domingo, 13 de agosto de 2017

O ÚLTIMO DRAGÃO / THE LAST DRAGON (1985) - ESTADOS UNIDOS




QUEM É O MESTRE, LEROY ?

Leroy (Taimak) é um jovem praticante de Kung Fu, cujo mestre lhe diz ter aprendido tudo que este podia lhe ensinar. Renegando o título de mestre, procura um lendário praticante de Kung Fu que possa deixá-lo tecnicamente próximo ao seu ídolo: Bruce Lee. Leroy mantém um dojo onde ensina a sua arte aos demais alunos, em especial, a Johnny Yu (Glen Eaton), um aluno que pratica "a arte de lutar sem saber como lutar" em detrimento da de Leroy que é "a arte de lutar, sem lutar". Leroy arruma um inimigo: Sho'nuff (Julius Carry), que quer derrotá-lo e mostrar a todos quem é o verdadeiro mestre. Enquanto isso Laura Charles (Vanity) é perseguida por um atrapalhado gangster (Christopher Murney) e produtor musical que deseja que esta coloque na tv Ângela (Faith Prince), a cantora desafinada que patrocina. Laura é salva por Leroy que lhe pede que a proteja, enquanto Sho'nuff  "O Shogun do Harlem" ameaça todos a volta de Leroy.


O Último Dragão foi uma produção típica dos anos 80: muita música, situações implausíveis e uns personagens bobos (mas muito engraçados). A crítica caiu em cima do filme, mas o público da época adorou e o elevou a categoria de cult. O filme tem ingredientes muito interessantes: Leroy é um ingênuo "mestre" das artes marciais que não sabe como lidar com mulheres, principalmente por sua paixão: Laura. Seu irmão, Richie (Leo O’Brien), é um garoto descolado que vive dando lições de vida ao irmão e explicando como deve lidar com mulheres. Johnny é o hilário amigo de Leroy: imita Bruce Lee nos movimentos, gritos e feições faciais, mas na hora da luta foge porque não tem coragem. Sho'nuff é o cara que se acha dono do lugar: quebra um restaurante (e ninguém chama a polícia), se veste de uma forma ridícula com um cabelo bizarro e tem como asseclas uma trupe de puxa-sacos trapalhões. Vanity é a mocinha, rainha da música, que passa a ser perseguida por um maluco chamado Eddie Arkadian que cismou que descobriu um talento para música e que ela é a pessoa certa para lançá-la ao estrelato. Eddie contrata um tipos pra lá de bizarros para tirar Leroy do seu caminho. E dá-lhe situações divertidas e complemente non-sense que ajudaram o filme a se tornar querido entre os espectadores.


Produzido, em grande parte, pela lendária  Motown (responsável por lançar grandes artistas da música negra americana) a ideia de fazer um filme legal e colocar cenas musicais não era uma novidade: vários filmes ficaram famosos com esse mix e aqui não foi diferente: temos El DeBarge (que ainda não tinha o El no nome), Stevie Wonder; Rockwell, Faith Prince e 7th Heaven (a banda de Vanity). De todos esses grupos somente a música do El DeBarge (Rhymthm of The Night) fez sucesso e vinculou o grupo ao filme.


Mas O Último Dragão é uma produção muito simpática e só vai melhorando ao longo do filme. O clima de situações absurdas e vilões propositadamente  bizarros e ridículos ficou  perfeito. O filme não se leva a sério em nenhum momento e esse é o grande diferencial que ficou na memória dos fãs: esqueça a plausibilidade e embarque na comédia pastelão, com direito a boas cenas de ação, falas e frases memoráveis: “Quem é o mestre ?, Quem é o mestre ?” ; “Beije meu tênis... ou então..."; "você ... seu palhaço, cretino e idiota". Outro diferencial que fez o filme ficar famoso por aqui foi sua dublagem da época: ficou perfeita. Os dubladores entraram no clima do filme e nos presentearam com um trabalho de altíssimo nível. Puro saudosismo.


O elenco é outro fato curioso: Taimak continua na ativa, em produções pouco conhecidas por aqui. Participou de algumas poucas séries. Vanity (nome verdadeiro de Denise Matthews) faleceu ano passado. A cantora / atriz teve um relacionamento com Prince nos anos 80 e envolvimento com drogas até se converter a fé cristã. Julius Carry (que assinava como Julius J. Carry III), o oponente de Leroy e Leo O'Brien que fazia o irmão mais novo já estão falecidos. Glen Eaton, que fez o hilário Johnny Yu, coreografando como Bruce Lee e correndo dos bandidos, andou desaparecido nos anos 90 e atualmente tem participação em um filme a ser lançado. Ernie Reyes Jr., o garotinho que luta como gente grande foi visto em Guerreiros de Fogo. Continua na ativa. O restante do elenco fez muito bem os seus papéis.


O último Dragão é um filme infantil (no bom sentido), hilário e muito divertido. Os mais velhos apreciarão rever este filme cheio de situações bem legais, um humor leve e que foge da violência tratando-a como algo risível. Um bom exemplo do que os anos 80 produziram de criativo.


Trailer:



Curiosidades:

Vanity faleceu em 2016, aos 57 anos, de falência renal.

 












Julius Carry  faleceu em 2008, aos 56 anos de câncer de pâncreas. 















Leo O’Brien faleceu aos 41 anos de causas não reveladas.











Billy Blanks (O Rei dos Kickboxers; TC 2000; Garras de Águia) foi considerado para o papel de Leroy, mas o diretor queria um rosto mais ingênuo.

Nos Estados Unidos o título do filme vinha precedido do nome Berry Gordy, produtor do filme e fundador da Motown Records

O filme foi um fracasso de crítica, mas um sucesso de bilheteria, arrecadando US $ 33 milhões contra um orçamento de aproximadamente US $ 10 milhões. Desde então, tornou-se um sucesso cult.

Durante a sequência introdutória de treinamento, Leroy Green corta uma flecha no caratê, enquanto ela passa por ele. Foi uma proeza verdadeira que demorou 2 horas para dar certo.

Quando as filmagens começaram, Julius Carry não praticava nenhuma forma de Artes Marciais.

Em 1997, Busta Rhymes parodiou o personagem Sho'nuff em seu videoclipe de "Dangerous". No vídeo, a música é cortada, Busta proclama, "Yo Leroy! Eu não sou o pior ...", e reproduz o primeiro discurso de Sho'nuff na tela.

A música "Rhythm of the Night" esteve na 3ª posição na Billboard Hot 100, e 1ª nas paradas de R&B da Billboard.

Sob pressão do estúdio, tentando cortar o orçamento em US $ 2 milhões, o diretor Michael Schultz e o roteirista Louis Venosta ficaram acordados a noite toda em um quarto de hotel, reescrevendo o roteiro. Quando Venosta adormeceu, Schultz decidiu deletar 40 páginas do roteiro. Quando Venosta acordou na manhã seguinte, a dupla passou o dia recriando o material excluído.

Alguns pôsteres do filme apresentavam um longo preâmbulo em texto que dizia: "Ele é um mestre das artes marciais que se recusa a lutar. Ele é um fã de Bruce Lee que tem tanta certeza de que é oriental que come pipoca com pauzinhos. Seus amigos acham que ele é muito sério. Sua família acha que ele é louco. Seus inimigos acham que ele não é um desafio. Mas ele sabe que é o último dragão ".

Leroy usa o mesmo macacão que Bruce Lee usou em Jogo da Morte (1978).

Laurence Fishburne (Matrix) fez forte pressão para o papel de Leroy Green.

Mario Van Peebles (44 Minutos) foi considerado para o papel de Leroy Green

Jim Brown, Fred Williamson, Ron O'Neal, Billy Dee Williams e Carl Weathers foram considerados para o papel de Sho'Nuff.

Jim Kelly foi considerado para o papel de Sho'Nuff, mas não estava interessado em interpretar um vilão.

Denzel Washington fez o teste para Leroy e Sho'Nuff.

Wesley Snipes fez o teste e pressionou fortemente para o papel de Leroy

Berry Gordy visitava o set de filmagem com freqüência, com uma comitiva de artistas da Motown.

A energia mística que apenas um mestre avançado de artes marciais poderia irradiar era chamada de "The Glow".

Dois dos personagens do filme tinham mais de dois nomes. Sho'nuff também era conhecido como O Shogun do Harlem. Leroy Green também era conhecido como Bruce Leroy, Bruce Leroy Green e o lendário Bruce LEE-Roy.

No clube, o personagem de Ernie Reyes Jr. entra em uma longa briga com seu pai na vida real, Ernie Reyes Sr .

Tai (Ernie Reyes Jr), que fez o garotinho bom de briga, teve uma fala que ele dizia que desejava ver "O Pequeno Mestre". O ator ficou famoso no seriado homônimo. Talvez uma brincadeira da dublagem em cima da popularidade do ator mirim na época, visto que o seriado veio posteriormente. O filme estreou dublado na tv em 1989.

 








O Pequeno Mestre - Tema de Abertura





Dois dos principais atores tem apenas um nome artístico: Taimak e Vanity.

Taimak pronuncia-se Tie-Mock 

William H. Macy (que faz o maquiador de Laura no filme) foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Fargo" de 1996.

 










A canção "Rhythm of the Night" alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100, e primeiro lugar na Billlboard Rithm &Blues.

A personagem  Angela Viracco (Faith Prince) foi inspirada no visual da cantora Cyndi Lauper.

 






  

Julius Carry (Sho'nuff)  nunca havia praticado nenhuma arte marcial até a fazer este filme.


DeBarge - Rhythm Of The Night  




Filmografia Parcial:

Taimak   









O Último Dragão (1985);No More Dirty Deals (1993); Dreamers (1999); Seduzido Pelo Crime (2001); O Livro das Espadas (2007); Fight the Panda Syndicate (2008); Repeat Offenders: Jamais Vu (2011); Enter the Fist and the Golden Fleece (2016)

Vanity (1959–2016)









O Trem do Terror (1980); O Último Dragão (1985); Nenhum Passo em Falso (1986); Ilusão Fatal (1987); Ação Total (1988); Lembranças de Um Assassinato (1990); Expresso para Neon City (1991); O Homem Que Desafiou A CIA (1993); South Beach (1993); Kiss of Death (1997) (1993);

Julius Carry (1952–2008)









O Último Dragão (1985); O Homem do Sapato Vermelho (1985); Era da Destruição (1987); Mudança do Barulho (1988); Armadilha de Morte (1989); Novo no Pedaço (2002); The 12th Man (2006) e participação em várias séries.

Christopher Murney










O Seqüestro do Metrô (1974); Prisioneiro Sem Nome (1983); O Último Dragão (1985); Comboio do Terror (1986); Onde Estão as Crianças? (1986); O Segredo do Meu Sucesso (1987); Noites Violentas no Brooklyn (1989); Barton Fink - Delírios de Hollywood (1991); The Passing Season (2016).

Ernie Reyes Jr.









O Último Dragão (1985); Guerreiros de Fogo (1985); O Pequeno Mestre (seriado 1986-1987); As Tartarugas Ninja II - O Segredo do Ooze (1991); White Wolves II: Legend of the Wild (1995); Small Time (1996); A Hora do Rush 2 (2001; Bem-vindo à Selva (2003); Redline: Velocidade sem Limites (2007); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Ninja Apocalypse (2014); The Next Kill (2018).



William H. Macy:











Em Algum Lugar do Passado (1980); O Último Dragão (1985); O Jogo de Emoções (1987); As Coisas Mudam (1988); Homicídio (1991); Neblina e Sombras (1991); Lances Inocentes (1993); O Cliente (1994); Sem Suspeita (1995); Fargo (1996); Fantasmas do Passado (1996); Força Aérea Um (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); A Qualquer Preço (1988); Magnólia (1999); Pânico (2000); Jurassic Park III (2001); Spartan (2004); Celular: Um Grito de Socorro (2004); Obrigado por Fumar (2005); Motoqueiros Selvagens (2007); O Quarto de Jack (2015).

2 comentários:

  1. Olá... que blog ou canal legal... deveria ir pro Tube... ta faltando gente boa pra comentar filmes realmente bons...

    O ultimo dragão esta na Amazon prime...

    Come ele envelheceu bem... um cult para sempre...!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Boa Noite (você esqueceu de citar seu nome).
    Sim, a ideia de usar o YouTube como mais um canal é algo que venho pensando, mas, no momento, me falta tempo para fazer edições de vídeo. Penso em usar a plataforma de algum modo, sem prejuízo ao blog.
    Que bom que você gostou do Blog, procuro entregar algo que as pessoas curtam ler, sempre com qualidade e informações confiáveis.
    Foi uma grata surpresa ver na Amazon o filme. A Amazon tem uma boa lista de filmes antigos e famosos. Era melhor, pois muita coisa saiu e migrou para as plataformas pagas que eles anunciam. E, sem dúvida, o filme envelheceu muito bem. Muito obrigado por comentar e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre