quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A CASA DAS ALMAS PERDIDAS / THE HAUNTED (1991) - ESTADOS UNIDOS




DATADO, MAS INTERESSANTE.

Janet (Sally Kirkland), Jack Smurl (Jeffrey DeMunn) e suas duas filhas perdem tudo com a passagem de um furação, recomeçando na Pensilvaniana, acompanhados dos pais de Jack (que passam a viver em uma casa ao lado), em agosto de 1975. Logo que entram na casa pequenos acontecimentos ocorrem, como uma torradeira em curto (desligada da parede) e ferramentas que somem e aparecem do nada. 





Durante 10 anos a família vive bem, interagindo com a comunidade, tendo mais duas filhas, mas a casa sempre apresenta pequenos incidentes não explicados. A partir de 1985, começam a ocorrer fenômenos que influenciam a vida de toda família. À princípio, somente Janet ouve sons, passos e portas batendo. Ela quer se mudar. Acha que há algo na casa, mas Jack lhe diz que não possuem dinheiro. Há também a mãe de Jack que ficou doente, além de ele ter um bom emprego e estar integrado à comunidade. Tudo muda quando Janet vê uma entidade e, ao falar com a  sogra, descobre que ela presenciou o mesmo em sua própria casa. Janet pesquisa e descobre informações sobre o passado do bairro.  Jack, por fim , também  presencia algo inexplicável.




Bom, a princípio, sempre fico com um pé atrás com filmes que começam com "baseado em uma história real", principalmente se a produção for da década de 70 a 90. Muitos começavam com esta frase e, na verdade, era apenas um embuste para o espectador acreditar e manter-se preso à história.  O filme em si é como tantos outros, apenas que este caso é bem conhecido do público americano, devido a cobertura da mídia e o circo jornalístico montado em torno do evento. 




Com dois bons atores à frente da produção: Sally Kirkland e Jeffrey DeMunn, o filme promete bons sustos e assustou mais do que hoje em dia. Os efeitos especiais (ou seriam defeitos especiais?) foram bem utilizados (para a época) e sua principal virtude é o medo psicológico que, através de sons e ruídos, faz com que a mente do espectador complete a trama mostrada.
O Filme foi eito para a TV, cuja história se passa entre 1974 e 1989. Apesar de conhecida, é controversa. Alguns citam como um grande engodo, outros o colocam como um dos casos mais sérios de assombração. É um bom filme, que para pessoas mais sugestivas, pode realmente meter algum medo, pois tem um clima bem interessante para um filme do gênero. Lembra, às vezes, produções como “Amityville” ou “O Enigma do Mal”, apesar de estar  abaixo dessas produções (no caso de Amityville abaixo dos primeiros filmes). 


O diretor Robert Mandel, responsável pela direção do filme "F/X - Assassinato Sem Morte" (1986) e da direção de episódios de séries como "Prision Break" e "Lost", conseguiu imprimir uma boa narrativa, colocando a família frente a espíritos, a igreja cruzando os braços para a situação (o padre da paróquia sentiu-se incomodado e não volta mais), um casal de demonólogos (os famosos Ed e Lorraine Warren do sucesso “Invocação do Mal” I e II) entrando na história e a descoberta da imprensa a respeito dos fenômenos na casa apelidada de: “A Casa das Almas Perdidas”. 




O filme segue apresentando, aos poucos, situações mais sérias. Mendel soube driblar os clichês, mas por ser uma produção televisiva os efeitos hoje se tornaram muito precários e alguns risíveis. Mas a grande força está na atuação dos protagonistas e do elenco de apoio. Sally Kirkland recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua interpretação. Jeffrey DeMunn  tem uma extensa filmografia e participou de vários filmes do diretor Frank Darabont como “Um Sonho de Liberdade”, “A Espera de Um Milagre”, “O Nevoeiro” e do seriado “The Walking Dead”. Suas atuações fazem toda diferença trazendo um ar de seriedade. As explicações também são bem construídas e há alguns momentos realmente bons.




Com relação aos Warren, o filme "Invocação do Mal" (“The Conjuring” I e II) trouxe de volta aos holofotes os arquivos da dupla que esteve, inclusive, na famosa casa assombrada de Amityville. “Evocando os Espíritos” ("A Haunting in Connecticut"), também cita outro caso que eles teriam investigado, mas o filme não teve boa receptividade, ao contrário do já citado “Invocação do Mal”. Os Warren aparecem nesse filme como um casal famoso da Tv e suas investigações teriam provocado algumas entidades, que passaram a querer ataca-los (veja “Invocação do Mal 2”). Inclusive os Warren descobrem uma entidade demoníaca. E eles indicam um padre renegado, especialista em exorcismo, que tenta dar uma ajuda. Os Warren fundaram a organização “The New England Society for Psychic Research”, em 1952, onde alegaram terem investigados mais de 10 mil casos.




Como curiosidade pode ser uma boa pedida, porque o filme se não é mais considerado de terror ainda pode ser visto como um bom suspense, mas como filme a ser analisado, apesar do tom sempre sério da narrativa, ficou faltando algo e envelheceu muito.


Curiosidades:
Lorraine Warren continua viva

Ed Warren faleceu em 2006, aos 79 anos

A verdadeira Lorraine Warren aparece em uma ponta como uma repórter que desmaia no jardim da frente perto do final do filme.

Ed e Lorraine Warren também investigaram a casa de Amityville e a casa de Perron do filme "Invocação do Mal". 

No início do filme, as crianças assistem o seriado "Perdidos no Espaço" na televisão; presumivelmente devido a problemas de direitos autorais, as vozes no do episódio foram dublados com artistas com vozes semelhantes. 


Filmografia Parcial:
Jeffrey DeMunn 










Ressurreição (1980); Na Época do Ragtime (1981); Frances (1982); A Morte Pede Carona (1986); A Bolha Assassina (1988); Atraiçoados (1988); Blaze - O Escândalo (1989); A Casa das Almas Perdidas (1991); Um Sonho de Liberdade (1994); Cidadão X (1995); Fenômeno (1996); Turbulência (1997); À Espera de Um Milagre (1999); O Nevoeiro (2007); Queime Depois de Ler (2008); Identidade Paranormal (2010); Bastidores de um Casamento (2011); The Walking Dead (2010-2012).

Sally Kirkland 










Golpe de Mestre (1973); Operação Kickboxer (1989); JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar (1991); O Jogador (1992); Paranoia (1998); Arquivo X: O Filme (1998); Ed TV (1999); No Extremo da Loucura (2002); Espero Que Você Morra (2002); Todo Poderoso (2003); Almas Condenadas (2006); Big Stan: Arrebentando na Prisão (2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre