domingo, 9 de agosto de 2015

ENCONTROS E DESENCONTROS - LOST IN TRANSLATION (2003) - ESTADOS UNIDOS / JAPÃO



UM JUSTO OSCAR DE MELHOR ROTEIRO, NUM FILME DE INCRÍVEL SENSIBILIDADE

Encontros e Desencontros é um filme que narra o encontro de duas pessoas: Bob Harris (Bill Murray), um ator de antigos filmes famosos de ação que aceita ir a Tóquio ganhar um bom dinheiro em um comercial de uísque, aproveitando sua fama já em declínio (mas ainda em alta no Japão) e Charlotte (Scarlett Johansson) é uma jovem recém-formada em Filosofia, casada com um fotógrafo, a serviço, também na cidade de Tóquio. Charlotte começa a sentir-se sozinha, passando horas na janela de seu quarto, enquanto Bob tenta dormir, assistir filmes que não entende ou fazer exercícios em máquinas que só falam japonês. Devido ao fuso horário, ambos passam a ter dificuldades em dormir e acabam se esbarrando algumas vezes no bar do hotel. Uma forte amizade surge entre os dois que passam a conhecer a noite de Tóquio juntos.


Encontros e desencontros (Oscar de Melhor Roteiro em 2004) é uma mistura de comédia, drama e romance. A filha de Francis Ford Coppola (aqui como  produtor), Sofia Coppola, realiza um filme que começa em um ritmo lento, aonde o espectador vai aos poucos conhecendo os personagens. A química entre os atores faz com que o filme torne-se extremamente simpático. O título original “Lost in Translation”, define bem o espírito do filme. Propositadamente a diretora não coloca legendas nas falas japonesas para que o espectador tenha a mesma sensação que os atores e isso gera ótimas cenas, como por exemplo, quando Bob grava o já citado comercial e o diretor fala várias coisas e a tradutora traduz em duas frases, ou quando o casal entra em um hospital e Bob tenta conversar com um idoso (leia-se: fazer-se entender) em japonês, com duas mulheres rindo ao fundo.


Mas o filme foge da armadilha da comédia e se prende as relações humanas. A amizade e compreensão que surge entre o casal é algo muito bem elaborado, onde a jovem Charlotte se questiona sobre seu casamento ao perguntar a Bob, casado há 25 anos, como será o seu futuro. Bob sabe que não existe uma resposta fácil e nem é a pessoa ideal para lhe dar um conselho neste campo, pois seu relacionamento com a esposa tornou-se frio, onde, segundo sua ótica, a mulher vive mais para os filhos pequenos. 


Talvez o grande questionamento do filme seja o que fazer quando duas almas gêmeas se encontram, porém estão comprometidas em seus relacionamentos e em realidades distintas. Bob é a maturidade que Charlotte procura e a jovem é a juventude e entusiasmo que Bob perdera. Essa improvável união é feita de uma maneira bem singular, aonde a diretora fugiu da vulgaridade e resolveu adicionar certa ingenuidade que fez toda diferença no filme. O casal só tem alguns dias na cidade, ela enquanto o marido está fora trabalhando, ele enquanto não retorna aos Estados Unidos à sua vida cotidiana e sem entusiasmo. Bill Murray e Scarlett Johansson (aqui com 19 anos) conseguiram fazer aquilo que muitos atores tentam e não conseguem: apenas na troca de olhares, o espectador compreende o sentimento de cada um em cena, enquanto vivem como duas almas solitárias, distintas, perdidas que se encontram em uma cidade estranha.


Sofia Copolla teve um ótimo gosto ao mostrar a principal cidade japonesa. Ótimas tomadas de cima da cidade pela lente dos personagens, uma rápida visita a cultura pop com suas noites movimentadas, o monte Fuji ao fundo e a simpatia do povo japonês.


A trilha sonora é de ótimo gosto e se encaixa muito bem dentro do contexto, às vezes ao fundo quase silenciosamente, outras em altos sons adequando a situação mostrada.


O espectador que for atrás de um filme com muitas gargalhadas e aquele ritmo ágil americano que transita, às vezes, entre a histeria e depressão, irá com certeza se decepcionar, pois o filme se prende a relacionamentos, cumplicidade, amizade e escolhas. Escolhas que muitas vezes não são fáceis de serem tomadas, mas que acabam sendo o certo a ser feito, ao analisarmos o contexto na qual estão inseridos os personagens. 


Um ótimo divertimento para quem gosta de filmes com conteúdo e com um final tocante e aberto a interpretações.


Trailer legendado:




Curiosidades:
O filme concorreu a 4 Oscars: Filme , Direção e Ator, levando o de Melhor Roteiro para a diretora Sophia Copolla.

Sophia Copolla é filha do cineasta Francis Ford Copolla.

O filme é uma coprodução Estados Unidos / Japão.

Lost in Translation é uma expressão americana na qual uma palavra ou frase não pode ser traduzida literalmente da língua original, sendo “adaptada”  ao costume local e parte do se conteúdo perdida.

Bill Murray participou do clip do cantor Seu Jorge. A música foi "Tive Razão" e ambos estiveram  no filme "A Vida Marinha com Steve Zisso" de 2004.

O filme favorito de Bill Murray

Sofia Coppola escreveu o papel principal especificamente para Bill Murray, e mais tarde disse que se Murray recusasse, ela não teria feito o filme.

Sofia Coppola não tinha certeza se Bill Murray iria realmente aparecer no filme. Murray trabalha sem gestão e, de acordo com Coppola, ele só deu a ela uma confirmação verbal. Enquanto a produção estava sendo montada em Tóquio sem sinal dele, ela começou a ficar nervosa, mas foi assegurado por Wes Anderson (que havia dirigido Murray em Três é Demais (1998) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001)) que Murray era um homem de sua palavra. De fato, foi quando Murray desembarcou em Tóquio uma semana antes das filmagens que sua participação foi garantida.

Bob e Charlotte nunca se apresentam.

A cena de abertura de Scarlett Johansson é na verdade influenciada por uma pintura de John Kacere, cuja pintura aparece mais tarde no hotel. Johansson teria ficado nervosa por aparecer de calcinha, então para acalmá-la, Sofia Coppola fez a primeira foto enquanto usava a mesma calcinha.

Francis Ford Coppola, pai de Sofia Coppola, pediu que ela filmasse o filme em vídeo de alta definição porque "é o futuro", mas ela escolheu o filme porque "o filme parece mais romântico".

O orçamento total do filme foi de US$ 4 milhões. Ele arrecadou US $ 44,5 milhões na América do Norte e US $ 119,7 milhões em todo o mundo.

O roteiro, que pode ser encontrado online, não foi escrito no sentido tradicional, mas mais em termos de descrição ampla da cena que permitiu a entrada dos atores. Muitas cenas de diálogo foram fortemente improvisadas, incluindo as falas de Bill Murray na sessão de fotos e sua conversa com Scarlett Johansson sobre sua massagem Shiatsu.

Com este filme, Sofia Coppola tornou-se a primeira mulher a ser indicada ao Oscar por roteiro, direção e produção no mesmo ano. Ela ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original.

Em 1999, Bill Murray substituiu sua agência de talentos por uma caixa de correio de voz automatizada que pode ser alcançada com um número 800 que ele distribui com moderação; ele só liga de volta quando está interessado no projeto proposto. Sofia Coppola obteve o número através de seu amigo e colaborador frequente de Murray, Wes Anderson, e ela teria deixado centenas de mensagens na caixa de correio de Murray antes que ele finalmente ligasse de volta para discutir sua oferta de escalá-lo como a estrela.

As filmagens tiveram que ser feitas em sigilo em certos locais porque a produção não conseguiu obter permissão para filmar lá. Por exemplo, a equipe enfrentou ameaças de prisão enquanto filmava no metrô de Tóquio e em Shibuya Crossing.

Quando Charlotte está andando de metrô, ela olha para um homem que está lendo uma história em quadrinhos chamada 'Ghost in the Shell'. Scarlett Johansson viria a estrelar uma adaptação cinematográfica dos quadrinhos em 2017.

John usa a frase 'moshi moshi' incorretamente. É usado como uma saudação no Japão, mas apenas ao usar um telefone. Quase nunca é usado cara a cara, a menos que tente chamar a atenção de alguém.

O título espanhol do filme na América do Sul, "Perdidos en Tokio", o título chinês "Mi Shi Dong Jing", e seu título hebraico em Israel, "Avudim be-Tokio", todos significam "Perdidos em Tóquio", o que significa que os próprios títulos foram literalmente perdidos na tradução. A razão é provavelmente que "Lost in Translation" soa como uma discussão sobre tradução em outros idiomas. O título se perdeu na tradução também em outras versões: o título em português se traduz como "Love is a Strange Place"; o título em polonês se traduz como "entre palavras".

Bill Murray tinha um livro de frases em japonês chamado "Making Out In Japanese" no qual ele ia a restaurantes de sushi e perguntava aos chefs se "eles tinham um toque de recolher" ou se eles se importariam se ele "usasse proteção". Ele até mencionou no Graham Norton Show que havia aprendido uma frase do tipo "Com quem você pensa que está falando?" e mencionaria isso para o medo dos outros.

A pintura no quarto de hotel de Charlotte em Tóquio foi feita por John Kacere chamada "Jutta" (1973). Kacere é uma famosa fotorrealista que se especializou em fotografar mulheres em lingerie.

As flores/folhas de plástico que Charlotte está arrumando para pendurar em seu quarto são comumente usadas como decoração nas lojas de Tóquio. O fato de serem rosas significa que é primavera.

"Too Young" de Phoenix está na trilha sonora do filme. O vocalista da banda, Thomas Mars, tem dois filhos com a diretora Sofia Coppola.

O prato que o personagem de Bill Murray reclama ao dizer quem vai a um restaurante onde você tem que cozinhar sua própria comida chama-se Shabu Shabu. Trata-se de carne crua em fatias muito finas junto com vários vegetais que o consumidor mergulha em caldo fervente.

As capas de assento brancas na limusine são amplamente utilizadas no Japão. A maioria dos táxis e limusines os instala para proteger as superfícies dos assentos de couro contra descoloração e desgaste.

O toque no celular de Bob é "Fantaisie Impromptu" de Frédéric Chopin em dó sustenido menor, Opus 66.

Bob é convidado a imitar Roger Moore para sua sessão de fotos. Mais tarde, vemos uma performance de karaokê de "Nobody Does It Better", o tema de um dos filmes de Bond de Moore, The Spy Who Loved Me.

Scarlett Johansson tinha 17 anos durante a produção.

A música no fliperama onde o garoto está tocando guitarra é da banda punk japonesa "The Blue Hearts".


Cartaz:




















Filmografia Parcial:
Bill Murray:









Os Caça-Fantasmas (1984); O Fio da Navalha (1984); A Pequena Loja dos Horrores (1986); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Feitiço do Tempo (1993); Ed Wood (1994); Três é Demais (1988); As Panteras (2000); Encontros e Desencontros (2003); A Vida Marinha com Steve Zissou (2004); Agente 86 (2008); Zumbilândia (2009); O Grande Hotel Budapeste (2014); Debi & Lóide 2 (2014); Caça-Fantasmas (2016).

Scarlett Johansson:









Esqueceram de Mim 3 (1997); O Encantador de Cavalos (1998); Encontros e Desencontros (2003); A Ilha (2005); O Grande Truque (2006); A Outra (2008); The Spirit: O Filme (2008); The Avengers: Os Vingadores (2012); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Lucy (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Capitão América: Guerra Civil (2016); A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vingadores: Ultimato (2019); História de um Casamento (2019); Jojo Rabbit (2019); Viúva Negra (2020);

Giovanni Ribisi









Milagre Prometido (1988);  Pais Demais (seriado 1987-1990); Vitória a Qualquer Preço (1993); Anos Incríveis (serie 1992-1993); The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996); Suburbia (1996); Estrada Perdida (1997); O Mensageiro (1997); Phoenix: A Última Cartada (1998); O Resgate do Soldado Ryan (1998); Mod Squad: O Filme (1999); 60 Segundos (2000); O Dom da Premonição (2000); Encontros e desencontros (2003); Violação de Conduta (2003); Cold Mountain (2003); O Voo da Fênix (2004); A Estranha Perfeita (2007); Avatar (2009); Contrabando (2012); Ted (2012); Caça aos Gângsteres (2013); Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014); Papa (2015); Avatar 2 (2022); Avatar 3  (2024); Avatar 4 (2026); Avatar 5 (2028) 



Anna Faris









Sem Limite Para Sonhar (1996); Pânico em Lovers Lane (1999); Todo Mundo em Pânico (2000); Todo Mundo em Pânico 2 (2001); May, Obsessão Assassina (2002); Encontros e Desencontros (2003); Todo Mundo em Pânico 3 (2003); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); Todo Mundo em Pânico 4 (2006); Minha Super Ex-Namorada (2006) A Casa das Coelhinhas (2008); Uma Noite Mais Que Louca (2011); O Ditador (2012); Homem ao Mar (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre