sábado, 8 de agosto de 2015

CONTRA A PAREDE / GEGEN DIE WAND / HEAD ON (2004) - ALEMANHA / TURQUIA


QUANDO DUAS PESSOAS SEM ESPERANÇA SE JUNTAM

Cahit Tomruk (Birol Ünel) é um homem sem esperanças: viúvo, alcoólatra e usuário de drogas. Trabalha catando garrafas vazias num clube noturno até que certo dia resolve dar fim a sua vida, jogando seu carro contra uma parede. Cahit  sobrevive e é enviado a uma clinica onde encontra outra suicida: Sibel (Sibel Kekilli) uma jovem de 20 anos que cortara os pulsos em uma atitude desesperada de sair do julgo dominador de sua família. A jovem vê em Cahit a esperança de uma nova vida e lhe propõe que se case com ela. Cahit mesmo contrariado com a idéia resolve embarcar na aventura, mas sua vida muda de rumo. Um rumo que não esperava. Tendo realizado um casamento  de fachada, vê Sibel saindo com outros homens, enquanto afoga suas mágoas com Maren (Catrin Striebeck), uma mulher que lhe deseja e torna-se sua  amante. O casamento passa a ser, para ambos, um pesadelo de drogas, álcool e traições consentidas, até o momento que Cahit percebe que está apaixonado por Sibel e não tolerará mais os comportamentos liberais da "esposa".



Vencedor do Urso de Ouro em Berlim e outros festivais, as premiações desta produção turca / alemã justificam plenamente a escolha. Contra a parede é um filme denso, adulto. O diretor Fatih Akin (do filme "Do Outro Lado" de 2009) não tenta explicar porque os personagens são assim. Eles são e pronto, mostrando suas atitudes e as consequências de seus atos. Akin aborda vários aspectos da origem dos personagens: machistas, família opressora, esposas insatisfeitas e resignadas com sua situação, tudo com uma trilha sonora bem diversificada, onde o diretor utilizou as músicas para acompanhar o momento dos personagens inseridos na situação. Um exemplo é o grupo do início do filme, com música alegre e, ao longo, tornando-se mais instrumental e melancólico. Na trilha sonora temos ainda punk, rock , underground entre outras. 



O diretor cria uma atmosfera que prende o espectador, numa história muito bem contada, com vários recursos e amparado pela riqueza dos personagens. O clima pesado e as cenas de sexo o desaconselham para menores, mas para os adultos é uma boa pedida, visto que as cenas não são gratuitas e se encaixam dentro do contexto da trama. 


Quanto aos atores todos estão muito bem. Sibel Kekilli iniciou sua carreira cinematográfica em filmes pornôs como noticiou a mídia, fazendo 8 filmes até 2002. Concorreu com 350 candidatas e abocanhou a personagem principal. Sibel Kekilli (da série Games of Thrones) dá personalidade a sua personagem homônima Sibel e nos deixa várias reflexões. Birol Ünel, no papel de  Cahit,  saiu-se também muito bem na questão de filhos de turcos nascidos na Alemanha. A cena em que Cahit pede a família de Sibel o consentimento para o casamento, demonstra muito bem como a cultura e tradições influenciam famílias e, por ambos terem as mesmas origens, tudo fica mais fácil. 


As locações na Alemanha e Turquia foram bem escolhidas. O filme que parece uma história de amor, mostra-se uma boa análise das relações humanas.


Contra a Parede (título literal de Gegen Die Wand) é filme que merece ser visto por aqueles que gostam de filmes de apelo menos comercial e que fogem do mainstream americano. É um filme para ser visto e que, depois, ainda fica um tempo na cabeça do espectador, principalmente seu final muito sutil e bem sacado.


Trailer do filme (legendado em inglês):



Curiosidades:
O filme teve várias premiações e podemos destacar:

Melhor Filme Europeu no Festival de Goya 2005

Vencedor Festival Internacional de Berlin 2004 (melhor Filme)


Vencedor no European Film Awards 2004 (diretor e Filme)


Cartaz:






















Filmografia Parcial:
Sibel Kekilli



Contra a Parede (2004); Kebab Connection (2004); Winterreise (2006); Pihalla (2009); A Estrangeira (2010); Die Männer der Emden (2012); Game of Thrones (seriado 2011 a 2014); Tatort (seriado 2010 a 2014); Berlim, Eu Te Amo (2019)


Birol Ünel



Em Julho (2000); Planet Alex (2001); Círculo de Fogo (2001); Contra a Parede (2004); Strangers (2007); Pura Adrenalina (2011); Buscando a Eimish (2012); Então, Vou Nessa! (2015); Falling (2016); Hürkus (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre