segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FROST / NIXON ( 2008 ) - ESTADOS UNIDOS / REINO UNIDO



DUELO DE PERSONALIDADES EM UM FILME CONSISTENTE

Nixon / Frost é um filme dirigido pelo diretor Ron Howard e aborda os acontecimentos posteriores a renúncia do 37º presidente americano Richard Nixon, cujo mandato durou de 1969 a 1974, onde renunciou a presidência diante de um inevitável impeachment, no famoso escândalo Watergate. Nixon (Frank Langella ) foi para a Austrália. Ao ver pela televisão o episódio, David Frost (Michael Sheen), apresentador britânico, com um programa de sucesso no país, tenta o que parece ser uma façanha impossível: fazer uma entrevista com Nixon, com duas horas de duração, durante nove dias. Nixon aceita e vê em Frost alguém que não possui a tarimba jornalística suficiente para confrontá-lo, enquanto para o apresentador pode ser sua última e decisiva cartada para voltar aos holofotes americanos.


Ron Howard (de “Epidemia”, “Coccon” e “Apollo 13’) tenta dissecar a personalidade dos dois protagonistas em um filme muito interessante . Oriundo de uma peça teatral homônima de Peter Morgan ( roteirista de “A Rainha”), o filme centra na vida e pretensões de cada um: Frost, um apresentador de TV que migrou para a Austrália, mas que guarda na memória a o fato de não ter vencido nos  Estados Unidos, que considera o país de maior prestígio para uma pessoa vencer na vida. Nixon é apresentado como um homem que não aceita sua renúncia, que quer escrever uma biografia com sua versão para os fatos e vê em Frost uma pessoa sem experiência para tal tarefa. Uma marionete a ser manipulada durante as entrevistas, sem coragem o suficiente para colocá-lo junto as cordas. É como um jogo de xadrez: quem terá a melhor estratégia? Atacar de início ou esperar por um erro? Mostrar-se fraco ou forte? Contra-atacar a cada jogada?


Com o início das entrevistas, as análises de Nixon e seus auxiliares mostram-se corretas: Frost não consegue tirar do ex-presidente algo que torne a entrevista bombástica e está sendo engolido pela personalidade forte do ex-presidente. Os mais próximos de Frost ficam aflitos pelos recursos financeiros investidos e a falta de interessados em comprar a entrevista. As redes americanas o evitam, os jornais o ironizam. Frost quer, mas não consegue conduzir as entrevistas, porém quando tudo parece encaminhar para uma entrevista que talvez nunca venha ser exibida, uma reviravolta transforma o evento num dos mais importantes do mundo na época.
 

Frost / Nixon tem um grande trunfo: o elenco. Não há como negar que Michael Sheen (que fez o papel de Tony Blair no filme “A Rainha”) e Frank Langella (que já foi o Zorro em “A Marca do Zorro” de 1978 e o Esqueleto no filme do He- Man ) garantem o filme do início ao fim. Shenn está ótimo, passando uma imagem de playboy, entrevistador sem conhecimento de política (nunca havia sequer votado) e um tanto egocêntrico. Suas passagens de momentos de euforia e alegria para uma profundo desespero, caíram como uma luva na composição do personagem.  Langella mostrou-se num grau ainda mais elevado. Seu Nixon pode não ser parecido com o verdadeiro (fisicamente) e nem tentou copiar seus trejeitos. O ator faz um Nixon humano, falível e que se recusa a aceitar suas falhas. Não por acaso, ganhou uma indicação de melhor ator para o Oscar 2009 (perdendo para Sean Penn em “Milk”). Podemos citar ainda um elenco coadjuvante de alto nível com Kevin Bacon, Oliver Plat e Sam Rockwell.


Frost / Nixon  tem também um grande problema: por ser um filme essencialmente político, de fatos acontecidos há 40 anos atrás, em um outro país,  pode não ser atrativo para quem nunca ouviu falar do presidente e do rumoroso caso em que se envolveu. O público brasileiro conseguirá entender a história, mas não perceberá algumas nuances. Ou seja: ter um conhecimento prévio do que aconteceu, facilitará ao espectador num melhor entendimento, caso contrário montará o quebra-cabeças de informações lançado pelo filme.  Aqueles que preferirem ter ciência do assunto, antes de ver o filme, poderão se interessar pela produção “Todos os Homens do Presidente” que conta a história de dois jornalistas que conseguiram desvendar o caso Watergate num excelente filme, vencedor de vários Oscars. Frost / Nixon se resolve perfeitamente e suprirá de informações aqueles que desconhecem os principais fatos. Houve também algumas inconsistências, relatadas pelos que participaram da história, que narram situações que não ocorreram, personagens com personalidades diferentes das apresentadas e uma supervalorização dos acontecimentos.


Frost / Nixon é um filme político, excelente, e suas indicações  a Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Edição / Montagem; Melhor Roteiro Adaptado / Argumento adaptado (Todos ganhos pelo filme britânico “Quem Quer Ser Milionário”) e Melhor Ator revelam a produção bem cuidada e o prestígio que o filme conseguiu. Indicado para quem gosta de filmes mais densos com grandes interpretações e um bom ritmo.



Trailer legendado






Curiosidades:

O diretor Ron Howard ganhou o Oscar como Melhor Diretor pelo filme "Uma Mente Brilhante" (2001) e é o diretor do telefilme " A Pirâmide de Cristal"

Frank Langella conquistou 3 prêmios Tony, a maior premiação do teatro americano.

Frank Langella e Michael Sheen interpretaram no teatro a peça que deu origem ao filme.

Oliver Platt e Kevin Bacon atuaram juntos em "Linha Mortal" (1990) ao lado de Julia Roberts e Kiefer Sutherland.

Frank Langella admite que geralmente gosta de jogar cartas e brincar nos sets de filmagem, mas sentiu que comprometeria seu personagem se ele não permanecesse presidencial neste set. Enquanto trabalhava neste filme, outro elenco e equipe se referiam a ele como "Sr. Presidente". Langella sugere que quase nenhum membro da tripulação realmente o conheceu.

Mesmo fora das câmeras, todos os atores permaneceriam no personagem e continuariam a rivalidade Frost/Nixon brigando e tirando sarro um do outro.

Kevin Bacon disse que no dia em que Ron Howard ligou para ele sobre ser escalado para Frost/Nixon, Bacon tinha ingressos para uma produção da peça naquela mesma noite.

O verdadeiro David Frost estava no set no dia em que a entrevista climática foi filmada. Sua presença não incomodou Michael Sheen.

Ron Howard disse que votou em Richard Nixon na eleição de 1972 e se arrepende.

Frank Langella ganhou um Tony Award (Oscar do  teatro) em 2007 por interpretar Richard Nixon na produção teatral original.

A conversa telefônica à meia-noite entre Frost e Nixon nunca aconteceu. O roteirista Peter Morgan se inspirou em conhecidos telefonemas que Nixon fez tarde da noite para alguns membros do governo durante o escândalo de Watergate.

Antes de Ron Howard ser escolhido para dirigir este filme, havia uma forte concorrência de outros cineastas, incluindo Martin Scorsese, Mike Nichols, George Clooney, Sam Mendes e Bennett Miller.

Quando a peça estava programada para ir para a Broadway, Michael Sheen disse a David Frost: "Você percebe que eu estarei interpretando David Frost no próximo ano?" Ao que Frost respondeu "Eu também".

Frank Langella - que nunca havia tocado piano antes em sua vida - aprendeu a tocar o instrumento especificamente para a cena em que Nixon toca uma música para sua família e comitiva.

A cena crucial em que um Nixon bêbado telefona para Frost no meio da noite (algo que nunca aconteceu na vida real) foi filmado em dois sets adjacentes com os dois atores no palco ao mesmo tempo para trazer uma sensação de espontaneidade a tal chave cena.

A peça de piano que você pode ouvir no filme é o "Richard Nixon Piano Concerto #1", escrito pelo próprio presidente, e é tocado por Frank Langella, que interpreta Nixon. Um vídeo do próprio Nixon tocando em um programa de televisão pode ser encontrado na Internet.

Todos os atores foram encorajados a sair e fazer suas próprias pesquisas. Isso geralmente significava encontrar-se com as pessoas reais que eles estavam retratando.

Ron Howard descreveu Frost/Nixon como sendo Rocky: Um Lutador (1976) de uma pessoa pensante.

Para se preparar para seu papel, Frank Langella visitou a Biblioteca Presidencial Richard Nixon em Yorba Linda, Califórnia.

Ron Howard e Kevin Bacon ficaram amigos quando estavam fazendo Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995). Howard estava procurando ativamente a oportunidade de lançar Bacon em um de seus filmes subsequentes.

Cartaz:

 





Filmografia Parcial:
Frank Langella: 









A Marca do Zorro (1974); Drácula (1979); Mestres do Universo (1987), 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Dave, Presidente por um Dia (1993); Brainscan: Jogo Mortal (1994); Má Companhia (1995); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Eddie, Ninguém Segura esta Mulher (1996); O Último Portal (1999); Doce Novembro (2001); Reflexos da Amizade (2004); Parceiros no Crime (2005); Boa Noite e Boa Sorte (2005); Superman: O Retorno (2006); Frost / Nixon (2008); Entre Segredos e Mentiras (2010); Desconhecido (2011); Frank e o Robô (2012); A Grande Luta de Muhammad Ali (2013); A Grande Escolha (2014); Encontro Marcado (2014); Grace de Mônaco (2104); O Mistério de Stella (2015); Capitão Fantástico (2016); The Americans (seriado 2015 a 2017);  Kidding (seriado 2018 a 2020); The Trial of the Chicago 7 (2020).


Michael Sheen:









Othelo (1995); Anjos da Noite (2003); Linha do Tempo (2003); Cruzada (2005); A Rainha (2006); Diamante de Sangue (2006); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009): Ameaça Terrorista (2010); Tron: O Legado (2010)



Kevin Bacon: 









Sexta-Feira 13 (1980); Footloose - Ritmo Louco (1984); O Ataque dos Vermes Malditos (1990); Linha Mortal (1990); O Rio Selvagem (1994); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Ecos do Além (1999); O Homem Sem Sombra (2000) ; Encurralada (2002); Sobre Meninos e Lobos (2003); Sentença de Morte (2007); Olho por Olho (2011); X-Men: Primeira Classe (2011).


Sam Rockwell
 








Noites Violentas no Brooklyn (1989); As Tartarugas Ninjas (1990); O Dono da Noite (1992); Basquiat - Traços de Uma Vida (1996); À Espera de um Milagre (1999); Heróis Fora de Órbita (1999); As Panteras (2000); Confissões de Uma Mente Perigosa (2002); O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005); Joshua: O Filho do Mal (2007); O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007); Frost/Nixon (2008); Lunar (2009); Estão Todos Bem (2009); Homem de Ferro 2 (2010); Cowboys & Aliens (2011); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012); Poltergeist: O Fenômeno (2015); Três Anúncios Para um Crime (2017); Blue Iguana (2018); Backseat  (2018).


Oliver Platt









De Caso com a Máfia 1988; Uma Secretária de Futuro 1988; Linha Mortal (1990); Lembranças de Hollywood (1990);  Beethoven: O Magnífico (1992); Golpe Perfeito (1992); Proposta Indecente (1993); Os Três Mosqueteiros (1993); Proposta Indecente (1993); Momento Crítico (1996); Tempo de Matar (1996); Dr. Dolittle (1998); Pânico no Lago (1999); O Homem Bicentenário (1999); Linha Mortal (1990); Refém do Silêncio (2001); Obsessão (2005); A Sangue Frio (2005); Ensinando a Viver (2007); Frost/Nixon (2008); 2012 (2009); Cartas para Julieta (2010); Amor e Outras Drogas (2010); X-Men - Primeira Classe (2011); A Filha do Meu Melhor Amigo (2011); Operação Zodíaco (2012); Cut Bank: Assassinato por Encomenda (2014); O Mensageiro (2014); A Nona Vida de Louis Drax (2016); Refém do Medo (2016); Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas (2017); Chicago Med: Atendimento de Emergência (seriado 2015 a 2018)


Toby Jones









Orlando - A Mulher Imortal (1992); Os Miseráveis (1988);  Joana D'Arc (1999); O Violinista que Veio do Mar (2004); O Despertar de Uma Paixão (2006); O Nevoeiro (2007); Cidade das Sombras (2008); Frost/Nixon (2008); W.(2008); O Ritual (2011); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); O Espião Que Sabia Demais (2011); Poder Paranormal (2012); Jogos Vorazes (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); No Rastro da Bala (2014); Serena (2014); O Homem que viu o Infinito (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre