sexta-feira, 16 de abril de 2021

O VOO DO FÊNIX / THE FLIGHT OF THE PHOENIX (1965) - ESTADOS UNIDOS


CLÁSSICO SUBESTIMADO

Um avião de carga bimotor com alguns passageiros é colhido por uma tempestade de areia que causa pane em seus motores.  O piloto Frank Towns (James Stewart) é levado a executar um pouso forçado no meio do deserto do Saara. Durante o evento, os equipamentos se soltam terminando por matar dois passageiros e deixando outro mortalmente ferido.  O grupo restante sobrevive com a incerteza se serão resgatados, visto que o rádio não funciona, o voo se desviou da rota por centena de quilômetros e o local impossibilita que o grupo tente escapar a pé.  Mas o pior ainda está por vir: eles têm pouco mais de dez dias de água desde que não se esforcem muito. Enquanto os dias avançam e o sol castiga o ânimo dos sobreviventes tensões começam a surgir na proporção que as dificuldades acentuam-se. O alemão Heinrich Dorfmann (Hardy Kruger), projetista de aviões, resolve construir um monomotor com recursos disponíveis do avião danificado que consiga transportar a todos até um local povoado no mapa.  Inicia-se uma disputa de poder entre Frank, que não acredita no sucesso do plano de Heinrich e a convicção deste de que seu plano é o único viável e possível de salvar os que ali estão.  Só que quando parte do grupo inicia a construção do avião, Heinrich confidencia a Frank e seu co-piloto Lew Moran (Richard Attenborough) algo que os leva a acreditar que a salvação se tornará impossível.

O Voo do Fenix foi extraído do livro de Elleston Trevor tendo Robert Aldrich na direção. Na época de seu lançamento foi recebido de uma forma mais fria e não teve o impacto na bilheteria que se esperava, tendo um ressurgimento em interesse quando transmitido pela Tv. Ao longo dos anos foi ganhando um status bem diferente de sua época e muitos críticos viram ali uma obra diferenciada com personagens providos de personalidade própria, aliada a uma história repleta de ingredientes interessantes.  Aldrich disseca como a liderança pode ter características distintas de acordo com que muda de mãos, como gerações diferentes podem colidir em pensamentos e atitudes e como trabalhar em equipe em prol de um fim pode ser algo fácil na teoria, mas bem diferente na prática, aliado a um ambiente hostil e progressivamente exaustivo com sobreviventes atordoados, desorganizados e relutantes.

Entre os sobreviventes temos Frank Towns (James Stewart) um veterano piloto, pessimista, que acredita ter sido o responsável pela queda do avião. Frank acredita que experiência e instinto são o que o torna um líder flexível e o conhecimento adquirido ao longo dos anos pode determinar o que funcionará ou não. Lew Moran (Richard Attenborough), um co-piloto que funciona mais como navegador, visto que seu vício em bebida o impediu de progredir na carreira, apoia Frank, mas passa a escutar Heinrich, um homem pragmático, meio megalomaníaco e impassível, que acredita que estudo, análises e projeções podem lhe ajudar a colocar um avião no ar e que sua liderança autoritária nesta situação será benéfica a todos. Harris (Peter Finch) é um Capitão do Exército Britânico que se mostra incapaz de desistir de sua posição de comando ou fazer concessões, um militar que conduz suas ações “pelo manual” e cujo seu primeiro sargento Watson (Ronald Fraser) começa a demonstrar insubordinação e desejo de abandonar a farda (parece uma analogia a guerra de classes – patrão vs empregado), visto que foi mandado pelo pai para servir aos 13 anos e de lá nunca saiu. Mostra-se pouco comprometimento com os demais.  Temos também o médico francês Dr Renaud (Christian Marquand); Trucker Cobb (Ernest Borgnine) um trabalhador da área de petróleo que gradativamente começa a perder sua sanidade; Ratbags Crow (Ian Bannen) um irlandês sarcástico, racista e desagregador; Bellamy (George Kennedy), um homem calado, pronto a ajudar os demais, e seguir o líder que se impor e Gabriele (Gabriele Tinti), um homem mortalmente ferido aguardando seu destino e mantendo em suas mãos o retrato da esposa que nunca mais verá. 

James Stewart (dizem que em um dos seus últimos grandes trabalhos) saiu-se muito bem como o piloto amargo que considera ter falhado em não conduzir o grupo ao seu destino. Ator de múltiplos recursos adicionou mais um personagem interessante a sua filmografia. Richard Attenborough, o futuro diretor de filmes como “Gandhi”, “Um Grito de Liberdade” e “Chaplin” está ótimo como um homem divido entre ser fiel ao amigo Frank ou aceitar que Heinrich possa ter um plano viável, além de ter que lidar com as consequencias de seu vício. Ernest Borgnine, que trabalharia novamente com o diretor Robert Aldrich, faz um homem que demonstra ser bem simplório, mas que após a queda se perde em colapso nervoso que o faz perder o senso da realidade que o cerca. Peter Finch é outro muito bem na pele de um personagem austero que demonstra pouca experiência em situações de sobrevivência, mas que deseja demonstrar o contrário. Hardy Kruger teve um atuação que lhe garantiu uma indicação ao Globo de Ouro da qual rejeitou. George Kennedy ainda não era famoso e, curiosamente, pode ser visto em um filme de avião. Apesar de seus vários filmes de Western a Guerra, Kennedy é também sempre lembrado por sua participação na franquia Aeroporto.

Indicado a dois Oscar e tido como um dos precursores dos filmes desastre, O Voo do Fênix é um clássico inteligente, subestimado e direto como outros do diretor,  que se obriga a ter um espectador igualmente inteligente a perceber a várias nuances apresentadas ao longo de sua projeção. Aldrich (1918-1983), um diretor que conseguia extrair muito de seus atores em filmes como “Os Doze Condenados”, “O Imperador do Norte”, “O que Teria Acontecido a Babe Jane” ... nos mostra que em apenas um olhar determinado personagem pode revelar muito. Apesar de sua extensão considerável em detrimento da ação e com um final apressado é um filme que envolve o espectador com diálogos bem estruturados, um elenco impressionante de estrelas sem personagens descartáveis,  lutas pelo poder, segredos, atrito entre gerações, conflitos psicológicos, personagens com pontos fortes e fracos, decisões equivocadas, circunstancias imprevistas e a força de superação do ser humano diante das maiores adversidades.


Trailer:


Curiosidades (contém spoliers):

Peter Finch ganhou um Oscar por Rede de Intrigas (1976)

Richard Attenborough ganhou 2 Oscars por Gandhi: Melhor Filme e Melhor Diretor

James Stewart (1908–1997) ganhou um Oscar Honorário pelo conjunto da obra

Ernest Borgnine ganhou o Oscar por Marty (1956)

George Kennedy ganhou um Oscar por Rebeldia Indomável (1967)

Robert Aldrich nunca recebeu indicação ao Oscar

O avião de onde partem, no final do filme, seria um Boom C-82. A acrobacia da decolagem era muito perigosa, então o lendário piloto de acrobacias Paul Mantz foi solicitado a simplesmente vir baixo, colocar seu trem de pouso no solo e decolar novamente, simulando uma decolagem. Na segunda tomada, o avião caiu e foi destruído, matando Mantz.

Aldrich queria que a atriz Barrie Chase fizesse sua dança exótica de topless, mas ela recusou.

Filmado em uma locação em Buttercup Valley Arizona, Imperial Valley California e o rancho e estúdios da 20th Century Fox

De acordo com o diretor Robert Aldrich, o elenco saiu à noite em Yuma Arizona, onde ficavam os sets de filmagem, dirigindo e causando confusão. Eles costumavam dirigir por aí com manequins (usados ​​durante a cena do acidente) e jogá-los fora enquanto o carro estava em movimento, então os transeuntes pensavam que eram pessoas reais.

James Stewart era cauteloso com os atores europeus, mas logo entrou na diversão, pegando uma metralhadora e pulando para acabar com os manequins ao estilo gangster d. A polícia os deteve, mas quando descobriram que era Jimmy Stewart, eles os deixaram ir. Também foi trabalho inútil de Aldrich e Stewart tentar manter Peter Finch sóbrio. (o livro fonte é "Jimmy Stewart, a verdade por trás da lenda")

Hardy Krüger é o último sobrevivente do elenco

A canção "Senza Fine" de Connie Francis, ouvida no rádio, não foi um sucesso nas paradas. No entanto, continua a ser um padrão popular no catálogo anterior de Francis, provavelmente porque foi usado extensivamente por Billy Wilder em Avanti! Amantes à Italiana (1972). "Senza Fine" significa "sem fim" ou "nunca fim".

Na versão italiana, a canção "Senza fine" é a original, cantada por Ornella Vanoni.

O tipo de avião usado na queda foi um C119 Boxcar modificado da época da Guerra da Coréia, usado para fazer o avião P1.

O Phoenix era, na verdade, um avião realmente improvisado que realmente voou. A cabine era muito espartana, não funcionava totalmente, era muito rasa e estava localizada atrás do motor radial, não dentro dele. Existem muitos vídeos disponíveis que retratam a estrutura e a história do Tallmantz P-1, como o avião era oficialmente chamado, bem como vídeos que mostram o verdadeiro acidente em que foi destruído durante uma sequência de filmagens de O Voo da Fênix. Isso resultou na morte do piloto Paul Mantz, que é elogiado no final do filme. A aeronave foi construída especificamente para uso em The Flight of the Phoenix.

Hardy Krüger e Peter Finch apareceram em A Tenda Vermelha (1969), um filme semelhante sobre uma aeronave que cai no Ártico, desta vez coestrelada por Sean Connery.

O filho do diretor Robert Aldrich, William, e o genro, Peter Bravos, são as duas primeiras vítimas neste filme, mortas pela queda de carga durante os créditos de abertura, enquanto o avião avariado descia para uma aterrissagem forçada.

Das sete mortes neste filme, o destino de Carlos (Alex Montoya) nunca é revelado. Ele simplesmente nunca voltou da jornada no deserto com o capitão Harris.

Em 2004 houve uma refilmagem com Dennis Quaid no papel principal

O filme concorreu a 2 Oscars: Melhor ator Coadjuvante para Ian Bannen perdendo para Martin Balsam por "Mil Palhaços" e Melhor Montagem perdendo para "A Noviça Rebelde".


Cartazes:






Filmografia Parcial:

James Stewart (1908–1997)







Entre a Honra e a Lei (1935); Amemos Outra Vez (1936); Garota do Interior (1936); No Limite da Velocidade (1936); Nasci para Dançar (1936); O Sétimo Céu (1937); Juventude Valente (1937); Que Papai não Saiba (1938); O Último Beijo (1938); Do Mundo Nada se Leva (1938); Nascidos para Casar (1939); Que Mundo Maravilhoso (1939); A Mulher Faz o Homem (1939); Tempestades d'Alma (1940); A Vida é uma Comédia (1940); O Mundo é um Teatro (1941); A Felicidade Não se Compra (1946); Sublime Devoção (1948); Festim Diabólico (1948); A Conquista da Felicidade (1948); Sangue de Campeão (1949); Winchester '73 (1950); Flechas de Fogo (1950); Meu Amigo Harvey (1950); Na Estrada do Céu (1951); O Maior Espetáculo da Terra (1952); O Preço de um Homem (1953); Música e Lágrimas (1954); Janela Indiscreta (1954); O Homem que Sabia Demais (1956); Um Corpo que Cai (1958); Sortilégio do Amor (1958); Anatomia de um Crime (1959); A História do FBI (1959); Terra Bruta (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); A Conquista do Oeste (1962); Crepúsculo de Uma Raça (1964); O Voo da Fênix (1965); O Último Tiro (1968); O Preço de um Covarde (1968); Cheyenne (1970); O Último Pistoleiro (1976); Aeroporto 77 (1977); A Arte de Matar (1978); A Magia de Lassie (1978); Direito de Morrer (1983); Um Conto Americano: Fievel Vai para o Oeste (voz -1991)


Richard Attenborough (1923–2014)







Neste Mundo e no Outro (1946); Escola de Segredos (1946); O Pior dos Pecados (1948); A Caixa Mágica (1951); A Morte de um Herói (1955); A 5 Passos da Morte (1958); O Preço do Pecado (1962); Fugindo do Inferno (1963); Farsa Diabólica (1964);  Os Rifles de Batasi (1964); O Voo da Fênix (1965); O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966); O Estrangulador de Rillington Place (1971); Setembro Negro (1975); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993); Milagre na Rua 34 (1994); Hamlet (1996); O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997); Elizabeth (1998); Puckoon (2002)


Ernest Borgnine (1917– 2012) 







A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968);  Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré  (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985); Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os Doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989);  Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011)


Peter Finch (1916–1977)







Romance de uma Esposa (1950); Robin Hood, o Justiceiro (1952); No Caminho dos Elefantes (1953);  O Príncipe Negro (1955); A Batalha do Rio da Prata (1956); Uma Cruz à Beira do Abismo (1959); O Suplício de Tua Ausência (1961); O Voo da Fênix (1965); Corações Desesperados (1966); A Tenda Vermelha (1969); Horizonte Perdido (1973); Legado de um Herói (1973); Rede de Intrigas (1976); Resgate Fantástico (1976)


Hardy Krüger 







O Último Verão (1954); Liane, A Selvagem (1956); Labirinto da Morte (1957); O Zorro de Paris (1957); Entrevista com a Morte (1959); Hatari (1962); Sempre aos Domingos (1962); O Voo da Fênix (1965); A Monja de Monza (1969); A Tenda Vermelha (1969); A Quinta Ofensiva (1973); O Tigre de Papel (1975); Os Selvagens Cães de Guerra (1978); Perigo em Alto-Mar (1978); O Homem com a Lente Mortal (1982)


Ronald Fraser (1930–1997)







Peregrino da Esperança (1960); Sete Contra a Selva (1961); Aqui Mora o Pecado (1961); O Melhor dos Inimigos (1961); As Grandes Aventuras do Capitão Grant (1962); Gente Muito Importante (1963); Código 7... Vítima 5 (1964); O Voo da Fênix (1965);  Triângulo Feminino (1968); Assim Nascem os Heróis (1970); Após o Transplante, o Super-Homem (1974); O Tigre de Papel (1975); Hardcore (1977); Os Selvagens Cães de Guerra  (1978); A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982); Absolute Beginners (1986); Escândalo: A História que Seduziu o Mundo (1989); O Segredo de uma Sentença (1991)


George Kennedy (1925–2016)







Uma Razão para Viver (1961); Almas Mortas (1964); Marujos do Barulho (1964); Os Filhos de Katie Elder (1965); O Voo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Rebeldia Indomável (1967); O Preço de um Covarde (1968); O Homem Que Odiava as Mulheres (1968); A Revolta dos Sete Homens (1969); O Xerife da Cidade Explosiva (1970); Aeroporto (1970); Horizonte Perdido (1973); Cahill, o Xerife do Oeste (1973); O Último Golpe (1974); Aeroporto 75 (1974); Terremoto (1974); Escalado para Morrer (1975); Aeroporto 77 (1977); Morte Sobre o Nilo (1978); Aeroporto 1980: O Concorde (1979); O Navio Assassino (1980); Vírus / Extermínio  (1980); O Arqueiro e a Feiticeira (1981); A História de Jesse Owens (1984); Bolero: Uma Aventura em Êxtase (1984); Aeroporto Internacional (1985); Comando Delta (1986); Creepshow 2: Show de Horrores (1987); Esquadrão da Morte (1988); Demônio do Espaço (1988); Corra que a Polícia vem Aí! (1988); Comando Ryan (1990); Corra que a Polícia vem Aí! 2 1/2 (1991); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); Dallas: O Retorno de J.R. (1996); Pequenos Guerreiros (1998); Dennis, o Pimentinha Ataca Novamente (1998); Terra da Violência (2008); Six Days in Paradise (2010); Bastidores de um Casamento (2011); O Apostador (2014)ador (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre