À PROCURA DE SHANGRI-LA
Uma conferência de paz, na Ásia, acaba em um início de
guerra civil e os Estado Unidos resolvem tirar os cidadãos americanos e
ingleses que lá estavam por meio de aviões fretados. Um último grupo
permanece aguardando o embarque. Esse grupo é formado pelo escritor
Richard Conway (Peter Finch), a repórter do Newsweek Sally Hughes (Sally
Kellerman), o engenheiro Sam Cornelius (George Kennedy), George Conway (Michael
York), repórter do London Express, irmão mais novo de Richard e Harry
Lovett (Bobby Van) um comediante desconhecido. Com destino a Hong Kong, o grupo
não percebe que foram sequestrados. Quando se dão por conta, percebem que não
há nada que possam fazer a respeito.
Ao
sobrevoar o Himalaia, o avião sofre uma pane em um dos motores e cai, aonde o
piloto vem a falecer. O quinteto é resgatado por um grupo de homens liderados
por Chang (John Gielgud), morador de um mosteiro chamado Shangri-la. Após
algumas horas de percurso, em meio a uma terrível tempestade, o grupo consegue
chegar a uma caverna e, ao atravessá-la, deparam-se com uma cidade com clima
tropical, rodeada de montanhas. Aos poucos os passageiros começam a entender
Shangri-la, um santuário esquecido do mundo, onde as pessoas não ficam doentes,
são felizes e vivem muito mais tempo do que uma pessoa normal. Só que
Richard Conway começa a perceber que seu sequestro e chegada à Shangri-la pode
não ter sido obra do destino.
Esta
é uma refilmagem de 1937, de mesmo título, que na época de seu lançamento foi
um fracasso retumbante, tanto que não foi nem lançado em VHS, sendo colocado no
mercado somente nos anos 90 através de Laser Disc. Seu fracasso foi tão grande,
que nos anos seguintes foram feitas listas de "piores filmes" ou
"filmes com pior retorno financeiro" e esta produção sempre estava entre
as principais.
Sinceramente
não acho o filme ruim, nem mesmo quando o assisti no cinema. Os últimos 10
minutos foram as imagens que ficaram na lembrança até hoje, além da ponte para
a entrada na cidade. Revendo este filme, ao longo das décadas, normalmente
gravado das madrugadas, penso que foi mal interpretado. Talvez não devesse ser
tão musical, apesar de uma grande parte das pessoas adorarem as músicas do
filme. Nunca fui fã de filmes que interrompem diálogos, para as pessoas
fazê-los através de música (mas as músicas de Burt Bacharach e Hal David,
apesar de não achá-las boas nesta produção, concordo que "colam" na
cabeça).
A
principal virtude do filme está na filosofia que se passa de que a felicidade
se encontra dentro de nós, que podemos tentar buscar paz e harmonia e que uma
vida simples, sem necessidade da busca por dinheiro e sucesso incessantes, pode
ser tão valiosa quanto uma plena de experiências.
Em
Shangri-la, o tempo não passa como no resto do mundo e as pessoas livres das
pressões diárias podem ser apaixonar e encontrar sua identidade. Essa utopia da
felicidade é a busca do ser humano e é isso que o filme tenta mostrar, não que
se não encontrarmos o santuário nunca seremos felizes. É uma escolha de cada um
de como viver.
Filme
com ótima fotografia, um grande elenco e que foi lançado numa época que não era
mais dos musicais o que pode ter atrapalhado sua performance. O filme, ao longo
dos anos, passou um clima de nostalgia entre os fãs que diante de poucas
possibilidades de adquirir uma cópia e com escassas reprises, criou-se aquela
sensação de reprise obrigatória.
Para
se refletir sobre a vida e como são as pessoas, principalmente a do personagem
George Conway (Michael YorK) que se resume naquelas pessoas que não querem paz
e felicidade e sim aventuras e prazeres, que nunca estão contentes com que
possuem. Um senão neste filme e que me incomodou, foi que neste
"paraíso", só aparecem pessoas de cor branca. Tirando este lamentável
furo, é um filme para toda a família
Curiosidades:
O
filme é baseado no livro homônimo de James Hilton
O
ator britânico Peter Finch conseguiu um Oscar de Melhor Ator no filme Rede de
Intrigas (1976), porém foi póstumo, pois veio a falecer de ataque cardíaco
antes da entrega do prêmio.
A
atriz norueguesa Liv Ullmann, esposa do consagrado diretor Ingmar Bergman, tem
uma filmografia, entre outros: Hannah - A Esposa Comprada (1974) com Gene
Hackman e O Ovo da Serpente (1978), com David
Carradine.
A
atriz americana Sally Kellerman ganhou um Oscar por MASH, além do da
participação no primeiro episódio da série clássica Jornada nas Estrelas.
A
crítica Judith Christ disse que "Só Hoss Hunter (experiente produtor da
Universal e que se associou a Colúmbia para a produção do longa) conseguiria refilmar
uma história de 1937 como se fosse outra de 1932".
Olivia
Hussey é uma atriz britânica, nascida na Argentina.
Em uma entrevista para uma revista de 1975 com Rona Barrett, o produtor Ross Hunter reconheceu o fracasso da trilha sonora. "Quando contratamos Bacharach e David para escrever as músicas, não sabíamos que eles estavam prestes a dissolver sua parceria. Quando eles finalmente entregaram a música, já estávamos em fase de pré-produção. Sabíamos que era uma trilha sonora , mas não podíamos fazer nada sobre isso. "
O cantor de back-voice e vocalista de sessão Jerry Whitman foi contratualmente obrigado a não revelar sua participação vocal. "Eles não queriam que eu capitalizasse ou divulgasse um comunicado à imprensa", disse Whitman. "Mas o filme acabou sendo uma bomba, não acho que ninguém se importaria se eu falasse sobre isso agora."
Julie Andrews, Jean Arthur e Barbara Stanwyck recusaram o papel da professora.
Este foi o primeiro filme do produtor Ross Hunter para a Columbia Pictures depois de produzir uma série de sucessos para a Universal Pictures ao longo de vinte anos, incluindo Imitação da Vida (1959), Madame X (1966) e Aeroporto (1970). Depois de seu grande fracasso comercial, foi o último.
Michael York disse que apesar da reputação do produtor Ross Hunter por produções exuberantes, York achou a decoração cafona. As cenas de mosteiro foram filmadas em Burbank durante um verão quente, e York começou a chamar o local de "Shangri-La na poluição".
Os vocalistas profissionais Jerry Whitman e Diana Lee forneceram as vozes nas canções de Peter Finch e Liv Ullmann, respectivamente. Eles também cantaram no lançamento da Disneyland Records "The World Is A Circle", que apresentou um punhado de canções deste filme, além de outras melodias de show.
Um número de dança da fertilidade foi cortado da impressão final porque o público da pré-visualização riu dele. A cena foi restaurada posteriormente.
Este filme foi um fracasso de bilheteria e crítica. A revista Esquire o chamou de "O pior filme do ano". O crítico William Wolf chamou-o de "Atroz, cérebro coxo, cerca de seis milhões de dólares foram gastos neste remake pior dos piores."
As flores amarelas plantadas no set murcharam com o calor e tiveram que ser pintadas à mão individualmente de volta à cor original para combinar com as filmagens já filmadas.
Tantos patrocinadores perderam pelo menos metade de seus investimentos, que o filme ficou conhecido na indústria como "O Investimento Perdido".
George Kennedy disse mais tarde que não gostara de trabalhar com John Gielgud.
Incluído em "Os Cinquenta Piores Filmes de Todos os Tempos (e como eles ficaram assim)" de Harry Medved e Randy Lowell.
Robert Shaw recebeu originalmente o papel de Richard Conway.
Michael York e Olivia Hussey apareceram em Romeu e Julieta (1968).
Woody Allen brincou que seu maior arrependimento na vida foi comprar um ingresso para esse filme.
O filme fracassou tão espetacularmente nas bilheterias mundiais que, por vários anos depois, nenhum grande estúdio de Hollywood pensaria em produzir um musical de qualquer tipo.
Uma lenda em Hollywood diz que quando este filme foi exibido para um público da indústria pouco antes de seu lançamento, cerca de metade dos presentes desistiu. Entre as muitas celebridades que rumavam para a saída estava Doris Day, cujo filme de maior sucesso Confidências à Meia-Noite (1959) também foi financiado pelo produtor Ross Hunter.
A primeira meia hora deste filme reproduz, quase ponto a ponto, a produção original de Frank Capra, de 1937, de Lost Horizon. Este remake musical recebeu "luz verde", apesar da versão anterior ter levado anos para recuperar seu custo para a Columbia Pictures.
Filmografia Parcial:
Peter Finch (1916–1977):
Romance de uma Esposa (1950); Robin Hood, o Justiceiro (1952); No Caminho dos Elefantes (1953); O Príncipe Negro (1955); A Batalha do Rio da Prata (1956); Uma Cruz à Beira do Abismo (1959); O Suplício de Tua Ausência (1961); O Voo do Fênix
(1965); Horizonte Perdido (1973); Legado de um Herói (1973); Rede de Intrigas (1976); Resgate
Fantástico (1976)
Michael York:
Romeu
& Julieta (1968); Cabaret (1972); Horizonte Perdido (1973); Os Três Mosqueteiros (1973); Os Quatro Mosqueteiros: A Vingança de Milady (1974);
Assassinato no Expresso Oriente (1974); Fuga no Século 23 (1976); Sete Noites no Japão (1976); Jesus de
Nazaré (1977); A Ilha do Dr. Moreau (1977); A Volta dos Mosqueteiros
(1989); Um Forasteiro na Corte do Rei Arthur (1995); Studio 54 (1998); Austin
Powers - O Agente 'Bond' Cama (1999); Omega Code (1999); The Haunting of Hell House (1999); Megiddo (2001); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); Moscow Heat (2004); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009 - voz do Prime 1); O Moinho e a Cruz (2011);
Liv Ullmann:
A
Hora do Lobo (1968); A Paixão de Ana (1969); Joana, a Mulher que Foi Papa
(1972); Gritos e Sussurros (1972); Horizonte
Perdido (1973); O Ovo da Serpente (1977); Sonata de
Outono (1978); Ponto de Mutação (1990); Duas Vidas (2012)
Uma Razão para Viver (1961); Almas Mortas (1964); Marujos do Barulho (1964); Os Filhos de Katie Elder (1965); O Voo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Rebeldia Indomável (1967); O Preço de um Covarde (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); A Revolta dos Sete Homens (1969); O Xerife da Cidade Explosiva (1970); Aeroporto (1970); Horizonte Perdido (1973); Cahill, o Xerife do Oeste (1973); O Último Golpe (1974); Aeroporto 75 (1974); Terremoto (1974); Escalado para Morrer (1975); Aeroporto 77 (1977); Morte Sobre o Nilo (1978); Aeroporto 79: O Concorde (1979); O Navio Assassino (1980); Vírus / Extermínio (1980); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); A História de Jesse Owens (1984); Bolero: Uma Aventura em Êxtase (1984); Aeroporto Internacional (1985); Comando Delta (1986); Creepshow 2: Show de Horrores (1987); Esquadrão da Morte (1988); Demônio do Espaço (1988); Corra que a Polícia vem Aí! (1988); Comando Ryan (1990); Corra que a Polícia vem Aí! 2 1/2 (1991); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Dallas: O Retorno de J.R. (1996); Pequenos Guerreiros (1998); Dennis, o Pimentinha Ataca Novamente (1998); Terra da Violência (2008); Six Days in Paradise (2010); Bastidores de um Casamento (2011); O Apostador (2014)
Olivia Hussey:
Romeu
& Julieta (1968); Horizonte Perdido (1973); Morte Sobre o Nilo (1978); Vírus (1980); Os Irmãos Corsos (1985);
Psicose IV - O Início (1990); It: Uma Obra Prima do Medo (1990); El grito (2000); Island Prey (2001); Madre Teresa de Calcutá (2003); Headspace (2005); Seven Days of Grace (2006); Tortilla Heaven (2007); Three Priests (2008); Social Suicide (2015)
John Gielgud (1904-2000):
Júlio
César (1953); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); Júlio César (1970); Horizonte
Perdido (1973); Assassinato no Expresso Oriente (1974); Calígula (1979); O
Homem Elefante (1980); Carruagens de Fogo (1981); Arthur, o Milionário Sedutor
(1981); Gandhi (1982); Arthur 2, o Milionário Arruinado (1988); Uma Luz na
Escuridão (1992); O Poder de um Jovem (1992); Lancelot, o Primeiro Cavaleiro
(1995); Hamlet (1996); Elizabeth (1998)
Sally Kellerman
M.A.S.H
(1970); Horizonte Perdido (1973); As Incríveis Peripécias do Ônibus Atômico
(1976); Casais Trocados (1980); Atração Fatal (telefilme 1985); Um Trânsito
Muito Louco (1985); De Volta às Aulas (1986); O Jogador (1992); Enigma Mortal (1993);
Reflexo do Demônio 2 (1994); Prêt-à-Porter (1994); A Última Festa (1996); The Lay of the Land (1997); Mulheres da Noite (2001); O Clube da Feliz Idade (2005); O Príncipe e o Mendigo (2007); Lute Por Sua Vida (2014); A Place for Heroes (2014); The Remake (2016);
Sua pesquisa é bem completa e tem opinião. Mas devo comentar que, se bem o elenco principal é de raça branca, muitos orientais aparecem atuando, como o monge To Len e as crianças da escola.
ResponderExcluirBoa tarde Francisco Antônio Vidal.
ResponderExcluirMuito obrigado por tecer comentário e por sua contribuição com a informação. Volte sempre e um grande abraço.