terça-feira, 1 de março de 2022

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA / RAIDERS OF THE LOST ARK (1981) - ESTADOS UNIDOS

 

UM VIBRANTE ESPETÁCULO CINEMATOGRÁFICO

1936. As vésperas da Segunda Guerra Mundial, o professor de arqueologia, e caçador de tesouros nas horas vagas, Indiana Jones (Harrison Ford), ao voltar de uma expedição às selvas sul americanas, é contatado pela inteligência americana que recebera a informação de que nazistas, escavando no Egito, apostam ter localizado nas ruinas da antiga cidade egípcia de Tânis, através de Belloq (Paul Freeman), um arqueólogo francês e antigo desafeto de Indiana, a Arca da Aliança na qual Moises encerrara a Tábua dos Dez Mandamentos, dotada de poderes incríveis e sobrenaturais, cobiçada pelos nazistas.

Indiana parte com sua antiga paixão Marion (Karen Allen) com a missão de localizar a relíquia sagrada antes que esta caia nas mãos dos inimigos, mas a dupla é surpreendida e capturada. Marion e Indy são cerrados em uma tumba gigante, mas escapam para confrontarem Belloq e seus aliados que agora tem a posse da poderosa Arca.

Há 41 anos atrás o mundo era apresentado a Indiana Jones, um herói baseado nos velhos seriados americanos anos 30 e 40; icônico, diferente do que o público dos anos 80 estava acostumado a ver: ora um pacato professor de arqueologia em uma universidade e ora um aventureiro de nervos de aço de barba por fazer, raciocínio rápido, blusão de couro, chapéu, especialista em ocultismo e caçador de antiguidades raras. Um personagem que já tem assegurado um lugar na galeria dos arquétipos mais populares do cinema. George Lucas estava de férias no Havaí (1977) aguardando a estreia de Guerra nas Estrelas quando Spielberg (“Tubarão” e “Contatos Imediatos do 3º Grau”) lhe confidenciou a vontade de dirigir um filme da franquia 007. Só que Lucas tinha outro projeto em mente: reviver o espírito dos antigos filmes e seriados de aventuras, indo além do que estes mostravam. Era a volta das grandes aventuras e a inspiração do herói viria de personagens como Jim das Selvas e uma combinação de Erroll Flyn com Humphrey Bogart.

A grande verdade é Caçadores da Arca Perdida tomou o mercado de surpresa. Foi inicialmente recusado por todos os estúdios de Hollywood. Somente depois de muita persuasão a Paramount concordou em fazê-lo. E as previsões de pré-lançamento e pesquisas de audiência não mostravam interesse no filme, apesar de ter o time dos sonhos, George Lucas e Steven Spielberg, por trás do projeto. Trazer um filme de aventuras baseado nos antigos seriados e filmes das antigas matinês americanas era algo que ninguém havia imaginado ou achado que funcionaria. Muitos cogitavam que seria uma aventurazinha passageira para entreter adolescentes. O filme terminou indicado a oito Oscars arrebatando cinco, cuja inesquecível partitura de John Williams perdeu para outro peso pesado "Carruagens de Fogo" do compositor Vangelis. Uma trilha sonora inesquecível para os amantes do cinema (só pela melodia já sabemos que tem uma tevê passando “Indiana Jones”).


A dinâmica da história é tão perfeita que o espectador não consegue desprender os olhos da tela. Já começa com um ritmo vertiginoso e parece ter um clímax a cada 20 minutos. Quem assiste não esquece e basta citar o filme e haverá quem diga que o assistiu pela terceira, quarta ou trigésima vez. Um filme que não perdeu sua grandeza com o tempo, criando uma clássica franquia que nos apresentaria "O Templo da Perdição" (1984); A Última Cruzada (1989) e O Reino da Caveira de Cristal (2008). Em 2023 está programado o quinto exemplar da franquia. Em 1988 “Caçadores...” era a sétima maior bilheteria do cinema e seu sucessor (cuja narrativa ocorre antes de “Caçadores...”) era o oitavo. Um herói à moda antiga que Lucas criou e Spielberg transformou em realidade e uma heroína dos antigos seriados moldada em certo vínculo com a realidade. Uma produção tida como fabulosamente escapista (no bom sentido) capaz de levar o espectador a esquecer durante duas horas qualquer vínculo com a realidade, recheada de efeitos técnicos maravilhosos para a época e um clima de história em quadrinhos ao ritmo ágil de “Encurralado” e “Tubarão” de Spielberg. Um típico herói dos quadrinhos que já nasceu no futuro... no cinema.

Imaginar Tom Selleck, a primeira opção para o papel,  como Indiana é algo até divertido. Selleck tinha um ano de contrato com a Universal Estudios. No último dia do contrato o colocaram no elenco de Magnum. Enquanto Selleck brigava com os estúdios, Lucas o aguardou durante cinco semanas. O ator foi obrigado a ir para o Havaí, quando estourou a greve dos atores e ficou parado durante três meses. No final descobriu que as filmagens de Indiana Jones terminaram duas semanas antes do ator começar a gravar Magnum. A pergunta que fica é: funcionaria? Talvez, mas depois de ver a atuação de Ford fica muito difícil de apostar no mesmo lucro e em continuações. Selleck revelou certa vez que o papel teria dado outro rumo a sua carreira, mas quando lembramos que uma das cenas mais famosas (a do espadachim) só ocorreu daquela forma porque Ford estava com disenteria (ver curiosidades), o que lhe obrigou a simplificar, fica mais fácil de compreender que alguns personagens foram criados para determinados atores.  Selleck faria o filme "Na Rota do Oriente" (1983) que lembra muito o famoso personagem, além de um episódio da série Magnum em que o ator aparece caracterizado de Indiana Jones buscando um artefato.


Tal qual o Super-Homem, Indiana quando não está combatendo o mal, tem uma segunda identidade se escondendo atrás da figura de um pacato professor de arqueologia (e que  também usa óculos!!!), tímido, intelectual e com um terno fino. Mas logo ele sai dessa vida burocrática, da vida urbana, com suas normas de conduta, e ingressa em outro mundo, onde as leis são criadas no momento em que os obstáculos surgem. Nada do clássico herói (grego) trágico, nosso herói é simpático, sarcástico e irônico, predestinado a lutar contra o mal com seu chapéu e roupas de caçador que lembram Jim das Selvas (personificado pelo “Tarzan” Johnny Weissmuller), além de um revólver e um chicote com que se defende e desarma o inimigo. Cenas memoráveis são muitas: a pedra rolando (Ford realmente tropeça em cena); o vilão tendo o medalhão “impresso” na mão; a mocinha mal-humorada e apaixonada disputando um torneio de fortes bebidas; as serpentes no templo; a luta contra o soldado careca (o ator Pat Roach que ressurgiria em “O Templo da Perdição” como o guarda que enfrenta Indiana na esteira); a luta no caminhão; o mico esperto; a abertura da Arca... cada qual tem suas preferências.


O elenco é bem interessante: Karen Allen foi escolhida por Steven Spielberg depois de vê-la em Clube dos Cafajestes (1978). A atriz, posteriormente,  expressou certa decepção com o filme. Ela lamentou que seu personagem tenha sido motivado mais por seu relacionamento com Jones e dinheiro do que sua busca pela Arca. Ainda assim não há como esquecer da namorada de Indiana Jones: esperta e cheia de bravura. O bom ator Paul Freeman entregou um ótimo personagem: ganancioso, traidor e obsessivo pelo poder.  O renomado lutador britânico / ator  Pat Roach morre duas vezes neste filme, uma vez como um gigante deixado no bar nepalês em chamas e uma vez como o mecânico alemão mastigado pela hélice do avião. Colaborou nos quatro filmes da franquia. John Rhys-Davies faz Sallah, homem de confiança que ajuda Indiana em sua busca. O ator gaulês talvez seja sempre reconhecido por este papel e pelo personagem "Gimli" na trilogia "O Senhor dos Anéis", mas possui mais de uma centena de participações entre filmes e seriados. Foi escalado por Spielberg após sua performance na minissérie "Shogun" (1980). O ator inglês Ronald Lacey ficou conhecido mundialmente por este papel do nazista que tem o medalhão queimado em suas mãos. Fez filmes conhecidos como "Firefox -  Raposa de Fogo", "Conquista Sangrenta" e "Guerreiros de Fogo". Faleceria em 1991. Alfred Molina teve seu primeiro papel (uma rápida aparição no início) em "Os Caçadores da Arca Perdida", seguindo carreira em várias produções. Em 2004 se tornaria mundialmente conhecido ao fazer o vilão "Dr. Octopus" em "Homem-Aranha 2", voltando ao personagem em 2021 com "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa". Denholm Elliott é outro personagem que aparece no início (na universidade) ajudando a recrutar Indy para a missão. O ator tem bons filmes e muitos poderão se recordar dele em "Trocando as Bolas" (com Eddie Murphy). O ator apareceria no terceiro filme da série e faleceria em 1992. 

Apesar de não poder ser visto como um documento histórico dos acontecimentos, Caçadores da Arca Perdida é considerado uma das melhores produções do cinema, sendo considerada também uma referência do cinema moderno, criando uma estrutura cinematográfica que ainda é emulada por outros filmes. Um filme que criou identificação com plateias e críticos que nunca tinham assistido aos seriados no qual a produção se baseou. Um daqueles filmes que, quando surge em um canal, paramos para ver, mesmo que uma parte. 


Trailer:




Curiosidades:

Em julho de 1988, o The New York Times informou que quando as exibições de Superman II: A Aventura Continua (1980) esgotaram, o público foi ver os Caçadores da Arca Perdida; eles só consideravam outros filmes quando ambos tinham esgotado.

O único filme de Indiana Jones em que seu nome não aparece no título. A fim de torná-lo compatível com os filmes seguintes nas coleções de DVD, a arte da capa do DVD de 2008 muda o título do filme para "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" em vez de apenas "Os Caçadores da Arca Perdida".

Em vez do logotipo padrão da Paramount usado entre 1975-87, o logotipo de abertura era uma versão do logotipo do estúdio usado nas décadas de 1940 ou 1950, que dizia: "A Paramount Picture". A única diferença é que também se lê "A Gulf+Western Company". Este logotipo também foi usado nas sequências, em vez dos logotipos atuais para paralelo ao período de tempo definido da franquia.

Cada filme de Indiana Jones é ambientado principalmente em um continente: África (este filme), Ásia (Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)), Europa (Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)) e América do Sul (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)).

O filme levou a um aumento no número de estudantes que estudam arqueologia, e muitos arqueólogos modernos citaram o filme como inspiração. Rhys-Davies disse que conheceu mais de 150 palestrantes, professores e arqueólogos que lhe disseram que seu interesse no campo começou com o filme. Por outro lado, o arqueólogo Winifred Creamer descreveu Jones como a "pior coisa que aconteceu à arqueologia", pois ele "caminha uma linha tênue entre o que é um arqueólogo e o que é um saqueador profissional".

Com uma hora e cinquenta e cinco minutos, este é o filme mais curto de Indiana Jones.

A popularidade do filme se espalhou para a Atari, especificamente para o 2600. Um jogador chega a ser Indiana Jones e tem que conseguir várias peças para seguir em frente

Existe um mito de longa data de que Jeff Bridges recusou o papel de Indy. Nunca foi oferecido a ele, o que foi confirmado em um artigo de Jake Perlman para a Entertainment Weekly em 2014.

Atores considerados para o papel de Indiana Jones incluíram Sam Elliot, Paul Le Mat, Christopher Guest, Bruce Boxleitner, Barry Bostwick, Mark Harmon, Nick Mancuso, Peter Coyote, John Calvin, Michael Biehn, Sam Shepard, David Hasselhoff e Tom Selleck. Harrison Ford foi escalado menos de três semanas antes do início da fotografia principal.

Tom Selleck foi a segunda escolha de Steven Spielberg para o papel de Indiana Jones. Harrison Ford foi o primeiro, mas George Lucas se opôs, já que Ford já havia participado de seus sucessos anteriores Loucuras de Verão (1973), Guerra nas Estrelas (1977) e O Império Contra-Ataca (1980), então ele queria usar alguém diferente. Selleck não conseguiu assumir o papel, porque estava comprometido com Magnum (1980). No entanto, essa série não entrou em produção até que as filmagens de Raiders já tivessem terminado. Selleck estava, de fato, no Havaí esperando o início de sua série, já que as cenas finais a serem feitas (a sequência de abertura) estavam sendo filmadas no Havaí. Magnum (1980) teve um episódio chamado "Magnum: Legend of the Lost Art" (1988 Temp 08 ; 10º eps.), que parodiava Caçadores da Arca Perdida, completo com chapéu, chicote e armadilhas. Não seria errado afirmar que se Selleck tivesse desempenhado o papel o personagem teria um bigode. Selleck estrelou uma imitação dos Raiders durante esse período, Na rota do Oriente.







Se Tom Selleck tivesse sido originalmente escalado como Indy, como foi planejado originalmente, eles provavelmente teriam escolhido Sean Young (Blade Runner) como Marion, já que os dois testaram tão bem juntos. Eles tiveram que abandonar Selleck por causa de seu contrato com a CBS para interpretar Magnum PI, então eles foram com Karen Allen.

Sam Neill foi considerado para o papel de Indiana Jones. Ele acabaria interpretando um personagem com um chapéu icônico em um filme dirigido por Spielberg: Alan Grant em Jurassic Park (1993).

Jane Seymour, Barbara Hershey, Lisa Eilbacher, Mary Steenburgen, Amy Irving, Dee Wallace, Valerie Bertinelli, Linda Purl, Patti D'Arbanville, Michelle Pfeiffer e Debra Winger foram consideradas para o papel de Marion. Sean Young foi usado como Marion no teste de tela com Tom Selleck. Tim Matheson e John Shea foram usados ​​para o teste de tela de Karen Allen. Young iria mais tarde contracenar com Ford em Blade Runner: O Caçador de Androides (1982) e Wallace iria co-estrelar em E.T.: O Extraterrestre de Spielberg (1982) com Peter Coyote, que também leu para o papel de Indy.

De acordo com o livro "Gene Hackman: The Life and Work" de Peter Shelley (página 79), publicado pela McFarland em 2018, Hackman, que era 12 anos mais velho que Harrison Ford, foi procurado por Steven Spielberg para o papel de Indiana Jones. Hackman trabalhou com Harrison Ford em A Conversação (1974), de Francis Ford Coppola.

A Bíblia que Indiana entrega ao Major Eaton e ao Coronel Musgrove no início do filme é uma antiga versão holandesa e mostra 2 Crônicas 5, que descreve como "a Arca da aliança do Senhor é trazida ao seu lugar no santuário interno do templo, o Santo dos Santos, e o pus debaixo das asas dos querubins”.

Enquanto Indy pergunta se os dois oficiais americanos já foram à escola dominical, ele não parece ter prestado muita atenção nas aulas. Grande parte da tradição da Arca que ele diz a eles está errada. Ela contém não as primeiras tábuas quebradas dos Mandamentos, mas o segundo conjunto. Também continha uma tigela de maná e o cajado de flores de Aaron. (Deuteronômio 10:1-5; Hebreus 9:4-5) É levada para a batalha e contornando os muros de Jericó, que caem quando as trombetas são tocadas, mas não há nada na Bíblia sobre ele arrasar montanhas ou lançar raios mortais. Curiosamente, ele não fala sobre as duas precauções mais importantes na Bíblia: não toque nela (2 Samuel 6:6-7) e não olhe para ela (1 Samuel 6:19), embora ele aparentemente se lembra dessa última proibição no clímax do filme. Ela também traz pragas sobre os inimigos que o capturam. (1 Samuel 5) A razão para essas proibições é que a Arca simboliza a presença de Deus, servindo como seu trono ou escabelo (um banco pequeno que serve de apoio aos pés). (Jeremias 3:16-17; Salmo 132:7-8) Felizmente, a Arca no filme parece uma réplica exata (Êxodo 25:10-22), assim como as vestes sacerdotais que Belloq veste.

Brody (Denholm Elliott) afirma que o faraó Shishak (Shoshenq) invadiu Jerusalém em 980 aC Os historiadores na verdade datam seu reinado de 943 a 922 aC, e o de Salomão de 970 a 931. De acordo com a cronologia da Bíblia, isso significaria que Shishak invadiu por volta de 926 aC, cinco anos depois a morte de Salomão.

Indiana Jones se referiu a Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Horebe. Esta montanha também era conhecida como Monte Sinai, entre outros nomes. Muitas vezes o nome de uma montanha dependia de qual lado direcional uma tribo ou região a via.

Todos os três arqueólogos no filme referem-se à Arca como tendo pedaços das tábuas de pedra nas quais os Dez Mandamentos foram escritos, que foram então despedaçados no sopé da montanha por um Moisés furioso. De acordo com a Bíblia, no entanto, as tábuas de pedra quebradas foram substituídas por outras inteiras, e foi este segundo conjunto que foi armazenado na Arca, juntamente com o cajado de Arão e uma medida de maná.

Nas descrições bíblicas, a Arca é uma caixa de madeira banhada a ouro que deve ser carregada com varas porque é sagrada demais para ser tocada.

A arca queimando a suástica nazista na tampa do caixote, enquanto os ratos ao redor dela fogem com medo, é um presságio do Holocausto do Anjo da Morte que chove sobre os nazistas na penúltima cena.

Quando a Arca é aberta e os anjos começam a voar ao redor dos nazistas observadores, o olhar no rosto de Belloq se assemelha ao do Ídolo Dourado dos Hovitos ( a tribo peruana)

Em 1999, Caçadores da Arca Perdida foi adicionado ao National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. É o único filme de Indiana Jones a ter sido induzido. Os filmes são escolhidos por serem "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativos".

Votado em segundo lugar nos 500 Maiores Filmes de Todos os Tempos da revista Empire (setembro de 2008).

Em 2007, o American Film Institute o classificou como o 66º melhor filme de todos os tempos.

Incluído na lista dos 100 melhores filmes americanos de 1998 do American Film Institute.

Em 2019, foi classificado como o décimo sexto melhor filme de todos os tempos, com base nos votos dos usuários do IMDb e do Rotten Tomatoes e nas classificações da crítica.

Em 2005, os espectadores do Channel 4 no Reino Unido classificaram Caçadores da Arca Perdida como o vigésimo melhor filme familiar de todos os tempos.

Primeiro papel de tela creditado de Alfred Molina. Sua primeira cena em seu primeiro dia de filmagem envolveu estar coberto de tarântulas.

Congelado durante a cena Muro das Almas, você pode notar um pilar dourado com uma pequena gravura de R2-D2 e C-3PO da saga Star Wars. Eles também estão na parede atrás de Indy quando se aproximam da Arca.

As letras de chamada no avião pilotado por Jock no início do filme são um retorno sutil aos personagens de Star Wars: OB-CPO para Obi-wan Kenobi e C-3PO.

Enquanto filmava as cenas de cobras dentro do Poço das Almas, uma píton mordeu a mão do primeiro assistente do diretor David Tomblin e não a soltou. Tomblin calmamente pediu a alguém para pegar a píton (ainda presa à mão) pela cauda e chicoteá-la, para que o estalo enviasse uma onda pelo corpo da cobra e a forçasse a soltar. Um ajudante de palco fez exatamente isso, a píton soltou da mão de Tomblin e este recebeu atendimento médico. A píton em si não foi ferida.

O Poço das Almas prenuncia o culto egípcio em O Enigma da Pirâmide (1985), produzido por Spielberg. Ambos os filmes também mencionam a cidade dos mortos e o deus egípcio Ra.

Harrison Ford realmente escapou do pedregulho na sequência de abertura. Como a cena foi filmada duas vezes de cinco ângulos diferentes, ele teve que correr dez vezes. O tropeço de Ford na cena foi considerado autêntico e foi deixado de lado.

O chapéu de Indiana Jones veio da famosa chapelaria Herbert Johnson em Saville Row, Londres. O chapéu era o modelo "Poeta" da loja. No DVD Bonus Features, a figurinista Deborah Nadoolman disse que, para envelhecer adequadamente o chapéu, ela agarrou e torceu o chapéu, então ela e Harrison Ford sentaram nele, e acabou parecendo "um lugar muito vivido e chapéu bem-amado".

O chicote de couro de canguru de Indiana Jones foi vendido em dezembro de 1999 na casa de leilões Christie's em Londres por US$ 43.000. Sua jaqueta e chapéu estão em exposição no Smithsonian.

A cena do Poço das Almas exigia 7.000 cobras. As únicas cobras venenosas eram as King Cobras, mas um membro da equipe foi mordido no set por uma píton

A sequência do Poço das Almas foi filmada no mesmo palco que foi usado anteriormente para o Overlook Hotel de O Iluminado (1980).

Ao filmar a sequência do Poço das Almas, os produtores vasculharam todas as lojas de animais em Londres e no sul da Inglaterra em busca de todas as cobras em que pudessem colocar as mãos. Assim, existem cobras que são identificáveis ​​de muitas áreas geográficas diferentes. No entanto, uma vez que todas as cobras estavam no set, ficou claro que não eram suficientes, então Steven Spielberg teve várias mangueiras cortadas em comprimentos, e estas também foram usadas. Olhando de perto, você pode dizer quais são as cobras reais e quais não são.

Durante as filmagens na Tunísia, quase todos do elenco e da equipe ficaram doentes, exceto o diretor Steven Spielberg. Acredita-se que ele evitou a doença comendo apenas a comida que trouxe consigo: muitas latas de Spaghetti

Filmar na Tunísia foi insuportável para o elenco e a equipe. A única coisa que fez Steven Spielberg e George Lucas passarem pelas filmagens foi saber que, aos 54 anos, o diretor David Lean suportou 14 meses de calor escaldante enquanto filmava Lawrence da Arábia (1962) no local.

Filmar na Tunísia provou ser tão estressante e tão quente que Steven Spielberg conseguiu comprimir uma filmagem de seis semanas em quatro semanas e meia. Isso ajudou a produção a concluir a fotografia principal doze dias antes do previsto.

Spielberg disse que o considera o filme mais perfeito da série. Ele nunca quis modificá-lo ou mudar nada sobre ele.

Spielberg admitiu ter sido fortemente influenciado pelos seriados da Republic Pictures dos anos trinta e quarenta, para fazer este filme, que é uma homenagem à era de ouro dos seriados.

A famosa cena em que Indy atira em um espadachim extravagante não estava no roteiro original. Ford deveria usar seu chicote para tirar a espada das mãos de seu atacante, mas a intoxicação alimentar dele e do resto da tripulação o deixou doente demais para realizar a façanha. Depois de várias tentativas sem sucesso, Ford sugere "atirar no espadachim". Steven Spielberg imediatamente aceitou a ideia, e a cena foi filmada com sucesso.

O Segredo dos Incas é um filme de aventura de 1954 estrelado por Charlton Heston como o aventureiro Harry Steele, na trilha de um antigo artefato inca. Filmado em Machu Picchu, no Peru, o filme é frequentemente creditado como a inspiração para os Caçadores da Arca Perdida. (Algumas pessoas dizem que Caçadores ... é uma imitação completa, quase 30 anos depois)

A maioria das pessoas pensa que Tudo por uma Esmeralda (1984) é uma cópia de Os Caçadores da Arca Perdida; tem o mesmo sabor de Caçadores ...; com personagens semelhantes, Jack é muito parecido com Indiana Jones; e Tudo por uma Esmeralda (1984) saiu três anos depois de Caçadores .... Mas o filme estrelado por Michael Douglas foi escrito muitos anos antes, em 1976 por uma garçonete de Mailbu chamada Diane Thomas. E estava circulando por Hollywood há anos antes de Robert Zemeckis se comprometer a fazê-lo. Então, de certa forma, “Caçadores ...” poderia ser considerado uma imitação de Tudo por uma Esmeralda, e não vice-versa.

George Lucas dirigiu algumas tomadas de segunda unidade, em particular o macaco fazendo a saudação nazista.

A ideia para o nome Indiana Jones veio do personagem Idaho Jones em Os Caçadores da Cidade Fantasma (1944) e O Cavaleiro Escarlate (1946).

No terceiro filme, Henry Senior provoca Indiana sobre seu apelido. Ele o lembra que eles "chamaram o cachorro de Indiana". 

Indiana Jones nunca mata o vilão principal em nenhum dos filmes. É sempre o próprio tesouro/ganância pelo dito tesouro ou seus poderes que explica suas mortes.

Se Indy tem 35 anos e Marion tem 25, e ele a conheceu e teve relações sexuais com ela "há dez anos" (que é o que eles dizem no início do filme, então isso significa que Indy tinha 25 anos quando isso aconteceu e Marion tinha 15.

A fala de Indy para Marion quando eles estão no navio ("Não são os anos, querida, é a quilometragem") foi improvisada por Harrison Ford.

Quando Brody vai pela primeira vez à casa de Indy para discutir a missão, Jones está vestido do jeito que está porque está entretendo uma jovem em seu quarto. O roteiro originalmente planejava mostrá-la antes de passar para a próxima cena, para dar a Indy uma personalidade mais mundana (como James Bond). No entanto, sua aparência foi cortada, pois Steven Spielberg achava que ser um playboy não se encaixava no personagem de Indy.

O avião fora de controle realmente atropelou o joelho de Harrison Ford, rompendo um ligamento em sua perna esquerda. Para sua sorte, o calor deixou o pneu de borracha macio, de modo que não esmagou o osso. Em vez de se submeter aos cuidados de saúde da Tunísia, Ford teve o joelho envolto em gelo e continuou.

Na revista Empire, Frank Marshall disse que eles conseguiram que o macaco fizesse a saudação nazista colocando uma uva em uma vara de pescar e fazendo o macaco pegar a uva, que estava pendurada fora do alcance da câmera. Isso levou cerca de cinquenta tomadas antes de realmente parecer uma saudação nazista

Steven Spielberg e George Lucas discordaram sobre o personagem de Indiana Jones. Embora Lucas o visse como um playboy do tipo 007, Spielberg e Lawrence Kasdan sentiram que os elementos acadêmicos e aventureiros do personagem o tornavam complexo o suficiente. Spielberg tinha uma visão mais sombria de Jones, interpretando-o como um alcoólatra, semelhante ao personagem Fred C. Dobbs de Humphrey Bogart em O Tesouro da Sierra Madre (1948). Essa caracterização caiu durante os rascunhos posteriores, embora alguns elementos sobrevivam (especialmente a resposta de Jones, a "morte" de Marion).

Indy sendo arrastado para baixo e depois para trás de um caminhão em movimento é uma homenagem à famosa façanha de Yakima Canutt em No Tempo das Diligências (1939), de John Ford. Na verdade, foi uma façanha que o dublê Terry Leonard não conseguiu fazer no ano anterior em A Lenda do Cavaleiro Solitário (1981). Ele ficou entusiasmado com a chance de ter outra chance, mas só concordou em fazê-lo se seu amigo e colega Glenn Randall Jr. estivesse dirigindo. O caminhão foi especialmente construído para ficar mais longe do solo do que o normal para permitir a passagem de Indiana Jones por baixo com segurança e o centro da estrada

Harrison Ford fez a maior parte do trabalho de dublê, incluindo a cena em que ele é arrastado atrás do caminhão. Ele sofreu várias costelas machucadas com a façanha e mais tarde disse que "se a façanha fosse perigosa, não teríamos feito isso".

A sequência de perseguição de caminhão levou cinco semanas para ser filmada por seis minutos de tela.

O Flying Wing na cena de luta no Egito não é um avião real. Ele foi projetado para o filme pelo designer de produção Norman Reynolds e construído por Vickers. Foi inspirado por vários projetos alemães de asas voadoras da época.

O rato que estava se contorcendo ao som vindo da arca encaixotada está lá porque este rato foi visto se comportando dessa maneira e depois filmado. Como se descobriu mais tarde, sem que a tripulação soubesse, o camundongo estava doente com um tumor no cérebro.

A cena de abertura na selva peruana foi filmada na ilha de Kauai, no Havaí, para onde Steven Spielberg voltaria para filmar Jurassic Park (1993).

Steven Spielberg e Melissa Mathison escreveram um roteiro durante os intervalos de filmagem na locação deste filme. Mathison estava lá para visitar seu marido, Harrison Ford, e Spielberg ditou para ela uma ideia de história que ele tinha. Esse roteiro acabou sendo chamado de E.T.: O Extraterrestre (1982).

Muitas das cobras no Poço das Almas não são cobras, mas lagartos sem pernas (procure os orifícios dos ouvidos, que faltam às cobras).

Há duas histórias de Carl Banks que parecem ter servido de inspiração ao filme. foram publicadas no Brasil na revista Tio Patinhas nº 31 (1963) e Tio Patinhas 172 (ver maiores detalhes na análise de O Segredo dos Incas - Comentários)


E se Tom Selleck fosse Indiana Jones











The Raiders March ( John Williams)




Cartazes:




Filmografia Parcial: 

Harrison Ford






A Grande Cilada (1967); Seis Não Regressaram (1968); À Procura da Verdade (1970); A Conversação (1974);Guerra nas Estrelas (1977); Heróis Sem Causa (1977); Comando 10 de Navarone (1978); Amor em Chamas (1979) Apocalypse Now (1979); Star Wars: Episódio V - Império Contra-Ataca (1980); Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Blade Runner: O Caçador de Androides (1982); Star  Wars, Episódio VI - O Retorno do Jedi (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); A Testemunha (1985); A Costa do Mosquito (1986); Busca Frenética (1988); Uma Secretária de Futuro (1988); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Acima de Qualquer Suspeita (1990); Uma Segunda Chance (1991); Jogos Patrióticos (1992); O Fugitivo (1993); Perigo Real e Imediato (1994); Sabrina (1995); Inimigo Íntimo (1997) Força Aérea Um (1997); Seis Dias, Sete Noites (1998); Destinos Cruzados (1999);  Revelação (2000); K-19: The Widowmaker (2002); Divisão de Homicídio (2003);  Firewall: Segurança em Risco (2006); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Território Restrito (2009);  Decisões Extremas (2010); Uma Manhã Gloriosa (2010) Cowboys & Aliens (2011); 42: A História de uma Lenda (2013); Conexão Perigosa (2013); Ender's Game: O Jogo do Exterminador (2013); Os Mercenários 3 (2014); A Incrível História de Adaline (2015); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Blade Runner 2049 (2017);  Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019); O Chamado da Floresta (2020), Indiana Jones 5 (2023) Blade  


Karen Allen 







Clube dos Cafajestes (1978); A Gangue da Pesada (1979);  Parceiros da Noite (1980); Os Caçadores da Arca Perdida (1981); A Chama que não Se Apaga (1982); Starman - O Home das Estrelas (1984); Algemas de Cristal (1987); Os Fantasmas Contra Atacam |(1988);  Challenger - Um Vôo Sem Retorno (1990); A Arma Secreta  (1990); Destruídos pelo Ódio (1992); Malcolm X (1992); O Inventor de Ilusões (1993); Uma Viagem ao Inferno (1993); O Fantasma da Máquina (1993); Vivendo em Perigo (1996); Encontro com o Destino (1997); O Jogo da Esperança (1999); Mar em Fúria (2000); Cidadão do Mundo (2001);  Guerreiro da Justiça (2001); Nunca Fui Amada (2004); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008);  November  Christmas (2010); Vozes e Vultos (2021); A Stage of Twilight (2023)


Paul Freeman







Feelings (1976);  A Noite do Terror (1980); Cães de Guerra (1980);  Os Caçadores da Arca Perdida (1981); A Invasão dos Cães de Guerra (1982); Alucinações do Mal (1982); Falcon Crest  (seriado 1984 - 1985); Surpresa de Shanghai (1986); Um Mundo à Parte (1988); Sherlock & Eu (1988); Prisioneiro do Rio (1988); Romance à Francesa (1990); Águia de Aço III: Ases do Céu (1992); Minha Outra Metade (1992); Um Homem Perigoso (1992); Power Rangers: O Filme (1995); O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras (1995); A Colônia (1997); Matemática do Diabo (1999);  Amantes & Infiéis (2002); O Cavaleiro e o Dragão (2004); O Ditador (2005); Filhos da Guerra  (2009); Centurião (2010); Resgate em Alta Velocidade (2013); Duelos de Cordas (2016); Absentia (seriado 2017 -2020); The Man from Rome (2022)


John Rhys-Davies 







Vida Nua (1975); The Famous History of the Life of King Henry the Eight (1978); A Nightingale Sang in Berkeley Square (1979); Shogun (1980); Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981); A Esfinge (1981); Ivanhoé (1982); Vítor ou Vitória? (1982); Sahara (1983); A Espada do Valente (1984); As Minas do Rei Salomão (1985); Pânico em Kilimanjaro (1986); Os Aventureiros do Fogo (1986); 007 Marcado para a Morte (1987); O Julgamento do Incrível Hulk (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); A Arma Secreta (1990); Return to the Lost World (1992); Cyborg Cop: A Guerra do Narcotráfico (1993); O Anjo da Morte (1994); O Grande Dragão Branco 3  (1996); Delta Force One - Comando de Elite (2000); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); Impacto Fulminante (2002); Caçada Sem Trégua (2002); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Medalhão (2003); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004); 12 Dias de Terror (2004); Duelo de Campeões (2005); Em Nome do Rei (2007); A Vingança do Demônio (2007); Anaconda 3  (2008); Anaconda 4 (2009); Sophie e Sheba (2010); O Despertar dos Deuses (2013); Saul: The Journey to Damascus (2014); Quem Matou Jesus?  (2015); Pedro: a Redenção (2016); Starbright (2022)


Ronald Lacey (1935 -1991)





 


Servidão Humana (1964);  Como Eu Ganhei a Guerra (1967);  A Dança dos Vampiros (1967); A Donzela Disse Sim! (1969); Macbeth (1971); Crucible of Terror (1971); O Programa Final (1973); Charleston - O Super Vigarista (1977); Alvorada Sangrenta (1979); Nijinsky - Uma História Real (1980); Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Firefox -  Raposa de Fogo (1982); Sahara (1983); A Espada do Valente (1984); As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984); Conquista Sangrenta (1985); Guerreiros de Fogo (1985); Dois Heróis Explosivos (1986); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Valmont - Uma História de Seduções (1989); Stalingrado (1990); The Assassinator (1992) 

 

Alfred Molina


 





Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (1985);  O Amor Não Tem Sexo (1987); Nunca Sem Minha Filha (1991);Um Sonho de Primavera (1991); Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (1994); Maverick (1994); O Esconderijo (1995); A Experiência (1995); O Senhor das Drogas (1995); Mojave - Sob o Luar do Deserto (1996); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); O Homem Que Sabia de Menos (1997); Magnólia (1999); Assassinato no Expresso Oriente (2001); Frida (2002); Identidade (2003); Lutero (2003); Homem-Aranha 2 (2004); O Código Da Vinci (2006); A Pantera Cor de Rosa 2 (2009); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); O Aprendiz de Feiticeiro (2010); O Falsificador (2012); Nós Nunca Teremos Paris (2014);  Olhos da Justiça (2015);King: Uma História de Vingança (2016); Breakable You (2017); Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)


Denholm Elliott (1922–1992)







Nosso Natal em Família (1952);  Prisioneiro da Ambição (1964); Missão Secreta em Chipre (1965);Como Conquistar as Mulheres (1966); O Espião do Nariz Frio (1966); Assim Nascem os Heróis (1970); A Casa que Pingava Sangue (1971); A Casa das Bonecas (1973); Uma Filha para o Diabo (1976); Robin e Marian (1976); A Viagem dos Condenados (1976); Uma Ponte Longe Demais (1977); O Cão dos Baskervilles (1978); Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981); Trocando as Bolas (1983); O Fio da Navalha (1984); A Dama das Camélias (1984); Uma Janela para o Amor (1985); Setembro (1987); A História de Hanna (1988); Em Nome de Deus (1988); Regresso do Rio Kwai (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Rebeldes e Heróis (1991); Correndo Contra o Vento (1991); Impróprio para Menores (1992)


Pat Roach (1937–2004)







Laranja Mecânica (1971); Barry Lyndon (1975); O Estranho Aliado do Rei Arthur (1979); Os Caçadores da Arca Perdida (1981);  Fúria de Titãs (1981); 007 - Nunca Mais Outra Vez  (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); Conan, o Destruidor (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Willow: Na Terra da Magia (1988); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Luta Decisiva (1990); Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991); Retratos de uma Mulher (1996); Kull, o Conquistador (1997)


Diretor:

Steven Spielberg

Encurralado (1971);  A Força do Mal (1972); A Louca Escapada (1974); Tubarão (1975); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Os Caçadores da Arca Perdida (1981); E.T.: O  Extraterrestre  (1981); No Limite da Realidade (1983); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984);  A Cor Púrpura (1985); Império do Sol (1987);  Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Além da Eternidade (1989); Hook, a Volta do Capitão Gancho (1991); Jurassic Park (1993); A Lista de Schindler (1993);  O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997); Amistad (1997);  O Resgate do Soldado Ryan (1998); A.I.: Inteligência Artificial (2001); Minority Report: A Nova Lei (2002); Prenda-me se for Capaz (2002); O Terminal (2004); Guerra dos Mundos (2005); Munique (2005); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) As Aventuras de Tintim (2011); Cavalo de Guerra (2011); Lincoln (2012); Ponte dos Espiões (2015); Jogador Nº 1 (2018) Amor, Sublime Amor (2021); The Fabelmans (2022).


Fontes:

Variety

NY Times

The Guardian

IMDB

Revista Set

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

Starlog

5 comentários:

  1. Toda vez que vejo um texto sobre filmes retumbantes como CAP entendo que sempre haverá o que ser dito, desde estórias de bastidores até as maravilhosas cenas que moldaram o imaginário de gerações por todo o mundo e pelas décadas que se seguiram ( minha filhota viu comigo quando ela tinha 8 anos e ela amou, nos divertimos um montão! ). Acho que quem viu Indiana Jones pela primeira vez sabe quando e onde isso aconteceu, não tem como ser diferente: pela overdose de reviravoltas de todo tipo, pelos arquétipos de mistério, pelo fascínio de segredos de tempos perdidos na memória, pela excelente construção de todos os tipos humanos ( sem quase nenhum estereótipo gratuíto, todos são críveis, até os nazistas mais escrotos ). Acho muito boa a caracterização de Paul Freeman, cria um Belloq pragmático e ao mesmo tempo amoral. Claro, quem viveu um pouco dos seriados americanos dos anos 40 e 50 ( eu só um pouquinho, confesso ) deve ter sentido um sabor diferente, sem dúvida. Mas isso acaba sendo só um detalhezinho, de tão rico, imaginativo, bem construído e acabado que CAP é.
    Rendamos aqui nossa homenagem sincera a John Willians, inspiradíssimo ( e quando não? ). Ele já vinha de outras parcerias com Spielberg, Contatos e Tubarão. As pessoas tendem a relevar o quanto a trilha sonora é também um personagem nos filmes e aqui temos um dos melhores exemplos. O tema da Câmara dos Reis transmite eletricidade! Uau!
    As conjecturas sobre um clássico como esse renderiam um ou dois livros, então nem penso nisso. Sinto por Tom Selleck, adorava Magnum e por tabela este ator. Tive a oportunidade de ver Na Rota do Oriente, mas uma vez só e nem me lembro bem dos detalhes, gostaria de rever, vou procurar.
    Luís, obrigado por mais este gostoso review, eles são uma delícia de ler. Nós aqui seus leitores só podemos agradecer e agradecer, falou? Abração!

    ResponderExcluir
  2. Uma última coisa.
    Eu tenho esse poster em casa: https://www.redbug.com.br/moldura-poster-spielbergs-lifework
    Dá uma olhadinha lá, Luís.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario.
      Seu texto exemplifica perfeitamente o que cada pessoa sente quando assiste Caçadores da Arca Perdida. Eu tive o prazer de ver no cinema e foi algo incrível. Eu era adolescente e foi uma fase que vi muitos filmes legais, produções criativas e um novo modo de se fazer cinema. A trilha sonora é inspiradora. Sempre fico na dúvida se o Oscar para Carruagens de Fogo foi acertado. A música é belíssima, mas o filme Caçadores ... ajudou muito a música e vice-versa, já Chariots of Fire poucos sabem da relação do filme, que pouco é exibido. Na Rota do Oriente teria melhor resultado nas mãos de um diretor e roteirista mais inspirados. Tom Selleck fez o que pode. Estou terminando O Templo da Perdição e Exterminador do Futuro I. E trarei uma série de análises de filmes famosos (muito pedidos) e um solicitado. Esses filmes de aventura anos 40 e 50 eu via quando ia na casa de um tio no final de semana. Era criança e quando chegava ele estava na sala, naquela TV preto e branco, que girava "o carrossel" para trocar de canais. Nem sabia que eram produções dessa época. Tinha os Hércules e Macistes, O Gordo e o Magro, Abott e Costelo, Tarzan e Jim das Selvas. Sempre acabava assistindo alguma coisa, mas era bem crianca, só fragmentos. No cinema, tinha uma tia que adorava filmes e me levava desde os cinco anos.Com sete anos ela me levou para ver 2001 Uma Odisseia no Espaço legendado. Quando fizer a análise, vou contar esse divertido acontecimento rsss. Quanto ao poster, muito legal. Pôsteres é algo que publico muito na página homônima do Facebook, mas este seu é personalizado. Sempre gostei de cartazes de filmes. Esse seu, eu ainda não tinha visto. Muito obrigado por sempre comentar e um grande abraço.

      Excluir
  3. Boa tarde!

    Opa, não poderia deixar de falar sobre esta análise, que por sinal está excelente. A cine série Indiana Jones fez parte da minha infância e faz parte da minha vida, entretanto dentro do meio acadêmico mas precisamente por parte dos professores de arqueologia e de muitos arqueólogos, Indiana Jones não é visto com bons olhos. Na opinião deles, aventura até que faz parte da profissão do arqueólogo mas este filme foi o responsável em deixar no inconsciente coletivo, a mística do arqueólogo caçador de ouro ou de relíquias. Ah, sem falar as pessoas que pensam que estudamos dinossauros, mas esta ideia nao foi culpa do Indi.A arqueologia possui técnicas e correntes teóricas bem sérias que não condiz com o persogem icônico. Um colega perguntou a professora em sala de aula, o que ela achou do filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e ela não quis sequer prosseguir na conversa. O que importa é que muita gente realmente à partir dos anos oitenta, quis ser arqueólogo por causa dele e os que pensaram que era só aventura e tesouro desitiram, ficando só aqueles que realmente entenderam o que de fato se trata a arqueologia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana.
      Muito interessante o seu comentário e muito legal o fato de termos uma pessoa que entende perfeitamente a profissão do herói, e a vive, com informações bem pontuais e esclarecedoras que destacam as paridades entre o que Hollywood cria e aquilo que efetivamente é o cotidiano de um(a) Arqueólogo(a). Essa questão de confundirem Paleontólogos(as) com Arqueólogos(as) eu não sabia. E, sem dúvida, a arqueologia deve ser vista como uma profissão séria e extremamente importante. Se Indiana Jones a popularizou, também criou, como você bem explanou, um personagem fictício (em sua caça aos tesouros com muita aventura, tiros ...), místico, que ficou incorporado no imaginário popular. Mas Hollywood trabalha em cima de lucro, logo dramatizar "fatos reais" e romantizar profissões, mudando a percepção do público, faz parte de conquistar o retorno investido. E, se possível, com muitos dividendos.
      Essa questão que você descreveu na sala de aula, "As Caveiras de Cristal" pré-colombianas, eu conheci a partir do livro "Eram Deuses Astronautas?" de Erich von Däniken. Um livro muito interessante, mas muito mais especulativo (acredito eu) que atribuía (a posse) aos maias (e, a feitura, aos extraterrestres) um artefato que não teria, em sua concepção, nenhuma evidência de ter sido talhado com aparelho ainda na época do livro disponível (algo que, acredito, caiu por terra). Mas isso é papo para análise do quarto exemplar que ficará um pouco mais para frente.
      Indiana Jones é um personagem guardado com carinho pelo público e esperemos que essa quinta aventura mantenha a qualidade da série, com uma história que mantenha o padrão de qualidade. Muito obrigado por mais este comentário. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre