quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O AMOR E A FÚRIA 2 / WHAT BECOMES OF THE BROKEN HEARTED / ONCE WERE WARRIOS 2 (1999) - NOVA ZELÂNDIA - RESENHA INÉDITA EM PORTUGUÊS


O TEMPO NÃO ESPERA RECONCILIAÇÕES

Cinco anos se passaram e Jake (Temuera Morrison) não mudou: continua arrumando briga apenas para provar que é valente e o uso do álcool é ainda mais intenso. Sem o apoio da família, da qual se distanciou, descobre que seu filho mais velho Nig (Julian Arahanga)  foi assassinado em uma briga de gangues. Ao ir ao funeral, Sonny (Clint Eruera), seu filho mais novo, o hostiliza e sua mulher apenas o cumprimenta. Jake não foi bem-vindo na família da esposa desde o início e agora é solenemente ignorado por ela. Sonny se convence de que o irmão caiu em uma armadilha orquestrada pelo chefe da gangue após conversar com a namorada de Nig, Tânia (Nancy Brunning). A dupla, acompanhada de um amigo, resolve entrar para a gangue rival e convencer o chefe a terem a vingança que desejam, enquanto Jake começa a constatar que suas atitudes não são mais bem-vindas pela comunidade e, aos poucos, percebe-se cada vez mais só.


What Becomes of the Broken Hearted?  É uma continuação direta do famoso filme neozelandês “O Amor e a Fúria” de 1994 que narrava a história de Jake, um descendente de maoris, que não conseguia se encontrar na sociedade. Brigão, violento e alcoólatra, batia na esposa (a atriz Rena Owen) e espancava violentamente quem lhe dirigisse o olhar. "What Becomes ..." não começa diferente. Temos Jake espancando uma dupla que apenas olha para ele em um bar, só que seus amigos agora reprovam sua atitude. No dia seguinte, o dono do bar proíbe em definitivo sua presença. Jake conhece uma mulher e, aparentemente, vive bem com ela, aparecendo ocasionalmente para beber e fazer sexo. O hiato de alguns anos longe da família o fez refletir que perdeu vários anos longe dos seus filhos: a sua filha se suicidou (como visto no primeiro filme). Seu filho, Nig, morreu e, agora, Sonny se aliou a uma gangue. Mesmo desaprovando as atitudes do filho não há nada que possa fazer.

 

Sonny “compra” o ingresso na gangue para ele e seus amigos, mas com o passar do tempo percebe que tudo é bem diferente do que imaginava e que o líder da gangue deseja sua amiga, Tânia (a qual Sonny parece estar se apaixonando), não demonstrando o menor indício de que ajudará o trio em sua vingança.


Jake arruma outra briga em um bar onde dois homens que lhe ajudaram a consertar seu carro, presenciam o ocorrido. Estes resolvem partir informando que foram para beber não para brigar.  Jake briga também com sua namorada e vai para casa. Pela primeira vez repensa tudo que fez até o momento e quantas pessoas machucou fisicamente ou afastou pelo seu temperamento tempestivo. Finalmente resolve procurar emprego (no primeiro filme dizia que o subsídio do governo valia mais a pena do que trabalhar, pois ganhava a mesma coisa), faz novos amigos e tenta falar com seu filho que está indo para o mesmo destino do irmão. 

O Amor e Fúria 2 recebeu diversos prêmios em seu país, mas não é tão bom quanto o primeiro. Aborda a vida de Jake e a vingança de Sonny de modo simplista. O diretor Ian Barry Mune não imprimiu o mesmo ritmo de seu compatriota, Lee Tamahori, como no primeiro filme, que focou mais no aspecto social e cultural. Aqui o filme fica centrado em Jake e seu filho e o espectador, em determinado ponto, passa a ter uma ideia de como o filme termina. Outro aspecto é a falta de profundidade na história de Sonny. Ele se alia a uma gangue bem devagar. A temida gangue parece não possuir armas e as duas únicas que aparecem são guardadas das vistas dos demais. Um antigo membro da gangue retorna, mas ao contrário do que imaginamos só terá realmente alguma relevância no final. A desestruturação familiar do primeiro filme pouco é mostrada, pois o foco é colocar mais ação com Jake salvando o dia. Talvez a morte de Nig, um personagem interessantíssimo e de forte presença no primeiro filme, tenha tirado a força desta produção que funcionaria melhor se ele lutasse ao lado de Jake. Este é outro aspecto importante que deve ser citado. O espectador é levado a crer que Sonny enfrentará uma gangue rival em pé de igualdade e num confronto resolverá a questão. Nada disso acontece. A história perde-se e centraliza-se no trio e sua convivência pouco interessante com sua nova gangue. Uma cena aqui e outra ali mantém o interesse. Há um motivo para a morte de Nig? Sim e quando Sonny e seus amigos descobrirem esse motivo o filme fará sentido.


Duas partes do filme são muito interessantes: Jake caçando um javali na mata com seus dois novos amigos e Sonny e Tânia na loja de cds. Jake e seus amigos, num cena até hilária, no meio da floresta , encurralam um javali que fora descoberto por cães caçadores .Jake solta seu alter ego “pronto-para-qualquer-briga” e parte para cima do bicho, mas petrifica quando este resolve contra atacar. Ele percebe que na “selva” sua força e fúrias de nada valem e que não é tão forte quanto imaginava, pois resolve carregar o javali morto de volta nas costas e quase desiste. Já na loja de cd está a cena mais bonita do filme. Sonny pede para a vendedora da loja tocar “It only happens when I look at you” e quando o som propositadamente desaparece,  Tãnia completa a música com uma bela voz (a atriz ganhou o prêmio de melhor atriz na Nova Zelândia por sua atuação). 


O Amor e a Fúria 2 é um filme que pode ser conferido por ter uma boa história, bem diferente do ritmo americano de se filmar e pela curiosidade de sabermos  o que aconteceu com Jake “the mus” e sua família. O filme dá esta resposta, mas poderia ter sido de um modo bem mais vibrante.



Trecho da cena com a música :  “It only happens when I look at you”




Curiosidades:
O filme ganhou 9 prêmios no New Zealand Film Awards: Melhor Diretor, Roteiro, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e  Melhor Canção Original.

O fracasso do filme em cumprir os altos padrões de Once Were Warriors é parcialmente atribuído ao fato de a PolyGram Filmed Entertainment estar envolvida. Isso significou que a emoção crua dos personagens principais e os poderosos temas culturais maoris foram substituídos por um tema mais genérico de guerra de gangues.

Na cena em que Jake visita Rita e, enfurecido, destrói sua sala de estar, Temeura Morrison realmente machucou a mão esquerda. Ao sair da casa de Rita, ele pode ser visto verificando sua mão. Foi decidido incorporar a lesão no filme, então há mais duas cenas em que ele verifica sua mão. Pensava-se que sua lesão aumentou a crescente consciência de Jake de que ele era falível e precisava reconsiderar suas ações.

Edna Stirling, que interpreta Rita neste filme, apareceu por alguns segundos em uma cena de festa em Once Were Warriors, onde ela foi creditada como 'Mulher #1'

Pete Smith, que interpreta o líder da gangue, Homem-Macaco neste filme, também interpretou o amigo de bebida de Jake, Dooley em "O Amor e a Fúria"

Lawrence Makoare, que interpreta o imponente 'Grunt' neste filme, passou a interpretar o temível 'Lurtz' em O Senhor dos Anéis dois anos depois.. Lawrence Makoare também apareceu em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), no qual ele deu uma performance imponente como o temível líder orc Gothmog.

Filmografia Parcial:
Temuera Morrison









O Amor e a Fúria (1994); Barb Wire - A Justiceira (1996); A Ilha do Dr. Moreau (1996), Velocidade Máxima 2 (1997); Seis Dias, Sete Noites (1998) ; O Amor e a Fúria 2 (1999); Limite Vertical (2000); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); Lanterna Verde (2011); O Escorpião Rei 3: Batalha pela Redenção (2012); O Alvo 2 (2016); Ficção Científica Volume Um: O Legado de Osiris (2016); Aquaman (2018); Dora e a Cidade Perdida (2019); O Livro de Boba Fett (seriado 2021-2022); Aquaman 2 (2023); The Flash (2023) 


Rena Owen









Rapa Nui (1994); O Amor e a Fúria (1994); What Becomes of the Broken Hearted? (1999); A.I.: Inteligência Artificial (2001); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (voz) (2002); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); Veronika Decide Morrer (2009); Alyce (2011); Absolute Killers (2011); Os Últimos Sobreviventes (2014); Terra de Guerreiros (2014); O Último Caçador de Bruxas (2015); Siren: A Lenda das Sereias (seriado 2018 -2020);  Vegas (seriado 2021); Whina (2022)

2 comentários:

  1. Boa noite. Assisti há poucos dias esse filme e a sensação que tive é: com raríssimas e honrosas exceções, certas obras não precisam de uma continuação, mesmo que a primeira parte deixe margem para isso. O Amor e a Fúria foi uma preciosa joia, onde a crueza nos trazia o retrato do cotidiano e que sabemos que não é um comercial de margarina. Já nessa continuação vemos Jake em momentos "bom moço", o que definitivamente não combina com a aura do personagem. A infiltração de Sonny na gangue também não é convincente e, embora tenha alguns bons momentos, O Amor e a Fúria 2 destoa muito de seu antecessor. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Janerson. Muito legal você ter encontrado esse filme que não chegou ao Brasil e é raro de se encontrar. A popularidade de Tamuera Morrison (que participou até da nova trilogia de Star Wars)lhe deu agora um papel de "mocinho". Ficou parecendo que o ator não queria vincular sua imagem a um personagem tão controverso. Uma pena. Concordo que essa continuação é desnecessária. Acredito que por "O Amor e a Fúria" ter sido um dos filmes mais famosos do país, a pressão por uma nova estória gerou esta produção, mas faltou muita coisa para torná-la atrativa como você tão bem escreveu. Obrigado por mais este comentário e Um Grande Abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre