sábado, 5 de fevereiro de 2022

CONTOS DO ALÉM / TALES FROM THE CRYPT (1972) - REINO UNIDO

 


TERROR DAS ANTIGAS

Em visita turística às ruínas de um mosteiro, cinco pessoas se perdem nas catacumbas entrando, inadvertidamente, em uma cripta, onde um sinistro guardião (Ralph Richardson) lhes faz previsões macabras sobre seus destinos. 

Terror episódico produzido pela Amicus, produtora inglesa que veio disputar com a Hammer a herança do cinema de horror clássico, apresentando cinco histórias macabras, cujas narrativas se intercalam, unidas por um traço comum: um enigmático guardião de uma cripta que parece conhecer todos que ali estão. Cada narrativa tem aproximadamente a mesma duração e procura envolver a plateia de formas diferentes. Baseia-se em cinco histórias em quadrinhos publicadas nas revistas "Tales from the Crypt” e "The Vault of Horror", editadas nos anos 50 pelos criadores de "Mad Magazine", posteriormente proibidas na Inglaterra devido ao seu teor irreverente e cruel.

Na primeira história, "And all trough the House", Joanne Clyton (Joan Collins), na noite de natal, mata o marido (Martin Boddey), ao mesmo tempo que o noticiário informa a fuga de um psicopata (Oliver MacGreevy) do sanatório local e que se vestiu de Papai Noel vindo a matar pessoas. E o louco homicida chega à sua porta enquanto sua pequena filha se encontra no andar de cima aguardando a visita do "bom velhinho". 


No segundo conto, "Reflection of Death", Carl Maitland (Ian Hendry) foge com a amante (Angela Grant) em uma viagem de carro, que acaba capotando. Carl escapa e passa a pedir ajuda, mas todos parecem fugir dele. 


Em "Poetic Justice", temos o idoso Arthur Grimsdyke (Peter Cushing) que constrói brinquedos e, secretamente, lida com o ocultismo, ao tentar se comunicar com a falecida e amada esposa, quando passa ser perseguido por um cruel vizinho milionário (Robin Phillips) que demonstra não ter coração.


No quarto exemplar,"Wish You Were Here", o negociante Ralph Jason (Richard Greene) e sua esposa Einid (Barbara Murray) estão financeiramente falidos, precisando deixar a casa e vender seus pertences quando Einid percebe uma inscrição no rodapé de uma estatueta chinesa, que alega conceder três desejos, mas que devem ser feitos sabiamente, pois podem trazer resultados funestos. 


No último episódio, "Blind Alleys" o major William Rogers (Nigel Patrick) é o novo administrador de um asilo de cegos que carece urgentemente de reformas estruturais e administrativas, mas Rogers se mostra cruel e insensível frente à falta de aquecimento em um rigoroso inverno e a escassa comida que enfraquece os já enfermos idosos.


Filmes de terror dos anos 60 e 70 se apoiavam em um tripé básico para conquistar o espectador: o tipo de iluminação, a caracterização dos personagens e uma criativa movimentação de câmeras. “Contos do Além” funciona neste contexto, muito pela direção segura de Freddie Francis de As Profecias do Dr Terror (1965); As Torturas do Dr. Diabolo (1967) e “Terror e Loucura” (1973) aliado a uma trilha sonora simples que transmite os sentimentos certos e os sustos visuais. Já dividir a história em seguimentos, permite que diferentes espectadores sintam-se atraídos por diferentes histórias, mas a necessidade de apresentar os personagens, suas motivações, partindo para a ação, em cinco momentos, abrevia muito as possibilidades de se contar uma grande história. Para outro público, impede o filme de se tornar moroso até porque, mesmo que as narrativas sejam curtas, os elementos centrais estão bem delineados: a cobiça, a traição, a punição, a vingança e o desejo de mudar magicamente as situações, além da eventual advertência ao espectador.


O terror, também, ao longo dos anos, mudou muito em grau e sangue. As antigas produções primavam por apresentar histórias que cativavam o público com roteiros bem criativos e violência moderada para a época. Atualmente quase tudo fica por conta dos efeitos e as histórias ficam em segundo plano, o que não acontece aqui, visto que tanto o roteiro quanto a direção se esforçaram para construir personagens convincentes. Há um interesse pela psicologia dos protagonistas e uma mensagem moral do desfecho (de humor irônico). Como de praxe, essas produções são bem cuidadas com efeitos apropriados para a época, uma preocupação estética com os cenários e o uso de luzes e sombras, quando uma simples inversão da posição da fonte de luz permite efeitos fantasmagóricos.


Com um bom elenco dando suporte às histórias, “Contos do Além” é indicado aos fãs das antigas produções inglesas que cativaram toda uma geração de espectadores. A maioria adulta nos dias atuais, assistiu na tevê, anos depois, visto que no cinema essas produções tinham a faixa etária para maiores (esta aqui para maiores de 14 anos nos EUA).  Os efeitos hoje são digitais, o que permite uma infinidade de possibilidades impossíveis para a época. O charme dessas produções em muito se apoia no fato de tudo ser feito na base da criatividade, esforço e equipes de maquiagem bem estruturadas, além de cenários construídos ou locações alugadas para a produção dos filmes. Vale a pena ver ou rever.


Trailer:





Curiosidades (possui spoilers e informação sobre o final):

De Peter Cushing é dito que teria "agido como ele mesmo" neste filme. Sua esposa havia morrido recentemente e ele estava muito deprimido. Seu personagem é um viúvo que usa um tabuleiro ouija para conversar com sua falecida esposa.

Apenas duas histórias neste filme, "Reflection of Death" e "Blind Alleys", apareceram originalmente em "Tales from the Crypt" da EC Comics. "...And All Through the House" apareceu em "The Vault of Horror", e "Poetic Justice" e "Wish You Were Here" apareceram em "The Haunt of Fear".

"...And All Through the House" foi refeito pelo produtor e diretor Robert Zemeckis como o segundo episódio de Contos da Cripta (1989).

Peter Cushing queria tanto fazer o filme que aceitou uma taxa menor.

Stephen King e George A. Romero consideraram refazer este filme juntos. Seu trabalho em conjunto resultou em um filme completamente separado, mas semelhante, "Creepshow: Arrepio do Medo (1982)".

O diretor Robert Zemeckis ( De Volta Para o Futuro) disse que este é seu filme favorito para assistir no Halloween desde que foi lançado. Produziu a série da HBO Contos da Cripta (1989), baseada na série de quadrinhos.

Peter Cushing foi originalmente planejado para interpretar Ralph Jason (feito por Richard Greene), mas depois de ver o roteiro, ele convenceu os produtores de que faria mais justiça ao papel de Sr. Grimsdyke.

A grande mansão de Ralph Jason (Richard Greene) no segmento "Wish You Were Here" é a mesma casa que apareceu como a casa de Londres de Gregory Peck e Lee Remick em A Profecia (1976). É Pyrford Court perto de Woking em Surrey.

O roteiro passou por muitos rascunhos, a maioria das mudanças envolvendo O Guardião da Cripta (The Crypt Keeper). O primeiro rascunho o fez falar diretamente com o público, o terceiro rascunho não continha um Guardião da Cripta e, no sexto rascunho, foi decidido que ele interagiria com as pessoas nas histórias.

O papel do Sr. Grimsdyke foi, a princípio, um pequeno papel sem fala, mas foi muito expandido quando Peter Cushing se interessou pelo papel. O papel de Grimsdyke é considerado pelos fãs como uma das maiores atuações de Peter Cushing.

O filme foi filmado na mesma época que Tower of Evil (1972) no Shepperton Studios. Ambos os filmes emprestaram alguns dos cenários para usar em cada filme, sendo o cenário da caverna um exemplo.

O diretor Freddie Francis dirigiu Contos da Cripta (1989), sétima temporada, episódio dois, "Last Respects", que teve a mesma história do segmento "Wish You Were Here" deste filme.

O diretor Freddie Francis nunca leu os quadrinhos originais, temendo que isso afetasse suas interpretações pessoais sobre as histórias.

Robert Hutton (Mr. Baker) e Peter Cushing (Arthur Edward Grimsdyke) morreram com apenas quatro dias de diferença: Hutton em 7 de agosto de 1994 e Cushing em 11 de agosto de 1994. 

Este foi o último filme de Robert Hutton antes de sua morte, em 7 de agosto de 1994, aos 74 anos.

Este foi o último filme de Richard Greene antes de sua morte, em 1º de junho de 1985, aos 66 anos.

No final do filme, há uma reviravolta na história: The Crypt Keeper (Sir Ralph Richardson) não estava alertando os estranhos sobre o que iria acontecer, mas o que havia acontecido. Pistas para essa reviravolta podem ser vistas entre os segmentos, um exemplo é Joan Collins usando o broche que seu marido compra para ela no Natal, que ela abre depois de assassiná-lo no segmento, "And All Through the House".

Nas cenas da cripta, Elliot (Robin Phillips) usa uma flor vermelha presa em sua jaqueta sobre o coração. Este é um prenúncio astuto de seu destino: ter seu coração arrancado por um morto-vivo Grimsdyke.

Joan Collins também esteve em outro filme da Amicus dirigido por Freddie Francis: "Terror e Loucura" (1973)

No papel de cego vingador, o ator Patrick Maggee que poderá ser lembrado por seu papel de destaque no filme "A Laranja Mecânica".

Erros de continuidades ou da narrativa: 

No segmento "Wish You Were Here", Enid deseja que seu marido volte à vida para sempre, mas no final é revelado que ele e os outros foram para um lugar onde aqueles que morreram sem se arrepender vão.

No segmento 'Reflexo da Morte', o carro bateu dois anos antes. Mas quando Carl "acorda" ainda há chamas. Não haveria chamas depois de dois anos.

Em 'Poetic Justice' os vizinhos estão curiosos sobre o cachorro de Grymsdyke latindo constantemente. E, no entanto, quando eles entram em sua casa pela porta destrancada, não há visão ou som do cachorro.

Quando um close-up é mostrado do motociclista esquelético seguindo Ralph Jason no segmento "Wish You Were Here", suas características faciais podem ser vistas claramente por trás da máscara esquelética.

No funeral de Grymsdyke, seu caixão pode ser visto descendo para o túmulo. No entanto, um ano depois, quando ele retorna dos mortos, ele ressuscita diretamente da terra.

No segmento "becos sem saída", os pelos faciais de Roger permanecem os mesmos, apesar de estar trancado por dias sem acesso a uma navalha.


Peter Cushing em Guerra nas Estrelas








Joan Collins em Terra dos Faraós (1955)








Richard Greene (sentado) em O Cão dos Baskervilles (1939);









Patrick Magee em A Laranja Mecânica (1971)









Ralph Richardson  em Greystoke - A Lenda de Tarzan (1984)










Trilha Sonora:

Toccata & Fugue in D minor - Johann Sebastian Bach

O Come, All Ye Faithful - John Francis Wade

Once in Royal David's City - Henry J. Gauntlett

Away in a Manger - William J. Kirkpatrick

God Rest You Merry, Gentlemen - Traditional

Silent Night - Franz Xaver Gruber



Cartaz:



Filmografia Parcial:

Peter Cushing (1913-1994)







O Homem da Máscara de Ferro (1939);  A Floresta Encantada (1940); Hamlet (1948); Moulin Rouge (1952); O Espadachim Negro (1954); Chama Imortal (1955);  Alexandre Magno (1956); A Sombra da Forca (1957); A Maldição de Frankenstein (1957); O Vampiro da Noite (1958); A Vingança de Frankenstein (1958);  O Cão dos Baskervilles (1959); A Múmia (1959); Robin Hood - O Invencível (1960); O Espadachim do Diabo (1961); Emboscada na Baia Sinistra (1961); A Tortura da Suspeita (1961); Dr. Who e a Guerra dos Daleks (1965); A Deusa da Cidade Perdida (1965); As Profecias do Dr Terror (1965); A Ilha do Terror (1966);  Ano 2150: A Invasão da Terra (1966);   As Torturas do Dr. Diabolo (1967); Grite, Grite Outra Vez! (1970); Atração Mortal (1970); A Casa Que Pingava Sangue (1971); As Filhas de Drácula (1971); O Soro Maldito (1971); Contos do Além (1972);  O Asilo do Terror (1972); A Volta do Dr. Phibes (1972);  Expresso do Horror (1972); Essência da Maldade (1973); Os Gritos que Aterrorizam (1973); Os Ritos Satânicos de Drácula (1973);  Vozes do Além (1974); A Casa do Terror (1974); A Lenda dos Sete Vampiros (1974); Tendre Dracula (1974);  A Lenda do Lobisomem (1975); O Carniçal ou Ente Diabólico (1975); No Coração da Terra (1976); Guerra nas Estrelas (1977); Horror em Alto Mar (1977); Trama Sinistra (1977); Uma Aventura na Arábia (1979); A Mansão da Meia-Noite (1983); Helen Keller, o Milagre Continua (1984); A Espada do Valente (1984); Top Secret!: Superconfidencial (1984); Mascaras da Morte (1984)

Joan Collins







Confio em Ti (1952); As 3 Máscaras do Destino (1953); Terra dos Faraós (1955); A Rainha Tirana (1955); O Escândalo do Século (1955); Estigma da Crueldade (1958); Esther e o Rei (1960) Por um Milhão de Dólares (1965); O Agente 711 Pede Socorro (1967);  Julgamento de um Traidor (1970); Vingança (1971); Contos do Além (1972); Um Grito Dentro da Noite (1972); Herança Maldita (1974); Alfie - O Eterno Sedutor (1975); Os Lobos Atacam (1975); A Vida Pitoresca de Tom Jones (1976); O Império das Formigas (1977); A Arte de Matar (1978); A Morte Ronda a Pantera (1979); Nutcracker (1982); Criando um Top Model (1983);  Dinastia (seriado 1981-1989); Sonhos de Uma Noite de Inverno (1995); Amarga Descoberta (1998) Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000); As Damas de Hollywood (2001); O Incrível Livro de Hipnotismo de Molly Moon (2015); Ainda há tempo (2017); História de Horror Americana (2018); Glow & Darkness (seriado 2022).

 

Richard Greene (1918 - 1995)







Quatro Homens e uma Prece (1938);  Patrulha Submarina (1938); O Cão dos Baskervilles (1939); Sedutora Aventureira (1940); O Canário Amarelo (1943); Entre o Amor e o Pecado (1947); Amor e Espada (1949); O Gavião do Deserto (1950); A Sombra da Águia (1950); O Castelo Invencível (1951); Capitão Scarlett (1952) ; A Volta dos Irmãos Corsos (1953); Robin Hood - O Invencível (1960);  A Ilha dos Náufragos (1967); Fu Manchu e o Beijo da Morte (1968); O Castelo de Fu Manchu (1969); Contos do Além (1972);  Scarf Jack (seriado 1981)


Patrick Magee (1922–1982)






Armadilha a Sangue Frio (1960); Desafiando a Morte (1963);  Demência 13 (1963); Farsa Diabólica (1964); A Orgia da Morte (1964); Morte Para Um Monstro (1965); A Batalha de Anzio (1968); Antes da Queda (1968); Cromwell, O Homem de Ferro (1970); Rei Lear (1970);  Laranja Mecânica (1971); Contos do Além (1972);  O Asilo do Terror (1972); As Garras do Leão (1972); Joana, a Mulher que Foi Papa (1972); Os Gritos que Aterrorizam (1973);  A Deusa do Sexo e os Diamantes Fatais (1973); Luther (1974); Galileu (1975); Barry Lyndon (1975); O Telefone (1977);  As Irmãs Bronte (1979); Ladrão por Excelência (1980); O Falcão Justiceiro (1980); Carruagens de Fogo (1981);  Dr. Jekyll e as Mulheres (1981)


Ralph Richardson (1902–1983)






Daqui a Cem Anos (1936);  O Gigante de Londres (1937);  Othello (1937);  O Divórcio de Lady X (1938); A Cidadela (1938); Anna Karenina (1948); O Ídolo Caído (1948);  Nosso Natal em Família (1952); Ricardo III (1955); A Tragédia de Oscar Wilde (1960);  Longa Jornada Noite Adentro (1962); Os 300 de Esparta (1962); Doutor Jivago (1965); Oh! Que Bela Guerra! (1969); As Aventuras de David Copperfield (1970); Contos do Além (1972);  As Aventuras de Alice no Mundo das Maravilhas (1972);  A Casa das Bonecas (1973); A Verdadeira História de Frankenstein (1973); Rollerball: Os Gladiadores do Futuro (1975); O Homem da Máscara de Ferro (1977); Jesus de Nazaré (Minissérie 1977);  O Dragão e o Feiticeiro (1981);  Os Bandidos do Tempo (1981);  Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva (1984);  Mande Lembranças para Broad Street (1984).

8 comentários:

  1. Boa tarde!

    Quanto as falhas do filme, também notei que a figura da morte na moto estava usando máscara e deu pra reparar na figura humana debaixo dela. Desde o primeiro conto , eu e minhas irmãs notamos que eles estavam ali mortos sendo julgados. Peter Cushing é um capítulo a parte, o conto dele a meu ver, foi muito mais triste do que assustador. Quando ele recebe aqueles cartões maldosos o incitando a morrer, foi o ponto alto da emoção. Reparei também que muitos destes contos, foram recontados em outras obras de terror, lembro que passava um seriado teem, ñ lembro o canal, um adolescente quarendo que seu avô voltasse a vida e logo em seguida, o carro da funerária chegou a sua porta mas em seguida o rapaz se arrependeu e desejou que seu avô voltasse a morte. Por mais que estes roteiristas e diretores americanos falaram que se basearam nas histórias em quadrinhos citados por vc na análise, com certeza eles só fizeram suas obras, devido ao "Contos do Além".
    Uma pergunta: Vc sabe me dizer até que ponto no conto" Poetic Justice", tem a ver com a história do ator Peter Cushing?

    Parabéns pela análise.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana. Tudo bem?
      Após o seu comentário voltei aos apontamentos que havia feito quando pesquisei sobre o filme, mas não os incluí, para não deixar o texto gigantesco. Nos tempos atuais, as pessoas gostam de ler textos curtos e eu acabo tendo que sintetizar muita coisa (e esse texto não será curto também).
      Contos do Além, particularmente, foi realizado a partir do material da americana “E.C Comics” (Entertaining Comics) de acordo com a longa entrevista feita com Milton Subotsk, produtor do filme, para a Revista “Cine Fantastique nº 4” (1973). Ele revelou que não foi o dinheiro que permitiu a Amicus obter os direitos para fazer o filme e, sim, a confiança que Amicus tinha no mercado, gerando curiosidade do fundador da revista, Max Gaines, em ver adaptada algumas de suas publicações.
      "...And All Through the House" foi retirada da revista “The Vault of Horror” 35 (1954).
      "Reflection of Death" foi retirada da revista “Tales from the Crypt” 23 (1951).
      "Poetic Justice" foi retirada da revista “The Haunt of Fear” 12 (1952).
      "Wish You Were Here" foi retirada da revista “The Haunt of Fear” 22 (1953). E, novamente, adaptada com o título "Last Respects" no seriado "Contos da Cripta" (Tales From The Crypt) em 1996.
      "Blind Alleys" foi retirada da revista “Tales from the Crypt” 46 (1955). E, também, adaptada em 1996, no seriado, com o título de "Revenge is the Nuts"
      Quanto a questão da história que você viu, do adolescente querendo trazer o avô à vida, deve ter lhe soado familiar porque é o conto "A Pata do Macaco”, o mais famoso do escritor britânico W. W. Jacobs (1863-1943), publicado em 1902. Inclusive, o conto é citado no episódio. Foi a história mais atacada no filme pela crítica, pois o consideraram um plágio do conto, o que foi defendido por Subotsk. Não por acaso, há vários filmes e seriados de terror que volta e meia "se inspiram no conto", por isso você teve a lembrança de ter visto a história.
      Quanto ao grande ator Peter Cushing, ele perdeu a esposa, a atriz Violet Helene Beck, em 1971, retirando-se, inclusive, das filmagens de “Sangue no Sarcófago da Múmia"(“Blood from the Mummy's Tomb"). Ele teria declarado a Radio Times: "Desde que Helen se foi, não consigo encontrar nada. O tempo é interminável, a solidão é quase insuportável e a única coisa que me faz continuar é saber que minha querida Helen e eu vamos nos reunir algum dia. Para continuar, portanto, Helen é a minha única ambição. Você tem a minha permissão para publicar isso ... realmente, você sabe, meu caro, é tudo apenas para matar o tempo. Por favor, publique isso". (Fonte: Wikipedia). Cushing, de acordo com Subotsk, pediu para participar do filme e acredito que o principal motivo seja que o seu personagem também perdera a esposa e tentava desesperadamente se comunicar com ela, vivendo em um dramático vazio existencial. Ele se identificou com o personagem (até certo ponto) naquele momento de sua vida. E a sua sensação de ter visto essas histórias em outros filmes / séries é porque nessa indústria há algumas máximas como "fez sucesso... repete" (ou seja, uma nova continuação) e "fez sucesso ... copia" (mudando uma coisa aqui e ali).
      Espero ter tirado algumas de suas dúvidas. Muito obrigado por sugerir o filme e por comentá-lo. Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir
  2. Bom dia!

    Realmente, hoje em dia as pessoas querem tudo muito rápido e também tem preguiça de ler e dão pouca importância ao passado, as histórias antigas. Pra mim, quanto mais texto melhor. Por eu gostar tanto das histórias do passado, de buscar conhecer como os povos antigos viveram e pensavam, eu enveredei pela arqueologia e fico perplexa pelos jovens de hoje ñ se interessarem pelo passado. Hoje só gosto de buscar filmes antigos para assistir, clássicos literários do passado, relembrar cantores esquecidos, enfim todos aqueles que pavimentaram a estrada para todos vivermos hoje. Obrigada por tirar
    minhas dúvidas.

    Abraço.








    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal.

    Muito bacana essa troca entre o Luís e a Fabiana, isso é que dá mais vida a qualquer blog. Parabéns aos dois!
    E parece que o bom e velho YOUTUBE vai nos salvar mais uma vez, certo?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu gosto dessa troca de ideias e percepções sobre filmes. Também gosto dos seus pontos de vista sobre os filmes.

      Abraço.

      Excluir
  4. Olá Mario Catucci.
    A Fabiana, assim como você, são pessoas que comentam muito no Blog e acrescentam muito às postagens. E, sim, dão vida ao Blog. Uma coisa que não entendo em alguns blogs é o fato de uma pessoa colocar um comentário ou um questionamento e a pergunta ficar ali, "no vazio", sem nenhuma resposta. Eu mesmo já passei por isso: ter meu comentário publicado e nunca ter tido uma resposta. Fica parecendo que o Blog "está morto" ou que não há interesse em responder, mas isso é um particular de cada administrador. Eu, às vezes, demoro a responder, pois as publicações passam por um filtro para evitar que pessoas publiquem spams e vendas diversas. E, acredite, são bastantes. Nem sempre estou disponível no momento, mas quando acesso e vejo que houve um comentário, publico (dentro das normas do Blog).
    Fico muito feliz quando comentam, pois, como sempre digo, me dá uma orientação se está sendo importante para quem lê. Olha, o YouTube, Dailymotion e ok ru são plataformas com muito material antigo (que surgem e desaparecem) da qual o mercado não se interessa por disponibilizar e nos permitem apreciar obras que ficariam esquecidas. As tevês a cabo tem pouco material direcionado a obras antigas (mas tem coisas boas) talvez porque a maioria prefira filmes recém-lançados (nisso eles são muito bons). Eu também aprecio e vejo muita coisa nova, mas venho dando preferência, nas análises, aos filmes que merecem uma nova olhada ou que devem ser descobertos, sejam eles dos anos "2000" aos anos 30 (os anos 20 eram praticamente mudos e ainda ninguém comentou o desejo de ver uma análise, tanto que só postei o clássico "A Caixa de Pandora" (1929)).
    Mais uma vez, obrigado por comentar no blog. Volte sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!


    Certo dia estava num blog pelo qual o administrador analisou seus filmes prediletos da produtora cannon e o último comentário foi postado em 2010, mesmo assim lá fui eu a comentarista, falar sobre o filme João e Maria da cannon que fez minha infância e eu amo assistir até hoje e que a meu ver, faltava naquela lista e pasmem, no outro dia o administrador me respondeu, mas confesso que realmente existem muitos blogs mortos mas mesmo assim eu comento kkk, quem sabe alguém chega lá e me responde.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre