"Dois
cientistas americanos se perdem em um envolvente labirinto de épocas passadas e
futuras durante a primeira experiência do maior e mais secreto projeto
americano, O Túnel do Tempo. Tony Newman e Doug Phillips são arrojados, então,
a uma nova e fantástica aventura em alguma parte dos infinitos caminhos do
tempo."
O Senador Leroy Clark (Gary Merrill), em nome do Congresso Americano, visita, pela primeira vez, o "Projeto TIC TOC" que colheu, ao longo dos anos, uma verba de aproximadamente 7 bilhões de dólares. Ao entrar no local, uma fortaleza escondida no meio do deserto, Clark descobre que o complexo possui 800 andares até o subsolo, mas mostra-se surpreso ao descobrir que o grande segredo que ali abriga é um mecanismo capaz de transportar pessoas para o passado e futuro. Clark questiona o Tenente-General Heywood Kirk (Whit Bissell) o quanto eles avançaram ao longo desses anos, para descobrir que apenas alguns objetos ou animais foram testados. O congressista percebe que, diante de uma nova e bilionária verba solicitada, não faz sentido continuar o projeto informando que encerrará as atividades. Os cientistas Doug Phillips (Robert Colbert) e Tony Newman (James Darren) revelam estar bem próximos, com Tony sendo enfático que o aparelho funcionará muito em breve. Diante da negativa, o jovem cientista resolve testar o aparelho lançando-se em algum lugar no tempo antes que alguém possa detê-lo. A equipe não sabe como trazer Tony de volta, mas descobre que ele está a bordo do famoso Titanic em sua viagem inaugural. Tony sabe o destino do navio e tenta corrigir a história, terminando por ser confinado como clandestino em um dos aposentos. Doug convence o General Kirk e os cientistas, Dr Raymond Swain (John Zaremba) e a Dra Ann MacGregor (Lee Meriwether), que deve salvar seu amigo indo ao seu encontro com roupas da época e um jornal mostrando a colisão do famoso navio, mas o resgate de ambos não será garantido. Tony e Doug conseguem ser retirados do eminente desastre, mas passarão a viajar através do tempo, enquanto o Projeto TIC TOC tenta trazê-los à sua época.
O Túnel do Tempo (The Time Tunnel) foi uma série de ficção-científica da rede americana ABC, produzida por Irwin Allen, de apenas uma temporada, porém com 30 episódios (nos dias atuais seriam 3 a 4 temporadas), até o seu cancelamento abrupto, mesmo após a segunda temporada ter sido confirmada, pegando a todos de surpresa. Foi uma série que ganhou os críticos de início e que recebia cartas e elogios de pais e professores que percebiam não apenas uma série de ficção-científica, mas uma ótima alternativa para ilustrar aulas de história. Esses professores mandavam cartas elogiando o apoio às suas aulas (lembrando que não havia VHS, internet, nem vídeos postados), mas, de repente, as cartas começaram a escassear.
A história do jovem cientista impetuoso que se lança no túnel experimental para comprovar sua viabilidade seguido de seu amigo, com uma dupla de cientistas (principais) permanecendo em seus controles no Projeto Tic Toc, tentando recuperar a dupla, das páginas vivas da história, era uma história fascinante. Durante os 30 episódios do programa, Tony e Doug conheceram Robin Hood, Billy The Kid, Abraham Lincoln, Maria Antonieta, O Mago Merlin; viram o Cometa Halley... participaram da história do Cavalo de Troia. O Túnel do Tempo ganhou um prêmio Emmy de “melhores efeitos especiais” em 1967 e o episódio “Raiders from Outer Space”, foi indicado por sua excelente fotografia. O tema do seriado foi composto e regido por John Williams (com o nome de Johnny Willams), lendário compositor de “Tubarão”, “E.T”, “Caçadores da Arca Perdida”, “Guerra nas Estrelas”, “Superman”, “Jurassic Park” e “A Lista de Schindler”. O Túnel do Tempo inspirou dezenas de seriados como “Stargate”, “7 Days”, “Voyagers” , “Contratempos”... até “Jornada nas Estrelas” teve episódios de viagem no tempo (“tomorrow is yesterday” / “the city on the edge of forever”/ “all our yesterdays”). Em 1976 houve uma tentativa de reviver a série através de um piloto que não foi a frente chamado “Degraus Para o Passado” (“Time Travelers”) com o ator Sam Groom, que interpretava o assistente Jerry na icônica série, e um roteiro não produzido “Time Project”, em 1982.
Irwin Allen havia feito o bem sucedido “Viagem ao Fundo Mar” (“Voyage to the Bottom Of The Sea”) e um segundo seriado também popular: “Perdidos no Espaço” (Lost in Space). Ele se esforçou para desenvolver e trazer para a tela uma terceira série para complementar as outras duas. E O Túnel do Tempo, inicialmente, parecia a escolha perfeita. “Rendezvous with Yesterday” (Encontro com o Passado) foi uma apresentação criativa e dinâmica. Aliar ficção-científica com história americana cativou o público. As histórias eram muito boas e os atores eram ótimos. As viagens ao passado eram perfeitas porque significava que a produção poderia usar muitas imagens de arquivo da antiga “20th Century Fox”, de filmes históricos épicos como Helena de Tróia.
Uma reclamação inicial dos telespectadores foi que os dois viajantes raramente iam para o futuro. E a máxima “o cliente tem sempre razão” causou um problema para a série: as classificações de audiência começaram a cair no meio da temporada com Irwin Allen exigindo mais histórias ambientadas no futuro, com mais criaturas do espaço sideral. Parte do público não gostou dos eventuais alienígenas prateados parecendo ter saído de Perdidos no Espaço. Os professores não mandavam mais cartas... dos 110 programas de TV na temporada 1966-67, O Túnel do Tempo terminou em um decepcionante 76º lugar com o último episódio "Town of Terror" (teriam os próprios espectadores enterrado a série com uma sugestão equivocada?). A série parecia fadada ao fracasso, mas as reprises de verão, “esmagaram” a concorrência, além de 60.000 cartas de protesto dos espectadores desejando a continuidade da série, que convenceu a ABC, através de seu presidente Tom Moore, a trazer a série de volta para uma segunda temporada (1968-69), dando tempo a Irwin Allen de criar novas histórias e ajeitar as coisas. Mas algo aconteceu: Tom Moore foi subitamente substituído como presidente da rede no início de 1968 e o renascimento planejado para o seriado findaria permanentemente, pois a nova direção não quis investir em programa considerado de custo altíssimo (da qual Allen não aceitava reduzir o orçamento). Era o fim do sonho de Allen em seu projeto mais querido. A rede, posteriormente, até entendeu que cometeu um erro ao dar ao programa uma má companhia: O Túnel do Tempo vinha em seguida à série “Besouro Verde” que vinha mal das pernas (com espectadores migrando para outras atrações), assim deixando-o enfrentar uma concorrência acirrada de outras redes como CBS e NBC (que incluía “O Agente da Uncle”, “Guerra Sombra e Agua Fresca” e “James West”). Os envolvidos não hesitaram em afirmar que havia boas ideias para a série, inclusive adicionando novos viajantes do tempo, a entrada de um eventual vilão e até as repercussões das mudanças que Tony e Doug fariam no passado, que seriam percebidas pela equipe do projeto Tic Toc. Uma série que tinha um alto potencial, mas, que, no pouco tempo que esteve em exibição, se tornou clássica como as outras de Allen. Hoje é uma série cult. Allen ainda investiria em “Terra de Gigantes” (a mais cara, mas essa é uma outra resenha), depois partindo para o cinema e telefilmes.
Houve alguns episódios considerados clássicos além do piloto: “O Dia em que o Céu Desabou” (The Day the Sky Fell In); “O Dia do Juizo Final” (Crack of Doom); “Presente de Gregos” (Revenge of the Gods), “Na Ilha do Diabo” (Devis Island), “Armadilha Fatal” (The Death Trap), “Robin Hood” (The Revenge of Robin Hood), “A Morte é um Jogo” (Kill Two by Two), “As Muralhas de Jericó” (The Walls of Jericho), “Merlin, O Mago” (Merlin the Magician) e “Os Piratas da Ilha do Morto” (Pirates of Dead Man's Island). A continuidade dos episódios era algo muito criativo, pois ao final de cada episódio, um pequeno "teaser" do episódio da próxima semana era mostrado com Doug e Tony chegando ao seu próximo destino, o que aguçava a curiosidades dos fãs. Infelizmente a simpática dupla ficou para sempre presa nos infinitos corredores do tempo e na memória dos fãs. Após a filmografia parcial criei, em poucas linhas, um breve resumo, de cada episódio.
Quanto ao elenco, Robert Colbert (1931) estava com 35 anos no início da série e vinha de várias participações em seriados de faroeste como “Colt 45”, “Cheyenne”, “Maverick”, “Bronco”, “Laramie”, “O Homem de Virgínia”, “Bonanza”, mas é o seu icônico Doug Phillips pela qual será sempre lembrado. O ator continuou fazendo participações especiais em vários seriados como “Hawaii 5-0”, “Terra de Gigantes”, “Missão Impossível”, “Smith & Jones”, “The Young and the Restless”, “A Super Máquina”, “S.O.S Malibu”... e o piloto não efetivado de “Cidade Sob o Mar”, além do filme “Amazonas na Lua”. Sua filmografia termina em 1995. James Darren (1936), nascido James William Ercolani, estava com 30 anos. Já era ídolo da juventude em filmes direcionados a esse público. Inicialmente recusou fazer o seriado, mas foi convencido por Allen. Fez vários filmes entre eles “Os Canhões de Navarone”. Teve participação especial em “S.W.A.T”, “Police Woman”, “Vega$”, “Ilha da Fantasia”, “Melrose”... Entrou para o elenco fixo de “Carro Comando”, ao lado de William Shatner e fez 8 episódios de “Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine”. Tornou-se um diretor de televisão requisitado, cujos créditos incluem vários telefilmes e mais de 50 programas de televisão como “Melrose”, “Barrados no Baile”, “Tiro Certo” e ‘Walker, Texas Ranger”. Darren também é um respeitado cantor com vários sucessos. A música “Goodbye Cruel World” foi indicada ao Grammy de 1961, ocupando o primeiro lugar nas paradas da Billboard por seis semanas e “You Take My Heart Away” apareceu no filme “Rocky, um Lutador”. Lee Meriwether (1935) foi miss EUA e a segunda mulher-gato, substituindo Jules Newmar no primeiro filme colorido de Batman (1966). Meriwether fez uma cientista com posições fortes, destacando o papel da mulher já nos anos 60. A atriz, em entrevista, disse que sua personagem era apaixonada por Doug e, dizem, que mais a frente, poderiam se encontrar mais vezes se a série continuasse. A atriz fez participações em vários seriados como “Jornada nas Estrelas”, “Missão Impossível”, “Ilha da Fantasia”, “O Barco do Amor”... alguns poderão se lembrar da atriz em um filme quase esquecido: “O Homem da Quarta Dimensão” ou “Quarta Dimensão”. Whit Bissell (1909–1996), que fazia o general na série, teve uma breve aparição no seriado “A Máquina do Tempo” (1960) e sua homônima versão televisiva de 1978. Esteve também em “No Mundo de 2020”. O ator teve diversas participações em séries como “Terra de Gigantes”, “Cidade Sob o Mar” (ao lado de Robert Colbert e James Darren), “Kojak”, “A Mulher Biônica” “O Incrível Hulk”. John Zaremba (1908–1986) também esteve no telefilme de 1978 “A Máquina do Tempo”. Participou de quase uma centena de séries como “Aventura Submarina”, “Dr. Kildare”, “Além da Imaginação”, “Viagem ao Fundo do Mar”, “Daniel Boone”, “Os Invasores”, “Agente 86”, “Bonanza”... além de uma quantidade de atores conhecidos como Robert Duvall (Um Dia de Fúria), Mako (Conan,O Bárbaro), Susan Hampshire, Heather Young (Terra de Gigantes), Tom Skerritt (Top Gun – Ases Indomáveis), R.G. Armstrong, John Crawford, Michael Ansara, Paul Carr, John Saxon (Operação Dragão) John Doucette, Ellen Burstyn (O Exorcista) e Dennis Hopper (que teve suas cenas cortadas no piloto) ...
Túnel do Tempo foi uma série a frente de seu tempo, que inspirou vários seriados e conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. Novamente, uma série é cancelada porque as redes televisivas não acreditavam no gênero e as colocavam em horários de baixa audiência ou seguida de séries em final de carreira, com interesse de alavancar uma série moribunda. E, novamente, o público não foi considerado e nem conseguiu entender como não foi dada a oportunidade de mais uma temporada, o que a teria feito decolar, pois possuía grandes cenários, ótimos efeitos especiais para a época e uma premissa cativante, ainda que pecasse um pouco na fidelidade das histórias que ainda assim eram emocionantes e perspicazes.
Tema de abertura em inglês:
“Two American scientists are
lost in the swirling maze of past and future ages, during the first experiments
on America's greatest and most secret project, The Time Tunnel. Tony Newman and
Doug Phillips now tumble helplessly toward a new fantastic adventure, somewhere
along the infinite corridors of time.”
Tema da série em português:
Curiosidades:
Locução dos títulos dos
episódios no Brasil foi realizada por três dubladores da AIC: Ibrahim Barchini
(01 ao 26), Emerson Camargo (27 e 29), e Antônio Celso (28 e 30)
Os atores receberam os seguintes dubladores: James Darren (Tony
Newman): Carlos Campanile / Robert Coubert (Doug Phillips): Neville George / Whit Bissell (General Kirk): Batista Linardi /
John Zaremba (Dr. Ray Swain): José Soares / Lee Meriwether (Dra. Ann
MacGregor): Judy Teixeira (01 ao 25) e Gessy Fonseca (26 30) / Wesley Lau
(Sargento Jiggs): Magno Marino / Assistente Jerry (Sam Groom): Dennis Carvalho
Ellen Burstyn, dedicou uma página de sua recente autobiografia sobre os incidentes que ocorreram durante a filmagem de seu episódio O Dia do Juízo Final.
Dennis Hopper apareceu
inicialmente como um empresário covarde no episódio do Titanic ,“Encontro com o
Passado”, mas seu papel foi cortado da impressão final porque não conseguiu
manter o sotaque britânico.
A produção tentou o ator DeForest
Kelley (Jornada nas Estrelas) para fazer Abraham Lincoln no episódio "Armadilha Fatal"
Groucho Marx visitou o set
do Túnel do Tempo, mas recusou fazer uma participação especial.
Walter Pidgeon (O Planeta Probido) foi
considerado para interpretar o cientista em “O Dia do Juizo Final”, mas ele queria um valor
muito alto. Optou-se por Torin Thatcher, alguém que poderiam pagar e que
consideraram, posteriormente, um trabalho bem feito com o personagem.
Houve um episódio com um teaser intrigante que não se relacionava ao episódio seguinte: no episódio 3 há uma cena em que Tony aterrissa 10 anos antes de 1968 no deserto, no complexo do túnel do tempo. Ele tenta dizer a Doug que ele trabalha lá e eles se conhecem (Tony estaria ainda na faculdade), mas antes que seja preso o túnel o transfere para outro período do tempo.
O narrador americano da abertura do seriado era Dick Tufeld (1926-2012), mais conhecido por ser a voz do robô em Perdidos no Espaço
Tom Hanks, então com dez
anos, anos depois confidenciou a David Letterman que ele fazia “caídas em
câmera lenta” em seu sofá quando menino, imitando os desembarques de Tony e
Douglas.
Um dos destaques para Tony e
Doug foi o episódio " O Dia em que o céu Desabou",
ambientado em Pearl Harbor, horas antes do devastador ataque japonês em 1941.
Ellis St. Joseph, que escreveu o roteiro, havia perdido seu próprio pai para a
tragédia quando garoto. O jovem, na época, Gene Hackman foi considerado para um dos papéis.
Um dos episódios (Eps 24) mostrou um sabotador (o ator Robert Duvall) do Túnel do tempo que escapou para dentro do Túnel levando Tony e Doug em uma perseguição por três épocas.
O Fantasma de Nero foi
considerado por muitos o pior episódio da série
A maioria dos episódios do seriado foi ao ar na ordem em que foram filmados
A maioria dos episódios envolveu a captura ou detenção de Doug, Tony ou ambos, sua fuga, sua recaptura e sua fuga novamente, antes de passar para o próximo episódio.
Quase todas as filmagens em locações foram feitas dentro e ao redor do sul da Califórnia. Isso faz com que as cenas ambientadas em diferentes partes do país (ou do mundo) tenham a mesma paisagem montanhosa geral com árvores do tipo árido e arbustos típicos da região local onde ocorreram as filmagens.
Em 2006 a 20th Century Fox Home Entertainment lançou a série em dois volumes nos EUA. O DVD apresenta como bonus o piloto não exibido de 2002 e o filme feito para a TV Degraus Para o Passado (The Time Travelers).
Whit Bissell faleceu aos 86 em decorrência de problemas causados pelo Parkinson
John Zaremba faleceu aos 77 anos em decorrência de um ataque cardíaco
James Darren faleceu aos 88 anos em decorrência de problemas cardíacos
James Darren no seriado Carro
Comando
Robert Colbert em "Amazonas
na Lua" ao lado de Steve Forrest (SWAT)
Whit Bissell em A Máquina do
Tempo
John Zaremba em A Lenda de Lizzie Borden
Sam Groom em Degraus Para o Passado (1976)
Lee Meriwether , Miss America 1955
Robert Colbert no Episódio 24 de Terra de Gigantes "Sabotagem"
Robert Colbert em seu aniversário de 90 anos
James Darren - Goodbye Cruel World (1961)
James Darren -You Take My Heart Away
Os Storyboards para a série:
Filmografia Parcial:
James Darren (1936-2024)
Frutos da Violência (1956); Os Irmãos Rico (1957); Sangue de Pistoleiro (1958); Algemas Partidas (1960); Os Canhões de Navarone (1961); Férias no Hawai (1961); Roma, Convite ao Amor (1963); Juventude Desenfreada (1964); Demônios da Pista (1964); O Túnel do Tempo (seriado 1966-1967); Vênus em Fúria (1969); Cidade Sob o Mar (1971); Mooch (1974); Carro Comando (seriado 1982-1986); Melrose (1999); Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (seriado 1998-1999); Lucky (2017).
Robert Colbert
O Foguete Errante (1959); Maverick (seriado 19601-1961); Com Pecado no Sangue (1961); Hawaiian Eye (seriado 1960 -1962); Bronco (seriado 1959 - 1962); O Homem de Virgínia (seriado 1962 - 1964); O Túnel do Tempo (seriado 1966-1967); Crime Perfeito? (1970); Cidade Sob o Mar (1971); The Young and the Restless (seriado 1973-1981); Scorpion (1986); As Amazonas na Lua (1987); O Congelamento (1989); Fugindo do Futuro (1991); Nutt: Nasceu Burro, Não Aprendeu Nada, Esqueceu a Metade (1992); S.O.S. Malibu (seriado 1994-1995).
Whit Bissell (1909–1996)
O Gavião do Mar (1940); Demônio da Noite (1948); A Vingança de Jesse James (1951); O Corsário Maldito (1951); Continente Perdido (1951); O Monstro da Lagoa Negra (1954); Três Horas para Matar (1954); O Salário do Pecado (1955); Horas de Desespero (1955); A Fúria dos Justos (1955); Sem Lei e Sem Alma (1957); Audácia de Um Rebelde (1957); I Was a Teenage Frankenstein (1957); Acorrentados (1958); A Orquídea Negra (1958); O Monstro Sanguinário (1958); Minha Vontade é Lei (1959); A Máquina do Tempo (1960); Sete Homens E um Destino (1960); O Homem de Alcatraz (1962); O Indomado (1963); Sete Dias de Maio (1964); Escândalo na Sociedade (1964); O Túnel do Tempo (seriado 1966-1967); Aeroporto (1970); Missão Confidencial (1972); No Mundo de 2020 (1973); A Máquina do Tempo (1978); O Cavaleiro da Noite (1979) e participação em vários seriados.
Lee Meriwether
Quarta Dimensão (1959); Papai Precisa Casar (1963); Batman, o Homem Morcego (1966); Namu, a Baleia Assassina (1966); O Túnel do Tempo (seriado 1966 a 1967); A Lenda de Lylah Clare (1968); Um Anjo no Meu Bolso (1969); Jamais Foram Vencidos (1969); Missão Impossível (seriado 1969-1970); The Brothers O'Toole (1973); O Cruzeiro do Terror (1978); Valente Até a Morte (1978); Barnaby Jones, O Detetive (seriado 1973-1980); Jonathan Winters: On the Ledge (1987); The Munsters Today (seriado 1988-1991); Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt (2003); O Presente (2006); Fale isso na Rússia (2007); All My Children (seriado 1996 a 2001); Sunset Stories (2012); Silent But Deadly (2012); O Que Realmente Importa (2013); A Horse for Summer (2015); Sunny in the Dark (2015); A Christmas in New York (2016); Breaking Legs (2017); Hell's Kitty (2018); Waiting in the Wings: Still Waiting (2018); Love & Debt (2019)
John Zaremba (1908–1986)
Crime em Chicago (1955); Bandoleiros de Houston (1956); Invasão de Discos Voadores (1956); Plano Infernal (1957); A Vinte Milhões de Léguas da Terra (1957); Quadrilha de Assassinos (1958); Meu Sangue Por Minha Honra (1958); A Filha de Frankenstein (1958); Antro da Maldade (1959); O Amanhecer da Glória (1960); O Grande Impostor (1960); Aventura submarina (seriado 1959 -1961); O Incrível Homem do Espaço (1962); Perry Mason (seriado 1962 -1964); Ben Casey (seriado 1961 -1965); Nunca é Tarde para Amar (1966); O Túnel do Tempo (seriado 1966 - 1967); O Homem de Virgínia (seriado 1962 - 1967); R.P.M.: Revoluções por Minuto (1970); John Escandaloso (1971); Guerra Entre Homens e Mulheres (1972); As Novas Aventuras do Fusca (1974); Feras Humanas (1974); A Lenda de Lizzie Borden (1975); A Máquina do Tempo (1978); Os Pioneiros (seriado 1979 -1981); Dallas (seriado 1978 - 1986)
Sam Groom
O Túnel do Tempo (seriado 1966-1967);
Suplício de uma Vida (1970); Winner Take All (1975); Dr. Simon Locke
(seriado 1971 - 1975); Beyond the Bermuda Triangle (1975); Degraus para o
Passado (1976); Território Brutal (1976); Corrida Para a Vitória (1977);
Sharon: Portrait of a Mistress (1977); O Instituto da Vingança
(1979); Jogos Mortais (1982); Olhos da Noite (1982); Lei & Ordem (1992
-1999)
EPISÓDIOS DA SÉRIE :
01 Volta ao Passado / Rendezvous with Yesterday (ANALISADO)
02 Viagem à Lua / One Way to the Moon
Tony e Doug surgem a bordo de um compartimento, em
uma nave espacial, com destino à Marte dez anos no futuro, e a equipe do túnel
terá que aprender a lidar não com o passado que conhece, mas o futuro que ainda
não aconteceu e o módulo não foi projetado para comportar o peso de 2
inesperados elementos. Enquanto os tripulantes lidam com uma sabotagem em suas
comunicações, os cientistas do TIC Toc tem que
03 O Fim do Mundo / End of the World
Tony e Doug surgem em uma mina escura em 1910 que começa a
desabar. Apesar de Tony ficar preso, Doug consegue retirá-lo, mas ainda há 200
homens confinados. A passagem do cometa de Halley faz as pessoas acreditarem
que o fim do mundo está próximo e ninguém parece se preocupar com o resgate dos
mineradores. Só que O Túnel, ao se conectar com 1910, parece estar sofrendo uma
atração do cometa.
04 O Dia em que o Céu Desabou /The Day the Sky Fell In
Tony e Doug surgem no Consulado Japonês, no Havaí, em 07 de
dezembro de 1941 as vésperas do ataque à Pearl Harbor. Tony perdeu o pai no
ataque e a dupla tenta avisá-lo, em vão, inclusive conhecem o garoto
"Tony". Os espiões japoneses capturam os viajantes do tempo para
extrair a informação de como sabem do ataque, através do soro da verdade, e ficam
atônitos ao descobrirem que Tony e Doug lhes dizem da derrota japonesa.
05 A Última Patrulha / The Last Patrol
Tony e Doug surgem na última batalha da Guerra
Anglo-Americana de 1812. O General Kirk convoca o General inglês Phillip
Southall, um estudioso dessa época, para que precise a data e salve os viajantes.
Southall teve um antepassado que liderou o 7º regimento, levando quase todos à
morte. A dupla será levada para o fuzilamento, mas Southall consegue permissão
para enviá-lo para confrontar seu antepassado e salvar a dupla.
06 O Dia do Juízo Final / Crack of Doom
Tony e Doug chegam em 1883 na ilha vulcânica de
Krakatoa, entre as ilhas de Java e Sumatra, onde encontram um cientista e sua
filha, que acreditam que a erupção acontecerá em 20 ou 30 anos. Enquanto o
cientista festeja a chegada dos dois cientistas, sua filha acredita que a
história da chegada da dupla como náufragos é muito duvidosa. Doug e Tony
descobrem que caíram exatamente na véspera da eminente explosão. Mas como
convencer pai e filha a fugirem?
07 Presente de Gregos / Revenge of the Gods
Tony e Doug
desembarcam em meio a Guerra de Troia e o grego Ulisses acredita que são deuses
enviados do Olimpo. Doug acaba sendo capturado pelos troianos em uma batalha e
Tony deve acompanhar as tropas de Ulisses para salvá-lo enquanto um oficial de
Ulisses passa para o outro lado, pois não acredita que a dupla tenha descido do
Olimpo. O Túnel do tempo resolve intervir diretamente.
08 Massacre / Massacre
09 A Ilha do Diabo / Devil's Island
10 O Reinado do Terror / Reign of Terror
11 A Arma Secreta / Secret Weapon
12 Armadilha Fatal / The Death Trap
1861. O Túnel localiza Tony e Doug no dia do assassinato de
Abraham Lincoln, mas a Dra. Ann McGregor não entende, pois a data correta da
morte de Lincoln seria 1865. Doug é preso como conspirador e Tony precisa
resgatá-lo, além de convencer os conspiradores de desistirem de um novo
atentado a Lincoln já que este não está morto.
13 O Álamo / The Alamo
14 A Noite da Grande Batalha / Night of the Long Knives
Tony e Doug caem em meio a um escaldante deserto em 1886 e
são capturados por possíveis nômades. Ao tentarem fugir, Tony é alvejado e dado
como morto e Doug levado. Tony é resgato por um jornalista inglês e percebe que
está em meio a um conflito entre a Índia e o Afeganistão. O Túnel perde o sinal
dos dois e os cientistas começam acreditar que ambos estão mortos. Enquanto
isso a vida de Doug está próxima do fim, Tony pede ajuda aos ingleses.
15 A Invasão / Invasion
16 Robin Hood / The Revenge of Robin Hood
Tony e Doug chegam em um castelo em 1215, na época de Robin
Hood e são presos. O Túnel tenta mandar um artefato que os trará de volta à sua
época, mas a dupla consegue fugir da cela antes de ajudarem o Duque de
Huntington / Robin Hood. Tony e Doug se aliam, ao bando de Robin para salvá-lo
com Little John ferido
17 A Morte é um Jogo / Kill Two by Two
Tony e Doug surgem em uma ilha japonesa, nos primeiros meses
de 1945, com Tony lesionando o tornozelo e dupla sendo capturada por um sádico
oficial japonês e um hesitante soldado idoso. O oficial deseja uma guerra
particular na ilha com a dupla americana em visível desvantagem. A equipe do Túnel
do Tempo solicita um especialista japonês para ajudar, que reconhece no oficial
alguém que ele conhece muito bem.
18 Os Visitantes das Estrelas / Visitors from Beyond the Stars
Tony e Doug surgem em uma nave espacial e acreditam estarem
300 anos à frente (2268). Os dois ocupantes da nave informam
que seu objetivo é destruir um planeta primitivo chamado 1-6: o Planeta
Terra. Doug e Tony informam serem viajantes do tempo, mas os invasores dizem
ser mais avançados nessa modalidade e que não podem ser detidos. Enquanto cientistas
do Túnel procuram ver como contornar uma situação que está muito a frente de
seu tempo, os invasores vão para 1885. Enquanto Doug tenta deter os invasores,
Tony tenta avisar os habitantes.
19 O Fantasma de Nero / The Ghost of Nero
Tony e Doug surgem durante um bombardeio em algum lugar da Europa
durante a 1ª Guerra Mundial (maio 1915). A dupla se esconde em um abrigo que
acaba sendo bombardeado revelando o túmulo do Imperador Nero e libertando o seu
fantasma. O Túnel tenta trazer a dupla, mas há uma estranha interferência.
Enquanto isso, o espírito de Nero se apossa de um oficial alemão, de Tony, e
alcança o Túnel, às vésperas do bombardeio final que destruirá o local.
20 As Muralhas de Jericó / The Walls of Jericho
Tony e Doug surgem em meio ao cerco às Muralhas de Jericó.
Revelam a Moises o que a história registrou e sobre os espiões que entraram na
cidade. Moises entende que os dois espiões serão Tony e Doug. Dentro da didade, a dupla presencia uma tentativa de sacrifício e intervém. Acabam sendo presos,
mas Tony escapa. A dupla receberá a ajuda de Raabe.
21 O Ídolo da Morte / Idol of Death
Tony e Doug surgem no século XVI, México, no momento em que o general Cortés aprisiona e tortura três nativos em busca de uma máscara de ouro. Tony e Doug intervêm, são presos, mas escapam passando a ajudar os Astecas. O Túnel solicita um especialista, para identificar a área, mas ao ver o passado demonstra ter outros desejos.
22 Billy The Kid / Billy the Kid
Tony e Doug surgem em 1881 quando um bando tenta libertar
Billy “The Kid” da cadeia. A dupla presencia Billy matar friamente o delegado.
Doug confronta Billy e o alveja. O Jovem deseja se vingar do homem que o
derrotou e vai no encalço da dupla. Os cientistas do Túnel tentam dar uma ajuda
impedindo que Billy conclua sua vingança. Enquanto Tony é confundido com Billy e aguarda sua execução, Doug busca Pat Garrett.
23 Os Piratas da Ilha Do Morto/ Pirates of Deadman's Island
Tony e Doug surgem em 1805 dentro de um navio em um confronto entre piratas e um navio espanhol. A dupla capturada, prestes a ser executada, é ajudada por um menino, o sobrinho do rei da Espanha, ao pedir que Tony e Doug o sirvam como criados. A dupla resolve escapar, ajudando o garoto, enquanto no Túnel do Tempo descobre que o local será bombardeado por navios americanos e ocorrerão muitas mortes. Talvez eles precisem enviar alguém.
24 Perseguição Pelo Tempo / Chase Through Time
Um sabotador invade as instalações do Túnel e mata um homem. Sem
conseguir fugir do local, o sabotador aciona o Túnel e escapa para a mesma
época (1954) os dois viajantes do tempo. O General Kirk descobre que uma bomba-relógio foi posta para
destruir o túnel e consegue informar vocalmente a dupla. Quando alcançam o
sabotador, o Túnel acaba transferindo o trio, em dois momentos, para duas
épocas. Tony e Doug precisam deter o assassino através do tempo, enquanto o
Túnel corre contra o relógio para encontrar e desativar a bomba.
25 O Mercador da Morte / The Death Merchant
Tony e Doug são arremessados no meio de uma batalha na Guerra
Civil Americana. Tony recebe o impacto de um tiro de canhão sendo dado como
morto por Doug e pelo Túnel. Tony acorda desmemoriado, sendo recrutado pelo
exército do sul, enquanto Doug passa a lutar pelo exército do norte sem saber
que se amigo está vivo. E Doug tem um encontro inusitado: Maquiavel. E o Túnel
descobre que de alguma forma também o transferiu, inadvertidamente, para a Guerra
Civil.
26 Marco Polo / Attack of the Barbarians
Tony e Doug são arremessados para a época do neto de Genghis Khan (1827) sendo capturados por seus soldados. A dupla foge e encontra Marco Polo com Tony se apaixonando por uma princesa mongol sob proteção do famoso viajante italiano. Quando a princesa é capturada pelo inimigo, Tony e Doug vão tentar resgatá-la e o jovem cientista passa a desejar ficar naquela época.
27 Mérlin o Mágico / Merlin The Magician
Tony e Doug tem o seu deslocamento congelado junto com o
Túnel por Merlin, O Mago que os leva para o século VI para protegerem o Rei
Arthur contra os Vikings. Tony e Arthur acabam capturados e levados para um
castelo, enquanto Merlin cura Doug de um ferimento profundo. Doug vai ao
encontro de Tony com a ajuda de Gwynevere, quando o Túnel recebe a visita de Merlin, que impede os
cientistas de agirem.
28 Os Raptores / The Kidnappers
O Túnel do Tempo sofre uma interferência de um ser
vindo do futuro que sequestra a Dra. Ann. Kirk e Ray transferem a dupla para
aonde acreditam que Ann está. O local: um outro sistema planetário no ano de
8433. Ao tentarem trazer o trio, as instalações são novamente invadidas pelo
viajante do tempo que leva o conversor tempo-espacial deixando o Túnel inerte.
Só que Tony, Doug e Ann descobrem uma fraqueza em seus captores.
29 Os Invasores do Espaço Sideral / Raiders from Outer Space
Tony e Doug aparecem em meio a uma batalha entre ingleses e
árabes quando a dupla vê um grupo de extraterrestes que os captura. O Túnel
tenta resgatá-los, mas são bloqueados e advertidos pelo líder a não
interferirem. Tony é devolvido sem água no deserto para ser dado como morto. Quanto a Doug será usado para extrair suas memórias e conhecimentos do Túnel.
30 A Cidade do Terror /Town of Terror
Tony e Doug surgem em um estranho laboratório de pesquisas,
mas, quando saem, estão na recepção de uma hospedaria quando encontram uma
senhora que lhes mostra não haver nenhum laboratório. A senhora se revela um
androide que os congela. O Túnel consegue descongelá-los. A dupla passa a ser perseguida na estranha cidade, cujos
habitantes estão congelados. Apenas dois jovens parecem normais. Último episódio da série.
Caro Luís, tenho estado ocupado, então por agora quero apenas te agradecer pela gentileza e generosidade desta postagem. Assim que puder te passo minhas impressões desta que para mim é uma das mais agradáveis lembranças televisivas de minha infância. Um abração!
ResponderExcluirOlá Mário.
ResponderExcluirEspero que a postagem tenha lhe agradado. Leia com calma, mas antes resolva as suas prioridades que é o mais importante. Túnel do tempo é um clássico que sempre valerá a pena ser lembrado. Um grande abraço.
Luís, como vai?
ResponderExcluirDe fato, lhe devo meu muito obrigado pelo seu empenho em resenhar Túnel do Tempo, está que sem dúvida é uma série de rica lembrança em todos os países que foi exibida. Como sei disso? Ora, fácil, taí uma aposta que não dá para errar. E não pelas aventuras, mas pelo forte conjunto de tudo, particularmente pela interpretação tensa e convincente do elenco, pois entre altos e baixos todos tiveram seus momentos e particularmente a turma de apoio ( a Dra. Ann e o General Kirk sempre se destacavam nestes momentos ). Outra coisa bacana também eram os atores convidados, tantos e que pareciam se dedicar com afinco áquelas pequenas participações, acho que o motivo talvez fosse pelo fato de que naquele momento da indústria televisiva as oportunidades seriam poucas, não sei. Neste quesito me marcaram Vitina Marcus ( Perseguição pelo Tempo, que mulher! ) e a mãe do amiguinho de Tony em O Dia em que o Céu Desabou ( Ah, que pecado não lembrar seu nome, atriz doce e linda ). E tantos mais, sempre com alguma personalidade.
Quanto à questão da recriação dos momentos históricos, apesar de ser sim um visível reaproveitamento de cenas de batalha e aglomerações de muitos filmes do arquivo da produtora, todos nós fazíamos a devida concessão e curtíamos deliciosamente aquilo. Afinal, que maravilhoso era viver aquela fantasia de ver a História ser contada diante dos nossos olhos. Quantas e quantas vezes fui falar de alguma passagem com professores ou me metia a folhear as enciclopédias que tinhamos em casa ( confesso, lia uma ou duas páginas só, depois passava a curiosidade rapidinho ). Neste ponto está aí o grande potencial para um futuro remake de TT, me surpreende que até hoje ainda não tenham abraçado essa idéia.
Quanto aos meus episódios favoritos, aí vão dois:
O Dia em que o Céu Desabou, em que muito me emocionou ver Tony falando com seu eu criança e tentando lhe incutir forças para lidar com a perda que marcaria sua vida ( caramba, como cada um de nós faria isso??? ).
E o outro, bem…
O Fantasma de Nero.
Rapaz, vc disse que esse era dos mais fraquinhos, né?
Bom, lá vai: me botava medo até o tutano aquela estória, me arrepiava os pêlos da nuca. Não sei se pelo efeito da trilha sonora quando o espírito do fantasma se fazia presente ou pela interpretação de todos quando eram possuídos, sei lá, mas esse episódio mora naquele fundo assustador da minha infância. Jesuis!
Como defeito maior havia o conceito maniqueísmo sobre antagonistas e certas figuras do passado, fato que era mesmo datado, mas compreensível pelo momento em que a sociedade americana vivia ( tantas séries passaram por isso, creio que tinha de se ter muita coragem para se questionar isso na tv daquela época ).
Agora deixo aqui minha pequena contribuição para CURIOSIDADES: em Brasília, no Palácio do Congresso, a passagem que liga ao anexo dos gabinetes dos deputados, sob seu eixo monumental, chama-se ( tchan, tchan, tchan, tchaaaaannn ) Túnel do Tempo. É só dar uma olhadinha para saber porquê. Acho que Oscar Niemeyer tinha também suas séries preferidas, viu?
Grande abraço, Luís. De novo, muito obrigado pela lembrança!
Olá Mário
ExcluirSusan Flannery (1939) fez a mãe de Tony Newman, “Louise Neal”. Sempre achei que a empregada lhe chamava de "Sra Newman", pela dublagem, mas, observando bem, é realmente "Sra. Neal". A atriz fez 3 episódios de “Viagem ao Fundo do Mar”: “Hail to the Chief” (1964)/ “The Traitor” (1965) / “Time Bomb” (1965) com personagens diferentes; fez 11 episódios de “Dallas” e participou das "Soap Operas" (séries de duração indeterminada) “Days of Our Lives” (1966-1975) e “The Bold and the Beautiful”, esta última, de 1987 a 2018. Esteve no filme “Inferno na Torre” (outra produção de Allen) como Lorrie.
Já Vitina Marcus (1937) participou de dois episódios de ”Viagem ao Fundo do Mar”: “Turn Back the Clock” (1964) / “The Return of the Phantom” (1966) com o nome artístico de "Vitina". Em O Túnel do Tempo, além de “Perseguição pelo Tempo” participou do episódio “Marco Polo” (era a princesa Sarit). Em “Perdidos no Espaço” fez dois episódios: “The Girl from the Green Dimension” como Athena e “Wild Adventure” (1966) como Lorelei
O Dia em que o Céu Desabou é um dos meus preferidos (e acredito que quase todo fã goste). O Fantasma de Nero foi considerado o pior episódio. A questão foi que destoou da série e os críticos a acharam fantasiosa e inverossímil, mas tem o seu valor.
Quanto ao remake, Allen tentou duas vezes, mas não conseguiu (acabei de postar “Degraus Para o Passado”, a tentativa de Allen de voltar ao tema). Quanto ao maniqueísmo, você tem razão: faz parte da época e como algumas figuras eram vistas (como Maquiavel é retratado é algo bem “interessante”).
Muito legal essa curiosidade sobre o Palácio do Congresso em Brasília, não sabia. Muito obrigado por comentar e pela sugestão de uma série tão prestigiada. Um grande abraço e volte sempre.