terça-feira, 8 de novembro de 2022

SETE HOMENS E UM DESTINO / THE MAGNIFICENT SEVEN (1960) - ESTADOS UNIDOS


VERSÃO AMERICANA DE OS SETE SAMURAIS

Um pequeno vilarejo mexicano é aterrorizado e saqueado de tempos em tempos por bandoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Seus habitantes, todos agricultores pacíficos com suas famílias, são sempre obrigados a entregar parte do alimento que conseguem colher para suas subsistências, até que concluem que precisam dar um fim ao pesadelo, pois seus filhos passam fome. Após consultar um idoso tido como sábio, três homens resolvem cruzar a fronteira e comprar o que puderem de armas com o pouco dinheiro que possuem, mesmo que não saibam atirar.

O trio encontra o misterioso Chris Adams (Yul Brynner) que percebe que não terão chance contra um grupo armado de 40 homens, convencendo-os a contratar pistoleiros. Por uma modesta quantia (20 dólares, não por semana, mas pelo serviço) aceita recrutar homens hábeis no manejo de armas, mas adverte ao trio que irão iniciar algo que trará mortes e terão que ir até o fim. O primeiro recrutado é Harry Luck (Brad Dexter), que acredita que Chris sabe de alguma fortuna escondida no lugar, mesmo que este negue veemente; o segundo é Vin Tanner (Steve McQueen), que conhecera depois que os dois se uniram casualmente em um conflito na cidade. O terceiro é um pistoleiro de aluguel falido chamado Bernardo O'Reilly (Charles Bronson); o quarto é Britt (James Coburn) um conhecido de Chris capaz de arremessar uma faca mais rápido do que outro consiga sacar um revolver sendo também bom no gatilho; o sexto é um conhecido pistoleiro chamado Lee (Robert Vaughn) que deseja apenas sair o mais rápido da cidade, pedindo o valor adiantado. O sétimo é Chico (Horst Buchholz), um jovem que não aceita o fato de ter sido recusado por Chris e passa a seguir o grupo até este o aceite, apenas por uma intuição, acreditando que ele possa “dar sorte” ao grupo.

Dias depois, Calvera e seu grupo retornam percebendo que o vilarejo agora está sendo “protegido”. Ele acha curioso a afronta de Chris e seus seis pistoleiros contra quatro dezenas de “soldados”. Um confronto se inicia com várias mortes e Calvera bate em retirada. Chris sabe que ele voltará com sede de vingança e mais determinado, pois seu grupo está faminto. Enquanto isso, o povo do vilarejo começa a se questionar se a antiga vida que tinham, de ceder o pouco que conseguiam, não era mais segura.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, Sete Homens e um Destino não foi um sucesso imediato em seu lançamento nos EUA. A maioria dos críticos achou um faroeste sem poucos atrativos e por aqui não foi diferente, mas o filme fez sucesso na Europa (e deu lucro) conquistando o público ao longo dos anos. O que percebo, às vezes, ao ler algumas críticas de época, é que parecia ser muito comum um filme que não tivesse boa arrecadação nos Estados Unidos receber críticas pouco favoráveis nos outros países em que era distribuído. Poucos críticos ousavam elogiar um filme que fora um fracasso comercial, alguns jornais sequer elaboravam uma critica em sua coluna semanal. E Sete Homens e um Destino me pareceu ter sido um desses casos. Interessante percebermos que sua estreia na tevê brasileira aconteceu apenas em 1983, enquanto suas continuações já eram exibidas desde meados dos anos 70. Mas o diretor John Sturges (Conspiração do Silêncio, Sem Lei e Sem Alma e Fugindo do Inferno) recebeu elogios da única fonte crítica que realmente interessava: Akira Kurosawa, visto que o filme “Os Sete Samurais” era a inspiração que traduzia a mística dos samurais para a mitologia do velho-oeste.

O filme teve diversos problemas desde o inicio das filmagens até sua conclusão. O mais conhecido foi o atrito ocorrido entre os atores Yul Brynner e Steve McQueen. A ironia está no fato de Brynner ter sugerido a escalação de McQueen como Vin, algo da qual se arrependeria amargamente. Pela visão de Brynner (e validada por Wallach em sua autobiografia) McQueen tentava o tempo todo ofusca-lo criando movimentos, balançando o chapéu em cena e até mexendo com a espingarda de forma que atraísse a atenção do espectador. Já McQueen disse ter criado a cena da espingarda quando Brynner resolveu acender um charuto (na cena do velório índio). Enquanto isso, Brynner (1,73m) procurava sempre parecer mais alto que Steve McQueen (1,77m), a ponto de fazer um pequeno monte de terra e ficar em pé sobre este em todas as suas cenas juntos. McQueen, por sua vez, chutava casualmente o monte de terra toda vez que passava por ele. Além disso, reclamou da arma de Brynner que tinha uma pérola que desviava a atenção e reclamou com Vaughn também que o cavalo de seu desafeto era maior. Vaughn teria lhe respondido que, na verdade o dele era o maior do que os dos dois atores. A resposta de McQueen teria sido que não se importava com o cavalo de Vaughn, mas sim de Brynner em cena. Os dois só se reconciliaram em 1980 quando McQueen, perto de seu falecimento por câncer, ligou para Brynner lhe pedindo desculpas e agradecendo por tê-lo indicado para o filme.

Mas os problemas não se restringiram aos atores. Filmar no México trouxe dor de cabeça à produção e tudo por causa do filme “Vera Cruz” (1954) que, segundo Wallach, deixou o governo mexicano tão chateado com a representação negativa dos mexicanos no filme que insistiu que a realização de Sete Homens e um Destino (1960) fosse monitorada por seus censores para que pudessem ditar o que poderia e o que não poderia ser mostrado, assim o roteiro era muitas vezes escrito à noite para as filmagens na manhã seguinte. Por exemplo, no roteiro original, como fora em Os Sete Samurais (1954), os fazendeiros já saíam da aldeia para contratar os pistoleiros. A cena teve que ser alterada para apaziguar os censores mexicanos, que não queriam que seu país parecesse fraco ou oprimido. Quanto às roupas, os censores mexicanos exigiam que os camponeses estivessem sempre vestindo roupas limpas, apesar de serem agricultores, o que causou um grande atraso, pois dezenas de figurinos intencionalmente sujos tinham que ser completamente limpos antes que as filmagens pudessem começar. O roteiro foi outro problema: escrito por Walter Bernstein, foi retrabalhado por Walter Newman, e a versão de Newman é a que foi usada para filmar. Mas, durante as filmagens, novas reescritas eram frequentemente necessárias no set e Newman nem sempre estava disponível. Então  contrataram William Roberts para substituí-lo. Quando foi sugerido que Roberts recebesse um co-crédito, Newman ficou tão furioso que exigiu que seu nome fosse removido completamente do projeto. Roberts terminou recebendo crédito total do filme por um roteiro que ele apenas editou. Já a música (conforme John Sturges no livro "John Sturges, Stories of a Filmmaker" de Emmanuel Laborie) seria composta por Dimitri Tiomkin. No entanto, ambos tiveram uma briga, Tiomkin foi demitido e substituído por Elmer Bernstein (o famoso compositor John Williams foi membro da orquestra que gravou a partitura de Bernstein; ele tocava piano)

Apesar dos percalços, Sete Homens e um Destino tornou-se um clássico. A estória dividida em três atos funciona muito bem em tela e temos ótimos momentos de confrontos e de dramaticidade. Há uma abordagem quanto à moralidade, há um claro enfoque no heroísmo, em defender o que é o certo, em defender o mais fraco mesmo que o custo seja a vida. Aqueles homens aceitam uma missão sem saber se sairão dali vivos, mas em determinado momento descobrem que aquele momento tem mais significância em suas vidas do que seus momentos de outrora fama como pistoleiros. É uma reconciliação com si próprios; é a redenção, para a maioria, de uma vida torta. Ali chegam homens, morrem homens, mas nascerá o folclore, nascerá uma lenda em torno da situação limítrofe onde poucos lutaram contra muitos pela liberdade de pessoas que nem conheciam.


O elenco é ótimo, ainda que muitos outros atores tenham sido cogitados para os papéis (ver curiosidades). Yul Brynner, tido como canastrão pelos críticos, saiu-se bem como o pistoleiro vestido de preto e líder do grupo com determinação e honestidade inabaláveis. E foi Brynner quem procurou o produtor Walter Mirisch com a ideia de fazer uma adaptação ocidental do clássico de Akira Kurosawa. Eli Wallach (que nunca fizera antes um Western) é o mais elogiado pelos críticos nesta produção. Realmente sua composição propositadamente estereotipada nos deu um vilão sem aquela unilateralidade bem comum no gênero, e quando surge em cena rouba o filme. Outro que colheu elogios de crítica e público foi James Coburn com um personagem outsider bem interessante (aliás, o roteiro deu a cada ator um personagem com personalidade própria). Foi Robert Vaughn, quem o recomendou ao diretor John Sturges que queria um ator tipo Gary Cooper. Já Vaughn ficaria conhecido por seu icônico papel no seriado “O Agente da Uncle” e seria o último dos sete atores a falecer na vida real. Brad Dexter talvez seja o único que tem um personagem que aceita a missão acreditando que Chris não iria se não tivesse encontrado ouro ou riquezas e mantém sua convicção até o fim. O ator alemão Horst Buchholz faz o jovem mestiço Chico (sob maquiagem) teimoso e imprudente que acompanha o grupo para afirmar-se como homem, encontra a jovem Petra (Rosenda Monteros) que se apaixona por ele e este passa a ter dúvidas se deseja uma vida de aventuras ou fincar suas raízes no local. Um ótimo elenco que dizem, o diretor perdera o controle no set, com cada qual fazendo malabarismos contaminados pelas disputas de Brynner e McQueen. Nem todos os personagens sobreviverão, mas Brynner voltaria como Chris, para uma sequência, em 1966, acompanhado de um destes personagens centrais, ainda que interpretado por outro ator.

O filme ganhou merecidamente um lugar nos faroestes clássicos e é raro que refilmagens cheguem perto de alcançar a notoriedade dos originais que os inspiraram. Ainda que seja considerado um “Western tardio” (os críticos dizem que os grandes faroestes foram feitos nos anos 40 e 50) figura ao lado de outros grandes filmes americanos feitos na década de 60: “O Homem que Matou o Facínora” (62), “Butch Cassid” (69), “Meu Ódio será sua Herança” (69)... Nos Anos 90, Clint Eastwood traria um revisionismo no aclamado “Os Imperdoáveis”. “Sete Homens e um Destino” nos brinda com um filme com trilha musical arrebatadora e que gerou três continuações que não fizeram jus ao primeiro: “A Volta dos Sete Homens” (1966 – com Brynner); A Revolta dos Sete Homens (com George Kenedy como Chris) e “Sete Homens e um Destino Três” ou “A Fúria dos 7 Homens” (1969 - Com Lee Van Cleef como Chris). Em 2016 houve uma nova versão elogiada de “Sete Homens e um Destino” com Denzel Washington, Chris Pratt, Ethan Hawke e Vincent D'Onofrio.

Trailer:

 


  

Curiosidades (contém spoilers);

James Coburn era um grande fã de Os Sete Samurais (1954) e seu papel favorito nesse filme foi o personagem que acabou interpretando na versão americanizada. Ele deliberadamente incorporou a performance de Seiji Miyaguchi como Kyuzo em sua performance. 

Eli Wallach (O Amor Não Tira Férias) usava uma camisa de seda e ostentava anéis e dentes de ouro porque "queria mostrar o que o bandido fez com seu saque". Ele também usou a sela prateada que Marlon Brando havia usado em A Face Oculta (1961).

Sterling Hayden (Johnny Guitar) deveria originalmente interpretar o especialista em facas, Britt. Hayden desistiu por razões desconhecidas, então John Sturges enviou uma extensa chamada de elenco. Robert Vaughn (Lee) recomendou seu antigo colega de escola e amigo James Coburn para o papel. Vaughn e Coburn se ajudaram a conseguir papéis pelo resto da vida de Coburn. 

Preste muita atenção em Eli Wallach sempre que ele manusear sua arma. Sempre que ele coloca a arma de volta no coldre, ele olha para ela. Isso porque Wallach não estava acostumado a sacar uma arma e não queria parecer tolo ao perder o coldre enquanto devolvesse sua arma, como Wallach admitiria no documentário em DVD.

Horst Buchholz (Chico) acidentalmente deu um tiro na perna no set. Embora sua arma estivesse carregada com balas de festim, o tiro causou um vergão

Yul Brynner se casou no set; a celebração usou muitos dos mesmos adereços da cena da festa.

Steve McQueen tentou chamar a atenção de Yul Brynner tirando o chapéu para proteger os olhos enquanto olhava ao redor pouco antes de dirigirem o carro funerário para o cemitério e se abaixando de sua sela para mergulhar na água com o chapéu enquanto toda a tripulação atravessa um riacho . Por fim, Brynner lhe disse: "Se você não parar com isso, vou tirar o chapéu e ninguém vai olhar para você pelo resto do filme".

Elmer Bernstein, cuja trilha para este filme é uma das mais conhecidas já compostas, também escreveu a trilha para a paródia deste filme, Três Amigos! (1986).

O cavalo que Yul Brynner montava era Pie, o mesmo que James Stewart montava em todos ou na maioria de seus westerns. Foi encontrado enquanto pesquisava o cavalo de Stewart.

Steve McQueen, James Coburn e Charles Bronson apareceram juntos novamente no próximo filme de John Sturges, Fugindo do Inferno (1963). Este filme tinha acabado de ser lançado na Alemanha enquanto o próximo filme estava sendo filmado, e foi um grande sucesso, então todos foram cercados no set por caçadores de autógrafos.

O filme parece ser ambientado em meados da década de 1880. No entanto, todos os personagens principais usam coldres estilo Buscadero, que eram basicamente desconhecidos antes do início dos anos 1900. Armas de cinto reais na era "Wild West" eram usadas na linha de cintura, geralmente em coldres de tração cruzada, pois eram mais confortáveis ​​de usar e mais fáceis de sacar enquanto montados em um cavalo.

Quando os jornais começaram a relatar as brigas no set entre Yul Brynner e Steve McQueen, Brynner divulgou um comunicado à imprensa, declarando: "Eu nunca brigo com atores. Eu brigo com estúdios". 

O nome do personagem de Charles Bronson, Bernardo O'Reilly, é uma referência ao líder da independência chilena Bernardo O'Higgins, que libertou o Chile do domínio espanhol na Guerra da Independência do Chile (1810-26) e que também era parte hispânico e parte irlandês .

No roteiro original os sete pistoleiros eram muito mais velhos e veteranos da Guerra Civil Americana. Spencer Tracy foi sugerido para o papel de Chris.

George Peppard foi considerado pela primeira vez para o papel de Vin. Gene Wilder também fez o teste. Peppard mais tarde estrelaria o remake, Mercenários das Galáxias (1980), e Wilder interpretaria um pistoleiro desiludido na sátira ocidental de Mel Brooks, Banzé no Oeste (1974).

O personagem robô assassino de Yul Brynner em Westworld: Ninguém tem Alma (1973) é fisicamente idêntico a Chris.

Stephen King usou a premissa deste filme como base para seu quinto romance da Torre Negra, "Wolves of the Calla". A infeliz cidade se chama Calla Bryn Sturgis, em homenagem ao diretor deste filme, John Sturges.

Incluído na lista de 2001 do American Film Institute dos 100 filmes americanos mais emocionantes.

Yul Brynner e James Coburn eventualmente perdoaram Steve McQueen por constantemente tentar ofuscar o resto do elenco, mas Charles Bronson nunca o fez.

James Coburn, Brad Dexter e Horst Buchholz morreram menos de quatro meses depois um do outro - Coburn em 18/11/02, Dexter em 12/12/02 e Buchholz em 3/3/03.

Clark Gable, Stewart Granger, Glenn Ford e Anthony Franciosa foram considerados para papéis.

George Peppard foi originalmente considerado para o papel de Vin interpretado por Steve McQueen. Peppard mais tarde passou a interpretar o coronel John "Hannibal" Smith na série de TV Esquadrão Classe A (1983), cujo episódio piloto foi uma releitura moderna dessa história. Episódios posteriores também recontaram a história de várias maneiras e, de fato, parte da premissa da série foi baseada neste filme.

Enquanto Chris e Vin dirigem o carro funerário para Boot Hill, eles passam por uma loja com o nome P. Garrett sobre a porta. Pat Garrett foi o homem da lei que matou Billy the Kid.

Robert Vaughn também interpreta um dos sete mercenários no remake de ficção científica Mercenários das Galáxias (1980).

A escalação de Eli Wallach como mexicano tem sido frequentemente condenada como racista. É altamente improvável que um homem branco seja escalado para um papel hispânico hoje.

Steve McQueen e Robert Vaughn mais tarde apareceram juntos em Bullitt (1968).

O roteirista Walter Newman também se opôs a como John Sturges filmou várias de suas cenas ficando furioso quando Sturges deu algumas das linhas cuidadosamente elaboradas de Yul Brynner para Steve McQueen e Charles Bronson. Furioso também com isso, foi outro motivo pelo qual Newman pediu que seu nome fosse removido dos créditos. No entanto, apenas alguns anos depois, ele e Sturges voltaram a trabalhar em Fugindo do Inferno (1963)

Filmes influenciados por Os Sete Samurais (1954): Sete Homens e um Destino (1960): Mercenários das Galáxias (1980); Os Sete Magníficos Gladiadores (1983); O Predador (1987); Sete Homens e um Destino (2016)

Yul Brynner faleceu de Câncer de pulmão aos 65 anos

Steve McQueen faleceu em decorrência de um mesotelioma, câncer na membrana que envolve os pulmões aos 50 anos

Eli Wallach faleceu aos 98 anos de causas naturais

Charles Bronson faleceu de peneumonia aos 81 anos

James Coburn faleceu aos 74 anos de Ataque Cardíaco

Robert Vaughn faleceu aos 83 anos de Leucemia

Brad Dexter faleceu aos 85 anos em decorrência de um efisema

Horst Buchholz faleceu aos 69 anos em decorrência de uma pneumonia

Rosenda Monteros faleceu aos 83 anos de câncer

Robert Vaughn foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "O Moço de Filadélfia" (1959)



The Magnificent Seven • Main Theme • Elmer Bernstein.


 

Cartazes

 



 

 

Filmografia Parcial

Yul Brynner (1920-1985)







O Rei e Eu (1956);  Os Dez Mandamentos (1956); Anastacia, a Princesa Esquecida (1956); Lafite, o Corsário (1958); Crepúsculo Vermelho (1959); Salomão e a Rainha de Sabá (1959); O Testamento de Orfeu (1960); Sete Homens e um Destino (1960); Mais uma Vez, Adeus (1961); Fugitivos de Zahrain (1962; Taras Bulba (1962); Os Reis do Sol (1963); Sacrifício Sem Glória (1964); Convite a Um Pistoleiro (1964); À Sombra de um Gigante (1966); O Ópio também é Uma Flor (1966); A Volta dos Sete Homens (1966); Espionagem Internacional (1966); Os Turbantes Vermelhos (1967); Villa, o Caudilho (1968); Um Beatle no Paraíso (1969);  Sabata Adeus (1970); O Farol do Fim do Mundo (1971); Anna and the King (1972); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973); O Guerreiro do Futuro (1975); Mundo Futuro: Ano 2003, Operação Terra (1976); Na Trilha da Morte (1976)


Steve McQueen (1930–1980)



A Bolha Assassina (1958); Quando Explodem as Paixões (1959); Sete Homens e um Destino (1960); Fugindo do Inferno (1963); Quanto Vale um Homem (1963); A Mesa do Diabo (1965); Nevada Smith (1966); O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966); Crown, o Magnífico (1968); Bullitt (1968); As 24 Horas de Le Mans (1971); Os Implacáveis (1972); Papillon (1973); Inferno na Torre (1974); Caçador Implacável (1980)


Eli Wallach (1915–2014)







Sete Homens e um Destino (1960); A Conquista do Oeste (1962); Gengis Khan (1965); Três Homens em Conflito (1966); Os Quatro da Ave Maria (1968); O Ouro de Mackenna (1969); A Sentinela dos Malditos (1977); O Fundo do Mar (1977); Círculo de Ferro (1978); Caçador Implacável (1980); Os Últimos Durões (1986); A Chave do Enigma (1990); Querem me Enlouquecer (1987); O Poderoso Chefão III (1990); Sombras do Mal (1992); O Amor Não Tira Férias (2006); Nova York, Eu Te Amo (2008); Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010).


Charles Bronson  (1921–2003):







Vera Cruz (1954); Sete Homens e um Destino (1960); Fugindo do Inferno (1963); Os Doze Condenados (1967); Era uma Vez no Oeste (1968); O Passageiro da Chuva (1970); Assassino a Preço Fixo (1972); Desafiando o Assassino (1974); Desejo de Matar (1974); Lutador de Rua (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Perseguição Mortal (1981); Desejo de Matar 2 (1982); Desejo de Matar 3 (1985); O Vingador (1986); Assassinato nos Estados Unidos (1987); Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987); Kinjite - Desejos Proibidos (1989); Desejo de Matar V (1994).


James Coburn (1928-2002)

 







O Homem que Luta Só (1959); Sete Homens e um Destino (1960); O Inferno é para os Heróis (1962); Juramento de Vingança (1965); Vendaval em Jamaica (1965); Papai, Você Foi Herói? (1966); O Ladrão Conquistador (1966); Flint: Perigo Supremo (1967); Ouro é o que Ouro Vale (1967); Candy (1968); Candy (1968) ; Quando Explode a Vingança (1971); Trinity... Os Sete Magníficos (1972); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); O Risco de uma Decisão (1975); Lutador de Rua (1975); Fortaleza Proibida (1976);  Os Últimos Machões (1976); A Batalha de Midway (1976); A Cruz de Ferro (1977); Muppets: O Filme (1979); A Menina de Ouro (1979); Troca de Esposas (1980); A Outra Face da Razão (1980); O Domínio do Olhar (1981); O Pecado dos Pais (1985); Jovens Demais para Morrer (1990); Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991); Cidade de Heróis (1992); O Jogador (1992); Assassinato por Escrito (1984); Engano Mortal (1993); Maverick (1994); O Anjo Vingador (1995); A Armadilha (1995); Queima de Arquivo (1996); O Professor Aloprado (1996); Acerto de Contas (1997); O Troco (1999); Confissões de um Sedutor (2001)


Robert Vaughn (1932–2016)







Os Dez Mandamentos (1956); Sangue de Valentes (A Morte de Jesse James) (1957); A Dois Passos da Forca (1959); O Moço de Filadélfia (1959); Sete Homens e um Destino (1960); Almas nas Trevas (1963); O Espião do Chapéu Verde (1967); O Agente da UNCLE. (seriado 1964 - 1969), A Ponte de Remagem (1969) Júlio César (1970); Hangar 18 (1980); Vírus (1980); Mercenários das Galáxias (1980); Questão de Honra (1982) Superman III (1983); O Super Carro Negro (1986); Comando Delta (1986); O Assassino do Presidente; The Magnificent Eleven (2013).


Brad Dexter (1917-2002)







Tempestades d'Alma (1940); Simbad, o Marujo (1947); O Segredo das Joias (1950); A Caminho do Pecado (1952); Duelo de Paixões (1955); Entre o Céu e o Inferno (1956); Duelo de Titãs (1959); Sete Homens e um Destino (1960); Da Lama para a Glória (1961); Taras Bulba (1962); O Mensageiro da Vingança (1963); Os Reis do Sol (1963); Convite a Um Pistoleiro (1964); Os Bravos Morrem Lutando (1965); O Expresso de Von Ryan (1965); De Olhos Vendados (1966); Shampoo (1975); Força Vigilante (1976);  Um Viúvo Trapalhão (1978); Morte no Inverno (1979); Cognac - Uma Piada dos Deuses (1988)


Horst Buchholz (1933-2003)







Mulher de Meus Sonhos (1955); Céu Sem Estrelas (1955); Mocidade Violenta (1956); Suplício de uma Paixão (1957); A Lenda de Robinson Crusoé (1957); Krull, O Aventureiro (1957); Asfalto Molhado (1958); Ressurreição (1958); Marcados Pelo Destino (1959); O Navio da Morte (1959); Sete Homens e um Destino (1960); Nove Horas Até a Eternidade (1963); Marco Polo, O Magnífico (1965); Um Homem em Istambul (1965); O Jovem Rebelde (1967); História de um Adultério (1969); Abelhas Selvagens (1976); Resgate Fantástico (1976); Trilogia Macabra (1977); O Fantástico Capitão Nemo (1978); Do Inferno à Vitória (1979); Pânico no Atlantico Express (1979); Aphrodite - A Deusa do Amor (1982); Sahara (1983); Águia de Aço III: Ases do Céu (1992); Tão Longe, Tão Perto (1993); A Vida é Bela (1997); Um Cruzeiro Para o Inferno (1998); The Enemy (2001); Atlantic Affairs (2002)


Rosenda Monteros (1935-2018)







Leva-me em Teus Braços (1954); The White Orchid (1954); Feliz Ano, Meu Amor (1957); O Diário de Minha Mãe (1958); Villa, o Temerário (1958); Sábado Negro (1959); Sete Homens e um Destino (1960); O Aventureiro do Tahiti (1962); A Deusa da Cidade Perdida (1965); Terra Selvagem (1965); La casa de Bernarda Alba (1974); Angustias (1974); Sexo impostor (2005).


Fontes:

The Guardian

The New York Times

IMDB

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

Variety

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre