terça-feira, 2 de outubro de 2018

ALIENS, O RESGATE - VERSÃO ESTENDIDA / ALIENS (1986) - ESTADOS UNIDOS




DESCIDA AO INFERNO

Após vagar 57 anos pelo espaço em uma pequena nave, a suboficial Ripley é encontrada e retirada de sua animação suspensa. Ao descobrir que o planeta Acheron, da qual somente ela (e o esperto gato "Jonas") escapara, vem sendo colonizado nos últimos 20 anos, tenta convencer a companhia responsável pelas 70 famílias de colonos, a procederem uma evacuação do local imediatamente. A perda de contato com o planeta começa a intrigar a todos e um destacamento de fuzileiros marines com armamento pesado, junto com Ripley, é enviado para corroborar a "fantástica"  estória. Todos consideram fantasiosa a versão da única sobrevivente contra o "terrível" ser alienígena, mas quando aportam no planeta descobrem que talvez sua versão seja menos aterrorizante do que a realidade que agora se encontram.


Aliens, O Resgate foi um sucesso estrondoso. A mudança da direção do estilista Ridley Scott, por um jovem diretor de um filme que fizera muito sucesso em "O Exterminador do Futuro" era uma aposta e tanto. Se o primeiro exemplar era uma ficção científica de alto nível, esta continuação mostrou-se um dos mais vibrantes exemplares da década, uma montanha russa de emoções e cenas de ação. O filme conseguiu passar ao largo nas famosas maldições das continuações e entregou um filme que, se visto ainda hoje, parece não ter envelhecido nada.


Nesse novo longa ainda não houve uma mitologia, uma explicação de como / de onde a criatura ("Xenomorph") surgira e como fora parar no planeta Acheron ou LV- 426 (décadas depois descobriríamos que significava Levíticos 4:26). Essas explicações só nos seriam reveladas, 26 anos depois no elogiado "Prometheus" e em, sua criticada sequência, "Alien Covennant", cujos eventos se passam antes de "Alien - O Oitavo Passageiro". Se ainda virá um filme que conclua "Covenant" é uma incógnita. Aliais os famosos "Alien vs Predador" não tem relação nenhuma com esta franquia, conforme sempre cita Ridley Scott.


Sete anos depois do original, Cameron resolveria dar uma sábia guinada na estória priorizando a ação e mantendo a essência do terror. Lembrando que "Alien - O Oitavo Passageiro" fora o primeiro longa metragem de ficção científica a colocar uma mulher como heroína a combater o mal (na tv haviam várias:  Mulher Maravilha - Mulher Biônica - Poderosa Isis - As Panteras - Mulher Elétrica e Garota Dínamo ...). No primeiro longa a expectativa do público era elucidar o mistério do filme e receber as informações necessárias para processá-las, agora o ritmo era outro, a montagem era frenética e o roteiro mais dinâmico. O resultado? acabou concorrendo a 7  Oscar: Melhores Efeitos Visuais (vencedor); Melhores Efeitos Sonoros (vencedor); Melhor Atriz (perdeu para Marlee Matlin por "Filhos do Silêncio"); Melhor Montagem (perdeu para "Platoon"); Melhor Som (perdeu para "Platoon"); Melhor Trilha Sonora (perdeu para "Por Volta da Meia-Noite") e  Melhor Direção de Arte (perdeu para "Uma Janela Para o Amor'). As indicações alavancaram ainda mais o filme. Em janeiro de 1987, em sua estreia no Brasil,  alguns cinemas exibiram novamente o primeiro Alien para que o público pudesse ter acesso ao primeiro filme e outros se lembrassem da estória (nem todas as empresas de vídeo tinham aportado no Brasil - então muitas produções ainda não haviam sido lançadas em VHS). Uma pena que essa prática não seja mais feita. Quantos assistem o segundo filme de um franquia e tem que assistir o anterior em uma tela caseira?


Cameron sabia o que fazia, estava ligado a dois super sucessos: "O Exterminador do Futuro" (diretor) e Rambo II (como co-roteirista). Escrevera parte do roteiro durante as filmagens do mega sucesso de Schwarzenegger e, ao invés de um monstro predador (ops, essa é outra franquia !!), agora temos Aliens por toda parte e uma explicação bem inteligente de como se multiplicaram: uma "Alien Rainha". Pois agora temos outro ingrediente ligado à trama: é um embate do sexo feminino (humana x criatura) pela preservação da espécie, uma sacada muito inteligente do roteiro. Um duelo de maternidades. Ripley se afeiçoara à única sobrevivente: a garotinha Newt (Carrie Henn), uma substituta à falecida filha que nunca pudera conhecer, suscitando seu o espírito maternal. E a Rainha preservando "seus filhos", furiosamente, além de novamente criticar as grandes corporações que pensam em sua sobrevivência à custa de vidas que consideram dispensáveis. Cameron tornou o filme tão carregado em armas de combate, talvez para mostrar um embate mais "justo", que Weaver, no terceiro exemplar, exigiu que não houvesse esse aparato no filme para que voltasse ao personagem.


O elenco é muito bom e alguns se destacam: Sigourney Weaver está perfeita. Agora é a dona do espetáculo e isso se comprova com sua imagem em destaque no pôster. Aqui seu medo não é menor, mas já conhece a criatura, só que sua fúria e coragem cresceram na mesma proporção, o conceito da super-heroína. Houve quem considerasse seu personagem uma variante feminina de Rambo. Voltaria a trabalhar com Cameron em "Avatar". Michael Biehn não foi a primeira opção (fora James Remar de "Warriors- Os Selvagens da Noite"), mas esteve com Cameron em "O Exterminador do Futuro" e se destacara. Ainda faria outro filme como o diretor: "O Segredo do Abismo". Bill Paxton (falecido ano passado) esteve em "O Exterminador do Futuro", "Titanic" (também de Cameron), "Comando Imbatível" e "Tombstone"(com Biehn). Será sempre lembrado por "Twister", ao lado de Helen Hunt. Lance Henriksen, como o Androide Bishop, também atuou em "O Exterminador do Futuro". Apareceria em "Alien 3" e "Alien vs. Predador". Paul Reiser ficou famoso pelo seriado "Louco Por Você" ao lado de Helen Hunt. Jenette Goldstein, como a soldado Vazquez,  é outra que trabalhou com Cameron em "O Exterminador do Futuro 2" (bem diferente) e "Titanic". Mark Rolston será lembrado como o preso que atormenta o personagem de Tim Robbins em "Um Sonho de Liberdade".


Essa versão estendida (com mais 19 minutos), lançada anos depois, não piora o filme, na verdade dá mais corpo à estória e explica o porquê de Ripley se afeiçoar a Newt, fazendo todo o sentido em mantê-la viva a qualquer custo. É, para muitos, uma continuação superior, por ser mais pesada em ação e menos em esclarecimentos. "Alien, o Oitavo passageiro" foi um marco no gênero, isso é inegável, mas foi Cameron que permitiu mostrar a real potencialidade que a franquia poderia oferecer. Infelizmente não dirigiu a terceira parte que fez muito sucesso, mas em termos de comparação não se aproxima aos dois primeiros exemplares. Tanto que Alien 3 e 4 seriam ignorados em um novo filme (que aparentemente não sairá mais) na qual seria feito uma nova estória a partir de "Aliens, o Resgate", trazendo Weaver e Biehn de volta a seus papéis.

Trailer:





Curiosidades:
A foto da filha de Ripley é, na verdade de Elizabeth Inglis, mãe de Sigourney Weaver.

 












Único filme da atriz Carrie Henn. Ela se tornou professora. A atriz atualmente:

 











Jenette Goldstein fez "Aliens, o Resgate", "O Exterminador do Futuro 2" e "Jornada nas Estrelas: Gerações", mas seu rosto é pouco conhecido por aqui. 


 
 
James Cameron e sua esposa, na época, a produtora Gale Anne Hurd entre a  "Alien Rainha"

 



















Orçado em $18,500,000 e arrecadado, mundialmente, em torno de $131,060,248

Bill Paxton faleceu em decorrência de um Derrame Cerebral

Como a maioria dos filmes, este não foi filmado em sequência. Mas para maior realismo, James Cameron filmou a cena em que os Marines (uma das primeiras cenas) se encontram pela primeira vez por último. Isso foi para que a camaradagem dos fuzileiros navais fosse realista, porque os atores passaram meses filmando juntos.

A cena do truque da faca não estava no roteiro de filmagem original. De acordo com Lance Henriksen, a adição da mão de Hudson ao truque da faca foi discutida com quase todos, exceto Bill Paxton.

Sigourney Weaver fez várias anotações para James Cameron depois de ler o roteiro. No entanto, Cameron elogiou-a por nunca ter problema com a direção que ele queria seguir com a história. Suas anotações eram sobre como ela achava que Ripley deveria responder a suas situações, que ele estava feliz em aceitar.

A indicação ao Oscar de Melhor Atriz de Sigourney Weaver pelo filme foi a primeira de uma atriz em um papel em um filme de ação.   

Aliens, o Resgate (1986) nunca foi mostrado para testar audiências porque a edição não foi concluída até a semana antes de seu lançamento no cinema.

De acordo com Lance Henriksen, durante a produção de "Aliens", o filme Nascido Para Matar (1987) também foi filmado em um local próximo. Por causa disso, as equipes de cada filme costumavam se reunir para festas.  

O filme se passa em 2179 

Tendo contratado James Cameron para escrever o roteiro, a 20th Century Fox fez o impensável quando ele deixou a produção para dirigir "O Exterminador do Futuro" (1984): eles concordaram em esperar que Cameron voltasse a estar disponível e terminasse o roteiro. Cameron tinha apenas completado cerca de 90 páginas naquele momento, mas o estúdio adorou o que ele havia escrito até agora. 

James Cameron casou com a produtora Gale Anne Hurd durante a produção. O casamento durou 4 anos. 

Em 2015, havia rumores de que Sigourney Weaver retornaria como Ripley pela primeira vez em 20 anos desde Alien, a Ressurreição (1997). O quinto filme ignoraria Alien 3 (1992) e Alien, a Ressurreição (1997) como se nunca tivessem acontecido (como um sonho na mente de Ripley) ou seriam colocadas em uma linha do tempo alternativa. Neill Blomkamp foi anunciado como diretor, com Ridley Scott produzindo. No entanto, em 2017, Blomkamp afirmou que o projeto estava oficialmente morto, porque o estúdio preferiu completar a trilogia de Scott (que começou com Prometheus (2012)). Scott mais tarde acrescentou que o projeto de Blomkamp nunca foi mais do que algumas ideias e obras de arte, sem um roteiro completo 

Enquanto as negociações salariais estavam acontecendo com Sigourney Weaver, para reprisar seu personagem no segundo filme, o estúdio pediu a James Cameron que trabalhasse em um enredo alternativo excluindo Ripley, mas James Cameron disse que o filme era sobre Ripley e se recusou a fazê-lo. 

A personagem de Jenette Goldstein, Vasquez, inspirou a personagem Tasha Yar em "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração" (1987), e a própria Goldstein foi inicialmente considerada para o papel. Mais tarde, ela fez uma breve aparição no "Jornada nas Estrelas: Generations" (1994). O personagem de Bill Paxton, Hudson, inspirou o personagem Guy Fleegman em "Heróis Fora de Órbita" (1999), também estrelada por Sigourney Weaver. 

O planetoide original de Alien, o Oitavo Passageiro (1979) é renomeado como LV-426, onde a empresa da Weyland cria uma colônia de trabalhadores mineiros. LV 426 é uma referência para a Bíblia Sagrada que diz: " Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expiação do seu pecado, e lhe será perdoado".

Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", de Steven Schneider.

Lance Hendrickson interpreta um personagem que leva o primeiro nome dele (Lance Bishop). 

Cartazes: 





Filmografia Parcial:
Sigourney Weaver

 










Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Testemunha Fatal (1981); O Ano Que Vivemos em Perigo (1982); Os Caça-Fantasmas (1984); Aliens, o Resgate (1986); Nas Montanhas dos Gorilas (1988); Uma Secretária de Futuro (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Alien 3 (1992); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); A Morte e a Donzela (1994); Copycat: A Vida Imita a Morte (1995) Alien, a Ressurreição (1997); Heróis Fora de Órbita (1999); A Vila (2004); Rebobine, por Favor (2008); Ponto de Vista (2008); Avatar (2009); Um Tira Acima da Lei (2011); Poder Paranormal (2012); O Segredo da Cabana (2012); Vampiras (2012); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Chappie (2015); Caça-Fantasmas (2016); Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016); Vingança (2016); Avatar 2 (2020); Avatar 3  (2021); Avatar 4  (2024); Avatar 4  (2025)

Michael Biehn

 










O Fã - Obsessão Cega (1981); Guardiões da Honra (1983); O Exterminador do Futuro (1984); Aliens, O Resgate (1986); A Sétima Profecia (1988); O Segredo do Abismo (1989); Comando Imbatível (1990); K2 - A Montanha da Morte (1991); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Plano de Risco (1998); Megiddo (2001); Planeta Terror (2007); O Abrigo (2011); The Night Visitor (2013); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); The Night Visitor 2: Heather's Story (2016)

Bill Paxton (1955–2017)
 












Guardiões da Honra (1983); Ruas de Fogo (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Mulher Nota Mil (1985); Aliens, O Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Marcados Pelo Ódio (1989); Comando Imbatível (1990); Predador 2 - A Caçada Continua (1990); Encaixotando Helena (1993); Tombstone - A Justiça Está chegando (1993); True Lies (1994); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); Twister (1996); Titanic (1997); Poderoso Joe (1998); A Mão do Diabo (2001); A Colônia (2013); No Limite do Amanhã (2014); O Abutre (2014); O Círculo (2017)

Lance Henriksen













Um Dia de Cão (1975); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); Damien: A Profecia II (1978); Piranhas 2 - Assassinas Voadoras (1981); Pesadelos Diabólicos (1983); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); O Exterminador do Futuro (1984); O Fio da Suspeita (1985); Aliens, O Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Um Rosto Sem Passado (1989); A Fúria do Justiceiro (1991); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992);  O Alvo (1993); O Alvo (1993); Rápida e Mortal (1995); Energia Pura (1995); Ameaça Terrorista - Acesso Negado (1997); Pânico 3 (2000); Alien vs. Predador (2004); Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (2008); A Tribo II (2009); Phantom - A Última Missão (2013).

Paul Reiser

 











Um Tira da Pesada (1984); Aliens, o Resgate (1986); Um Tira da Pesada II (1987); Uma Loira em Minha Vida (1991); Os Descasados (1995);  Louco por Você  (seriado 1992 a 1999); Que Mulher é Essa? (2001); Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014); Vida Após Beth (2014); Um Homem Entre Gigantes (2015); A Escuridão (2016); A Comédia dos Pecados (2017); Meu Ex é um Espião (2018)



Jenette Goldstein

 









Aliens, o Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Mais Forte que o Ódio (1988); Miracle Mile (1988); Máquina Mortífera 2 (1989); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Jornada nas Estrelas: Generations (1994); Titanic (1997); Medo e Delírio (1998); Clockstoppers: O Filme (2002); Home Room - A Sobrevivente (2002); Duplex (2003); Under the Hollywood Sign (2014)


Mark Rolston













Aliens, o Resgate (1986); O Quarto Protocolo (1987); Máquina Mortífera 2 (1989);  Um Natal Mágico (1989); RoboCop 2 (1990); Corpo em Evidência (1993); Scanner Cop - O Destruidor de Mentes (1994); Um Sonho de Liberdade (1994); Best of the Best 3 - Sem Retorno (1995);  A Armadilha (1995); Queima de Arquivo (1996); Daylight (1996); Tempestade (1998);  A Hora do Rush (1998); Louca Obsessão (1999); Impacto Fulminante (2002);  Marcados para Morrer (2005); Os Infiltrados (2006); Jogos Mortais 5 (2008); Jogos Mortais 6 (2009); April Apocalypse (2013); Glass Jaw (2018)

Fontes:
IMDB
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
Revista Isto É
1001 Filmes Pra se Ver Antes de Morrer
Revista Americana Starlog

4 comentários:

  1. Olha, este é o maior arrasa quarteirão dos Anos 80, no mesmo nível que Exterminador do Futuro 2, Jurassic Park.

    Expandiu o universo do original, mostrando o quão implacável são a raça xenomorfo. Agonia e lágrimas sem fim.

    A qualidade dos efeitos práticos é tão absurda que mesmo que os anos se passem, nunca, jamais vão envelhecer.

    Como o original, os prequels Prometheus e Covenant são bons. Mas nem de longe, NADA SE COMPARA A ALIENS(2)!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde (Você não mencionou o seu nome)
    Sim, o filme foi um dos grandes expoentes de ação dos anos 80 ao lado dos filmes que você citou. Cameron conseguiu fazer um filme vibrante que, ainda nos dias atuais, se torna um espetáculo convidativo.
    Muito obrigado pelos comentários e volte sempre. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Assisti no cinema. O filme foi espetacular. Minha sequência naquela época : Star Wars 1978, Superman 1978 , Alien 1979 , Selvagens da Noite - 1979 , Star Wars - O Império Contra-ataca 1980 , O Enigma do Outro Mundo 1982, Star Wars : O
    retorno de Jedi 83, Exterminador do Futuro 84 , Enigma da Piramide 85 , Aliens : o resgate 86 , Predador 87 , Predador 2 90, Caçadores de Emoção 91 , Alien 3 92.. Sequência da molecada atual : Filmes da Marcel e Barbie rsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano Ribeiro. Tudo bem?
      Ótima sequência essa que você colocou. Esses filmes fizeram a alegria da nossa geração e hoje sua qualidade é reconhecida. Eles até tentam uma atualização, mas é difícil agradar. Filmes, músicas...são feitos para as gerações jovens do momento, principalmente filmes de ação, ficção -cientifica e aventura. Sobram dramas e cinebiografias. Hollywood quer bilheteria e público que pague os filmes. Eles não mais se importam com a nossa geração. Uma pena, até porque não deixamos de gostar de filmes, mas muita coisa oferecida não se enquadra em nossos gostos. Infelizmente é assim que essa máquina funciona.
      Muito obrigado por comentar, volte sempre e um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre