segunda-feira, 11 de novembro de 2024

VIVER E MORRER EM LOS ANGELES / TO LIVE AND DIE IN L.A (1985) - ESTADOS UNIDOS

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS?

Richard Chance (William Petersen) é um agente do Serviço Secreto cujo parceiro Jim Hart (Michael Greene) acabou sendo assassinado, às vésperas da aposentadoria, ao descobrir um local onde se falsificava dinheiro.

Chance descobre que Eric Masters (Willem Dafoe) está por trás da morte e começa a traçar um plano para capturar o assassino. Seu novo parceiro é John Vukovich (John Pankow), um homem que segue a cartilha da polícia e se orgulha de vir de uma família de policiais. Chance tem um claro objetivo: colocar Masters atrás das grades e terminar com o seu lucrativo negócio, mas de acordo com que a investigação avança, a incapacidade da polícia em poder colocar as mãos no criminoso fica mais evidente, pois está presa a questões burocráticas Chance passa a não se importar com quais métodos terá que recorrer. Para ele já não há diferença entre justiça e vingança.

Dirigido e co-roteirizado por William Friedkin (“Operação França” e “O Exorcista”), “Viver e Morrer em Los Angeles” teve um orçamento modesto de 6 milhões de Dólares e rendeu um pouco mais de 17 milhões, o que para os padrões de Hollywood não foi considerado um sucesso comercial. O filme teve muitas críticas, mais negativas do que positivas, e o público não compareceu aos cinemas. Em VHS, teve melhor sorte, mas foi desaparecendo da tevê ao longo dos anos. Novos olhares, ao longo dos anos, sobre a obra, colocam-na em um novo patamar: o de filmes que merecem ser redescobertos.


Em um primeiro olhar, o estilo narrativo de “Viver e Morrer em Los Angeles” parece um episódio estendido do seriado “Miami Vice” que continha aquele visual estilizado anos 80 que com suas músicas, lembrava um vídeo clip. Houve quem visse um “neo noir” na obra que, ironicamente, tem suas maiores tomadas acontecendo diurnamente. Friedkin criou um eficiente thriller, trazendo alguns aspectos de seu “Operação França” (1971): um policial obstinado; um vilão escorregadio; e a produção oriunda de livro de mesmo nome. E, claro, uma famosa cena de perseguição automobilística (sem efeitos digitais, ou CGI) que muitos consideraram superior a produção setentista. De certa maneira, o diretor repetiu a tensão das cenas em um novo contexto, com extrema habilidade nas movimentações de câmeras e com um timing perfeito. Mas o filme é bem mais do que isso.

Friedkin nos faz refletir sobre a famosa parafrase de Maquiavel os fins justificam os meios? A ética dever ser seguida ou não? Cometer um crime para pegar um criminoso da qual não será fácil incriminá-lo, muito menos, responsabiliza-lo por seus crimes, é uma ação válida? John Vukovich acha que não, Chance acha que sim. Chance recebe uma dica de como conseguir dinheiro de forma obscura, já que o seu departamento lhe nega, alegando ter um teto de gastos, para capturar Masters. Chance não segue as regras e tudo dá muito errado. Só que agora ele tem que ir até o fim numa Los Angeles onde a morte e a corrupção florescem em meio às palmeiras e ao submundo do crime. Chance e Masters, mesmo que não percebam, são duas forças diametralmente opostas. Dois lados da mesma moeda.

O elenco, atualmente bem conhecido, na época, não chamava a atenção, mas recebeu, com justiça, boas avaliações. Não ter nenhuma estrela conhecida trouxe mais identidade ao filme. William Petersen que vinha do teatro, com apenas uma atuação no cinema, interpretou um personagem obstinado, mas imprudente: remove evidências, perde um suspeito em custódia e força seu parceiro a seguir um plano que já nasce errado, mas ele alcançará Masters. William Dafoe interpretou um personagem que é artista e falsário. Ele, eventualmente odeia o que pinta e ama as falsificações que faz. Transita acima da lei, não se importando em estar sempre nos mesmo lugares. Seu maior erro foi ter dado cabo do parceiro de Chance. John Pankow interpretou um Vukovich que começa o filme pisando em ovos, sem saber como proceder, assustado com tudo que acontece à sua volta. No final, o seu personagem estará bem diferente. John Turturro tem pouco tempo em cena como Carl Cody, assim como Steve James (da Franquia American Ninja) como Jeff Rice. Dean Stockwell interpretou o advogado Bob Grimes. Darlanne Fluegel interpretou a informante e amante de Chance. Jacqueline Giroux interpretou Claudia Leith, a amante de Masters. 

Baseado em um romance escrito pelo ex-agente do Serviço Secreto dos EUA, Gerald Petievich (que também assina o roteiro), “Viver e Morrer em Los Angeles” é um filme pessimista e cínico, anticlimático e niilista, imprevisível e estiloso. Tem uma constante batida audiovisual rítmica (com uma trilha sonora bem interessante), tem uma excelente fotografia (do holandês Robby Muller - de “Paris Texas”, “Repo Man” e “Down By Law”), tem uma cena inicial bem fora de contexto ainda que que se mostre presciente quanto ao extremismo religioso que se revelaria em tempos mais atuais e tem um final muito ousado e inesperado que pega o espectador de surpresa fugindo do núcleo dramático convencional e da mesmice dos finais óbvios. Observe bem a cena final da caminhonete e tire suas próprias conclusões.

 

Trailer:

 


 

Curiosidades:

Jeff Bridges, Richard Gere e Harrison Ford foram considerados para o papel de Richard Chance, mas o diretor William Friedkin queria um ator desconhecido para o papel

John Pankow e Willem Dafoe apareceram juntos em Fome de Viver (1983), na cena da cabine telefônica.

A cena de perseguição de carro não estava no romance original deste filme, mas o diretor William Friedkin queria eclipsar aquela que fez em Operação França (1971).

De acordo com William Friedkin em sua autobiografia, tanto William Petersen quanto Willem Dafoe se evitavam durante os intervalos e desenvolveram sem esforço uma forte antipatia um pelo outro, muito parecida com seus personagens, o que Friedkin diz apenas ajudou a elevar a tensão perceptível vista entre os dois em suas cenas

Durante a abertura, quando Eric Masters (Willem Dafoe) imprimia dinheiro, a equipe de filmagem estava na verdade criando notas falsas. Um falsificador condenado estava no set mostrando como se fazia. Eles estavam filmando no deserto e Dafoe disse que toda vez que um helicóptero sobrevoava o prédio, eles tinham certeza de que era a polícia que vinha prender a todos. Apesar dos esforços da equipe, algumas notas falsas feitas para o filme entraram em circulação. A qualidade das notas era muito, muito boa.

Na época, John Pankow era um respeitado ator de teatro de Chicago e foi pessoalmente recomendado para o papel de John Vukovich por William Petersen

A sequência de perseguição de carro levou seis semanas para ser filmada. Foi a última coisa a ser filmada, aparentemente para que, se alguma coisa acontecesse aos atores principais, os cineastas tivessem, pelo menos, a maior parte do filme concluída sem precisar substituir ninguém.

William Friedkin, em seu livro de memórias "The Friedkin Connection", disse que: "Quando o filme foi lançado, surgiram notícias sobre pessoas tentando ganhar dinheiro falsificado depois de ver o processo passo a passo em nosso filme".

As cenas de prisão foram filmadas na Penitenciária de San Luis Obispo, e presidiários reais foram usados ​​como figurantes.

O lendário diretor de fotografia Robby Müller recusou-se a filmar a perseguição de carro porque não sabia como montar tal cena. Ele foi substituído pelo cinegrafista da segunda unidade, Robert D. Yeoman.

William Friedkin insistiu que cada atividade retratada no filme deveria ser retratada com extrema precisão. Dois ex-presidiários (condenados por falsificação de dinheiro) foram contratados como consultores técnicos para cenas de impressão de dinheiro. Para as cenas dos procedimentos policiais, Friedkin contratou os verdadeiros Gerald Petievich (também autor do livro fonte de mesmo título), Rick Petievich (irmão de Gerald) e Jack Hoar.

O filme alugou uma parte de uma rodovia para o fim de semana e adquiriu novecentos carros para dar a impressão de hora do rush.

A perseguição de carros na rodovia foi filmada com o trânsito fluindo para trás. Embora Chance e Vukovich pareçam estarem dirigindo contra o trânsito, eles estão, na verdade, indo na direção correta; é o resto do tráfego que estava se movendo no lado errado da estrada. (Chance dirige do lado direito da estrada, mas o trânsito segue do lado esquerdo.) Isso foi feito para aumentar a tensão do público.

A ponte de onde o agente Chance salta de bungee jump no ato de abertura é a Ponte Vincent Thomas. Esta é a mesma ponte da qual o diretor Tony Scott cometeu suicídio ao pular em 2012.

William Friedkin manteve apenas 20% dos elementos do livro original para a adaptação do roteiro.

Gary Sinise (Forrest Gump) havia feito o teste originalmente para o papel de Chance. Quando declinou  do papel, recomendou William Petersen a Friedkin. Sinise e Petersen mais tarde se tornariam parte da franquia CSI 


Spoilers (se não viu o filme, não leia está parte)

Chance leva um tiro de espingarda na testa - exatamente da mesma forma que seu parceiro é morto no início. Masters é queimado até a morte, exatamente da mesma forma que imola a pintura em sua cena introdutória.

Os carimbos de data e hora em seus cálculos decrescentes que começam e ocorrem continuamente ao longo do filme são a contagem regressiva do relógio até a morte de Chance.

No final, depois que Vukovich diz à namorada de Chance (Ruth) que ela agora está trabalhando para ele, a caminhonete azul de Chance pode ser vista parando do lado de fora como se fosse buscá-la, e a cabeça de William Petersen pode ser vista ao volante do caminhão. . Isso pode sugerir que ele nunca foi morto, ou talvez Ruth esteja apenas sonhando acordada com ele vindo buscá-la.


Trilha Sonora:

Dance Hall Days - Wang Chung

Wake Up, Stop Dreaming - Wang Chung

To Live and Die in L.A. - Wang Chung

Cold Day in Hell - Otis Rush

Lookin' Good - Magic Sam

Good Morning School Girl - Junior Wells

Lawdy! Lawdy! - Junior Wells

Independent Intavensman - Linton Kwesi Johnson

Uphill Climb to the Bottom - Walter Jackson

L.A. L.A. - Jerry Leiber

Wait - Wang Chung 

Lullaby - Wang Chung

The Conductor Wore Black - Rank & File

Rank & File - Rank & File

Red Rose - The Blasters

Coyote - Rank & File

 

Cartaz:

 


 

 









Filmografias Parciais:

William Petersen






Profissão: Ladrão (1981), Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Caçador de Assassinos (1986); Um Toque de Infidelidade (1989); Jovem Demais Para Morrer (1990); Medo (1996); 12 Homens e uma Sentença (1997); Sociedade Secreta (2000); O Substituto (2011); Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012); CSI: Investigação Criminal (seriado 2000 a 2015); Blue (2012), C.S.I.: Investigação Criminal - O Filme (2015), CSI: Vegas (seriado 2021)

 

Willem Dafoe 






Ruas de Fogo (1984); Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Platoon (1986); A Última Tentação de Cristo (1988); Mississipi Em Chamas (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Coração Selvagem (1990); Corpo em Evidência (1993); Tão Longe, Tão Perto (1993); O Paciente Inglês (1996); Velocidade Máxima 2 (1997); Santos Justiceiros (1999); Psicopata Americano (2000); Homem-Aranha (2002); Era uma vez no México (2003); Homem-Aranha 2 (2004); O Aviador (2004); xXx 2 - Estado de Emergência (2005); Manderlay (2005); Homem-Aranha 3 (2007); Anticristo (2009); 2019 - O Ano da Extinção (2009); John Carter: Entre Dois Mundos (2012); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); O Grande Hotel Budapeste (2014); A Culpa é das Estrelas (2014); Pasolini (2014); De Volta ao Jogo (2014); Cães Selvagens (2016); Um Homem de Família (2016); A Grande Muralha (2016); Projeto Flórida (2017); Assassinato no Expresso do Oriente (2017); Aquaman  (2018); The Last Thing He Wanted (2019); O Farol (2019) 

 

John Pankow







Fome de Viver (1983);  Viver e Morrer em Los Angeles (1985); O Segredo do Meu Sucesso (1987); O Milagre Veio do Espaço (1987); Instinto Fatal (1988); Pensamentos Mortais (1991); Tempo de Recomeçar (2001); Noivas em Guerra (2009); Uma Manhã Gloriosa (2010 

 

Dean Stockwell (1936-2021)


 




Marujos do Amor (1945); Estranha Obsessão (1959); Longa Jornada Noite Adentro (1962); Busca Alucinada (1968); O Altar do Diabo (1970); O Homem com a Lente Mortal (1982); Paris, Texas (1984); Duna (1984); A Lenda de Billie Jean (1985); Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Veludo Azul (1986); Um Tira da Pesada II (1987) De Caso com a Máfia (1988); Tucker: Um Homem e seu Sonho (1988); Encontro com a Máfia (1988); Jorge, um Brasileiro (1988); O Jogador (1992); Contra Tempos (seriado 1989 a 1993);  Almas Nuas (1996); Força Aérea Um (1997); Vidas Ocultas (1999); Inferno (2002); Max Rose (2013);  Terror na Escuridão (2014); Persecuted (2014). 

 

John Turturro






Procura-se Susan Desesperadamente (1985); Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Hannah e suas Irmãs (1986); Fábrica de Loucuras (1986); A Cor do Dinheiro (1986); O Siciliano (1987); Faça a Coisa Certa (1989); Ajuste Final (1990); Febre da Selva (1991); Barton Fink, Delírios de Hollywood (1991); Sem Medo de Viver (1993); Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (1994); Irmãos de Sangue (1995); O Grande Lebowski (1998); Jogada Decisiva (1998); O Último Lance (2000); Efeito Colateral (2002); A Herança de Mr. Deeds (2002); Tratamento de Choque (2003); A Janela Secreta (2004); O Bom Pastor (2006); Transformers (2007); Fora de Controle (2008); Zohan: O Agente Bom de Corte (2008); O Sequestro do Metrô 123 (2009); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Mãos de Pedra (2016); Transformers: O Último Cavaleiro (2017); The Batman (2021).


Steve James (1952–1993)






A Terra que o Tempo Esqueceu (1974); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); O Exterminador (1980); Marcas do Destino (1985); Guerreiro Americano (1985); Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Comando Delta (1986); Pelotão de Guerra (1986); A Vingança de 1 Predador (1986); A Volta do Guerreiro Americano (1987); Um Herói e Seu Terror (1988); Guerreiro Americano 3 (1989); Um Morto Muito Louco 2 (1993).

  

Darlanne Fluegel (1953-2017)






Os Olhos de Laura Mars (1978), Mercenários das Galáxias (1980), Era uma Vez na América (1984), Barra Pesada (1984), Viver e Morrer em Los Angeles (1985), Dois Policiais em Apuros (1986), Os Últimos Durões (1986), Prova de Fogo (1987), Deadly Stranger (1988), O Assassino da Auto-Estrada (1988), Condenação Brutal (1989),O Homem da Máfia (seriado 5 episódios 1990), O Céu sob Suspeita (1990), Tiro Certo (seriado 14 episódios - 1990–1991), Cemitério Maldito II (1992), Scanner Cop - O Destruidor de Mentes (1994), Dupla Suspeita (1994), Venha Morrer Comigo (1994), Os Segredos de Adam (1994), Darkman 3: Enfrentando a Morte (1996)


Jacqueline Giroux



 



A Cruz e a Navalha (1970), Outra Janela Indiscreta (1973), Jogando Sujo (1973), Terror na Praia (1973), Ilsa, a Guardiã Perversa da SS (1975), Garage Girls (1980), Terror na Noite (1982), Bandeirada do Perigo (1985), Viver e Morrer em Los Angeles (1985), Intenção de Matar (1988), American Sunset (2010)


Michael Greene (1933-2020)






Os Nove Irmãos (1963), A Mesa do Diabo (1965), O Último Filme (1971), Gunsmoke (seriado 4 episódios 1960–1971), Sonhos de um Sedutor (1972), Jogando Com a Sorte (1974), O Grande Tiroteio (1977), Os Aventureiros do Lucky Lady (1975), Dois Vigaristas em Nova York (1976), O Inimigo do Povo (1978), Os Homens da Montanha (1980), Perseguição Atrapalhada (1981), Tortura de um Inocente (1982), Cracking Up - As Loucuras de Jerry Lewis (1983), Moscou em Nova York (1984), Criador (1985), Viver e Morrer em Los Angeles (1985), Um Vagabundo na Alta Roda (1986), Encontros Íntimos (1986), Bem-Vinda aos Dezoito (1986), LBJ - A Conquista do Poder (1987), A História de Betty Ford (1987), O Maníaco do Olho Branco (1987), Abaixo de Zero (1987), Aprisionados no Planeta Terra (1987), O Milagre Veio do Espaço (1987), Johnny Bom de Transa (1988), A Volta dos Tomates Assassinos (1988), Luar sobre Parador (1988), Mate-me Outra Vez (1989), O Senhor das Moscas (1990), Androide Assassina (1991), Cenas em um Shopping (1991), Trilha da Morte (1991), Para Eles, com Muito Amor (1991), Jovem para Sempre (1992), Gunsmoke, A Longa Cavalgada (1993), Dois Espiões e um Bebê (1993), Assassinos da Estrada (1994), A Suspeita (1995), Justiça Cruel (1996), Acordei Cedo no Dia da Minha Morte (1998), O Poder da Notícia (1998), Depois do Atentado (2001), Permanente (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre