sábado, 8 de outubro de 2016

DJANGO LIVRE / DJANGO UNCHAINED (2012) - ESTADOS UNIDOS




O PRIMEIRO WESTERN DE TARANTINO

Django (Jamie Foxx) é um escravo. A época:  três anos antes da guerra civil americana (que dividiu o país em norte, abolicionista  e sul escravocrata). Libertado pelo Dr. King Schultz (Christoph Waltz), um dentista que se tornou caçador de recompensas, recebe a proposta seguí-lo atrás dos capatazes da fazenda onde vivia e que agora são fugitivos. Schultz ajudará Django a procurar sua esposa vendida como escrava  e resgatá-la onde quer que esteja. A dupla  passa a atuar com uma sinergia perfeita, matando os perseguidos pela lei, cuja recompensa não distingue morto ou vivo. Ao encontrar o paradeiro de sua esposa, Broomhilda (Kerry Washington), o dois  terão que usar mais o cérebro do que as armas para resgatá-la.

 


Quentin Tarantino aventurou-se por um tema muito complicado: faroeste spaghetti, escravidão e Django. Começando pelo último, Django foi imortalizado pela figura do ator Franco Nero, tornando-se um clássico dos filmes de faroeste spaghetti , tendo vários atores  assumindo a alcunha do herói como, por exemplo,  Terence Hill, mas nenhum realmente imortalizou-se no papel como Nero.
Escravidão é um tema que os Estados Unidos, talvez numa espécie de mea culpa, relutam em mexer e, normalmente, apenas mostram uma cena ou outra, mas para os mais antigos é inevitável voltarmos ao clássico “Raízes”, sucesso mundial e que abordou o tema como muita relevância  e, mais atualmente o excelente "12 Anos de Escravidão".


Faroeste é um gênero muito complicado, pois não faz mais parte do seu apogeu e sempre serão comparados aos clássicos como “Três Homens em Conflito”, “Rastros de Ódio”, “7 Homens e Um destino”, “O Dólar Furado”, “Shane” e tantos outros que seria difícil citar, pois cada pessoa tem o seu preferido por motivos próprios.
“Django Livre” é uma nova versão do personagem. Não há caixão arrastado ou duelos em praças. O filme é mais uma história de amor, em uma época de escravidão e de muita hipocrisia, crueldade e ânsia por dinheiro (esses 3 últimos continuam bem atuais e a escravidão agora não vê cor). 


O filme vem recheado de atores conhecidos por serem protagonistas em vários filmes e outros que sempre se destacam em seus papéis. Temos Don Johnson (do antigo seriado Miami Vice), Lee Horsley (“A Espada e os Bárbaros” e do seriado “Matt Houston”), Robert Carradine (“Agonia e Glória" e “Cavalgada dos Proscritos”) Bruce Dern (“O Golpe Perfeito”,  “A Casa de Vidro”)  James Russo (“Não Somos Anjos”, “Seduzida ao Extremo”) e James Remar em papel duplo (Warriors,  Os Selvagens da Noite, Atirador de Elite, e “ X-Men - Primeira Classe”), entre outros.


Dos atores mais conhecidos do grande público  podemos colocar Jamie Fox (Miami Vice”, “Ray”), Leonardo Di Caprio (“Titanic”), Samuel L Jackson (Pulp Fiction”, “Vingadores”), sem contar a participação especial de Franco Nero na cena em que pede para Django soletrar seu nome. Com um elenco desses, tanto de apoio como principal, houve muita criatividade para dar a todos, pequenos papéis, mas que contribuíram em algum momento para a história. Isso engrandeceu e muito o filme, onde o próprio Tarantino fez uma breve aparição perto do final.



O filme consegue prender o espectador do início até o seu final. Seus longos 2:45 min passam rapidamente por conta da história muito bem contada. Há violência? Sim. Em alguns momentos as mortes são muito cruas e algumas revoltantes, mostrando como os escravos eram tratados nessa época absurda da história. Há bons tiroteios? Sim, existem ótimas cenas de confronto, onde carne e sangue voam pela tela (para os mais aficionados nestes tipos de cena), mostrando o impacto que certas armas poderiam fazer. É uma história de vingança, de várias vinganças, sem lugar para o perdão. Em “Django Livre”, sob a ótica dos protagonistas, todos ou são assassinos ou são coniventes e merecem seu castigo dentro do contexto.


Os ótimos diálogos dão ao filme aquele tom seco, onde o mocinho tem falas curtas e cortantes. King Schultz (Christoph Waltz de 007 Contra Spectre) faz um caçador de recompensa alemão, que tem enorme repulsa a escravidão e encontrou em sua profissão algo que lhe sustente. Suas ideias para confrontar seus alvos, são antológicas. Tarantino não deixa de ironizar alguns segmentos, como a Klu Klx Klan local, chefiada por um homem poderoso, com seguidores que não conseguem sequer pensar por conta própria. Ou um homem puxa-saco de Calvin Cadie (Leonardo DiCaprio), a quem Django compara a um escravo branco. Por falar em Caprio, ele está ótimo no papel do fazendeiro, dono de escravos, com pouca cultura, mas pelo dinheiro que possui quer ser bajulado como se fosse alguém muito importante e inteligente. Samuel L. Jackson rouba as cenas na pele de um escravo que segue fielmente as ordens de Calvin.


O filme, vencedor de 2 Oscars,  vale a pena ser visto pelos vários motivos citados e por ser um grande faroeste, com ingredientes pouco comuns, agregados de uma forma muito bem elaborada. A música tema é a mesma do filme de 1966 interpretada pelo falecido cantor Rocky Roberts que, em alguns momentos, consegue um tom de voz próximo ao de Elvis Presley e isso já é, pelo menos, motivo de curiosidade.

Trailer:



Curiosidades:
Vencedor do Oscar nas categorias Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original.

O papel de Django fora escrito, inicialmente, para Will Smith.

O título original seria "The Angel, The Bad and The Wise" uma homenagem ao filme "The Good, The Bad and The Ugly" do diretor Sergio Leone que , no Brasil recebeu o título de "Três Homens em Conflito". 

Jamie Foxx ganhou um Oscar Por Ray (2004).


Christoph Waltz ganhou 2 Oscars por Bastardos Inglórios (2009) e Django Livre (2012).


Leonardo DiCaprio ganhou um Oscar por O Regresso (2015)


Samuel L. Jackson foi indicado ao Oscar por Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994).

O filme consta no livro "1001 Filmes para ver Antes de Morrer".

Quando Calvin Candie (Leonardo DiCaprio) bate a mão na mesa de jantar, DiCaprio acidentalmente esmagou um pequeno copo com a palma da mão e realmente começou a sangrar. Ele ignorou, permaneceu no personagem e continuou com a cena. Quentin Tarantino ficou tão impressionado que usou essa tomada na impressão final e, quando terminou o corte, a sala explodiu em uma ovação de pé. A mão de DiCaprio estava enfaixada, e ele sugeriu a ideia de passar sangue no rosto de Kerry Washington. Tarantino e Washington gostaram disso, então Tarantino conseguiu também um pouco de sangue falso.

Durante as filmagens de uma das cenas do jantar, Leonardo DiCaprio teve que interromper a cena porque estava tendo "dificuldades" ao usar tantos insultos raciais. Samuel L. Jackson então o puxou de lado dizendo: "FDP, esta é apenas mais uma terça-feira para nós."

Jamie Foxx usou seu próprio cavalo, Cheetah, no filme. Ele ganhou quatro anos antes como presente de aniversário.

Segundo o crítico Alex Ross, a aliança entre Django (Jamie Foxx) e Dr. King Schultz (Christoph Waltz) "não é tão absurda" quanto o público pode acreditar, porque na década de 1840, muitos revolucionários e progressistas alemães deixaram a Europa para os EUA, onde muitas vezes se tornaram ativos no movimento anti-escravidão.

Leonardo DiCaprio, cujo papel marcou a primeira vez que interpretou um vilão desde O Homem da Máscara de Ferro (1998), ficou desconfortável com o quão horrível e explicitamente racista seu personagem era. No entanto, Quentin Tarantino o convenceu a ser o mais ameaçador possível, dizendo que se ele não o levasse até o fim, as pessoas o acusariam para sempre.

Depois de trabalhar neste filme, o compositor Ennio Morricone disse que provavelmente nunca mais colaboraria com Quentin Tarantino, já que não gostou da maneira como "coloca música em seus filmes sem coerência" e "nunca dando tempo suficiente". No entanto, Morricone e Tarantino colaboraram novamente em Os Oito Odiados (2015), que rendeu a Morricone seu primeiro Oscar.

Após um acidente no treinamento, onde Christoph Waltz foi jogado do cavalo e quebrou a pélvis, Jamie Foxx deu a ele um presente para fazê-lo se sentir melhor ao andar a cavalo: uma sela com cinto de segurança.

Com uma hora, seis minutos e dezessete segundos, a atuação de Christoph Waltz neste filme foi a mais longa a ganhar um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Seu recorde foi superado por Mahershala Ali em Green Book: O Guia (2018), com uma hora, seis minutos e trinta e oito segundos de duração.

Will Smith, Idris Elba, Chris Tucker, Terrence Howard, Michael Kenneth Williams e Tyrese Gibson foram todos considerados para o papel de Django. Quentin Tarantino realmente escreveu o papel com Smith em mente, e os agentes e o empresário de Smith queriam que ele o aceitasse, mas Smith acabou decidindo passar. Tarantino então ofereceu o papel a Jamie Foxx, que aceitou.

Quentin Tarantino disse que Calvin J. Candie é o único personagem que ele já criou e que ele realmente despreza.

Quando Quentin Tarantino conheceu Franco Nero em Roma, ele disse a Nero que viu Django (1966) pela primeira vez quando trabalhava em uma locadora. Ele então começou a recitar linhas e até mesmo cantar as músicas para Nero de todos os seus filmes. Nero ficou surpreso por conhecer todos eles.

Quentin Tarantino revelou na Comic-Con que Django (Jamie Foxx) e Broomhilda (Kerry Washington) devem ser os tataravós do personagem John Shaft dos filmes Shaft (1971). Uma referência aberta a essa conexão pode ser encontrada no nome completo do personagem de Washington: Broomhilda Von Shaft.

Calvin explica que através do estudo da frenologia, ele é capaz de encontrar as três covinhas no crânio de Ben, que representam submissão. A frenologia era uma pseudociência que afirmava que as várias capacidades e traços de uma pessoa podiam ser discernidos pelo estudo das características e características físicas de um crânio humano. Isso foi mais tarde provado ser um absurdo completo.

Cuba Gooding Jr. fez lobby para o papel de Django, mas Quentin Tarantino não o considerou. De acordo com Gooding, é sua maior decepção.

Dr. King Schultz menciona que Alexandre Dumas era negro. Dumas era de ascendência mista. Por parte de pai, seu avô era um nobre francês e sua avó era uma escrava africana no que hoje é o Haiti.

O nome "Django" é um nome romani, que significa "eu acordo". Ele era muito popular entre músicos e entusiastas do jazz por ter sido o nome adotado de Jean-Baptiste Reinhardt (1910-1953), um guitarrista de jazz romani-belga conhecido como Django Reinhardt, cuja história foi contada em Django (2017).

Falou-se em dividir o filme em duas partes, como Kill Bill, mas Quentin Tarantino acabou rejeitando a ideia e cortou muito do filme planejado. Entre o que foi cortado inclui uma história inteira de fundo para a personagem de Zoë Bell, que explica que ela usa uma bandana sobre o rosto para esconder uma lesão horrível. Tarantino planeja lançar um corte estendido mais tarde, restaurando algumas cenas que foram deixadas no chão da sala de edição.

Denzel Washington foi considerado para o papel de Django, mas foi considerado muito velho.

Franco Nero, fazendo sua participação no filme, é visto usando luvas brancas. Esta pode ser uma referência às suas feridas em Django (1966). No entanto, isso não deve ser visto como o mesmo personagem em ambos os filmes, já que Django (1966) ocorreu na década de 1870, e este filme ocorreu na década de 1850.

Franco Nero foi considerado para o papel de Calvin Candie, mas em vez disso recebeu uma aparição como um personagem menor. Nero sugeriu que ele interpretasse um cavaleiro misterioso que assombra Django em visões e é revelado em um flashback final como sendo o pai de Django. Quentin Tarantino optou por não usar a ideia.

Filmografia Parcial: 
Jamie Foxx










Ali (2001); Colateral (2004);  Ray (2004); Stealth - Ameaça Invisível (2005); Stealth - Ameaça Invisível (2005); Miami Vice (2006); O Reino (2007); Código de Conduta (2009); Django Livre (2012); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); Robin Hood: Origins (2017); Sleepless (2017); Crimes na Madrugada (2017); Em Ritmo de Fuga (2017) Robin Hood: A Origem (2018); Power (2020); Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Christoph Waltz










Fogo e Espada: A Lenda de Tristão e Isolda (1981); Mensageiro da Rainha (2001); Dorian Gray - Pacto com o Diabo (2004); Bastardos Inglórios (2009); O Besouro Verde (2011); Água para Elefantes (2011); Os Três Mosqueteiros (2011); Deus da Carnificina (2011); 007 Contra Spectre (2016).

Leonardo DiCaprio










Criaturas 3 (1991); Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993); Rápida e Mortal (1995);  Diário de um Adolescente (1995); Diário de um Adolescente (1995); Titanic (1997); O Homem da Máscara de Ferro (1998); A Praia (2000); Gangues de Nova York (2002); Prenda-me Se For Capaz (2002); O Aviador (2004); Os Infiltrados (2006); Diamante de Sangue (2006); Ilha do Medo (2010); Django Livre (2012); O Lobo de Wall Street (2013); O Regresso (2015); The Black Hand (2018); Killers of the Flower Moon  


Kerry Washington










Contra Tudo e Contra Todos (2004); Ray (2004); Sr. & Sra. Smith (2005); Quarteto Fantástico (2005); O Último Rei da Escócia (2006); Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007); Django Livre (2012).

Samuel L. Jackson










Um Príncipe em Nova York (1988); Vítimas de uma Paixão (1989); O Casamento de Betsy (1990); O Exorcista III (1990); Os Bons Companheiros (1990); Febre da Selva (1991); Jogos Patrióticos (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993); Attica: A Solução Final (1994); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); Tempo de Matar (1996); Despertar de um Pesadelo (1996);187: O Código (1997); Jackie Brown (1997); A Negociação (1998); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); Do Fundo do Mar (1999); Corpo Fechado (2000); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); Triplo X (2002); Violação de Conduta (2003); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Kill Bill: Volume 2 (2004); Coach Carter: Treino para a Vida (2005); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); O Resgate de Um Campeão (2007); 1408 (2007); O Vizinho (2008); Homem de Ferro 2 (2010); Ameaça Terrorista (2010); Thor (2011); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Django Livre (2012); Oldboy: Dias de Vingança (2013); RoboCop (2014); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Os Oito Odiados (2015); A Lenda de Tarzan (2016); O Lar das Crianças Peculiares (2016); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Vidro (2019); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vidro (2019);  Capitã Marvel (2019); Vingadores: Ultimato (2019) Shaft (2019); Homem-Aranha: Longe de Casa (2019); Espiral - O Legado de Jogos Mortais (2021); Dupla Explosiva 2: E a Primeira-Dama do Crime (2021);

Franco Nero










Django (1966); A Bíblia (1966); Camelot (1967); Os Violentos Vão Para O Inferno (1968); A Virgem e o Cigano (1970); Joana, a Mulher que Foi Papa (1972); Implacável Perseguição (1973); O Vingador Anônimo (1974); Presas Brancas (1974); Pânico em Munique (1976); Keoma (1976); O Comando 10 de Navarone (1978);Ninja - A Máquina Assassina (1981); Querelle (1982); Django - A Volta do Vingador (1987); Magdalene (1988); Toque Mortal (1992); Paulo, o Apóstolo (2000); Bathory (2008); Cartas Para Julieta (2010); Django Livre (2012); A Sereia Assassina (2014).

James Remar










Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Parceiros da Noite (1980); Cavalgada dos Proscritos (1980); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); A Tribo da Caverna do Urso (1986); Quadrilha da Mão (1986); De Médico e Louco Todo Mundo Tem um Pouco (1989); Drugstore Cowboy (1989); Caninos Brancos (1991); Aliança Mortal (1991); Blink - Num Piscar de Olhos (1994); O Fantasma (1996); Mortal Kombat - A Aniquilação (1997); K-Pax - O Caminho da Luz (2001); Mais velozes, Mais Furiosos (2003); Duplex (2003); O Atirador (2007)Alma Perdida (2009); Red: Aposentados e Perigosos (2010); X-Men: Primeira Classe (2011);  Django Livre (2012); Amaldiçoado (2013);  Dexter (seriado 2006 -2013);  Avatar: A Lenda de Korra  (seriado 2013 -2014); A Enviada do Mal (2015); Papa (2015); Homens de Coragem (2016); Amor Não Tem Preço (2017); O Caminho (seriado 2017 -2018); Era Uma Vez Em... Hollywood (2019); Cálculo Mortal (2020); Raio Negro (seriado 2018 -2019)


Don Johnson 









O Clamor da Juventude (1971); O Menino e seu Cachorro (1975); Louca Perseguição (1975); A Vingança das Esposas de Stepford (1980); As Duas Vidas de Carol Letner (1981);  Na Trilha dos Assassinos (1989); Um Local Muito Quente (1990); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991);  Culpado como o Pecado (1993); O Jogo da Paixão (1996); Nash Bridges (1996 -2001); Machete (2010); Dotado para Brilhar (2011); Django Livre (2012); Mulheres ao Ataque (2014); Uma História de Vingança (2017); Do Jeito que Elas Querem (2018); Entre Facas e Segredos (2019);  Kenan (2021 - 2022)


2 comentários:

  1. Django livre é uma historia incrivél, tem um mensagen muito bom. O êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Jamie Foxx e me ator favorito. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de Jamie Foxx filmes deve-se a suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Sempre achei o seu trabalho excepcional, sempre demonstrou por que é considerado um grande ator. Gosto muito do ator e a sua atuação é majestuosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vera Lima. Jamie Foxx é dos grandes atores do cinema atual, sempre entregando ótimas performances. Sem dúvida, Tarantino extraiu ótimas interpretações desse grande elenco tornando Django Livre um clássico. Obrigado por tecer comentários e volte sempre. Abs

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre