quinta-feira, 16 de abril de 2020

LOS ANGELES: CIDADE PROIBIDA / L.A CONFIDENTIAL (1997) - ESTADOS UNIDOS


O OBSCURO GLAMOUR DE HOLLYWOOD DOS ANOS 50

Estamos em Los Angeles, na década de 1950, cidade onde transitam famosos atores de Hollywood, jovens a procura de oportunidade, escândalos e muita corrupção escondida por baixo do tapete. Durante uma noite, em um pequeno restaurante, ocorre um massacre com vários mortos, dentre eles, um veterano policial. A resposta é rápida e uma investigação é aberta com três policiais surgindo como líderes da investigação em frentes diferentes: Bud White (Russell Crowe), policial bruto que não hesita em usar a violência para valer suas prerrogativas. Bud odeia, em particular, homens que batem em mulheres e, normalmente, os agride antes de efetuar as prisões. Ed Exley (Guy Pierce) um astuto carreirista, honesto, inteligente e educado. Filho de um respeitado policial que não hesita em denunciar um colega caso este não tenha seguido o código de conduta, ao mesmo tempo em que tira proveito da situação para escalar mais rapidamente a carreira. E Jack Vincennes (Kevin Spacey), um policial que se tornou consultor de uma série policial televisiva se promove através de flagrantes forjados em parceira com um dono de tabloide sensacionalista, Sid Hudgens (Danny DeVito). Ao iniciarem a investigação tudo aponta para uma rede de prostituição que leva até a prostituta Lynn (Kim Basinger), mas há muitas coisas que a “cidade dos anjos” esconde.


O diretor Curtis Hanson (1945–2016) começou a direção de longas com filmes como “Porky 3” (“Losin' It”), com um título brasileiro que tentava enganar o espectador achando tratar-se da franquia “Porky’s” e cujo único motivo de lembrança atual é Tom Cruise como um dos protagonistas. Hanson deu uma guinada na carreira e começou a acumular bons filmes como o elogiado “Uma Janela Suspeita”; o interessante “Sob a Sombra do Mal”; o sucesso “A Mão que Balança o Berço”; e o tenso “O Rio Selvagem”. Los Angeles... era um projeto audacioso, pois adaptar o romance quase impenetrável de James Ellroy era um grande desafio. Hanson juntou-se a Brian Helgeland (“Teoria da Conspiração”; “Coração de Cavaleiro”; “Sobre Meninos e Lobos”; “Chamas da Vingança”; “Robin Hood” ...) com a missão de levar aos espectadores uma estória que conseguisse lograr sucesso nas telas. O filme concorreu a 9 Oscar e levou nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Basinger) e Melhor Roteiro Adaptado. Um ano em que Titanic levou em muitas categorias.


O filme mostra um lado nada esplendoroso de Los Angeles: o que há por trás do glamour da indústria cinematográfica, colocando a cidade como personagem dessa estória. Cada personagem tem um aspecto desabonador e, aos poucos, seus destinos vão se entrelaçando onde passamos a entender as motivações por trás das ações de cada um, numa cidade que revira suas entranhas revelando uma rede de sordidez, falsidade e prostituição.  O filme praticamente nada em corrupção, exigindo uma boa concentração para acompanhar as reviravoltas sutis da trama e os diálogos rápidos. E gravar o nome dos personagens é fundamental na hora em que os crimes vão sendo esclarecidos. Aliás, é uma trama repleta de reviravoltas com um crime desvendado levando a outro sucessivamente.


Russell Crowe não era muito conhecido nos Estados Unidos. O ator australiano tinha feito de relevante os filmes “Skinheads - A Força Branca” e “Assassino Virtual”. Seu Conterrâneo, Guy Pearce, também era pouco conhecido. James Cromwell como o capitão Dudley Smith se tornara famoso por “Babe, o Porquinho Atrapalhado”. Aliado ao trio, Hanson apostou em Kevin Spacey e Kim Basinger com um visual “Femme Fatale” de filme noir que deixa o personagem de Russel Crowe literalmente desnorteado. Danny DeVito como o dono do tabloide e David Strathairn (“Entrevista com Deus”), como o milionário que explora o mercado de prostituição de mulheres que se parecem com celebridades, completam um elenco que em nenhum momento desafina.


Los Angeles – Cidade Proibida é um filme noir moderno, com personagens bem delineados, e um ritmo que vai aos poucos crescendo e nos revelando um final muito bem realizado. Apesar de ser um filme pouco conhecido por aqui, quase não recebendo exibições, vale a pena pelo trabalho bem realizado com Russel Crowell e Guy Pearce em início de carreira em Hollywood.

Trailer:


Curiosidades:
Na época em que o filme se passa, nenhum edifício em Los Angeles podia ser mais alto que a Prefeitura, então as câmeras foram colocadas em certos pontos para que qualquer prédio mais alto que a Prefeitura não fosse visto.

De acordo com Guy Pearce no comentário em DVD, ele assistia a um show individual de James Ellroy em sua terra natal, Melbourne, na Austrália, enquanto o filme estava em pré-produção. Pearce disse que, durante uma sessão de perguntas e respostas após a performance de Ellroy, um membro da platéia perguntou se algum dos livros de Ellroy seria adaptado para o cinema. Ellroy respondeu que não apenas L.A. Confidential estava em pré-produção, mas dois atores australianos (Pearce e Russell Crowe) seriam escalados no filme. A platéia caiu na gargalhada, pensando que Ellroy estava fazendo uma piada irônica ao nomear aleatoriamente dois atores locais e alegar que eles foram escalados para um filme de Hollywood de grande orçamento. Pearce, que estava sentado na platéia, ficou mortificado. Foi apenas um ano depois que o público soube que Ellroy estava, de fato, dizendo a verdade.

James Ellroy descreve o personagem de Bud White como o maior policial da força de Los Angeles. Observando que ele não tinha nem um metro e oitenta, Russell Crowe decidiu se mudar para um apartamento tão pequeno que precisou se abaixar para entrar nas portas e mal conseguia se levantar. Crowe disse que isso fez com que ele se sentisse um "gigante" quando chegou ao set para filmar.

Kevin Spacey perguntou a Curtis Hanson quem ele teria escalado como Jack Vincennes se ele estivesse fazendo o filme nos anos 50, esperando que o diretor dissesse alguém como William Holden. Ele ficou bastante surpreso quando Hanson disse Dean Martin.

Na autobiografia de Mickey Rooney, ele faz uma referência passageira ao The T and M Studio, um bordel onde as mulheres eram parecidas com estrelas de cinema.

Os negócios de Pierce Patchett baseiam-se no boato de longa data de que realmente havia uma casa de prostituição em Hollywood que fornecia damas meticulosamente vestidas e inventadas para se parecer com famosas estrelas de cinema. Em suas memórias "Hollywood: Estrelas e Estrelinhas, Magnatas e Vendedores de Carne, Cineastas e Produtores de Dinheiro, Fraudes e Gênios, Esperançosos e Hasens, Grandes Amantes e Símbolos Sexuais", Garson Kanin descreve uma visita a um lugar chamado Mae's, onde os Madame se vestiu de Mae West e presidiu um elenco de réplicas de Barbara Stanwyck, Joan Crawford, Carole Lombard, Marlene Dietrich e Ginger Rogers, entre outros.

Curtis Hanson escalou Russell Crowe depois de vê-lo em Skinheads - A Força Branca (1992). Ele o achou "repulsivo e assustador, mas cativante".

Em preparação, Curtis Hanson mostrou a seu elenco e equipe A Morte num Beijo (1955), Sob a Sombra do Mal (1990), O Grande Golpe (1956), Assim Estava Escrito (1952), No Silêncio da Noite (1950), Dinheiro Maldito (1954) e O Sádico Selvagem (1958).

Curtis Hanson deliberadamente não assistiu à performance de Guy Pearce em Priscilla, a Rainha do Deserto (1994), pois sentiu que isso afetaria negativamente sua decisão de escalar o jovem ator.

O papel de Bud White foi supostamente oferecido a Michael Madsen.

Marcou o retorno de Kim Basinger à tela grande após um hiato de três anos. Este também foi seu primeiro filme de sucesso desde Batman (1989).

O elenco do filme inclui três vencedores do Oscar: Kevin Spacey, Russell Crowe e Kim Basinger; e três indicados ao Oscar: James Cromwell, David Strathairn e Danny DeVito.

Incluído entre os "1.001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider

"Rollo Tomasi" é o nome de uma música de The Sheepdogs.

Lorraine Bracco, Kate Capshaw, Geena Davis, Melanie Griffith, Teri Hatcher, Anjelica Huston, Jennifer Jason Leigh, Amy Locane, Kathy Najimy, Michelle Pfeiffer, Kathleen Quinlan, Rene Russo, Meg Ryan e Izabella Scorupco recusaram o papel de Lynn Bracken.

James Cromwell e Matt McCoy apareceram em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987). O criador Gene Roddenberry já foi oficial da polícia de Los Angeles e modelou Spock em homenagem ao chefe de polícia William H. Parker, que aparece como personagem neste filme.


Kim Basinger estava na casa dos 40 anos na época das filmagens, mas Veronica Lake, a quem ela "retrata", estava com trinta e poucos anos durante o filme. A idade de Lynn Bracken nunca é declarada, mas durante a curta cena em que ela e Bud estão no cinema, ela parece visivelmente mais velha do que quando foi criada para se parecer com Veronica Lake.

Os principais membros do elenco deste filme tiveram papéis em filmes de super-heróis: Kevin Spacey em Superman: O Retorno (2006); Kim Basinger em Batman (1989); Guy Pearce em Homem de Ferro 3 (2013); James Cromwell em Homem-Aranha 3 (2007); Danny DeVito em Batman: O Retorno (1992); e Russell Crowe em O Homem de Aço (2013). Embora todos esses papéis tenham acontecido anos depois do LA Confidential.

Muitos dos eventos do filme foram baseados em eventos reais. Isso inclui a cena sangrenta do Natal, onde policiais bêbados espancam brutalmente prisioneiros hispânicos suspeitos de espancar dois policiais uniformizados (os policiais envolvidos na vida real foram chamados Trojanowski e Brownson. No filme, eles são chamados de Helenowski e Brown). A trama da prisão do gangster da vida real Mickey Cohen, desencadeando uma guerra de gangues pelo controle das raquetes. O L.A.P.D. O Goon Squad, que sequestraria bandidos de fora da cidade, espancá-los e ameaçá-los, se eles tentassem voltar para montar suas operações. Lana Turner namorando o gangster Johnny Stompanato (embora este filme seja ambientado em 1953, e os verdadeiros Turner e Stompanato não começaram a namorar até 1957). Na vida real, a filha de Turner, Cheryl Crane, esfaqueou Stompanato até a morte em 4 de abril de 1958, depois de pegá-lo espancando sua mãe. Os assassinatos de Tony Brancato e Tony Trombino também ocorreram na vida real. A principal diferença é que eles foram baleados por trás pelo mafioso de Los Angeles Jimmy Fratianno, em vez de serem metralhados de fora.

O personagem da vítima de estupro Inez Soto tem um papel muito maior no romance. Lá, Inez é a garota pela qual Bud e Exley competem.

Curtis Hanson recebeu muita resistência por ter três personagens principais. No início, ele foi instruído a excluir Exley e Vincennes e fazer do filme um veículo importante para o ator que interpreta Bud White. Quando ele explicou por que Exley era essencial, eles disseram para ele excluir White e Vincennes. Quando ele insistiu que todos os três eram essenciais, recebeu um orçamento de apenas US $ 15 milhões, o que significava que ele não podia contratar um ator de grande nome para encabeçar o filme, mesmo que quisesse. Ele queria contratar atores que não trouxessem expectativas do público para o tipo de papel que eles estariam interpretando. Uma exceção a essa regra foi James Cromwell, que o público esperaria ser um dos heróis depois de vê-lo em "Babe, o Porquinho Atrapalhado" (1995).

Cartazes:




Filmografia Parcial:
Russell Crowe












Juramento de Sangue (1990); A Prova (1991); Skinheads - A Força Branca (1992); Silver - A Lenda do Cavalo Prateado (1993); Rápida e Mortal (1995); Assassino Virtual (1995); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); Céu em Chamas (1997); O Informante (1999); Gladiador (2000); Prova de Vida (2000); Uma Mente Brilhante (2001); Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003); Um Bom Ano (2006); O Gângster (2007); Rede de Mentiras (2008); Robin Hood (2010); 72 Horas (2010); O Homem Com Punhos de Ferro (2012); Linha de Ação (2013); O Homem de Aço (2013); Noé (2014); A Múmia (2017); Boy Erased: Uma Verdade Anulada (2018) 

Guy Pearce









Vivendo do Passado (1990); Priscilla, a Rainha do Deserto (1994); Flertando com o Inimigo (1996); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); Mortos de Fome (1999); Regras do Jogo (2000); Amnésia (2000); O Conde de Monte Cristo (2002); A Máquina do Tempo (2002); O Grande Roubo (2002); Mistérios do Passado (2002); O Efeito da Fúria (2008); O Traidor (2008); Guerra ao Terror (2008);  A Vítima Perfeita (2009); A Estrada (2009); O Discurso do Rei (2010); Não Tenha Medo do Escuro (2010); O Pacto (2011); Prometheus (2012); Homem de Ferro 3 (2013); O Amor é Para Todos (2015); Amaldiçoada (2016); Alien: Covenant (2017); Duas Rainhas (2018); Disturbing the Peace (2020); Bloodshot (2020); The Seventh Day (2020)

Kim Basinger










Retrato de Modelo (1978); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); Meus Problemas com as Mulheres (1983); 9 1/2 Semanas de Amor (1986); Sem Perdão (1986); Encontro às Escuras (1987); Nadine - Um Amor a Prova de Balas (1987); Minha Noiva É uma Extraterrestre (1988); Batman (1989); Desejos (1992); Mundo Proibido (1992); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993); A Fuga (1994); Prêt-à-Porter (1994); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); A Filha da Luz (2000); 8 Mile: Rua das Ilusões (2002); Celular: Um Grito de Socorro (2004); Sentinela (2006); Enquanto Ela Está Fora (2008);  Ajuste de Contas (2013); Cinquenta Tons Mais Escuros (2017);  Cinquenta Tons de Liberdade (2018)

James Cromwell









Assassinato por Morte (1976); O Médico Erótico (1983); Uma Família em Pé de Guerra (1984); E o Céu Continua Esperando (1984); Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985); Uma Tremenda Confusão (1986); A Vingança dos Nerds 2: Os Nerds Saem de Férias (1987); Cadillac Cor-de-Rosa (1989); Vôo 243: Pouso de Emergência (1990); A Vingança dos Nerds 3: A Nova Geração (1992); A Vingança dos Nerds 4: Os Nerds Também Amam (1994); Babe, o Porquinho Atrapalhado (1995); Queima de Arquivo (1996); O Povo Contra Larry Flint (1996); Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); A Experiência II: A Mutação (1998); Impacto Profundo (1998); Babe, o Porquinho Atrapalhado na Cidade (1998);  A Filha do General (1999); À Espera de um Milagre (1999); Cowboys do Espaço (2000); A Soma de Todos os Medos (2002); Desafio no Ártico (2003); Eu, Robô (2004); Golpe Baixo (2005); A Sete Palmos (seriado 2003 a 2005); A Rainha (2006); Amor e Inocência (2007); Homem-Aranha 3 (2007); W. (2008); Secretariat - Uma História Impossível (2010); O Artista (2011); Memorial Day - Lembranças de uma Guerra (2012); Soldados da Fortuna (2012); História de Horror Americana  (seriado 2012 a 2013);  eia de Mentiras (2013); A Promessa (2016); Jurassic World: Reino Ameaçado (2018); A Lavanderia (2019); Never Too Late (2020) 

Danny DeVito









Um Estranho no Ninho (1975); Com a Corda no Pescoço (1978); Laços de Ternura (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); O Campeão de Audiência (1984); Johnny, o Gângster (1984); A Jóia do Nilo (1985); Quem Tudo Quer, Tudo Perde (1986); Por Favor, Matem Minha Mulher (1986); Joga a Mamãe do Trem (1987); Irmãos Gêmeos (1988); A Guerra dos Roses (1989); Com o Dinheiro dos Outros (1991); Batman: O Retorno (1992); Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992); Júnior (1994); O Nome do Jogo (1995); Matilda (1996);  Marte Ataca! (1996); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); O Homem Que Fazia Chover (1997); As Virgens Suicidas (1999); Quem Não Matou Mona? (2000); O Assalto (2001); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); A Última Aposta (2006); Um Natal Brilhante (2006); Virando a Mesa (2008); De Pernas Pro Ar (2010); O Comediante (2016); Dumbo (2019); Jumanji: Próxima Fase (2019)

Kevin Spacey









A Difícil Arte de Amar (1986); O Homem da Máfia (seriado 1988); O Rochedo de Gibraltar (1988); Uma Secretária de Futuro (1988); Cegos, Surdos e Loucos (1989); Meu Pai, uma Lição de Vida (1989); Henry & June: Delírios Eróticos (1990); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); Jogos de Adultos (1992); Iron Will: O Grande Desafio (1994); O Preço da Ambição (1994); Os Suspeitos (1995); Epidemia (1995); Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995); Tempo de Matar (1996); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1997); A Negociação (1998); Beleza Americana (1999); A Corrente do Bem (2000); K-Pax: O Caminho da Luz (2001); Chegadas e Partidas (2001); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); A Vida de David Gale (2003); Edison, Poder e Corrupção (2005); Superman: O Retorno (2006); Quebrando a Banca (2008); O Super Lobista (2010); Heróis Fora de Controle (2011); Quero Matar Meu Chefe 2 (2014); O Rebelde no Campo de Centeio: A Vida de J.D. Salinger (2017); House of Cards (seriado 2013 a 2017); Gore (2021)


David Strathairn









O Amor tem seu Preço (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); O Homem do Gelo (1984); Caminhos Violentos (1986); Dominick e Eugene (1988); Os Senhores do Holocausto (1989); Memphis Belle - A Fortaleza Voadora (1990); Uma Equipe Muito Especial (1992); Bob Roberts (1992); Quebra de Sigilo (1992); A Firma (1993); O Rio Selvagem (1994); Eclipse Total (1995); Los Angeles: Cidade Proibida (1997);  Entre Amigos (1998); Pequeno Milagre (1998); A Marca (2004); Cicatrizes da Guerra (2005); A Busca pela Justiça (2006);  Somos Marshall (2006); Um Beijo Roubado (2007); O Ultimato Bourne (2007); As Crônicas de Spiderwick (2008); A Informante (2010); O Legado Bourne (2012); Lincoln (2012); Godzilla (2014); O Exótico Hotel Marigold 2 (2015); Lista Negra (seriado 2015 a 2016); Entrevista com Deus (2018); The Expanse (seriado 2018 a 2019); Walkaway Joe (2020); Nomadland (2020)

Simon Baker









Shades of Love: Midnight Magic (1988); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); Procurado (1997); O Chamado 2 (2005); Terra dos Mortos (2005); O Diabo Veste Prada (2006); O Inquilino (2009); Regresso do Além (2009); Margin Call - O Dia Antes do Fim (2011); O Mentalista (seriado 2008 a 2015); Segredos e Despedidas (2018)

Ron Rifkin









Corrida Silenciosa (1972); Uma Dupla Desajustada (1975);  Ele Vai Ter um Bebê (1978); The Mary Tyler Moore Hour (seriado 1979); Golpe de Mestre II (1983); O Campeão de Audiência (1984); Maridos e Esposas (1992); Lobo (1994); A Verdadeira História de Marilyn Monroe (1996); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); A Negociação (1998); Cine Majestic (2001); O Mistério da Libélula (2002); A Soma de Todos os Medos (2002); As Palavras (2012); Gotham (seriado 2015 a 2016); A História Real de um Assassino Falso (2016); Limitless (serie 2015 a 2016); Nasce uma Estrela (2018); Minyan (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre