sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

TROCANDO AS BOLAS / TRADING PLACES (1983) - ESTADOS UNIDOS



QUARTETO HILÁRIO

Dois velhos magnatas resolvem fazer uma aposta para saber o que possui maior influência sobre o comportamento de uma pessoa: hereditariedade ou meio ambiente? Para tanto orquestram um plano maquiavélico: pegam Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) um jovem rico, feliz, bem-sucedido e talentoso consultor de sua firma de investimentos, a "Duke & Duke" e o acusam de roubo e lhe levam à ruína. E trazem das ruas Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), um trambiqueiro que vivia de esmolas fingindo-se de deficiente de guerra e que terminara preso pela polícia sendo levado para a cadeia, com isso levam um a desgraça e outro a uma falsa e passageira riqueza. Enquanto Winthorpe é acolhido por uma prostituta e passa a beber e maldizer sua condição, Valentine inicia uma carreira na empresa dos magnatas, desfrutando de todos os prazeres de um milionário, inclusive o de viver na casa luxuosa outrora cedida a Winthorpe



Para entender o sucesso de "Trocando as Bolas" é necessário compreender a dupla principal. Quando Eddie Murphy quando saiu do "Saturday Night Live" (um prestigiado programa americano de comédia) poucos puderam apostar que o ator seria o mais rentável ator de comédias dos anos 80. Sua estreia  deu-se em "48 Horas" onde fez parceria com o "carrancudo" Nick Nolte. O filme foi um sucesso e Murphy caiu nas graças da crítica e público. E novamente Murphy acertaria o alvo com "Trocando a Bolas" com um personagem que seria sua marca registrada por algum tempo: o personagem "bobo alegre", histriônico e de língua afiada o que lhe garantiu um contrato para mais quatro filmes no valor de 15 milhões. E um "Tira da Pesada", sua próxima empreitada, subiu vertiginosamente na bilheteria consagrando-o como um dos melhores cômicos daquela época. Mas ao longo dos anos seu humor foi perdendo força (tema para outras análises futuras)


Dan Aykroyd era outra justificável aposta para o filme: também vinha do programa "Saturday Night Live", havia feito um filme que virou cult "Os Irmãos Cara de Pau" ao lado do falecido John Belushi e "1941", uma produção que não foi bem nas bilheterias. Aykroyd estouraria no ano seguinte após Trocando as Bolas com "Os Caça- Fantasmas" e que teria também o seu público cativo nos anos 80.


Daí era necessário um diretor que soubesse transpor esse conto sobre corrupção e indiferença dos ricos, à moda americana de contar estórias e John Landis foi o escolhido. Landis havia feito "Os Irmãos Cara de Pau" com Aykroyd e estava prestigiado pelo filme de terror "Um Lobisomem Americano em Londres", mas respondia um processo por um acidente no set de filmagens do filme "No limite da Realidade" onde faleceram duas crianças e o Ator Vic Morrow (pai da atriz Jennifer Jason Leigh de A Morte Pede Carona). O roteiro vinha assinado por Timothy Harris e Herschel Weingrod  ("Irmãos Gêmeos", "Minha Noiva é uma Extraterrestre" e 'Um Tira no Jardim de Infância") e o filme virou um sucesso de bilheteria. Eddie Murphy roubou quase todas as cenas, mas os outros personagens também conseguiram se destacar: Jamie Lee Curtis como a prostituta Ophelia que abriga Winthorpe e o ajuda a virar o jogo; o mordomo "gente boa" Coleman na pele do ator Denholm Elliott; temos os ricos irmãos Duke (Ralph Bellamy e Don Ameche) que foram homenageados em uma rápida cena em "Um Príncipe em Nova York" (outra colaboração Landis e Murphy) e Dan Aykroyd com um personagem melancólico, incrédulo da sua nova condição e com boas cenas como a do trem. Temos até um vilão, o corrupto Beeks (Paul Gleason), que se disfarça de bandido e até lhe colocam uma roupa de gorila (e se dá mal nas duas situações). Quem viu "Clube dos Cinco" se lembrará do professor que tenta colocar o quinteto de jovens rebeldes na linha. Temos, complementando o grande elenco, Philip Bosco (de Três Solteirões um Bebê como o Doutor), James Belushi (o homem da festa do trem vestido de gorila); Kelly Curtis (irmã da atriz Jamie Lee curtis como Muffy), o próprio diretor John Landis (o homem da maleta) e Don McLeod (como o gorila na jaula)



Mas, como dito, o filme é de Murphy. Ele já começa fazendo um mendigo aleijado muito cara de pau; finge ser mestre de kung fu na prisão para impressionar alguns presos; se fantasia para participar de um plano; quando chega na sua nova casa tenta colocar tudo no casaco mesmo com os Duke dizendo que tudo aquilo é dele ... enfim, ali já se podia ver que Murphy seria um dos atores mais talentosos dos anos seguintes. E aqui em relação a "48 Horas" foi um progresso considerável



O filme tem aquele inegável ar de meio absurdo, meio insólito, bem anos 80, mas não foi por acaso: foi uma maneira interessante de dar aos interpretes a chance de brilharem. E o filme poderia ter dado errado por um motivo muito simples: fazer um filme sobre o mercado de commodities, explicar suas sutis nuances e ainda vender como comédia não era uma tarefa fácil, por isso não fique chateado se você não entender como a dupla passou a perna nos irmãos Duke, porque essa não é a finalidade primordial do filme. A ideia mesmo era fisgar o espectador com a ideia de personagens frágeis em poder econômico e social (o arruinado, o trambiqueiro, a prostituta e o mordomo) virarem a mesa através da inteligência, esperteza e habilidade de cada um. E o conceito e aplicação funcionaram tão bem que hoje o filme é visto como uma comédia clássica, cujas reapresentações ocasionais ainda conseguem agradar. Uma das grandes comédias dos anos 80.

Trailer:


Curiosidades:
Dan Aykroyd foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Conduzindo Miss Daisy (1989)

Ralph Bellamy (1904–1991) foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Cupido é Moleque Teimoso" (1937) e ganhou um Oscar Honorário em 1987


Denholm Elliott foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Uma Janela Para o Amor"

Kristin Darnel,l que fez a namorada de Winthorpe, foi modelo internacional


Em 2010, como parte da "Lei de Transparência e Prestação de Contas de Wall Street", que regulamentava os mercados financeiros, foi incluída uma regra que proibia qualquer pessoa de usar informações privilegiadas secretas nos mercados de esquina, semelhante ao que os irmãos Duke tentaram fazer no filme. Desde que o filme inspirou essa regra, tornou-se conhecida como Regra de Eddie Murphy.

O filme foi concebido para Gene Wilder e Richard Pryor. Quando Pryor desistiu e Eddie Murphy entrou a bordo, Murphy tentou substituir Wilder, porque ele não queria que as pessoas pensassem que ele estava apenas tentando ser outro Pryor.

Eddie Murphy mais tarde admitiu que, no pregão da bolsa de mercadorias na cena final, ele apenas seguiu o roteiro; ele não tinha ideia do que estava acontecendo, pois achava que as commodities eram incrivelmente confusas.

Vários momentos engraçados do filme aconteceram por acidente. A cena em que Mortimer Duke (Don Ameche) está tentando pegar o clipe de dinheiro, e tendo problemas, não deveria acontecer dessa maneira, mas ambos continuaram, por isso foi mantido no filme. O disfarce "sueco" de Ophelia surgiu porque Jamie Lee Curtis não conseguiu fazer o sotaque austríaco correto.

Todos os anos desde 1997, o canal italiano "Italia 1" transmite o filme no anoitecer da noite de Natal. 


O Westin Hotel, na Filadélfia, tem um restaurante chamado Winthorpe & Valentine, em homenagem a dois dos personagens principais deste filme.

Era o nonagésimo nono filme de Ralph Bellamy e o quadragésimo nono de Don Ameche. Este foi o segundo filme de Eddie Murphy, e ele brincou: "Entre nós três, fizemos cento e cinquenta filmes!"

De acordo com John Landis, Jamie Lee Curtis foi difícil de oferecer para a Paramount, porque ela só havia feito filmes de terror e não era conhecida em comédias.

Na cena com Valentine no restaurante e Winthorpe do lado de fora na chuva, Valentine é questionado sobre sua opinião sobre o trigo. Nesse momento, a sala inteira para de falar e se inclina para ouvir seus conselhos. Esta é uma referência a uma série de comerciais da década de 80 para a corretora E.F. Hutton ("Quando E.F. Hutton fala, as pessoas ouvem").

Ralph Bellamy e Don Ameche "admitiram alegremente" que não estavam familiarizados com o trabalho de Eddie Murphy e Dan Aykroyd. Os dois também disseram que Murphy e Aykroyd reconheciam que não estavam familiarizados com seus trabalhos.

Antes deste filme, John Landis não sabia quem era Eddie Murphy. "48 Horas (1982) ainda não havia sido lançado, mas eles já haviam assistido, e Eddie Murphy estava muito bem, e pensaram: 'Ah, esse garoto vai ser uma estrela'", lembrou Landis. A Paramont Filmes: "Então eles disseram: 'O que você acha de Eddie Murphy interpretando o papel de Billy Ray Valentine?', E eu, é claro, disse: 'Quem é Eddie Murphy?'" É extremamente óbvio que Landis não era espectador do Saturday Night Live (1975), embora este filme empregasse quatro dos membros do elenco e que seus outros filmes apresentassem outros veteranos do SNL.

Foi filmado imediatamente após o acidente No Limite da Realidade (1983), quando Vic Morrow e dois atores mirins foram mortos quando um helicóptero caiu durante a produção. John Landis foi julgado e absolvido de homicídio culposo, a primeira vez na história em que um diretor de Hollywood foi acusado de uma morte ocorrida no set.

Frank Oz tem uma participação especial como policial que está verificando a propriedade de Winthorpe quando este é preso. Em "Os Irmãos Cara de Pau" (1980), ele interpretou um policial que está devolvendo sua propriedade a Jake Blues. Oz posteriormente reprisou o papel em "
Os Irmãos Cara de Pau 2000" (1998).

Quando Winthorpe e Valentine chegam ao World Trade Center, Winthorpe diz a Valentine "Neste edifício, é matar ou ser morto". Essa linha foi removida de algumas transmissões de televisão depois de 2001, por respeito às vítimas dos ataques de 11 de setembro.

Na montagem de abertura da Filadélfia, há uma foto da estátua de Rocky erigida em "Rocky III: O Desafio Supremo" (1982), lançada no ano anterior, e ainda estava no topo da escada em frente ao Museu da Filadélfia. A estátua agora reside na base dos degraus do museu.

Enquanto ela fazia esse filme, Jamie Lee Curtis ficou no apartamento de Marlene Dietrich (12E) na 993 Park Avenue, em Manhattan. Ela estava noiva do neto de Dietrich, designer de produção J. Michael Riva.

O título original era: Black and White".("Preto e branco").

Em Portugal recebeu o título de "Os Ricos e os Pobres"

John Landis dirigiu Eddie Murphy em "Trocando as Bolas", bem como "Um Tira da Pesada 3" e "Um Principe em Nova York". Os dois se tornaram amigos íntimos como resultado de tudo isso; embora Landis se ressentisse por Murphy não o apoiar enquanto ele ainda estava envolvido no caso de homicídio culposo no filme "No limite da Realidade" contra ele. Landis queria que Murphy testemunhasse como testemunha de personagem em seu nome; ou pelo menos aparecesse em julgamento como uma demonstração de apoio; mas ele recusou. Murphy disse o seguinte sobre o conflito com Landis em uma recente entrevista à Playboy: ": Como sempre, John sempre se ressentia por eu não ter ido ao seu julgamento de "No Limite da Realidade". Eu nunca soube disso; eu acho que éramos legais. Mas ele de vez em quando fazia pequenos comentários, como: "Você não me ajudou; você não percebe o quão perto eu estava de ir para a cadeia". Eu nunca prestei atenção. Murphy continua acusando Landis sutilmente do acidente; ou pelo menos atribui a ele algumas das culpas, na entrevista: "Não quero dizer quem era culpado ou inocente. Mas se você está dirigindo um filme e duas crianças são decepadas a meia-noite, quando não deveria haver crianças trabalhando, e você diz: "Ação!", então você tem algum tipo de responsabilidade. Portanto, meus princípios não me deixavam ir lá e sentar no tribunal. É assim que sou."

Dan Aykroyd e Jamie Lee Curtis também apareceram em "Meu Primeiro Amor" (1991), "Meu Primeiro Amor, Parte 2" (1994) e "Um Natal Muito, Muito Louco" (2004).

Em um pôster no apartamento de Ophelia. O pôster é na verdade de "O Morro dos Ventos Uivantes", de William Wyler (1939), estrelado por Laurence Olivier e Merle Oberon.

Foram oferecidos a John Gielgud e Ronnie Barker o papel de Coleman, o mordomo.

Enquanto disfarçado de Lionel, um rastafari, Louis faz menção a Haile Selassie, que era imperador da Etiópia há 44 anos e é considerado um dos pais da religião Rastafari

Mesmo que ela fosse considerada a rainha dos gritos em Hollywood naquele momento; tendo estrelado uma série de filmes de terror; Halloween 1, 2 e 3, O Trem do terror, 
A Bruma Assassina, Baile de Formatura; e mesmo que os filmes de terror fossem famosos por explorar suas estrelas femininas; Jamie Lee Curtis diz que não se sentiu explorada em Hollywood até seguir em frente e começar a estrelar filmes populares como o Trocando as Bolas. Ela nunca foi convidada a aparecer nua em nenhum dos filmes de terror que estrelou; mas uma vez ela se tornou popular e estrelou em Trocando as Bolas; ela teve que tirar a blusa.

O personagem Blly Ray Valentine é baseado em um personagem do seriado "Além da Imaginação" chamado "Henry Valentine" no episódio 1 da temporada 28 "A Nice Place to Visit". Nesse pequeno episódio, Henry é morto e recebe tudo o que deseja, mas se cansa de sempre vencer.

Randolph Duke tem uma foto de Ronald Reagan ao lado da mesa compartilhada dos Dukes, enquanto Mortimer tem uma foto de Richard Nixon

O filme que Jamie Lee Curtis está assistindo na manhã de Natal é "Ladrão de Casaca" (1955), estrelado por Cary Grant.

Quando Valentine é libertado da prisão, ele fica perto de três homens em casacos nos degraus da delegacia. John Landis está de costas para Valentine segurando uma maleta.

Ralph Bellamy (Randolph) e Don Ameche (Mortimer) fazem aparições em "Um Príncipe em Nova York "(1988); os dois são sem-teto e o príncipe Akeem (Eddie Murphy) lhes dá uma grande quantia de dinheiro para tirá-los das ruas.

O esquema "compre na baixa, venda na alta" é fácil de entender, mas o que não se explica é o que está sendo comprado e vendido: não é o suco de laranja em si, mas os chamados "mercados futuros" no suco de laranja.


John Landis participou como ator (sob maquiagem) da antiga franquia Palneta dos Macacos: A Conquista do Planeta dos Macacos (1973) e a Batalha do Planeta dos Macacos (1974)
 

Cartazes:



Filmografia Parcial:
Eddie Murphy
 
 








 
48 Horas (1982);  Trocando as Bolas (1983); A Melhor Defesa É o Ataque (1984);  Um Tira da Pesada (1984); O Rapto do Menino Dourado (1986);  Um Tira da Pesada II (1987); Um Tira da Pesada II (1988); Um Príncipe em Nova York (1988); 48 Horas - Parte 2 (1990); O Príncipe das Mulheres (1992); Um Tira da Pesada 3 (1994); Um Vampiro no Brooklyn (1995); O Professor Aloprado (1996); O Negociador (1997); Dr. Dolittle (1998); Os Picaretas (1999); O Professor Aloprado 2: A Familia Klump (2000); Dr. Dolittle 2 (2001); Pluto Nash (2002); Mansão Mal-Assombrada (2003); Norbit: Dreamgirls: Em Busca de um Sonho (2006); Uma Comédia de Peso (2007); O Grande Dave (2008); Mr. Church (2016); Meu Nome é Dolemite (2019); Um Príncipe em Nova York 2 (2020)


Jamie Lee Curtis 












Halloween: A Noite do Terror (1978); A Bruma Assassina (1980); Baile de Formatura (1980); Fuga de Nova York (1981 - voz do computador); Halloween 2: O Pesadelo Continua! (1981); Halloween 3: A Noite das Bruxas (1982 - voz); Trocando as Bolas (1983); Perfeição (1985); Dominick e Eugene (1988); Um Peixe Chamado Wanda (1988); Jogo Perverso (1990); Meu Primeiro Amor (1991); Anything But Love (Seriado 1989-1992); Eternamente Jovem (1992); Meu Primeiro Amor, Parte 2 (1994); True Lies (1994); Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998); Vírus (1999); O Alfaiate do Panamá (2001); Halloween: Ressurreição (2002); Um Natal Muito, Muito Louco (2004); Você de Novo (2010); Veronica Mars: O Filme (2014); Scream Queens (seriado 2015 a 2016); Halloween (2018); Entre Facas e Segredos (2019); Halloween Ends  (2021) 


Dan Aykroyd
 











 
1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Os Irmãos Cara de Pau (1980); Doutor Detroit e suas Mulheres (1983); Trocando as Bolas (1983); No Limite da Realidade (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); Os Caça-Fantasmas (1984); Um Romance Muito Perigoso (1985); Os Espiões que Entraram numa Fria (1985); Dragnet: Desafiando o Perigo (1987); Clube dos Pilantras 2 (1988); Minha Noiva é uma Extraterrestre (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Conduzindo Miss Daisy (1989); Um Tiro que Não deu Certo (1990); Meu Primeiro Amor (1991); Quebra de Sigilo (1992); Chaplin (1992); Meu Primeiro Amor, Parte 2 (1994); Mong e Lóide (1995); O Sargento Trapalhão (1996); Meu Vizinho Suspeito (1996); Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998); Plano de Risco (1998); O Otário (2000); Pearl Harbor (2001); Evolução (2001); Crossroads: Amigas para Sempre (2002); Amor a Toda Prova (2002); O Julgamento do Diabo (2003); Como se Fosse a Primeira Vez (2004); Eu os Declaro Marido e... Larry (2007); Os Candidatos (2012); Minha Vida com Liberace (2013); Get on Up: A História de James Brown (2014); Caça-Fantasmas (2016); Ghostbusters: Mais Além (2020)


Don Ameche (1908–1993)
 

 










Mulheres Enamoradas (1993); Na Velha Chicago (1938); A Ilha dos Destinos (1938); Três Mosqueteiros por Engano (1939);  A Vida de Alexander Graham Bell (1939); O Coração de um Trovador (1939); Assim Vivo Eu... (1942); Uma Asa e uma Prece (1944); Serenata Boêmia (1944); A Última Esperança (1947); Vamos Fazer a Guerra? (1970); Trocando as Bolas (1983); Cocoon (1985); Um Hóspede do Barulho (1987); Um Príncipe em Nova York (1988); As Coisas Mudam (1988); Cocoon: O Regresso (1988); Oscar: Minha Filha Quer Casar (1991); Um Homem à Beira de Um Ataque de Nervos (1992); Sob o Sol do Arizona (1992); A Incrível Jornada (1993); Corina, uma Babá Perfeita (1994)


Ralph Bellamy (1904–1991)
 

 










A Guarda Secreta (1931); Idílio Amargo (1931); A Mulher Proibida (1932); A Mulher no Quarto 13 (1932); Mulher Indomável (1932); Perdidos no Paraíso (1933); O Ás dos Ases (1933); Eldorado (1935); Motim em Alto Mar (1935); Almas em Luta (1935); O Homem que Viveu Duas Vezes (1936); Alucinação (1939); Mulher Diabólica (1940); Linda Impostora (1940); O Lobisomem (1941); Os Profissionais (1966); O Bebê de Rosemary (1968); A Força do Mal  (1972); O Rapaz da Bolha de Plástico (1976); Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977); Trocando as Bolas (1983); O Quarto Sábio (1985); Três Trapalhões da Pesada (1987); Um Príncipe em Nova York (1988) O Preço da Paixão (1988); Uma Linda Mulher (1990) 


Denholm Elliott (1922–1992)
 

 









Nosso Natal em Família (1952);  Prisioneiro da Ambição (1964); Missão Secreta em Chipre (1965); Como Conquistar as Mulheres (1966); O Espião do Nariz Frio (1966); Assim Nascem os Heróis (1970); A Casa que Pingava Sangue (1971); A Casa das Bonecas (1973); Uma Filha para o Diabo (1976); Robin e Marian (1976); A Viagem dos Condenados (1976); Uma Ponte Longe Demais (1977); O Cão dos Baskervilles (1978); Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981); Trocando as Bolas (1983); O Fio da Navalha (1984); A Dama das Camélias (1984); Uma Janela para o Amor (1985); Setembro (1987); A História de Hanna (1988); Em Nome de Deus (1988); Regresso do Rio Kwai (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Rebeldes e Heróis (1991); Correndo Contra o Vento (1991); Impróprio para Menores (1992)

Paul Gleason (1939–2006)












Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); Força Vigilante (1976); O Grande Santini - O Dom da Fúria (1979); Trilha de Corpos (1980); Inferno no Bronx (1981); Arthur, o Milionário Sedutor (1981); A Perseguição (1981); A Força do Carinho (1983); Trocando as Bolas (1983); Clube dos Cinco (1985); Caravana da Coragem 2: A Batalha de Endor  (1985); Para Sempre Lulu (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Duro de Matar (1988); O Anjo Assassino (1990); Maniac Cop 3 - O Distintivo do Silêncio (1993); Tudo Por Dinheiro (1997); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); O Dono da Festa (2002); Abominável (2006) e várias participações em séries

John Landis (diretor)
Clube dos Cafajestes (1978);  Os Irmãos Cara de Pau (1980); Um Lobisomem Americano em Londres (1981); No Limite da Realidade (1983); Os Espiões que Entraram numa Fria (1985); Um Príncipe em Nova York (1988); Oscar: Minha Filha Quer Casar (1991); Inocente Mordida (1992); Um Tira da Pesada III (1994); Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998); Burke and Hare (2010)

John Landis (Video Clips)
Michael Jackson: Thriller 
Paul McCartney: Spies Like Us
Michael Jackson: Black or White 



Fontes:

The Guardian
NY Times
Variety
Jornal do Brasil
Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre