sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

ALIEN, A RESSURREIÇÃO – VERSÃO ESTENDIDA / ALIEN: RESURRECTION (1997) – ESTADOS UNIDOS

DERRADEIRO CONFRONTO ?

(O TEXTO CONTÉM SPOLIERS)

Duzentos Anos se passaram. Ellen Ripley (Sigouney Weaver) ressurge em uma espaçonave de pesquisa em algum lugar do espaço profundo. Porém “Ripley” descobre, na verdade, ser um clone da antiga tenente, cuja hospedeira rainha havia sido retirada com sucesso de seu corpo. “Ripley” agora se mostra um híbrido humano / alienígena possuindo mais força e certa falta de empatia com a raça humana.  Os cientistas envolvidos acreditam serem capazes de controlar um exército de criaturas para fins bélicos. Enquanto isso um grupo de mercenários aporta na espaçonave trazendo uma valiosa carga para os cientistas, mas que se mostrará um perigo mortal, obrigando Ripley a se aliar a este pequeno grupo em uma tentativa de escaparem com vida de um novo grupo de Xenomorfos. Ripley sabe que praticamente ninguém conseguirá escapar com vida, mas como a nave está rumando para a Terra precisará ter o seu derradeiro confronto pondo fim definitivamente às mortais criaturas.

O terceiro exemplar da franquia resolvia de forma definitiva a missão ao nos mostrar uma desarmada, vulnerável e quase careca Ripley, em uma visual praticamente andrógino, caindo em um planeta prisão e trazendo a poderosa criatura consigo.  Não é grande surpresa que Alien³ tenha afastado tantos fãs, afinal os personagens principais do segundo filme não entram na história, não sabemos como realmente a criatura conseguiu entrar na nave e a heroína se sacrifica morrendo no fim. Um filme com muitos problemas em sua consecução, na qual o diretor David Fincher, desde então, lavou as mãos evitando tocar no assunto. A versão “Assembly”, lançada posteriormente, esclareceu um pouco mais da versão levada aos cinemas, mas ainda assim não foi a versão do diretor, conforme descrito na análise anterior.

Este quarto e último exemplar (os seguintes se passam antes de “Alien, o Oitavo Passageiro”) colheu novamente impressões bem distintas: houve quem visse originalidade na história, houve quem detestasse o filme e outros que acharam um história apenas razoável. Creio que o único consenso é de que, novamente, esse exemplar não supera os dois primeiros e nem as posteriores continuações ("Prometheus" e "Covenant"). Inclusive, o diretor Neill Blomkamp ("Distrito 9") lançou, em 2017, uma interessante arte conceitual para uma nova sequência de Alien: (“Alien 5) que traria novamente Sigourney como Ripley, Newt, a garotinha encontrada em “Aliens - O Resgate”, agora já adulta, e Dwayne (Michael Biehn). As informações sugeriam que  o diretor ignoraria as sequências 3 e 4, partindo do final do segundo filme. As negociações não deram certo e Blomkamp desistiu do projeto. Ridley Scott até pensou em fazer um novo filme, mas a baixa bilheteria de “Alien Covenant” deixou tudo parado até este momento.

Em 2003 uma versão estendida traria algumas cenas adicionais e uma mudança na abertura e conclusão deste filme. Essas mudanças e acréscimos não mexem tanto na estrutura como em “Alien 3” (tanto que o diretor Jean-Pierre Jeunet considerou a versão levada aos cinemas como a sua “versão do diretor”), mas também não conserta o fato de que Ripley abriu os braços em direção a morte sem chance de recuperarem seu corpo. Interessante que, na versão levada aos cinemas, o Alien saiu de seu corpo na queda o que poderia indicar que o DNA, colhido do sangue de Ripley, durante o exame na prisão, serviria de material para a clonagem e o pequeno Alien capturado no salto explicaria sua existência. Mas a versão estendida elimina esse final e tanto Ripley quanto o Xenomorfo são destruídos. Como “Alien 4” veio na esteira da versão levada aos cinemas de “Alien 3” então devemos desconsiderar o final da “Versão Assembly” de Alien 3 (haja confusão!!!).

Mas por que o filme não fez o sucesso esperado? Há alguns fatores. Primeiro, talvez possamos começar pela direção. O francês Jean-Pierre Jeunet  chamou a atenção por co-dirigir Delicatessen (1991) que apresentava uma história bem divertida com uma visão bem estilizada e repetiria seu modo de contar interessantes histórias em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001). A questão talvez seja: diretores europeus conseguem se sair bem na indústria de Hollywood? Alguns sim e outros nem tanto. Sabe-se que os filmes europeus apresentam maior liberdade para os diretores desenvolverem seus filmes: pressões menores, orçamentos menores e um envolvimento dos estúdios e produtores bem abaixo do que acontece nos Estados Unidos. Então houve pressão de prazos? Certamente. Pressão sobre gastos? Em Hollywood sempre há. Utilização de plateia teste para saber se o filme agradou  tornando-se necessário mudar finais e refazer cenas? Esse é o cotidiano de várias produções. Logo, se formos falar de uma franquia famosa, de grande expectativa de público e intenção de ganhar muito dinheiro e gerar desejo de novas continuações, há que se perceber que o produto final pode nem sempre ser o que foi concebido nas linhas do  roteiros ou pranchas de storyboards (desenhos que demonstram as cenas). Mas fica certa reflexão ao descobrirmos que o diretor só fez esse filme em Hollywood e  resolveu se afastar da famosa indústria americana de entrenimento.

Mas esses foram os principais aspectos? Não. Esse quarto e inesperado episódio é um pouco vago sobre Ripley: qual a porcentagem de humanidade e qual a porcentagem de Xeromorfo que “Ripley 8” possui? (as unhas e o sangue parecem ser uma dica). Os mercenários do cargueiro são muito caricatos e não funcionam realmente em cena: são brutos, sem graça (a exceção de Call – Winona Ryder) e o público passa até a torcer pela criatura depois de conhecê-los melhor (ou diria, pior?). E devemos citar mudanças de personalidade improváveis que repentinamente ocorrem (fora o visual “estilo grunge”, bem anos 90 nos EUA). Já os cientistas parecem um “bando de pirados” e até surpreendem que tenham conseguido desenvolver algo tão complexo. Difícil entender porque não deram seriedade a estes personagens (aliás, a todos). Influência do diretor, não dando um cunho de filme de ficção científica e trazendo uma ficção científica meio non-sense? (os produtores queriam algo como “Delicatessem no Espaço”? - aliás, esse primeiro sucesso do diretor é um filme que merece ser visto). A maioria dos personagens apresenta falas carentes de convicção e, quando determinado segredo é revelado, levanta mais questões do que respostas. Quanto a Ripley, ficamos imaginando de que lado ela está. Ela ri dos tripulantes dizendo que todos morrerão, desdenha de uns, mostra-se furiosa com outros, tem lembranças desconexas de Newt e se afeiçoa a Call. Mas é a “Ripley” mais forte que vimos até então. Tem o eventual corre-corre, fuga e perseguição por baixo d’agua, com a criatura mostrando desenvoltura também nesse ambiente (mas já conhecemos muito de seus truques, não?). E a cena entre Ripley e o bebê Alien? Gostei da ideia, mas não gostei da concepção da criatura. Já a contínua tensão dos filmes anteriores praticamente desapareceu. Interessante vermos que os escritores  Ronald Shusett (da Franquia "Alien" e "Vingador do Futuro") e Joss Whedon ("Toy Story", "Os Vingadores", "Liga da Justiça" ...) não foram felizes no roteiro e melhor desenvolvimento dos personagens.

Quanto ao elenco, a salada de personagens distintos complica ainda mais uma análise. Sigourney Weaver ainda era praticamente a única atriz / heroína capaz de abrir um filme e ser o motivo do público comparecer aos cinemas. Seu pioneirismo possibilitou hoje termos personagens femininos sólidos nas telas como Mulher Maravilha, Capitã Marvel e Fênix (X-Men). Winona Ryder vinha de filmes como “Os Fantasmas se Divertem”, “A Época da Inocência”, “Drácula de Bram Stoker”, “As Bruxas de Salém” e com duas indicações ao Oscar. Aos 26 anos era mais uma opção para trazer o público adolescente. Ron Pearlman tinha alguns bons trabalhos como “A Guerra do Fogo”, “O Nome da Rosa” e o seriado “A Bela e a Fera“ (1987-1990), este último sob maquiagem, e havia realizado com o diretor Jeunet o elogiado “Ladrão de Sonhos” (1995). O ator começa fazendo um personagem desprezível para ser transformado em um personagem "simpático". Outro ator trazido por Jeunet foi Dominique Pinon de “Delicatessem”, “Ladrões de Sonhos” e “O Fabuloso Destino de Améle Poulain” que faz o cadeirante cheio de truques. Gary Dourdan ficou famoso pelo seriado "CSI: Investigação Criminal" (2000-2015). Dourdan está com um visual bem diferente, mas não acrescenta muito. Michael Wincott ("O Corvo"); Kim Flowers ("Perigo Real e Imediato") e Raymond Cruz ("Dia de Treinamento") receberam personagens mal desenvolvidos e pouco puderam mostrar. Quanto aos bons atores Dan Hedaya, J.E. Freeman, David St. James e Brad Dourif couberam a ingrata tarefa de interpretar os “loucos” ou “esquisitos”, ao meu ver um erro conceitual na criação desses personagens.

Alien, a Ressurreição - Versão Estendida, tem um início mais cansativo e um final (alternativo) que poderia ter sido aproveitado nas telas, pois mostra a tão especulada Terra dessa franquia e o que ocorreu com ela no fim das contas. Poderia abrir até um gancho para essa nova Ripley em uma aventura ao estilo do primeiro “Tropas Estelares”(1997). Talvez seja o mais fraco de toda a franquia, até porque pouco convence ao trazer uma personagem extinta no terceiro exemplar, mas, em contrapartida, poderia ter sido um filme bem melhor com um diretor menos estilista, um tom mais sério e mais voltado a ação do segundo filme e com personagens bem delineados (apenas Ripley recebeu, nesta nova versão, um maior desenvolvimento). O problema é que os três primeiros podem ser bem definidos e este se perde neste aspecto ao tentar ser uma mescla dos três anteriores. O filme nunca atinge as alturas do terror, frustra as plateias e talvez seja o único certas doses de humor. Era uma época em que continuações estavam em moda como “Duro de Matar”, “Exterminador do Futuro”, “Máquina Mortífera”, “Indiana Jones”, "Desejo de Matar" “O Silêncio dos Inocentes” ... e poucos saíram ilesos desta ousadia. Alien, a Ressurreição não foi uma exceção.

Trailer:


Curiosidades:

O filme se passa em 2379.

Sigourney Weaver se recusou originalmente a fazer um quarto filme Alien. Quando questionada sobre por que mudou de ideia, ela respondeu: "Eles basicamente trouxeram um caminhão de lixo cheio de dinheiro para minha casa."

Para aumentar os contrastes, o diretor de fotografia Darius Khondji adicionou prata ao processo de impressão. Isso teve o resultado de tornar as cores escuras mais ricas e dar a todo o resto um tom metálico. Ele também usou um tom azul elétrico para a sequência subaquática.

A cena de abertura de Ripley clonada, embora quando jovem, foi baseada em fotos que Sigourney Weaver deu à equipe de efeitos especiais dela mesma quando criança.

Sigourney Weaver acertou com sucesso a tacada de basquete atrás das costas da meia-quadra após 3 semanas de prática de basquete, com a orientação de um técnico de basquete. Quando chegou o dia de filmar a cena, o diretor Jean-Pierre Jeunet queria que a bola caísse de cima, em vez de esperar que Weaver acertasse a tacada, o que "provavelmente levaria cerca de 200 tomadas". Weaver insistiu que ela poderia dar o arremesso, e foi autorizada a fazê-lo. Embora seja comumente dito que ela acertou a cesta em sua primeira tentativa, na verdade levou várias tomadas ​​para completar a façanha. Jean-Pierre Juenet deu a ela uma última tentativa de acertar a cesta antes que eles desistissem e usassem CGI ou uma segunda bola. Na próxima tomada, Sigourney Weaver administrou o truque com sucesso. Ron Perlman começou a sorrir quando viu, e as pessoas no set começaram a aplaudir. Os editores examinaram a imagem e decidiram que havia "espaço suficiente para colocar a tesoura". Weaver estava animada para fazer a tacada, mas Jeunet estava preocupado que o público acreditasse que a tacada fora falsificada devido à bola ter saído do quadro. "Por insistência de Weaver, mantive a tacada como estava". Weaver descreveu a tomada milagrosa como "um dos melhores momentos de sua vida", após o dia de seu casamento e o nascimento de sua filha.

O ator Ron Perlman quase se afogou durante as filmagens da seqüência subaquática. Em um ponto, ao tentar emergir, ele bateu com a cabeça em um aspersor no teto, nocauteando-o. Ele foi resgatado por membros da equipe de filmagem próximos.

Jean-Pierre Jeunet queria fazer uma cena em que um mosquito pica Ripley e depois se transforma em fumaça por causa de seu sangue ácido. Eventualmente, ele desistiu da ideia depois que a equipe SFX disse a ele quanto custaria.

Winona Ryder concordou em fazer este filme antes mesmo de ler o roteiro. Ela afirmou que "não ligava se morresse na primeira cena", ela o faria. Ryder afirmou que então ela poderia se gabar de estar em um filme "Alien" para seus irmãos mais novos.

O estúdio queria cortar a cena anterior ao encontro de Ripley com a rainha alienígena por causa de sua natureza bastante sexual. Eles decidiram mantê-lo quando Sigourney Weaver ameaçou não promover o filme se a cena fosse cortada.

Sigourney Weaver assinou com o filme em grande parte por causa de uma cena em particular - quando Ripley 8 encontra suas 7 encarnações genéticas abortadas anteriores.

A sequência subaquática marcou a primeira vez que Winona Ryder mergulhou desde um incidente de quase afogamento que aconteceu com ela quando tinha 12 anos. A atriz sofreu um ataque de ansiedade total no primeiro dia de filmagem no set subaquático.

Todas as espaçonaves do filme eram miniaturas, pois os supervisores de efeitos visuais acreditavam que o CGI não era eficaz o suficiente para criar espaçonaves realistas.

O diretor Jean-Pierre Jeunet quase não falava inglês no momento das filmagens e tinha tradutores no set o tempo todo. Quando a edição especial do DVD foi lançada em 2003, ele havia aprendido inglês o suficiente para gravar os comentários de um diretor.

Originalmente, seria Newt quem ressuscitaria, não Ripley. No entanto, isso teria criado três problemas: Carrie Henn tinha 21 anos em 1997, mas desistiu de atuar depois de Aliens: O Resgate (1986); Newt não foi engravidada por um abraço facial, então cloná-la não teria produzido um embrião alienígena; e Newt havia se afogado em seu criotubo, após o qual seu corpo foi cremado, então não havia mais nada de seu corpo para cloná-la.

Sigourney Weaver recebeu $ 11 milhões para voltar como Ripley, que era todo o orçamento de Alien - O 8º Passageiro (1979) na época.

Paul W.S. Anderson estava em negociações para dirigir, mas não pôde participar devido a conflitos de agenda. Anderson ainda teria a chance de dirigir uma obra espacial sideral no mesmo ano com O Enigma do Horizonte (1997). E, claro, ele visitaria a franquia Alien vários anos depois, com Alien vs. Predator (2004).

Bryan Singer foi convidado para dirigir.

Danny Boyle foi a primeira escolha da Fox para dirigir após o sucesso de Trainspotting: Sem Limites (1996). Ele e o roteirista / colaborador frequente John Hodge recusaram porque não concordavam com o estúdio quanto ao enredo, e optaram por trabalhar em Por uma Vida menos Ordinária (1997).

Angelina Jolie recusou o papel de Call, que foi posteriormente dado a Winona Ryder. Dois anos depois, as duas atrizes trabalharam juntas em Garota, Interruppida (1999).

Originalmente, o quarto filme alienígena seria uma versão do popular quadrinho Aliens Vs. Predator, que combinava as criaturas Alien com O Predator (1987) desde 1991. Demorou mais 7 anos antes de Alien vs. Predator (2004) estrear.

Embora pareça que o elenco passe a maior parte do tempo vagando para cima e para baixo em intermináveis ​​corredores de espaçonaves, na realidade, havia apenas dois construídos para o filme.

Na cena em que o General Perez se senta na cama, ele estava originalmente sem camisa, mostrando aos atores o peito extremamente peludo. O público explodiria em gargalhadas ao ver isso. Os lançamentos de vídeo subsequentes mostram ele vestindo uma camisa.

Ron Perlman fez a maioria de suas próprias acrobacias, particularmente a cena em que ele fica pendurado de cabeça para baixo em uma escada pelas pernas enquanto atira duas armas em um alienígena. No dia seguinte, quando foi tomar banho, descobriu que havia lacerado gravemente a parte de trás dos joelhos. 

A ideia original do filme era que Newt (a garotinha de Aliens: O Resgate (1986)) fosse clonada, não Ripley. Ela deveria ter força e habilidades de luta consideráveis, então Joss Whedon foi contratado, pois tinha experiência em escrever uma série de ação com Buffy: A Caça-Vampiros (1997), apresentando uma jovem heroína. Whedon escreveu um tratamento de história de 30 páginas, mas o estúdio estava preocupado que os fãs não aceitariam um filme de Alien sem a personagem de Ellen Ripley. Quando Sigourney Weaver concordou em reprisar seu papel por US $ 11 milhões, a história inicial de Whedon foi descartada, então ele a reescreveu com foco em uma Ripley clonada.

Embora Jean-Pierre Jeunet tenha declarado estar orgulhoso do filme, ele renunciou a Hollywood depois de sua experiência nele.

H.R. Giger ficou abertamente descontente por não ter recebido crédito por seus designs alienígenas e enviou uma carta de protesto à 20th Century Fox.

Este é o único filme de Alien que não foi filmado no Reino Unido. Uma das razões para isso foi que a co-produtora Sigourney Weaver não queria viajar.

Leite teve que ser adicionado ao conjunto subaquático, pois a água era simplesmente transparente demais para ser convincente.

Em suas cenas iniciais com o recém-nascido, Sigourney Weaver faz questão de não olhar em seus olhos. Essa foi uma lição aprendida quando ela fez Nas Montanhas dos Gorilas (1988) em não fazer contato visual inicial com um animal potencialmente perigoso.

Um dos projetos de conceito do recém-nascido envolveu a criatura ostentando uma semelhança com o rosto de Sigourney Weaver. Isso foi abandonado porque era muito parecido com Sil, a criatura alienígena em A Experiência (1995).

James Cameron, diretor de Aliens: O Resgate (1986), não teve uma opinião positiva sobre o filme. "Embora eu tenha admitido ter ficado comovido com a ideia de Ripley finalmente retornar à Terra (embora não com a execução) e gostado de algumas imagens, achei o filme "ridículo", preferindo Eterno Amor de Jean-Pierre Jeunet ( 2004)".

Na novelização do filme, Johner tem fobia de insetos e, como resultado, tem um medo mortal dos Xenomorfos, muitas vezes tremendo incontrolavelmente de medo sempre que eles aparecem. Isso é contrário ao seu retrato no filme, onde ele parece mostrar pouca preocupação com os horrores ao seu redor (embora ele ainda tenha explodido uma aranha de sua teia com um tiro de sua pistola após a cena de tiroteio de cabeça para baixo).

Jean-Pierre Jeunet originalmente queria escalar uma mulher para ser a vilã principal, mas o estúdio recusou, visto que o filme já tinha duas protagonistas femininas.

Peter Jackson foi convidado para dirigir, mas recusou porque não conseguia ficar animado com um filme de Alien.


Sigourney Weaver em As Montanhas dos Gorilas










Winona Ryder no seriado Stranger Things








Ron Pearlman em Caça às Bruxas









Dominique Pinon O Fabuloso Destino de Amélie Poulain








Gary Dourdan








Michael Wincott em O Corvo








Raymond Cruz no seriado Breaking Bad








Dan Hedaya em Comando Para Matar








Brad Dourif em Arquivo X









Cartazes:





Filmografia Parcial:

Sigourney Weaver







Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Testemunha Fatal (1981); O Ano Que Vivemos em Perigo (1982); Os Caça-Fantasmas (1984); Aliens, o Resgate (1986); Nas Montanhas dos Gorilas (1988); Uma Secretária de Futuro (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Alien 3 (1992); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); A Morte e a Donzela (1994); Copycat: A Vida Imita a Morte (1995) Alien, a Ressurreição (1997); Heróis Fora de Órbita (1999); A Vila (2004); Rebobine, por Favor (2008); Ponto de Vista (2008); Avatar (2009); Um Tira Acima da Lei (2011); Poder Paranormal (2012); O Segredo da Cabana (2012); Vampiras (2012); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Chappie (2015); Caça-Fantasmas (2016); Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016); Vingança (2016); Avatar 2 (2020); Avatar 3  (2021); Avatar 4  (2024); Avatar 4  (2025).

Winona Ryder







A Inocência do Primeiro Amor (1986);  Os Fantasmas se Divertem (1988);  1969 - O Ano que Mudou Nossas Vidas (1988); Atração Mortal (1988);  A Fera do Rock (1989);  A Volta de Roxy Carmichael (1990);  Edward Mãos de Tesoura (1990);  Minha Mãe é uma Sereia (1990); Uma Noite Sobre a Terra (1991);  Drácula de Bram Stoker (1992); A Época da Inocência (1993); A Casa dos Espíritos (1993); Caindo na Real (1994);  Adoráveis Mulheres (1994); As Bruxas de Salém (1996); Alien, a Ressurreição (1997); Garota, Interrompida (1999); Outono em Nova York (2000);  A Herança de Mr. Deeds (2002); O Homem Duplo (2006); Informers - Geração Perdida (2008); Stranger Things (seriado 2016-2022).

Ron Pearlman







A Guerra do Fogo (1981); Piratas das Galáxias (1984); O Nome da Rosa (1986); Sonâmbulos (1992); A Ilha do Dr. Moreau (1996); Alien - A Ressurreição (1997); O Guardião do Rei (2000); Círculo de Fogo (2001); Blade II - O Caçador de Vampiros (2002); Jornada Nas Estrelas: Nêmesis (2002); Hellboy (2004); Em Nome do Rei (2007); Hellboy II: O Exército Dourado (2008);    Outlander: Guerreiro vs Predador (2008); Caça às Bruxas (2011); Drive (2011); Conan, o Bárbaro (2011); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); Stonewall: Onde o Orgulho Começou (2015); Punhos de Sangue (2016); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016); Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia (seriado 2016-2017);  Agente Asher (2018); Inferno na Fronteira (2019); Este Jogo Se Chama Assassinato (2021);  O Beco do Pesadelo (2021); Não Olhe para Cima (2021); Scream Before You Die (2023); Transformers: Rise of the Beasts (2023)

 Dominique Pinon







Diva: Paixão Perigosa (1980); Samantha (1981); O Retorno de Martin Guerre (1982); A Lua na Sarjeta (1983); Muito Além dos Sonhos (1984); O Telefone Sempre Toca Duas Vezes (1985); Busca Frenética (1988); O Mistério de Nina  (1988);  A Lenda do Santo Beberrão (1988);   Delicatessen (1991); Ladrão de Sonhos (1995); Alien, a Ressurreição (1997) Quasimodo d'El Paris (1999);  O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001); Códigos Mortais (2003); Eterno Amor (2004);  Crimes de Autor (2007); Enigmas de um Crime (2008); Micmacs - Um Plano Complicado (2009); Fim de Semana À Beira-Mar (2011); Os Professores (2013); Uma Viagem Extraordinária (2013); Minha Querida Dama (2014); Outlander (seriado 2016); Baseado em Fatos Reais (2017); Todo Mundo Ama Minha Mãe (2018); Abra Suas Asas (2019); Inimiga Perfeita (2020); Emma Bovary (2021);

Gary Dourdan







A Sombra da Justiça (1992); Um Morto Muito Louco 2 (1993); O Jornal (1994);  Alien, a Ressurreição (1997); Cidade do Medo (1998);  Impostor (2001);  A Estranha Perfeita (2007); Agosto Negro (2007); CSI: Investigação Criminal (2000-2008);  Pulando a Vassoura (2011); Código da Máfia (2013); O Resgate: O Dia da Redenção (2021); Mnemonix (2022)

Michael Wincott







Travessia Selvagem (1979); Um Bilhete Para o Céu (1981); O Último Pesadelo (1983); O Siciliano (1987); Talk Radio: Verdades que Matam (1988); Doce Inocência (1989); Nascido em 4 de Julho (1989); The Doors (1991); Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Os Três Mosqueteiros (1993); O Corvo (1994); Panteras Negras (1995); Estranhos Prazeres (1995); Basquiat - Traços de Uma Vida (1996); Alien, a Ressurreição (1997); O Negociador (1997); Na Teia da Aranha (2001); O Conde de Monte Cristo (2002); O Assassinato de um Presidente (2004); O Escafandro e a Borboleta (2007); Cavaleiro de Copas (2015); O Retorno de John Henry (2015); A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017). 

Raymond Cruz







Cinderela às Avessas (1987); Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Fúria Mortal (1991); Voltar a Morrer (1991); Horas Violentas (1992); A Força em Alerta (1992); Marcados Pelo Sangue (1993); Perigo Real e Imediato (1994); Marcados Pelo Destino (1994); Operação Dumbo (1995); A Última Ameaça (1996); Íntimo & Pessoal (1996); O Substituto (1996); A Rocha (1996); Alien - A Ressurreição (1997); Um Drink no Inferno 2: Texas Sangrento (1999); Dia de Treinamento (2001); Efeito Colateral (2002); Meu Nome é Modesty Blaise (2004); Irmãos de Luta (2005); Divisão Criminal (seriado 2005 a 2012); Crimes Graves (seriado 2012-2018).

Dan Hedaya

The Prince of Central Park (1977); A Vida Íntima de um Político (1979); Confissões Verdadeiras (1981);  Dançando como Loucos (1982); Fome de Viver (1983); Jovens sem Rumo (1984); Gosto de Sangue (1984);  As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984);  Um Agente na Corda Bamba (1984);  Comando para Matar (1985);  Dois Policiais em Apuros (1986); Amor e Coragem  (1986);  Joe Contra o Vulcão (1990);  Morando com o Perigo (1990);  A Família Addams (1991); Benny & Joon: Corações em Conflito (1993); Lances Inocentes (1993); Por Amor ou por Dinheiro (1993); Um Amor de Verdade (1993); Acerto de Contas (1994); Maverick (1994); Os Suspeitos (1995); Um Sonho sem Limites (1995); As Patricinhas de Beverly Hills (1995); Nixon (1995); O Clube das Desquitadas (1996); O Preço de um Resgate (1996); Daylight (1996); As Filhas de Marvin (1996); Será que Ele é? (1997); Por uma Vida Menos Ordinária (1997); Alien, a Ressurreição (1997); A Qualquer Preço (1998); Preso ao Silêncio (1999); Hurricane, o Furacão (1999); Shaft (2000); Cidade dos Sonhos (2001); Onde Está Ally? (2006); O Último Ato (2014); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016); Funny Face (2020); Slapface (2021); The God Committee (2021)

Brad Dourif







Um Estranho no Ninho (1975); Os Olhos de Laura Mars (1978); Sangue Selvagem (1979); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); Portal do Paraíso (1980); Na Época do Ragtime (1981); Duna (1984); Istanbul (1985); Veludo Azul (1986); Justiça pelas Próprias Mãos (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); Brinquedo Assassino (voz do chucky 1988); Mississippi em Chamas (1988); Estrada da Morte (1989); Conspiração Atômica (1990); O Exorcista III (1990); A Criatura do Cemitério (1990); Brinquedo Assassino 2 (voz do chucky 1990); Febre da Selva (1991); Anatomia de um Assassino (1991); Brinquedo Assassino 3 (voz do chucky 1991); Criaturas 4 (1992); A Cor da Noite (1994); Assassinato em Primeiro Grau (1995); Sob o Domínio da Violência (1995); Alien, a Ressurreição (1997); Sem Sentido (1998); A Noiva de Chucky (voz do chucky 1998); Força de Elite (1999); Anjos Rebeldes 3 (2000); O Guardião das Almas (2001); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); A Caixa (2003); O Filho de Chucky (voz do chucky 2004); Deadwood: Cidade Sem Lei (seriado 2004 a 2006); Halloween: O Início (2007); H2: Halloween 2 (2009); A Corrente do Mal (2009); Padre (2011); A Maldição de Chucky (voz de Chucky 2013); Obsession (2019)


Fontes:

Revista Set

Jornal O Globo

Jornal do Brasil

IMDB

New York Times

Varety

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre