MR. DYNAMITE, O PADRINHO DO SOUL
James Joseph Brown Jr. (Jamarion Scott e Jordan Scott) é um pequeno garoto que vive com os pais Joe Brown (Lennie James) e Susie Brown (Viola Davis) em extrema pobreza na Carolina do Sul. Descontente com o descaso do marido com a família e fugindo da violência doméstica, Susie resolve partir sem conseguir levar o filho. Joe em pouco tempo de convivência com James decide também partir deixando o menino aos cuidados de uma tia paterna (Octavia Spencer) na Geórgia, cujos rendimentos provém de uma casa de prostituição. James Brown (Chadwick Boseman) cresce, mas aos 16 anos se mete em confusões que lhe sentenciam 3 anos de reclusão. Com a condição de um juiz de afrouxar sua pena se possuísse moradia, James passa a morar na casa de um amigo que fizera na cadeia, Bobby Byrd (Nelsan Ellis). James passa a integrar o grupo de músicos de Byrd onde sua performance como cantor e suas atitudes nos palcos começam a chamar a atenção de uma gravadora, através de Ben Bart (Dan Aykroyd) que percebe no jovem um potencial que poderá transformá-lo em sucesso.
A narrativa, ou modelo, conforme foi concebido Get on Up:
A História de James Brown (2014) não é muito diferente de outros filmes biográficos
que assistimos ao longo dos anos: um
menino de infância difícil, um adolescente rebelde, um homem percebido pela
indústria fonográfica como diferente e sua vida fora dos palcos lidando com
relacionamentos e amizades. Uma força
indomável da natureza. A fórmula como essa
narrativa é disposta na tela normalmente segue um padrão, ainda que cada pessoa
carregue sua própria história de vida. Neste longa, a figura principal a ser analisada é James
Brown, um dos cantores mais influentes do século XX, que nos apresentou a força de suas
apresentações ao vivo e suas várias canções de sucesso.
O diretor Tate Taylor (Histórias Cruzadas; A Garota no Trem, Ma) a partir do roteiro dos irmãos britânicos Jez Butterworth e John-Henry Butterworth (No Limite do Amanhã e Ford vs Ferrari) fez um filme com uma paixão evidente pela música, com um estilo narrativo " vai e volta” entre cenas da infância e da idade adulta de Brown. Mesmo que espremido a vida do cantor em 2h20min de projeção, o resultado se provou bem interessante, pegando os principais aspectos da vida de Brown onde Taylor por vezes usou uma lupa e em outras desprezou ou diminui alguns aspectos. Observamos o momento em que uma reunião evangélica afetou diretamente seu estilo; quando ainda criança foi ordenado a lutar numa forma horrenda de entretenimento para uma pequena nobreza sulista; o primeiro encontro com Little Richard em 1954 que transformou não apenas a voz de Brown, mas também sua extravagante apresentação pessoal; sua chegada ao Vietnã em 1968 para entreter as tropas em meio a bombardeiros e pane em uma das turbinas; o reencontro angustiado e amargo com a mãe; a forma como entregou ao público seus riffs de Rhythm and Blues em seu próprios termos e a forma imperativa e mesquinha com que lidava com seus músicos, com Byrd e com sua esposa, onde o filme escorrega, minimizando as (diversas) prisões por violência doméstica (teve, na verdade, 4 esposas) como uma justificativa que Brown era violento não só com a(s) esposa (s), mas com o mundo como um todo.
Há uma cena que sintetiza muito sobre a performance de Brown: em determinada cena um executivo reclama da letra de sua música cuja a repetição era “Please, please, please” (1956), outro lhe adverte: “Não é sobre a letra". De fato. Era sobre Brown, gingando pela sala, gritando no microfone com uma paixão que beirava a insanidade. E o single atingiu o número 5 da parada R&B.
Se o filme consegue manter o interesse do espectador muito reside na interpretação magnética Chadwick Boseman (Pantera Negra) que constrói um Brown com erros e defeitos, mostrando-o como um ser humano, não uma imagem automitologizante que Hollywood insiste em aplicar em seus filmes onde exigia extrema disciplina, perfeição e precisão de seus músicos e dançarinos aplicando multas a quem quebrasse suas regras como, dançar fora de sincronia, errar notas e entrar atrasado no palco. Chadwick imprime vigor, arrogância, determinação, ressentimento a Brown, enquanto, volta e meia quebra a quarta parede (quando o personagem olha para a câmera e fala diretamente com o espectador). Claro que o elenco que suporta a história é muito bom: Lennie James (Fear The Walking Dead); Viola Davis (Histórias Cruzadas); Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo ); Nelsan Ellis (O Experimento de Aprisionamento de Stanford) entre outros bons atores que compõe o elenco.
Get on Up é uma boa opção para conhecermos melhor sobre a vida de Brown que cobre de sua infância até a idade sexagenária. Por ser um filme, aspectos da vida de Brown foram omitidas, mas está lá sua origem, sua músicas e suas poderosas apresentações de palco. Seu modo de ver e lidar com a vida onde nos revela um pouco da capacidade musical de um cantor que influenciou dezenas de artistas como Michael Jackson e David Bowie (que produziu o filme). Um filme interessante bem construído, com direção eficiente e uma história que vale apena ser conhecida na qual os envolvidos deixam para o espectador seu próprio julgamento sobre Brown. Não se perca no ritmo.
Trailer:
Curiosidades:
Chadwick Boseman faleceu de câncer aos 43 anos
Nelsan Ellis faleceu de parada cardíaca aos 39 anos
Chadwick Boseman treinou por 2 meses para aprender a cantar e dançar corretamente.
Dan Aykroyd e o verdadeiro James Brown apareceram juntos em "Os Irmãos Cara de Pau" (1980), "Doutor Detroit e suas Mulheres" (1983) e "Os Irmãos Cara de Pau 2000" (1998).
Na cena anterior ao T.A.M.I. de 1964 show, quando James está discutindo The Rolling Stones com Pop, os Beach Boys estão no fundo, ensaiando os vocais.
Spike Lee estava escalado para dirigir, mas questões contratuais
musicais atrapalharam a produção e ele teve que sair para honrar outros
compromissos.
O filme estava em desenvolvimento desde 2000.
James Brown descobre que os Rolling Stones fecharão o programa de TV,
não ele. Ben Bart diz que a banda logo será esquecida. Cinquenta anos depois,
os Stones ainda estão se apresentando juntos. Mick Jagger é o produtor musical
executivo do filme e um de seus principais produtores.
A Universal deu uma reviravolta no filme quando o orçamento estava se
aproximando de US $ 70 milhões. No final das contas, o filme foi feito por US $
30 milhões.
Cartaz:
Trilha Sonora:
James Brown - Get On Up
James Brown - Living in America
Filmografia Parcial:
Chadwick Boseman (1976–2020)
No Limite - A História de Ernie Davis (2008); 42: A
História de uma Lenda (2013); A Grande Escolha (2014); Get on Up: A História de
James Brown (2014); Deuses do Egito (2016); Capitão América: Guerra Civil
(2016); King: Uma História de Vingança (2016); Marshall: Igualdade e Justiça
(2017); Pantera Negra (2018); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Avengers:
Ultimato (2019); Crime sem Saída (2019);
Destacamento Blood (2020); A Voz Suprema do Blues (2020)
Nelsan Ellis (1977–2017)
Um Homem Determinado (2005); No Limite - A História de
Ernie Davis (2008); O Solista (2009); Secretariat - Uma História Impossível
(2010); Histórias Cruzadas (2011); O Relutante Fundamentalista (2012); O
Mordomo da Casa Branca (2013); Get on Up: A História de James Brown (2014);
True Blood (seriado 2008 a 2014); O Experimento de Aprisionamento de Stanford
(2015); Roxanne Roxanne (2017); Elementaríssimo (seriado 2016 a 2017); True to the Game (2017)
Dan Aykroyd
1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Os Irmãos Cara de Pau (1980); Doutor Detroit e suas Mulheres (1983); Trocando as Bolas (1983); No Limite da Realidade (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); Os Caça-Fantasmas (1984); Um Romance Muito Perigoso (1985); Os Espiões que Entraram numa Fria (1985); Dragnet: Desafiando o Perigo (1987); Clube dos Pilantras 2 (1988); Minha Noiva é uma Extraterrestre (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Conduzindo Miss Daisy (1989); Um Tiro que Não deu Certo (1990); Meu Primeiro Amor (1991); Quebra de Sigilo (1992); Chaplin (1992); Meu Primeiro Amor, Parte 2 (1994); Mong e Lóide (1995); O Sargento Trapalhão (1996); Meu Vizinho Suspeito (1996); Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998); Plano de Risco (1998); O Otário (2000); Pearl Harbor (2001); Evolução (2001); Crossroads: Amigas para Sempre (2002); Amor a Toda Prova (2002); O Julgamento do Diabo (2003); Como se Fosse a Primeira Vez (2004); Eu os Declaro Marido e... Larry (2007); Os Candidatos (2012); Minha Vida com Liberace (2013); Get on Up: A História de James Brown (2014); Caça-Fantasmas (2016); Ghostbusters: Mais Além (2020)
Viola Davis
Lennie James
Perdidos no Espaço: O Filme (1998); Os Miseráveis (1998); Entre Gigantes (1998); Snatch: Porcos e Diamantes (2000); Sahara (2005); Os Fora da Lei (2007); 72 Horas (2010); Colombiana: Em Busca de Vingança (2011); Sequestro no Espaço (2012); Jogo Sujo (2014); Get on Up: A História de James Brown (2014); Blade Runner 2049 (2017); The Walking Dead (seriado 2010 -2018); Fear the Walking Dead (seriado 2018 a 2020);
Octavia Spencer
Tempo de Matar (1996); Nunca Fui Beijada (1999); Quero Ser John Malkovich (1999); Na Mira do Inimigo (2000); Homem-Aranha (2002); Coach Carter: Treino para a Vida (2005); Baila Comigo (2005); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005); Arraste-me para o Inferno (2009); H2: Halloween 2 (2009); Um Jantar para Idiotas (2010); Histórias Cruzadas (2011); Expresso do Amanhã (2013); Get on Up: A História de James Brown (2014); A Série Divergente: Insurgente (2015); A Série Divergente: Convergente (2016); Papai Noel às Avessas 2 (2016); Estrelas Além do Tempo (2016); A Cabana (2017); A Série Divergente: Ascendente (2017): A Forma da Água (2017); Um Garoto como Jake (2018); De Repente Uma Família (2018); Ma (2019); Convenção das Bruxas (2020)
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