segunda-feira, 3 de outubro de 2016

OPERAÇÃO INVASÃO / SERBUAN MAUT / THE RAID: REDEMPTION ( 2011) - INDONÉSIA / ESTADOS UNIDOS



ENTRANDO NUMA FRIA

Rama (Iko Uwais) é um policial de elite da polícia (leia-se esquadrão da S.W.A.T) da Jacarta (Indonésia). Sua missão: invadir um prédio em uma das zonas mais perigosas da cidade. Vinte  policiais lhe acompanharão com a missão de efetuarem prisões, entre elas a do chefe do bando. O local abriga os mais perigosos bandidos e o Estado perdeu o controle. Rama, junto com seus companheiros, invadirão um local fortemente protegido por câmeras  com "soldados" (e alguns moradores) que vivem nos 30 andares. Logo perceberão que estão em uma missão secreta, onde não haverá ajuda. Os  policiais começam a tombar de diversas maneiras e agora a ordem é quem conseguir se manter vivo tentar sair do prédio, com todos os bandidos  em seus rastros. 




O tema de “local onde a polícia não entra” é velho conhecido dos cinemas. Vai desde o Trash 1990 - Os Guerreiros do Bronx (até hoje não lançado em DVD), à  "Território Inimigo". Este último sem dúvida com a temática do prédio parecida, mas sem a violência explícita da atualidade.
Em muitos momentos o espectador pode lembrar de “Duro de Matar” e até em “Tropa de Elite” (devido ao uniforme), mas este exemplar da Indonésia não nos leva diretamente a nenhum deles.   
O roteiro “sobrevivência-contra-bandidos-em-um–prédio” não tem nada de novo, mas souberam adicionar ingredientes importantes para o filme funcionar como lutas muito bem coreografadas, tensão, longas cenas de ação ininterrupta e mortes em profusão. 





O filme se destina àqueles que gostam de produções de artes marciais (aqui chamadas de Silat, Pensilat  ou Pencak Silat oriunda de países asiáticos como Indonésia, Malásia e Brunei) com confrontos bem realizados, ainda que sangrentos além do ponto. Mesmo possuindo uma sinopse comum, prende a atenção do início ao fim e muitos espectadores poderão apreciá-lo. As cenas de ação são bem realizadas. Algumas interpretações são exageradas, gestualmente falando, mas que o diretor conseguiu contornar com alguma eficiência. 




Agora é um filme que dividirá opiniões: muitos o considerarão um filme a ser lembrado e outros poderão considerá-lo uma produção de baixo calão. Depende muito do tipo de filme que a pessoa deseja ver.  Se doses excessivas de violência, com uma ambientação mais pobre (devido produção de baixíssimo orçamento)  em relação aos filmes americanos, não lhe incomoda esse poderá ser um filme muito interessante, caso goste de produções mais caprichadas com grandes interpretações, astros famosos e efeitos  este não é o seu filme.





Filme que poderá desaparecer ao longo do tempo, mas que ficará na memória de algumas pessoas daqui a 20 anos. Quem o assistir e resolver ver em seguida o filme "Dredd – O Juiz do Apocalipse" (2012), com certeza verá que  Operação Invasão serviu como "inspiração" para algumas situações.

Curiosidades:

Houve uma continuação em 2014 chamada Operação Invasão 2 (The Raid 2: Berandal) e que se passa pouco tempo depois dos eventos do primeiro filme.

O filme custou em torno de 1.1 milhões de dólares e arrecadou em torno de 9.14 milhões de dólares.

O ator Iko Uwais esteve em Star Wars: O Despertar da Força (2015).

Premiações:
Amsterdam Fantastic Film Festival 2012
Dublin International Film Festival 2012
Indiana Film Journalists Association, US 2012
Palm Springs International Film Festival 2012
Toronto International Film Festival 2011 
 

Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre