IMAGÉTICO
Durante
a depressão um pai de família assalta um
banco e é baleado. Ao chegar em casa,
perseguido pela polícia, Ben Harper (Peter Graves) resolve esconder o fruto do
roubo e comunica ao seu filho e filha que jamais deverão revelar onde o dinheiro
fora escondido. Já preso, durante um sono, Ben acaba deixando escapar em voz
alta que seus filhos sabem o destino de vultosa soma. Harry Powell (Robert
Mitchum), companheiro de cela, um homem perigoso, serial killer não revelado, que
se denomina um reverendo, preso por roubo de um carro, cumprindo seis meses de
prisão, elabora um plano após a execução de seu companheiro de cela: ir até a
casa de Ben, desposar sua outrora esposa e arrancar dos filhos a localização do
dinheiro.
O
Mensageiro do Diabo é um filme bem curioso, tanto pela obra em si como suas
histórias de bastidores. Em sua estreia
não foi bem recebido pela crítica, o que gerou um fracasso comercial, tanto que o ator britânico Charles Laughton
(1899–1962) revelou que jamais dirigiria outro filme. Hoje o filme é
reverenciado, consta da maioria da lista de melhores filmes e Robert Mitchum (1917–1997) teve seu melhor desempenho
na carreira, conforme o próprio revelaria em sua autobiografia.
O
tema, um homem que utiliza a fé para fazer
o mal assustava muito. Atualmente diante do panorama que vivemos, isso
pode ser considerado até como factível.
E o filme utiliza isso com supremacia. Ben Harper se apresenta (aos incautos)
como um religioso que "ajudava presos" e que resolveu liderar outros
rebanhos. Chega na cidade e conquista a simpatia dos habitantes. Casa e humilha tanto a esposa (negando-se a cumprir matrimônio), Willa Harper (Shelley Winters), que
esta fica tão desnorteada passando a acreditar no marido e não nos próprios
filhos. Cerca as pequenas crianças e as ameaça. Usa sua fala mansa para convencer
os vizinhos que "suas crianças" são muito difíceis. As crianças pedem
ajuda à mãe, mas sua devoção cega ao novo marido é uma barreira. Só que Willa descobre quem Ben realmente é (na
verdade nem chega perto do que ele é) e agora era virou uma peça descartável
nesse perverso jogo de caçador e caça. Sua capa de pastor protestante o torna um cidadão
que as pessoas não pensam em duvidar. Suas conversas, em particular, com Deus,
são de amor e ódio. Talvez o que carregue na alma seja o que demonstre tatuado em seus dedos: na direita a
palavra love (amor) e na esquerda hate (ódio). Um binômio expresso de forma
poderosa. Quatro letras para quatro dedos e uma história criada para justificar
aos outros as inscrições e tentar convencer a si próprio que no fim não refere-se
a si próprio.
A
singularidade deste filme apresenta-se em vários momentos: a transformação em
imagens do livro de Davis Grubb que pinça, em elementos
centrais, fortes vertentes (muitas vezes díspares) como: a defesa da família,
moralismo, culpa, pobreza, religiosidade,
referências bíblicas; a excelente fotografia em preto e branco que realça as
luzes de forma soberba; uma cena de um
impacto assustador: a da mulher no fundo do lago; a estória escrita em forma de
um conto de fadas perverso com as inquietudes humanas; o canivete como símbolo de um objeto fálico, a
misoginia do personagem, a coruja (Ben) caçando o coelho (as crianças); Ben (a
serpente) invadindo o paraíso, (de Rachel - o refúgio das crianças), uma
interessante analogia bíblica; uma alegoria entre o bem (Rachel) e o mal
(Ben); as locações externas substituídas por painéis pintados (devido o
orçamento modesto); o chapéu com as abas que, dependendo do ângulo da câmera, parecem
a forma de chifres .... Aspectos que muitos consideram como um ar de
criatividade e genialidade.
Quanto
ao elenco Robert Mitchum (um ator sempre subestimado) está soberbo como o vilão maníaco e obsecado pelo dinheiro que tentará conseguir a qualquer custo. Shelley Winters pouco aparece, mas sua cena no lago tornou-se inesquecível. A musa do cinema mudo, Lillian Gish, é o excelente contraponto que o roteiro procurava para confrontar o demoníaco personagem de Mitchum. O momento em que, de espingarda na mão, protege as crianças e acompanha a canção do pastor, "Leaning on the Everlasting Arms" é um dos grandes momentos do filme. Peter Graves, conhecido pelo antigo seriado "Missão Impossível", faz uma rápida aparição como Harry Powell. As crianças, Billy Chapin (John) e Sally Jane Bruce (Pearl), pararam cedo. Ele em 1955, e ela nesse mesmo filme.
Mensageiro do Diabo é um clássico do cinema gótico americano e foi uma obra subestimada em sua época, mas o tempo criou fãs entusiastas que a classificaram como "única" e "obra prima". Tornou-se uma espécie de filme favorito de vários cineastas por sua composição soturna e singular, com ângulos bem inspirados e uma direção primorosa. Rico em dualidades e tensão. Teve uma versão para a Tevê, de mesmo título, com Richard Chamberlain, em 1991.
Trailer:
Curiosidades:
O roteirista James Agee foi dos mais dos mais famosos críticos americanos
A sequência com Powell montando um cavalo à distância era, na verdade, uma pequena pessoa em um pônei. Foi filmado em falsa perspectiva.
O assassino em série americano, nascido na Holanda, Harry Powers (Herman Drenth), foi a inspiração para o pregador.
Shelley Winters disse "esta foi a performance mais atenciosa e reservada que já fiz".
Jane Darwell, Ethel Barrymore, Helena Hayes, Agnes Moorehead, Louise Fazenda e Elsa Lanchester foram consideradas para o papel de Rachel Cooper.
Charles Laughton originalmente ofereceu o papel de Harry Powell a Gary Cooper, que o rejeitou como sendo possivelmente prejudicial para sua carreira. John Carradine e Laurence Olivier também foram considerados para o papel de Harry Powell.
Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider.
O filme está incluído na lista "Great Movies" de Roger Ebert.
Incluído na lista dos 400 filmes do "American Film Institute" de 1998. Nomeado para o Top 100 Melhores Filmes Americanos
Mensageiro do Diabo é um clássico do cinema gótico americano e foi uma obra subestimada em sua época, mas o tempo criou fãs entusiastas que a classificaram como "única" e "obra prima". Tornou-se uma espécie de filme favorito de vários cineastas por sua composição soturna e singular, com ângulos bem inspirados e uma direção primorosa. Rico em dualidades e tensão. Teve uma versão para a Tevê, de mesmo título, com Richard Chamberlain, em 1991.
Trailer:
Curiosidades:
O roteirista James Agee foi dos mais dos mais famosos críticos americanos
A sequência com Powell montando um cavalo à distância era, na verdade, uma pequena pessoa em um pônei. Foi filmado em falsa perspectiva.
O assassino em série americano, nascido na Holanda, Harry Powers (Herman Drenth), foi a inspiração para o pregador.
Shelley Winters disse "esta foi a performance mais atenciosa e reservada que já fiz".
Jane Darwell, Ethel Barrymore, Helena Hayes, Agnes Moorehead, Louise Fazenda e Elsa Lanchester foram consideradas para o papel de Rachel Cooper.
Charles Laughton originalmente ofereceu o papel de Harry Powell a Gary Cooper, que o rejeitou como sendo possivelmente prejudicial para sua carreira. John Carradine e Laurence Olivier também foram considerados para o papel de Harry Powell.
Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider.
O filme está incluído na lista "Great Movies" de Roger Ebert.
Incluído na lista dos 400 filmes do "American Film Institute" de 1998. Nomeado para o Top 100 Melhores Filmes Americanos
Breve documentário (com legendas em inglês automática)
Filmografia Parcial:
Robert Mitchum (1917–1997)
Jamais Fomos Vencidos (1943); Nevada (1944); Também Somos Seres Humanos (1945); Fuga do Passado (1947); Macao (1952); O Rio das Almas Perdidas (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Céu é Testemunha (1957); O Círculo do Medo (1962); O Mais Longo dos Dias (1962); As Duas Faces da Lei (1964); El Dorado (1967); A Filha de Ryan (1970); Operação Yakuza (1974); A Arte de Matar (1978); Os Amantes de Maria (1984); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); Homem Morto (1995)
Lillian Gish (1893–1993)
O Nascimento de Uma Nação (1915); Intolerância (1916); Lírio Partido (1919); Horizonte Sombrio (1920); Órfãs da Tempestade (1921); Irmã Branca (1923); A Letra Escarlate (1926); Ódio! (1927); Os Comandos Atacam de Madrugada (1942); Duelo ao Sol (1946); Mensageiro do Diabo (1955); O Passado Não Perdoa (1960); Nunca é Tarde para Amar (1966); Cerimônia de Casamento (1978); Doce Liberdade (1986); Baleias de Agosto (1987)
Shelley Winters (1920–2006)
Um Passo em Falso (1949); Winchester '73 (1950); Anjo de Vingança (1950); Um Lugar ao Sol (1951); Fúria de Paixões (1951); Um Homem e Dez Destinos (1954); Pacto de Honra (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Tesouro de Pancho Villa (1955); Morrendo a Cada Instante (1955); O Diário de Anne Frank (1959); Homens em Fúria (1959); Algemas Partidas (1960); Lolita (1962); A Vida Íntima de Quatro Mulheres (1962); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Caçador de Aventuras (1966); Como Conquistar as Mulheres (1966); Violência nas Ruas (1968); Fúria Audaciosa (1970); Obsessão Sinistra (1971); A Morte da Inocência (1971); O Destino do Poseidon (1972); Cleópatra Jones (1973); Jornada do Pavor (1975); O Inquilino (1976); Tentáculos (1977); A Iniciação de Sarah (1978); Uma Ponte Chamada Esperança (1984); Alice no País das Maravilhas (1985); Comando Delta (1986); Retratos de Uma Mulher (1996); Gideon - Um Anjo em Nossas Vidas (1998) La bomba (1999)
Peter Graves (1926 - 2013)
O Inferno Nº 17 (1953); Ao Sul de Sumatra (1953); Mundos que Se Chocam (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Rio dos Homens Maus (1956); O Grito do Lobo (1974); Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); A Família Addams II (1993); As Damas de Hollywood (2001).
Peter Graves (1926 - 2013)
O Inferno Nº 17 (1953); Ao Sul de Sumatra (1953); Mundos que Se Chocam (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Rio dos Homens Maus (1956); O Grito do Lobo (1974); Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); A Família Addams II (1993); As Damas de Hollywood (2001).
Fontes:
Revista Set - Cinema e Video
Guia de Filmes Nova Cultural
1001 Filmes Para se Ver Antes de Morrer
Jornal The Guardian
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
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