que ele está vazio.

Momentos antes da melhor amiga, Tracy, ser morta, uma bolsa de sangue é claramente visível sobre seu coração, debaixo das roupas.  

Ron Silver é baleado no braço esquerdo por Jamie Lee Curtis, mas puxa a bala do braço direito.   


Cartazes:




Filmografia Parcial:
Jamie Lee Curtis

 










Halloween: A Noite do Terror (1978); A Bruma Assassina (1980); Baile de Formatura (1980); Fuga de Nova York (1981 -voz do computador); Halloween 2: O Pesadelo Continua! (1981); Halloween 3: A Noite das Bruxas (1982 - voz); Trocando as Bolas (1983); Perfeição (1985); Dominick e Eugene (1988); Um Peixe Chamado Wanda (1988);  Jogo Perverso (1990); Meu Primeiro Amor (1991); Anything But Love (SERIADO 1989-1992); Eternamente Jovem (1992); Meu Primeiro Amor, Parte 2 (1994); True Lies (1994); Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998); Vírus (1999); O Alfaiate do Panamá (2001); Halloween: Ressurreição (2002); Um Natal Muito, Muito Louco (2004); Você de Novo (2010); Veronica Mars: O Filme (2014); Scream Queens (seriado 2015 a 2016); Halloween (2018); Entre Facas e Segredos (2019); Halloween Ends  (2021)

Ron Silver (1946–2009)

 










Rhoda (seriado 1975 a 1978);  Fúria Silenciosa (1982); O Enigma do Mal (1982); O Amor tem seu Preço (1983); Silkwood - O Retrato de uma Coragem (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); Presa do Silêncio (1986); Inimigos, uma História de Amor (1989); Jogo Perverso (1990); O Reverso da Fortuna (1990); O Detonador de Alta Voltagem (1992); Chantagem Fatal (1993); Lifepod - O 9º Passageiro (1993); Time Cop - O Guardião do Tempo (1994); A Invasão (1996); Zona de Perigo (1996); Ali (2001); Sob Suspeita (2006); Xenophobia (2008)

Clancy Brown

 










Juventude Em Fúria (1983); A Prometida (1985); Highlander: O Guerreiro Imortal (1986); O Limite da Traição (1987); 1000 Elos;  Atirando Para Matar (1988); Feitiço Mortal (1991); Cemitério Maldito II (1992); Um Sonho de Liberdade (1994); Os Últimos Passos de um Homem (1995); Tropas Estelares (1997); Hurricane: O Furacão (1999); Minha Vida na Outra Vida (2000); Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar (2006); Desbravadores (2007); Escavadores (2008); A Hora do Pesadelo (2010); Cowboys & Aliens (2011); A Qualquer Preço (2012); Linha de Frente (2013); 99 Casas (2014); Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016).

Louise Fletcher 












Ellen Pode Ser Salva? (1974); Renegados Até a Última Rajada (1974); Roleta Russa (1975); Um Estranho no Ninho (1975); O Exorcista II: O Herege (1977); Estranhos Invasores (1983); Projeto Brainstorm (1983); Chamas da Vingança (1984); Casey, Toby e Gil  (1985); Invasores de Marte (1986); O Garoto que Podia Voar (1986); Um Casal mais que Perfeito (1986); Flores no Sótão (1987); Um Toque de Sedução (1988); A História de Karen Carpenter  (1989); Operação Kickbox (1989); Jogo Perverso (1990); O Jogador (1992); Em Terreno Selvagem (1994); Um Toque de Sedução 2 (1995); Assassino Virtual (1995); O Preço da Traição (1996); Frankenstein: O Sonho Não Acabou (1996); Contrato de Risco (1996); Uma Escola Muito Doida (1996); Destinos Cruzados (1997);  Segundas Intenções (1999); Matemática do Diabo (1999); Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine  (seriado 1993 e 1999); Visões da Morte (2001); Um Presente de Deus (2002); O Código Gênesis (2010); Duas Mentes  (2012); Um Homem Perfeito (2013)


Philip Bosco (1930–2018)

 










Entre o Desejo e a Morte (1968); Trocando as Bolas (1983); Nos Calcanhares da Máfia (1984); Um Dia a Casa Cai (1986); Filhos do Silêncio (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); Sob Suspeita (1987); Três Solteirões e um Bebê (1987); A Outra (1988); Uma Secretária de Futuro (1988); De Médico e Louco Todo Mundo Tem um Pouco (1989); Não Tenho Troco (1990); A Um Passo do Poder (1991); F/X2: Ilusão Fatal (1991);Neblina e Sombras (1991); Falando Francamente (1992); Attica: A Solução Final (1994); O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); As Namoradas do Papai (1995); O Clube das Desquitadas (1996); O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997); Desconstruindo Harry (1997); Vírus Mortal (1998);  Garotos Incríveis (2000); Hitch, Conselheiro Amoroso (2005); A Cor de um Crime (2006); A Família Savage (2007); When the Evening Comes (2009) 


Elizabeth Peña (1959–2014)

 






 


O Preço do Sucesso (1985); Um Vagabundo na Alta Roda (1986); La Bamba (1987); O Milagre Veio do Espaço (1987); Alucinações do Passado (1990); O Despertar Para a Vida (1992); Louca Paixão (1994); Free Willy 2: A Aventura Continua (1995); Lone Star - A Estrela Solitária (1996); Nunca Dê Carona a Um Estranho (1998); A Hora do Rush (1998); A Verdade a Qualquer Preço (1999); Impostor (2001); O Vale Proibido (2005); O Poder da Traição (2005); Gol II: Vivendo o Sonho (2007); Aprendendo Com a Vovó (2015); Ana Maria no Mundo da Novela (2015)

Kevin Dunn
 

 










Mississippi em Chamas (1988); Marcado Para a Morte (1990); A Fogueira das Vaidades (1990); Jogo perverso (1990); Top Gang! Ases Muito Loucos (1991); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Chaplin (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Nixon (1995); Reação em Cadeia (1996); Godzilla (1998); Pequenos Guerreiros (1998); Olhos de Serpente (1998); Ecos do Além (1999); Godzilla: A Série (seriado 1998 -2000);  The Stranger Beside Me (2003); Huckabees: A Vida é uma Comédia (2004); Live Free or Die (2006); A Gangue está em Campo (2006); Transformers (2007); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009); Samantha Who? (seriado 2007 a 2009); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Guerreiro (2011); Fogo Contra Fogo (2012); Jobs (2013); Sangue no Gelo (2013); A Rebelião (2019); Vice (seriado 2013 a 2019); Above Suspicion (2019)


Tom Sizemore
 

 







  

Condenação Brutal (1989); Nascido em 4 de Julho (1989); Jogo Perverso (1990); Intruder A-6: Um Vôo Para O Inferno (1991); Culpado por Suspeita (1991); Caçadores de Emoção (1991); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Passageiro 57 (1992); Zona de Perigo (1993); Assassinos por Natureza (1994); Estranhos Prazeres (1995); O Diabo Veste Azul (1995); Fogo Contra Fogo (1995); A Relíquia (1997); O Resgate do Soldado Ryan (1998); Inimigo do Estado (1998); Planeta Vermelho (2000); Pearl Harbor (2001); Falcão Negro em Perigo (2001); Golpe Perfeito (2002); O Apanhador de Sonhos (2003); Paparazzi (2004); Estrada da Morte (2006); Gangues de L.A. (2006); Deus Existe (2006); Rastros de Vingança (2008); Stiletto - A Vingança Nunca Foi Tão Doce (2008); Amaldiçoada (2008); O Príncipe do Deserto (2011); O Diabo no Banco dos Réus (2011); Guerra do Tráfico (2011); Código da Máfia (2013); Atrás das Linhas Inimigas 4: Missão África (2014); Lute Por Sua Vida (2014); 24 Hours (2015); A Casa do Medo (2015); A Travessia (2016); Touro Indomável 2 (2016); Homens de Coragem (2016); O Assalto (2017); Eu Acredito (2017); Charlie Charlie (2019); I Am Not for Sale: The Fight to End Human Trafficking (2019) John Wynn's Mirror Mirror (2019) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre