sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

CONTATO / CONTACT (1997) - ESTADOS UNIDOS


A HUMANIDADE À ESPERA DE UM CONTATO

Eleanor Arroway ou Ellie (Jodie Foster) é uma radioastrônoma que desde criança se interessou pelo espaço e seus mistérios. Órfã de mãe, teve sua infância estimulada por seu pai (David Morse) que viria também a perder precocemente. Já adulta passou a monitorar sons do espaço na possibilidade de localizar algum contato extraterrestre. Ao ter seu projeto cancelado em Porto Rico pelo  Dr David Drumlim (Tom Skerritt) é aconselhada a largar essa atividade e seguir com outra menos ”fantasiosa”. Ellei conhece Palmer Joss (Matthew Mcconaughey) um homem voltado a religião, mas sua partida para o México a impede de possuir um relacionamento mais sério.

         
Já no México, patrocinada por um excêntrico e recluso bilionário, S.R. Hadden (John Hurt), Ellie e sua equipe recebem uma mensagem do espaço em forma matemática. Logo, o governo americano envia um agente da segurança, Michael Kitz (James Woods), para coordenar o projeto e assegurar que os “seres do espaço” não dominarão a terra”. O Dr David Drumlim reaparece como consultor do governo e a informação se espalha em todos os noticiários do mundo. Enquanto Ellie vê sua descoberta ganhar créditos nas mãos de Drumlim. Joss também reaparece e funciona como uma contraponto a favor de Ellie. Ao mesmo tempo que todos tentam decifrar as mensagens, Ellie descobre que sabe muito pouco a respeito das manipulações que são feitas às escondidas da sociedade global.


Contato deriva do livro de Carl Segan (1934-1996). Segan foi um dos mais famosos cientistas, também conhecido em suas atuações como astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo e outros títulos. O filme trabalha, de uma forma simples, vários fatores, sendo os principais: a fé e a religião; crença em vida extraterrestre e desconfiança. O roteiro volta-se mais ao lado do “acreditar que não estamos sozinhos” e deixa para alguns personagens como Richard Rank (Rob Lowe) a parte da visão religiosa do incidente e  Jake Busey (de A Morte Pede Carona 2)  como um fanático religioso que entende que esse contato será o início do apocalipse. Mesmo quando todas as evidências indicam a possibilidade de Ellie poder provar suas teorias, o ceticismo permanece. Segan teria até misturado realidade com ficção, pois Ellie seria inspirada na cientista Jill Tarter e o cego no cientista Kent Cullers, ambos de um projeto chamado Phoenix (um projeto que realmente existe)

A agilidade no roteiro e a habilidade em contornar os termos científicos, centrando-se mais no ambiente político, mostraram-se acertadas, pois o público se identifica muito com estes aspectos.  O filme é muito abrangente em suas questões, colocando Ellie  muitas vezes como uma mera espectadora dos fatos, excluída, em prol da fama de terceiros. Mas o destino, às vezes, pode dar uma forcinha e colocar os trilhos no lugar. Ellie tem o “momento de sua vida”, mas não poderá provar a situação que vivenciou (no livro são 5 astronautas, mas detalhar a vida de cada e atrelar as sua experiências tornaria um filme de quase 4 horas). Até o espectador ficará em dúvida sobre sua experiência, esclarecida em uma revelação no minuto final do filme. Essa condução da história permitiu que o filme terminasse de uma forma sólida e a até plausível dentro do panorama ainda hoje reinante.

 
A escolha do elenco foi uma decisão mais do que acertada. Jodie Foster brilha na pele da cientista que acredita e dedica sua vida a uma atividade que as pessoas entendem como sem perspectiva de futuro e carente de evidências científicas. Matthew Mcconaughey faz o par romântico e um pastor que acredita em Ellie e que o universo possa comportar mais vidas inteligentes. James Woods faz seu vilão com a eficiência de sempre e John Hurt brilha no papel do benemérito excêntrico com objetivos indefinidos. Temos ainda  Jake Busey, Rob Lowe, em poucas cenas, como um religioso que não acredita na comunhão religião e ciência e  William Fichtner na pele de um cego que, com sua audição, soluciona aspectos que outros não percebem.  O diretor Robert Zemeckis, responsável pela inesquecível e cultuada trilogia "De Volta Para o Futuro" e de sucessos como: "Forrest Gump - O Contador de Histórias" e "Naufrago" imprimiu uma direção segura, colocando as doses de emoção nos momentos certos, inclusive com uma sequência inesquecível a respeito da surpresa que Ellie encontrará "do outro lado".

     
A parte que Ellie vai de encontro à uma entidade seja talvez o clímax do filme. Sua viagem através dos “túneis estelares” foi muito bem feita e a inspiração que suscitou em seriados como “Stargate “ é perceptível.

Trailer do Filme:





Curiosidades: 
Jodie Foster ganhou dois Oscars de melhor atriz: Acusados (1988) e O Silêncio dos Inocentes (1991). Possui também 2 indicações: Taxi Driver (1976) e Nell (1994)

Jodie Foster estava interessada neste filme já em 1995. Depois de inicialmente decidir desistir, seu interesse foi reavivado por uma nova revisão do roteiro.

Matthew McConaughey ganhou o Oscar de Melhor Ator por Clube de Compras Dallas (2013)

Incluído na lista de 400 filmes do American Film Institute em 2001, indicados para os 100 melhores filmes americanos de tirar o fôlego.

Gillian Anderson e Uma Thurman foram considerados para o papel da Dra. Ellie Arroway.

Sidney Poitier foi anunciado, mas desistiu antes das filmagens

O elenco inclui dois vencedores do Oscar: Jodie Foster e Matthew McConaughey; e três indicados ao Oscar: Angela Bassett, James Woods e John Hurt.

Ralph Fiennes foi considerado para o papel de Palmer Joss.

Palmer Joss diz à Dra. Arroway que, de acordo com a teoria da relatividade especial de Einstein, por quatro anos viajando na velocidade da luz, 50 anos se passariam na Terra, e todos que ela amava teriam partido quando ela voltasse. Este conceito faz parte da trama de Interestelar (2014), que também estrelou Matthew McConaughey.

John Hurt já teve duas indicações ao Oscar: Melhor Ator Coadjuvante por Expresso da Meia Noite (1978) e Melhor Ator por O Homem Elefante (1980)

James Woods já teve 2 indicações ao Oscar: Melhor Ator por Salvador - O Martírio de Um Povo (1986) e Melhor Ator Coadjuvante por Fantasmas do Passado (1996). 

Todos os três atos deste filme começam com uma foto ampliada de um corpo celestial, imediatamente seguida por uma foto fechada dos olhos de Ellie. Isso ecoa a opinião de Carl Sagan de que os humanos são uma forma de o universo experimentar a si mesmo.

A máquina usa um sistema de quatro anéis para criar um buraco de minhoca e viajar para outro lugar. O mesmo conceito foi utilizado em O Enigma do Horizonte (1997), lançado 35 dias depois.

George Miller (Mad Max) foi inicialmente escalado para dirigir.

Quando Ellie, Fisher e Willie analisam o sinal logo após recebê-lo, Fisher comenta que o sinal está acima de "100 Janskys". Um "Jansky" é uma unidade de densidade de fluxo espectral, usada especialmente em radioastronomia, e nomeada em homenagem a seu criador, Karl Guthe Jansky.

A sucessão de cores no túnel espacial corresponde às cores dos pontos de Chakra descritos na religião da Nova Era, começando com o vermelho (materialismo) e alcançando o ouro (iluminação). Na tradição clássica, Chakra é uma palavra hindu que significa "roda", referindo-se a um centro de energia dentro do corpo humano. Apesar de o número deles oscilar dependendo da fonte, é comumente assumido que são sete chakras correndo ao longo da espinha dorsal em linha reta, associados não apenas com cores, mas pétalas de uma flor ao redor do centro de energia: Muladhara, o chacra raiz, localizado em a base da espinha (vermelha, 4 pétalas); Svaddhisthana, o chakra sacral, localizado abaixo do umbigo (laranja, 6 pétalas); Manipura, o chakra do plexo solar, localizado no estômago (amarelo, 10 pétalas); Anahata, chakra do coração, localizado no coração (verde, 12 pétalas); Vishuddha, o chacra da garganta, localizado no pescoço (azul claro; 16 pétalas); Ajna, chacra do terceiro olho, localizado na carranca (azul escuro, 2 pétalas); e finalmente Sahasrara, o chacra coronário, localizado no topo da cabeça (roxo ou índigo, 1.000 pétalas).

Depois que o contato alienígena é divulgado, um noticiário menciona "Autoridades de saúde de todo o mundo estão preocupadas que a mensagem de Vega possa desencadear uma onda de suicídios em massa, não muito diferente das recentes mortes em cultos perto de San Diego." É uma referência ao suicídio em massa de Heaven's Gate em 1997, ocorrido em Rancho Santa Fe, perto de San Diego, Califórnia, quatro meses antes da estréia do filme, onde 39 pessoas tomaram arsênico e cianeto, acreditando que suas almas seriam apanhadas por alienígenas uma nave espacial seguindo o cometa Hale-Bopp. Foi uma adição de última hora, aproveitando a proximidade das notícias com a filmagem do filme.

Faz referência a uma declaração do ensaísta escocês Thomas Carlyle (1795-1881), considerando os mundos potenciais de outras estrelas; "Um triste espetáculo. Se eles forem habitados, que espaço para miséria e loucura. Se eles não forem habitados, que desperdício de espaço."


Carl Sagan faria uma participação especial como membro do comitê de seleção de um ocupante para a máquina, mas morreu antes da cena ser filmada.

Em 2011, Jodie Foster fez parte de um grupo de doadores privados que salvou o conjunto de telescópios do SETI na Califórnia.

O personagem de William Fichtner, um astrofísico cego com audição aprimorada, chama-se Kent Clark, uma brincadeira com o nome do alter ego do Superman, Clark Kent. O personagem é baseado em um cientista SETI cego da vida real, Kent Cullers.

A cena da pílula suicida é controversa. Carl Sagan afirmou que tais pílulas foram disponibilizadas em todas as missões da NASA, para serem usadas se os astronautas não pudessem retornar à Terra. O ex-astronauta Jim Lovell, comandante da malfadada missão Apollo 13, contesta essa afirmação.

A máquina de quatro anéis do filme foi originalmente projetada para O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991).

Os cineastas usaram Joana d'Arc como modelo para o traje espacial de Ellie. Eles queriam que parecesse uma armadura.

Como parte da mensagem, uma inteligência extraterrestre envia uma série de pulsos entre 2 e 101, usando apenas números primos. Em matemática, os números primos são apenas divisíveis por um e pelo próprio número. Uma vez que não há mecanismo natural conhecido no universo capaz de gerar números primos consecutivamente, ele deve ser considerado um sinal inequívoco de vida inteligente.

Matthew McConaughey abandonou o papel principal em O Chacal (1997) para estar neste filme.

Quando Ellie e Palmer estão em sua cabana em Porto Rico, Palmer fala com ela sobre uma experiência em que sentiu a presença de Deus. O romance explica que quando Palmer era mais jovem e trabalhava em uma feira, ele foi atingido por um raio e teve uma experiência de quase morte.

No livro, os alienígenas mencionam que têm no mínimo 600 milhões de anos. Como no filme, eles foram datados de outras civilizações que têm bilhões de anos.




Filmografia Parcial:

Jodie Foster:
















Alice Não Mora Mais Aqui (1974); Taxi Driver (1976); O Circo da Morte (1980); Um Hotel Muito Louco (1984); Acusados (1988); O Silêncio dos Inocentes (1991); Mentes Que Brilham (1991); Neblina e Sombras (1991); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); Maverick (1994); Nell (1994); Contato (1997); O Quarto do Pânico (2002); O Plano Perfeito (2006);Valente (2007); Elysium (2013).


Matthew McConaughey

 












O Massacre da Serra Elétrica - O Retorno (1994); Lone Star - A Estrela Solitária (1996); Tempo de Matar (1996); Contato (1997); Amistad (1997);Ed TV (1999); A Mão do Diabo (2001); O Casamento dos Meus Sonhos (2001); Reino de Fogo (2002); Sahara (2005); Somos Marshall (2006); Trovão Tropical (2008); Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009); Clube de Compras Dallas (2013); O Lobo de Wall Street (2013); Interestelar (2014).




Tom Skerritt:
 














M.A.S.H (1970); A Fuga dos Homens Pássaros (1971); Ensina-me a Viver (1971); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); A Hora da Zona Morta (1983); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); Onze para o Inferno (1986); Poltergeist III: O Capítulo Final (1988); Flores de Aço (1989); Face a Face Com o Inimigo (1992); Contato (1997); A Vingança de um Pistoleiro  (2000); Lágrimas do Sol (2003); Terror na Antártida (2009); Ted (2012); Um Novo Amor (2013); Negócio das Arábias (2016)




John Hurt:

 












O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1996); A Lenda da Flauta Mágica (1972); O Carniçal ou O Ente diabólico (1975);O Expresso da Meia-Noite (1978); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); O Homem Elefante (1980); O Casal Osterman (1983); O Traidor (1984); 1984 (1984); Jake Speed (1986); Escândalo - A História que Seduziu o Mundo (1989); Terra da Discórdia (1990); Frankenstein - O Monstro das Trevas (1990); Rei Por Acaso (1991); Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993); Rob Roy: A Saga de uma Paixão (1995); Contato (1997); O Capitão Corelli (2001); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Hellboy (2004); A Chave Mestra (2005); Tiros em Ruanda (2005); V de Vingança (2005); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Hellboy II: O Exército Dourado (2008); Outlander: Guerreiro vs Predador (2008); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010); Melancolia (2011); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Imortais (2011); Expresso do Amanhã (2013); Hércules (2014); A Lenda de Tarzan (2016).


Rob Lowe:


 












Vidas Sem Rumo (1983);Uma Questão de Classe (1983); Um Hotel Muito Louco (1984); O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas (1985); Veia de Campeão (1986); Sobre Ontem a Noite... (1986);Quanto Mais Idiota Melhor (1992); Ameaça Nuclear (1996); Contato (1997); Austin Powers - O Agente 'Bond' Cama (1999); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); Obrigado por Fumar (2005).



James Woods:

 













Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983); Era Uma Vez na América (1984); Paixões Violentas (1984); Olhos de Gato (1985); Salvador - O Martírio de um Povo (1986); A Marca da Corrupção (1987); Cop - Um Policial Acima da Lei (1988) ; Justiça Corrupta (1989); Aprendiz de Feiticeiro (1991); Golpe Perfeito (1992); Chaplin (1992); O Especialista (1994); Cassino (1995); Nixon (1995); A Fantasmas do Passado (1996); Filha do General (1999); Todo Mundo em Pânico 2 (2001); Um Ato de Coragem (2002); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); Sob o Domínio do Medo (2011). 



David Morse:












Horas de Desespero (1990); Horas de Desespero (1993); A Fuga (1994); Os 12 Macacos (1995); A Rocha (1996); Medidas Extremas (1996); Despertar de um Pesadelo (1996); Contato (1997); À Espera de um Milagre (1999); Prova de Vida (2000); 16 Quadras (2006); Paranóia (2007); Guerra ao Terror (2008); Fúria Sobre Rodas (2011); A Estranha Vida de Timothy Green (2012); Guerra Mundial Z (2013).


 
Fontes:
IMDB
Sifi News
Jornal do Brasil
Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre