sábado, 4 de junho de 2016

ALI - ALI (2001) - ESTADOS UNIDOS



"FLUTUAR COMO UMA BORBOLETA, PICAR COMO UMA ABELHA" (MUHAMMAD ALI)
 
Cinebiografia do lutador Muhammad Ali (nascido Cassius Marcellus Clay Jr), desde sua conquista do primeiro título (não mostra suas conquistas olímpicas) até sua lendária luta contra George Foreman no Zaire. Há dois aspectos que devem ser analisados em "Ali": o ser humano e o boxeador. Aqueles que esperam lutas memoráveis, golpes a la Rocky se decepcionarão, visto que o filme aborda mais a trajetória do lutador fora dos ringues do que dentro. Para aqueles que desejam conhecer a história por trás do mito, o filme é muito bem vindo. A história atravessa os principais aspectos de sua vida: sua conversão ao islamismo (e seu novo nome: Muhammad Ali-Haj), sua aproximação com Malcon X (bem interpretado por Mario Van Peebles), o painel racial da época, sua recusa em servir na guerra do Vietnam e, como punição, seu consequente afastamento dos ringues pelo poder social reinante na época.


O filme atravessa diversos personagens que hoje se encontram nos livros de história como o já citado Malcon X, Martin Luther King, Jr. (com o ator  LeVar Burton, do seriado "Raízes" e do seriado "Jornada nas Estrelas a Nova Geração"), Idi Amin Dada (rápida citação) e o ditador do Congo Mobutu Sese Seko. 


"Ali" é um bom filme devido ao bom roteiro, a direção de Michael Mann (Collateral, Miami Vice e Hancock) que consegue colocar os elementos necessários à história, encaixando algumas poucas lutas e muitos bastidores. Will Smith mostra muita competência no papel principal, onde teve que modelar o corpo e fazer aulas de boxe. Sua atuação fora dos ringues é bem melhor do que dentro dele e em alguns momentos passa a impressão que é um lutador uma categoria abaixo (em peso) do que seus adversários. O elenco de apoio está muito bem: temos Jon Voight (que fez o famoso filme de boxe "O Campeão"), irreconhecível na pele do apresentador/ entrevistador Howard Cosell. Jamie Foxx trabalharia mais tarde com o diretor em "Miami Vice" e faria o ótimo filme "Ray", onde interpretaria com maestria o papel de Ray Charles. Temos também Ron Silver que sempre consegue tirar grandes performances de seus personagens, aqui interpretando o papel de Angelo Dundee, o treinador de Ali. E a atriz Jada Pinkett Smith (esposa de Will Smith na vida real) no papel da primeira esposa de Ali.

O filme mostra um Ali que não se deixou manipular pelo sistema, mas que, às vezes, não percebia a manipulação que sofria dos que estavam à sua volta. Todos queriam um pedaço de Ali fosse por fama, prestígio ou dinheiro. Um ponto alto do filme é sua ida a Zâmbia (África) e lá recebendo o apoio incontestável daquele povo, que não era de seu país, mas era de sua origem. Ali percebera que o mito ultrapassara o homem e, que ganhar a luta contra Foreman, não era apenas vencer um oponente, era retribuir a um país sofrido todo o carinho que lhe fora dado. 


Falando um pouco de Ali, fora deste filme e o painel da época:  Cassius Clay foi campeão Olímpico em 1960 (Roma), ganhando a medalha de ouro dos meio-pesados.  Aos 22 anos derrotou o campeão mundial Sonny Liston. Era uma época de racismo intenso que dividia a América pelas raças: negros e brancos não dividiam os mesmos espaços como bares, cinemas  e restaurantes. Ao ter seu pedido negado em uma lanchonete, devido a cor de sua pele, atirou sua medalha olímpica na ponte Jefferson County, em Ohio. Zombeteiro, divertido, reflexivo e arrogante. Dono de frases polêmicas e famosas. Gostava de advinhar em quantos rounds derrubaria um adversário. Chamou o boxeador Sonny Liston  de " O Grande Urso Feio". Em 1964 se converteria ao islamismo e adotaria uma novo nome "Mohamed Ali". Cassius Clay era um nome escravo, teria dito. Um homem de atitudes controvertidas dentro e fora dos ringues



Se recusou a atender o alistamento para a Guerra do Vietnã, em 1967, o que lhe custou o confisco de seu passaporte, sua licença de pugilista e o cinturão que ganhara no mesmo ano. Dedicou-se então a militância política. Em 1970, recuperaria, através da justiça, o direito de lutar novamente. Derrotou Jerry Quarry e o argentino Oscar Bonavena (que derrotara Joe Frazier em 1966). Ali, disse, na época, que Bonavena teria sido o lutador mais duro que enfrentara até então (foram 15 rounds). Voltaria a ganhar, mas perderia no ano seguinte, por pontos, para o caladão Joe Frazier (que ficara com o cinturão), em uma  luta de 15 rounds. George Foreman derrotaria Frazier e seria o novo campeão. Ali foi até o Zaire (atualmente República Democrática do Congo) para enfrentar Foreman, não mais como favorito. Mais lento, permitiu ser castigado pelo atual campeão, round após round, até que Foreman começasse a se sentir fatigado. No oitavo assalto derrubou Foreman. Voltou a lutar com Frazier nas Filipinas em 14 rounds e venceu por desistência do adversário. Em 1978 lutou contra Leon Spinks que possuía apenas 7 lutas como profissional e recuperou o cinturão no mesmo ano. Se aposentou. Voltou e lutou contra Larry Holmes (seu ex-sparring) e Trevor Barbick (atual campeão) perdendo as duas lutas. Perto do final da década de 90 o mundo descobriu que Ali tinha Mal de Parkinson.


Se "Ali" não é um filme inesquecível, também não deve ser ignorado, principalmente por aqueles que viram ou ouviram falar de um dos maiores, senão o maior lutador de boxe de todos os tempos. Um ícone da cultura pop que venceu 56 vezes profissionalmente, tendo 5 derrotas, as 2 últimas contra Larry Holmes  (aos 38 anos) e Trevor Berbick (aos 39 anos) em 1981. Coincidentemente surgia ali um sucessor de Ali, Mike Tyson, que nesse mesmo ano seria campeão juvenil dos Estados Unidos, aos 15 anos e, cinco anos mais tarde, seria o novo campeão mundial, ao derrotar o mesmo Trevor Berbick, pelo Conselho Mundial de Boxe, tornando-se o mais jovem boxeador na história a conquistar um título mundial. 


 Trailer:









Curiosidades;

O filme foi indicado a 2 Oscars: Melhor Ator para Will Smith e Melhor Ator Coadjuvante para Jon Voight.

O filme custou U$ 107.000.000 e rendeu em torno de U$ 58.000.000 nos Estados Unidos.

Ali foi o primeiro tricampeão dos pesos pesados.

Michael Dorn e  LeVar Burton do seriado Jornada nas Estrelas - A Nova Geração aparecem no filme

Nunca foi nocauteado na carreira.

O terceiro encontro no ringue de Muhammad Ali e Joe Frazier é tido como um dos mais brutais da história. Frazier foi retirado, à força, pelo seu treinador Eddie Futch, pois o pugilista já se encontrava quase cego. Ali desmaiou após o veredito da luta.

George Foreman e Muhammad Ali protagonizaram talvez a maior luta da história. Invicto e exausto, Foreman foi derrtotado por Ali.

O Boxeador Ernie Terrell se recusou a chamar Ali pelo seu novo nome. 
 
Em 2013 a rede HBO lançou um filme dirigido pelo diretor Stephen Frias:
"A Grande Luta de Muhammad Ali" (Muhammad Ali's Greatest Fight) que abordou a questão da recusa do lutador em não ir para a Guerra do Vietnã



Em março de 1980. O jornal O globo publicou um pequeno artigo sobre a volta de Ali aos 38 anos . Nesse artigo constava o depoimento do médico do astro, Dr. Fredie Pacheco, que acompanhara o astro de 1964 a 1978, alegando que o boxeador não deveria mais lutar, devido as pancadas que recebera de Ken Norton  e Earnie Shavers, cujas lesões no cérebro poderiam lhe causar uma morte nos ringues.

Ali faleceu aos 74 anos, vítima de complicações respiratórias.

Trailer do documentário "Quando Éramos Reis" (When We Were Kings) que passou nos cinemas brasileiros. Na extinta Rede OM Brasil foi exibido com o título "Campeões Para Sempre"





Trailer do filme "The Greatest" (1977)


Frases famosas de Muhammad Ali (1942 - 2016):

"Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário."

"Não tenho nada contra nenhum Vietcongue. Nenhum vietnamita jamais de chamou de “crioulo"

"Por que eles me pediriam para colocar um uniforme e viajar dez mil milhas longe da minha casa para jogar bombas e balas em pessoas marrom enquanto os chamados negros de Louisville são tratados como cachorros?"

"Eu sou o rei do mundo, eu sou o maior, eu sou Muhammad Ali, eu abalo o mundo, eu sou o maior, eu sou o rei do mundo, eu sou bonito, eu sou um homem mau!"
 
"Um homem de 50 anos que vê o mundo da mesma forma que ele tinha 20 desperdiçou 30 anos da sua vida."

"Cassius Clay é um nome de escravo. Eu não o escolhi e não o quero. Eu sou Muhammad Ali, um nome livre – significa amado por Deus – e eu insisti que as pessoas o usem quando falarem para e sobre mim."

"Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si — um desejo, um sonho, uma visão".


Grandes momentos de Ali:


Muhammad Ali vs Sonny Liston

Muhammad Ali vs Oscar Bonavena

Muhammad Ali vs Joe Frazier

Muhammad Ali vs Foreman

Muhammad Ali vs Larry Holmes

Muhammad Ali vs Trevor Berbick































































Filmografia Parcial: 
Will Smith









Um Maluco no Pedaço (Seriado 1990-1993); Feita por Encomenda (1993); Os Bad Boys (1995); Independence Day (1996); MIB: Homens de Preto  (1997); Inimigo do Estado (1998); As Loucas Aventuras de James West (1999); Lendas da Vida (2000); Ali (2001); MIIB - Homens de Preto II (2002); Eu, Robô (2004); Hitch: Conselheiro Amoroso (2005); À Procura da  Felicidade (2006); Eu Sou a Lenda (2007); Hancock (2008); MIB³: Homens de Preto 3 (2012); Esquadrão Suicida (2016); Collateral Beauty (2016).

Jamie Foxx









Ali (2001); Colateral (2004); Ray (2004); Stealth - Ameaça Invisível (2005); Soldado Anônimo (2005); Miami Vice (2006); O Reino (2007); O Solista  (2009); Código de Conduta (2009); Django Livre (2012); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); Sleepless (2017).

Mario Van Peebles









Exterminador 2 (1984); Cotton Club (1984); O Destemido Senhor da Guerra (1986); Tubarão 4: A Vingança (1987); New Jack City - A Gangue Brutal (1991); Os Franco Atiradores (1993); Highlander 3 - O Feiticeiro (1994); Ali (2001); 44 Minutos (2003); Atirador de Elite (2007);  A Luta de um Campeão (2011).

Jon Voight









Perdidos na Noite (1969); O Dossiê de Odessa (1974); Amargo Regresso (1978); O Campeão (1979); Expresso Para o Inferno (1985); Fogo Contra Fogo (1995); Missão: Impossível (1996); O Massacre de Rosewood (1997); Anaconda (1997); Procurado (1997); Inimigo do Estado (1998); Pearl Harbor (2001);Ali (2001); Sob o Domínio do Mal (2004); A Lenda do Tesouro Perdido (2004); Transformers (2007); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Drácula - O Príncipe Das Trevas (2013); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016).

Ron Silver (1946 -2009)









Rhoda (seriado 1975 a 1978);  Fúria Silenciosa (1982); O Enigma do Mal (1982); O Amor tem seu Preço (1983); Silkwood - O Retrato de uma Coragem (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); Presa do Silêncio (1986); Inimigos, uma História de Amor (1989); Jogo Perverso (1990); O Reverso da Fortuna (1990); O Detonador de Alta Voltagem (1992); Chantagem Fatal (1993); Lifepod - O 9º Passageiro (1993); Time Cop - O Guardião do Tempo (1994); A Invasão (1996); Zona de Perigo (1996); Ali (2001); Sob Suspeita (2006); Xenophobia (2008)


Leon









Sole Survivor (1983); A Quadrilha da Mão (1986); As Cores da Violência (1988); Risco Total (1993); Jamaica Abaixo de Zero (1993); Falando de Amor (1995); Amigos e Amantes (1999); Ali (2001); Fique Rico ou Morra Tentando (2005); Soul Ties (2018)


Joe Morton










Justiça para Todos (1979); Os Defensores (1981); A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983); Vidas em Conflito (1985); A Encruzilhada (1986); O Preço da Paixão (1988); Tap - A Dança de Duas Vidas (1989); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Equal Justice (seriado 1990 a 1991); Ratos e Homens (1992); Eternamente Jovem (1992); Velocidade Máxima (1994); Resgate no Vietnã (1995); Lone Star - A Estrela Solitária (1996); Momento Crítico (1996); Velocidade Máxima 2 (1997); Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998); O Aprendiz (1998); Enigma do Espaço (1999); Revelação (2000); Mais que o Acaso (2000); Ali (2001); O Mistério da Libélula (2002); Crimes Premeditados (2003); O Pagamento (2003); À Beira do Abismo (2004); A Rosa Negra (2005); Parceiros no Crime (2005) Ameaça Invisível (2005); O Gângster (2007); O Cartel (2009); Eureka (seriado 2006 a 2012); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Liga da Justiça (2017); Escândalos: Os Bastidores do Poder (seriado 2013 a 2018); Godzilla II: Rei dos Monstros (2019); God Friended Me  (seriado 2018 a 2020) 


Jada Pinkett Smith










Perigo para a Sociedade (1993); Um Verão Especial (1994); A Face da Verdade (1994); Um Tira Sem Vergonha (1994); Os Demônios da Noite (1995); O Professor Aloprado (1996); Até as Últimas Consequências (1996); Pânico 2 (1997); Irresistível Atração (1998); Bem-vindo a Hollywood (1998); Um Bom Ano (2001); Ali (2001); Matrix Reloaded (2003); Matrix Revolutions (2003); Colateral (2004); Reine Sobre Mim (2007); Mulheres: O Sexo Forte (2008); De Caso com o Inimigo (2008); Perfeita é a Mãe! (2016); Gotham (seriado 2014-2017); Invasão ao Serviço Secreto (2019); Matrix Resurrections (2021)

Jeffrey Wright










Acima de Qualquer Suspeita (1990); Basquiat - Traços de Uma Vida (1996); Cavalgada com o Diabo (1999); Crime e Castigo (2000); Shaft (2000); Ali (2001); D-Tox (2002); Sob o Domínio do Mal (2004); Syriana - A Indústria do Petróleo (2005); A Dama na Água (2006); 007: Cassino Royale (2006); Invasores (2007); W. (2008); 007 - Quantum of Solace (2008);Contra o Tempo (2011); Linha de Ação (2013); Amantes Eternos (2013); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014);  Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); A Noite do Jogo (2018); O.G. (2018); Noite de Lobos (2018); A Lavanderia (2019); Dias Sem Fim (2020); 007 - Sem Tempo Para Morrer (2021); Westworld (seriado 2016-2022); Rustin (2022); Asteroid City (2022)


Fontes:
Folha on line
Esportes ig
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
Desporto on line

2 comentários:

  1. Boa tarde. Voltando aqui para falar desse filme que nos trás a trajetória de um grande ídolo esportivo e onde pela primeira vez assisti Will Smith fazendo um papel diferente de suas comédias e, para minha surpresa, ele está muito bem, não por acaso concorreu ao Oscar. Em nenhum momento Ali se torna um filme maçante. As coreografias são bem feitas, ambientação satisfatória e a caracterização dos personagens está muito boa. Boa pedida para conhecer um ícone do boxe. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Janerson. Realmente Ali é um filme bem interessante. Will Smith conseguiu transpor para as telas a lenda do boxe. Ali entrega um filme bem estruturado com boas coreografias. Obrigado por voltar e tecer mais esse comentário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre