quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O SEGREDO DE SEUS OLHOS - EL SECRETO DE SUS OJOS (2009) - ARGENTINA


O SEGUNDO OSCAR DO CINEMA ARGENTINO

Benjamín Esposito (Ricardo Darín) é um investigador aposentado da polícia que resolve escrever um livro baseado no maior caso de sua vida: a morte de Liliana Coloto (Carla Quevedo) também chamado de “O Caso Morales”, ocorrido em 21 de junho de 1974.  Mais de vinte anos se passaram, mas Benjamin continua preso ao caso e começa a se recordar dos detalhes. A melhor maneira que encontra é escrever um livro de tudo que ocorreu em sua vida na época. E tudo começa com a apresentação de Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil) a nova secretária do Juizado, sua chefe imediata, formada no exterior, por quem Benjamín sofre uma atração imediata. Certo dia recebe uma ordem para ir a ao local de um crime de estupro, seguido de morte, de uma professora de 23 anos, casada, dentro de sua própria casa. Logo, descobre uma pista que o leva a suspeitar de um homem chamado Isidoro Gómez (Javier Godino), porém este encontra-se em Buenos Aires. Preso, é confrontado com Benjamín e Irene, mas devido ao sistema político da época, leia-se o regime militar argentino, Isidoro fica imune a qualquer sanção, podendo viver livremente. Benjamín resolve que levará o caso até o fim, colocando sua vida e de seus amigos em risco.


O Segredo dos Seus Olhos passa a impressão de ser um filme policial comum, mas, na verdade, são os elementos adicionados a trama que o tornam tão interessante. O ingrediente principal é o relacionamento de Irene e Benjamín visto pelos olhos do investigador. A tensão crescente entre a chefe e o subordinado que trocam olhares “calientes”, mas que expressam através de palavras sentimentos frios , sempre fugindo de um momento de maior tensão emocional, é o ponto alto do filme. Mesmo após 20 anos, a conversa entre eles é profissional, mas o sentimento que sentem um pelo outro é visível ao espectador, ainda que suas vidas talvez não permitam mais romances. Benjamín idealizou uma mulher além de seu alcance, culta, com poder aquisitivo mais alto e socialmente bem relacionada, logo, não deveria ter interesse nele. Irene parece querer entrar no mundo de Benjamín, mas teme ser rechaçada e talvez não se considere uma mulher tão bonita que possa tocar o seu coração como outras mais belas já o teriam feito anteriormente. Irene não consegue saber se o que Benjamín sente por ela é atração ou respeito excessivo. Essa confusa dualidade permeará o filme.


Talvez o mote principal deste filme seja: o amor sobrevive ao tempo? É um filme sobre escolhas, sobre não arriscar, deixar de tomar decisões que modificam suas vidas. O filme faz um vaivém entre passado e presente, onde Benjamín expõe seus sentimentos através de um romance ficcional, no maior caso em que já trabalhou. Seu medo de declarar-se e sua contraparte esperando desesperadamente por sua declaração, deixam os espectadores mais românticos com certa aflição, como se pudessem entrar na trama e dar um empurrãozinho para que algo aconteça. Só que o filme não fica no piegas. É um excelente thriller policial, com reviravoltas que levam o espectador a tentar adivinhar se ainda há fogo sob as cinzas entre o casal; o que aconteceu, conforme o relato oficial, e se ainda há pistas 20 e poucos anos depois? Essa descoberta em doses homeopáticas torna o filme saboroso e surpreendente.


Não espere tiros, explosões ou efeitos especiais. Este é um filme para quem gosta de assistir produções mais voltadas ao gosto europeu. O cinema argentino tem mostrado que, com bons roteiros e atores, pode-se transpor ótimas histórias sem gastar milhões em efeitos para impressionar o espectador. Tanto que esta produção levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o segundo argentino. O primeiro foi a História Oficial (1985).


O Segredo dos Seus Olhos aborda o alcoolismo, na pele de Pablo Sandoval (Guillermo Francella, ótimo), o fiel escudeiro de Benjamin, mas escravo do de seu vício. Enquanto Benjamín, no tempo passado, tenta solucionar seus dois casos, crime e amor, ainda funciona como um vigilante das bebedeiras de Sandoval, que nem sua esposa o aguenta mais. Sandoval é a válvula de escape do filme. Suas tiradas humorísticas começam com diálogos irônicos e quase beiram o pastelão, onde seu vício quase destrói a investigação de Benjamín. Ainda assim a amizade entre os dois é inabalável, pois, como um verdadeiro amigo, o investigador entende as fraquezas de Sandoval e tenta relevar cada deslize do amigo, algumas vezes tendo de recorrer a Irene que desaprova, mas ajuda. E a amizade desses dois sujeitos, que não sabem como resolver suas vidas, sofrerá um terrível abalo.


A ditadura argentina influencia até hoje o cinema do país.  Aqui há uma dura crítica ao sistema quando o trio percebe que, além de não poderem levar a julgamento um assassino, o veem se aliar ao regime militar e assim poder andar livremente, com aparentemente poderes para exercer atividades ilegais. Benjamin e Irene ainda presenciarão e sofrerão na pele ao verem seus desafetos no trabalho conseguirem posições privilegiadas, por juntarem-se ao poder político reinante na época. Mas o melhor fica reservado para o fim, ficando para o espectador a dúvida como se comportaria diante do que Benjamín descobriu e se sua decisão sobre o caso foi acertada.


O elenco, sem dúvida, é o ponto alto deste filme que tem um ritmo mais lento, mas não é em nenhum momento desinteressante, devido as subtramas que se desenrolam durante o filme sem torná-lo confuso. Todas as questões que o roteiro apresentou têm correlação com a trama principal e influenciam de alguma maneira os fatos. Antonio Darin e  Soledad Villamil estão ótimos nas suas idas e vindas entre o presente e o passado da trama. A impressão que fica é que envelheceram Soledad e rejuvenesceram Darin ( mas a diferença entre os atores é de 12 anos). Mesmo que a maquiagem não seja o ponto alto deste filme, o espectador conseguirá entender, pelo aspecto dos personagens, em qual tempo a trama estará se desenrolando em determinada cena, além, claro, da ambientação da época. O comediante Guillermo Francella cria um personagem frágil, mas muito simpático ao público com seu atabalhoado alcoólatra de bom coração, Sandoval. Pablo Rago ( como Ricardo Morales, marido da mulher assassinada) e Javier Godino como o suposto assassino Isidoro Gómez, são peças fundamentais para completar o quebra-cabeças e solucionar os fatos. O papel de cada um, dentro da trama, só será revelado no final.


O Segredo dos Seus Olhos tem vários aspectos que o tornam recomendável: trilha sonora agradável, roteiro muito bem elaborado e a direção firme a cargo de Juan José Campanella que consegue criar uma empatia entre os protagonistas e os espectadores. Baseado no livro “La Pregunta de sus Ojos” de Eduardo Sacheri




Trailer legendado:.






Curiosidades:
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010

O diretor Juan José Campanella dirigiu 5 episódios da Série House e 17 episódios de Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais entre outras séries

Em 2001 dirigiu o filme O Filho da Noiva que concorreu ao Oscar de Filme Estrangeiro 

Campanella também tem em seu currículo 2 prêmios Emmy ( o Oscar da TV)

Cartaz:



















Trailer da refilmagem americana. Legendado (2015):






Filmografia Parcial:
Ricardo Darín:









Nove Rainhas (2000); O Segredo dos Seus Olhos (2009); Um Conto Chinês (2011); Elefante Branco (2012); Tese Sobre um Homicídio (2013); Sétimo (2013); Relatos Selvagens (2014); Truman (2015).

Guillermo Francella









Brigada Explosiva (1986); Los Extermineitors (1989); Extermineitors 3: La gran Pelea Final (1991); Extermineitors 4: Como Hermanos Gemelos (1992); Un Argentino en New York (1998); O Segredo dos Seus Olhos (2009); Coração de Leão - O Amor Não Tem Tamanho (2013); O Clã (2015); Quem Ama, Odeia (2017); Animal (2018); Minha Obra Prima (2018); O Roubo do Século (2020); Granizo (2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre