quarta-feira, 7 de julho de 2021

DRAGÃO VERMELHO / RED DRAGON (2002) - ESTADOS UNIDOS / FRANÇA

 


ÓTIMA CONTINUAÇÃO

Will Graham (Edward Norton) é um investigador especializado em  casos seriais do FBI e que tenta localizar um assassino em série, contando com a ajuda  do Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), sem saber de sua verdadeira face. Um confronto entre os dois leva Lecter preso e o afastamento voluntário de Will do FBI. Com o surgimento de um novo psicopata, Will vê-se obrigado a procurar Hannibal novamente, o homem que quase o matou e que se encontra preso em prisão de segurança máxima e cercado de extremos cuidados por sua alta periculosidade.

Excelente filme de 2002, terceiro da série, que se iniciou com “O Silêncio dos Inocentes” (1991) e “Hannibal” (2001). Para aqueles que não assistiram a trilogia é importante saber que este deverá ser assistido primeiro, pois o filme conta os acontecimentos que levaram ao encarceramento de Lecter.

Como em O Silêncio dos Inocentes, Hannibal está um passo a frente do agente e faz um jogo psicológico na qual se delicia em ver a incapacidade da solução do caso. Existe um clima aqui mais tenso, uma relação respeito / ódio que permeia o confronto entre ambos. O filme tenta abordar a personalidade de Lecter, mostrando como vivia e o que fazia antes de seu primeiro encontro com a agente do FBI Clarice (Jodie Foster). É um ótimo filme, valorizado por um excelente  elenco e um Ralph Finnes como um vilão de primeira. Seu personagem causa impacto logo na primeira cena e funciona muito bem como um serial killer que assassina famílias sem um padrão perceptível. Cabe a Will descobrir o real padrão que desencadeia os assassinatos, algo que Hannibal já parece saber. Hannibal consegue controlar o agente e o assassino de dentro de uma cela de segurança máxima. Ao mesmo tempo em que ajuda o agente, ajuda o criminoso e não há nada que possa ser feito a respeito.

O filme é superior a Hannibal, mas inferior a O Silêncio dos Inocentes, não pelo enredo do filme (ótimo), mas porque Jodie Foster desenvolveu sua personagem melhor que Norton e / ou conseguiu criar maior empatia com o público. Ralph Finnes dá um show de interpretação e, nesse duelo a três, Norton sai perdendo, o que não aconteceu com Jodie. Quanto aos serial killers dos 2 filmes Ralph Finnes tem um destaque infinitamente superior ao de Ted Levine no primeiro filme, até mesmo por conta do maior destaque no roteiro. O restante do elenco vai muito bem com destaque para Harvey Keitel (como Jack Crawford); Emily Watson (como Reba McClane); Mary-Louise Parker (como Molly Graham); Philip Seymour Hoffman (Freddy Lounds); Anthony Heald (como o Dr.Frederick Chilton) e Frankie Faison (como Barney Matthews). Enfim, um filme que vale a pena ser visto e que foge das famosas continuações caça-níqueis que destroem ótimos filmes.

Trailer:

 


 

Curiosidades:

Harvey Keitel e Mary-Louise Parker trabalharam juntos em "O Cliente", de 1994

O diretor já realizou "Scarface", a trilogia "A Hora do Rush" e "X-Men - O Confronto Final", entre outros.

Em 1986 houve um filme homônimo (título brasileiro) lançado com o ator William Petersen (do seriado CSI) e dirigido por Michael Mann (Agarra-me Se Puderes, O Último dos Moicanos, Fogo Contra Fogo, Colateral ...) que segue o mesmo tema, apesar de ter recebido elogios da crítica, na época,  passou despercebido do público em geral. O filme levou por aqui o título de “Caçador de Assassinos” (Manhunter, no original)

Baseado no romance homônimo de Thomas Harris de 1981

Anthony Hopkins afirmou que um de seus objetivos ao interpretar o Dr. Hannibal Lecter pela última vez era restabelecer que ele é um assassino em série do mal, pois Hopkins acreditava que Hannibal passou a ser visto como um anti-herói simpático por audiências.

Anthony Hopkins apareceu no set durante um de seus dias de folga apenas para assistir ao trabalho de Philip Seymour Hoffman. Os dois atores não compartilharam cenas neste filme.

Após o lançamento deste filme, Sir Anthony Hopkins disse que esta seria sua última representação de Hannibal Lecter.

Edward Norton diz que tirou cada centavo do que ganhou neste filme para financiar A Última Noite (2002).

A casa dos Leeds apareceu anteriormente em Curtindo a Vida Adoidado (1986).

Anthony Hopkins, Edward Norton, Ralph Fiennes e Philip Seymour Hoffman inicialmente recusaram aparecer neste filme. Ter Ted Tally (o roteirista original de O Silêncio dos Inocentes (1991)) de volta para escrever o roteiro foi o argumento decisivo para que todos mudassem de ideia.

O ator Frank Langella gravou falas como a Voz do Dragão na cena em que o Dragão diz a Dolarhyde (Ralph Fiennes) para matar Reba (Emily Watson). Embora o diretor Brett Ratner tenha dito que Langella fez um ótimo trabalho, ele sentiu que a narração não funcionou da maneira que ele pretendia. Ele então fez Fiennes gravar as falas (quase como a voz interior de Dolarhyde), mas finalmente foi decidido que a cena funcionava melhor sem uma narração.

Anthony Hopkins (Dr. Hannibal Lecter), Anthony Heald (Dr. Frederick Chilton) e Frankie Faison (Barney Matthews), todos reprisaram seus papéis de filmes anteriores da franquia. Faison é o único que apareceu nas primeiras quatro adaptações de Thomas Harris "Hannibal", tendo também aparecido em Caçador de Assassinos (1986) em outro papel.

A obra orquestral executada no início é o movimento Scherzo de Sonho de uma noite de verão de Felix Mendelssohn. Faz parte do repertório padrão de audições de flauta para quase todas as orquestras do mundo, portanto, espera-se que um flautista o execute perfeitamente.

Muitas linhas do Dr. Hannibal Lecter neste filme são linhas originais do Dr. Bloom no livro.

Anthony Hopkins perdeu dez quilos para interpretar uma versão mais jovem do Dr. Hannibal Lecter.

Ethan Hawke foi a primeira escolha para interpretar Will Graham.

Durante as filmagens, Michael Jackson fez uma visita surpresa ao set. Ele e o diretor Brett Ratner se conheciam desde a carreira de vídeo musical de Ratner.

Paul Bettany recebeu o papel de Francis Dolarhyde, mas recusou para aparecer em Dogville (2003).

Quando solicitado a repetir seu papel neste filme, Anthony Heald não tinha certeza se seria capaz. Tim Roth se tornou candidato a um Dr. Chilton mais jovem, e as negociações começaram. No último segundo, Heald ficou disponível. Curiosamente, Roth também foi considerado um possível substituto para Anthony Hopkins em Hannibal (2001), caso Hopkins tivesse recusado.

Ao saber que Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes) sabe onde mora, Will Graham (Edward Norton) leva sua família para uma fazenda de cavalos e ovelhas, uma referência à história da infância de Clarice (Jodie Foster) em O Silêncio dos Inocentes (1991 )

Lecter fica furioso com um flautista que toca mal. Em Hannibal, é explicado que esse flautista se chamava Benjamin Raspail. Em Silêncio dos Inocentes, Benjamin Raspail foi a cabeça encontrada na jarra por Clarice e uma das primeiras vítimas de Buffalo Bill.

Sean Penn e Nicolas Cage foram considerados para o papel de Dolarhyde.

"Dragão Vermelho" também é o nome de um suposto livro na biblioteca do Vaticano que diz ser capaz de invocar o Diabo e, portanto, dá ao Papa parte de sua autoridade.

O elenco inclui três vencedores do Oscar: Sir Anthony Hopkins, Philip Seymour Hoffman e Ellen Burstyn; e cinco indicados ao Oscar: Edward Norton, Ralph Fiennes, Emily Watson, Lalo Schifrin e Harvey Keitel.

A primeira escolha do diretor Brett Ratner para o papel de Reba McClane foi a atriz Téa Leoni

Reba é cega, então, quando se oferece para servir uma xícara de café para Francis, ela tem que colocar o polegar dentro da xícara para evitar que transborde.


Cartaz:


 

Filmografia Parcial:

Anthony Hopkins







Hamlet (1969); Juggernaut: Inferno em Alto-Mar (1974); As Duas Vidas de Audrey Rose (1977); O Homem Elefante (1980); O Corcunda de Notre Dame (1982); Rebelião em Alto Mar (1984); Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1987); Horas de Desespero (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Freejack: Os Imortais (1992); Retorno a Howards End (1992); Drácula de Bram Stoker (1992); Chaplin (1992); Vestígios do Dia (1993); Terra das Sombras (1993); Lendas da Paixão (1994); Nixon (1995); No Limite (1997); Amistad (1997); A Máscara do Zorro (1998); Instinto (1999); Hannibal (2001); Dragão Vermelho (2002); Alexandre (2004); Desafiando os Limites (2005); A Lenda de Beowulf (2007); O Lobisomem (2010); O Ritual (2011); Thor (2011); Hitchcock (2012); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Noé (2014); Má Conduta (2016); Transformers: O Último Cavaleiro (2017); Thor 3: Ragnarok (2017); Dois Papas (2019); Meu Pai (2020)

Edward Norton











As Duas Faces de Um Crime (1996);  O Povo Contra Larry Flint (1996); A Outra História Americana (1998); Clube da Luta (1999); Frida (2002); Dragão Vermelho (2002); Uma Saída de Mestre (2003); Cruzada (2005); O Ilusionista (2006); O Despertar de Uma Paixão (2005); O Incrível Hulk (2008); O Primeiro Mentiroso (2009); O Legado Bourne (2012); O Grande Hotel Budapeste (2014); Birdman (2014); Beleza Oculta (2016) ;Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe (2019); The French Dispatch (2021)


Ralph Fiennes











O Morro dos Ventos Uivantes (1992); O Bebê Santo de Mâcon (1993); A Lista de Schindler (1993); Sunshine - O Despertar de um Século (1999); Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (1994); Estranhos Prazeres (1995); O Paciente Inglês (1996); Os Vingadores (1998); Spider - Desafie Sua Mente (2002); Dragão Vermelho (2002); Más Companhias (2005); O Jardineiro Fiel (2005); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Fúria de Titãs 2 (2012); 007 - Operação Skyfall (2012); O Grande Hotel Budapeste (2014); Um Mergulho No Passado (2015); 007 Contra Spectre (2015); Ave, César! (2016); Holmes & Watson (2018); King's Man: A Origem (2020); 007- No Time to Die (2020)

Mary-Louise Parker







Uma Cidade Sem Rumo (1989); Grand Canyon: Ansiedade de uma Geração (1991); Tomates Verdes Fritos (1991); O Cliente (1994); Tiros na Broadway (1994); Retratos de uma Mulher (1996); Misteriosa Paixão (1998); A Morte se Veste de Negro (1999); O Amor Entrou Pelo Cano (2002); Dragão Vermelho (2002); O Melhor Ladrão do Mundo (2004);  Galera do Mal (2004); Uma Viagem Inesperada (2004); Romance e Cigarros (2005); West Wing: Nos Bastidores do Poder (2001 -2006); O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007); As Crônicas de Spiderwick (2008); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Weeds (seriado 2005 -2012);  RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013);  Tudo para Ficar com Ela (2014);  Golden Exits (2017); Operação Red Sparrow (2018); 

Emily Watson







Ondas do Destino (1996); Reflexos do Passado (1997); O Lutador (1997); As Cinzas de Ângela (1999); Trixie (2000); Assassinato em Gosford Park (2001); Embriagado de Amor (2002); Dragão Vermelho (2002);  Equilibrium (2002);  A Vida e Morte de Peter Sellers (2004); A Conquista da Liberdade (2005);  Cruzada: Uma Jornada Através dos Tempos (2006);  Miss Potter (2006);  Um Segredo entre Nós (2008); Sinédoque, Nova York (2008); Almas à Venda (2009); Caindo no Mundo (2010); Cavalo de Guerra (2011); Anna Karenina (2012); A Menina que Roubava Livros (2013); A Teoria de Tudo (2014); Juventudes Roubadas (2014); Little Boy - Além do Impossível (2015); Evereste (2015); Kingsman: O Círculo Dourado (2017); Chernobyl (Mini-Série 2019); 

Philip Seymour Hoffman (1967–2014)










Fé Demais Não Cheira Bem (1992); A Fuga (1994);Quando Um Homem Ama Uma Mulher (1994); O Indomável - Assim É Minha Vida (1994); Twister (1996);Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); O Grande Lebowski (1998); Patch Adams: O Amor é Contagioso (1998); Magnólia (1999); O Talentoso Ripley (1999); Dragão Vermelho (2002); Cold Mountain (2003); Quero Ficar com Polly (2004); Capote (2005); Missão: Impossível 3 (2006); Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007); Sinédoque, Nova York (2008); O Mestre (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); O Homem Mais Procurado (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015)   
          

Anthony Heald







Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); O Peso da Justiça (1986); Que Sorte Danada! (1987); Lembranças de Hollywood (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Lances Inocentes (1993); O Dossiê Pelicano (1993); O Cliente (1994); O Beijo da Morte (1995); Tempo de Matar (1996); Tentáculos (1998); 8mm: Oito Milímetros (1999); Prova de Vida (2000); Dragão Vermelho (2002); X-Men: O Confronto Final (2006); Aprovados (2006)

Harvey Keitel







Alice Não Mora Mais Aqui (1974);  Taxi Driver (1976); Oeste Selvagem (1976); Os Duelistas (1977); Casanova E a Revolução (1982); Amor à Primeira Vista (1984); Camorra (1985); O Cavaleiro Estelar (1985); A Última Tentação de Cristo (1988);  Dois Olhos Satânicos (1990); A Chave do enigma (1990); Pensamentos Mortais (1991); Thelma & Louise (1991); Bugsy (1991); Cães de Aluguel (1992); Vício Frenético (1992); Mudança de Hábito (1992); A Assassina (1993); O Piano (1993); Sol Nascente (1993); Olhos de Serpente (1993); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Irmãos de Sangue (1995); O Nome do Jogo (1995); Um Drink no Inferno (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); U-571: A Batalha do Atlântico (2000); Dragão Vermelho (2002); Procurados (2003); A Lenda do Tesouro Perdido (2004); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); O Jogo da Vingança (2006); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Acerto de Contas (2009); Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); O Grande Hotel Budapeste (2014); No Rastro da Bala (2014); Juventude (2015); O Comediante (2016).

Frankie Faison







Na Época do Ragtime (1981);  Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros (1982); Exterminador 2 (1984); Um Dia a Casa Cai (1986); Comboio do Terror (1986); Caçador de Assassinos (1986); Um Príncipe em Nova York (1988); Mississippi em Chamas (1988); Faça a Coisa Certa (1989); O Casamento de Betsy (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Freejack: Os Imortais (1992); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); Um Estranho na Cidade (1997); Thomas Crown, a Arte do Crime (1999); 24 Horas Para Morrer (1999); Hannibal (2001); O Céu pode Esperar (2001); Showtime (2002); Dragão Vermelho (2002); As Branquelas (2004); Um Beijo Roubado (2007); A Escuta (seriado 2002 a 2008); Circo dos Horrores: O Aprendiz de Vampiro (2009); Churrasco da Pesada 2 (2011); Banshee (seriado 2013 a 2016); Em Defesa de Cristo (2017); O Grito (2020); The Killing of Kenneth Chamberlain (2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre