terça-feira, 25 de outubro de 2016

O GRANDE MESTRE 3 / IP MAN 3 (2015) - HONG KONG / CHINA




MIKE TYSON, WING CHU E MUAY THAI

Ip Man  é agora um homem conhecido como "O Mestre do Wing Chu". Possui discípulos e uma vida mais confortável. O local onde seu filho estuda passa a ser alvo de um homem inescrupuloso, chamado Frank (Mike Tyson), com ramificações criminosas. Vários criminosos passam a atacar a escola no intuito de convencer o dono a vender o estabelecimento. Enquanto tenta ajudar essas pessoas, IP Man conhece o pai de um amiguinho de seu filho, um homem que puxa uma riquixá, mas que faz lutas clandestinas com grande habilidade na técnica Wing Chu. Como se não bastasse ter que enfrentar criminosos, O Grande Mestre descobre-se impotente frente a um inimigo praticamente invencível: um câncer que ataca sua esposa.


Terceira sequência oficial da saga. Não confundir com "Ip Man: Nasce Uma Lenda" (que alguns colocam, no You Tube, como sendo o terceiro), protagonizado pelo ator Samy Ho, do segundo filme, mas com outro ator fazendo o papel do Mestre de Win Chu. Há também "O Grande Mestre 4", que também não tem relação com este filme, mesmo porque sua quarta parte foi cogitada para 2018.


Agora que foram feitas as devidas considerações, aos filmes originais e seus congêneres, vamos à análise do filme. Esse "Ip Man 3" apresenta um jovem Bruce Lee (Kwok-Kwan Chan) encontrando seu futuro mestre. Um jovem ainda arrogante, mas com muito talento. Sua aparição é breve e acontece no início e perto do fim, frustrando aqueles que aguardavam uma maior dimensão na história para a lenda das artes marciais e do cinema. Talvez por questão de direitos autorais, ainda não foi possível contar a história de Ip e Bruce Lee juntos, mas se alguém ainda não conhece Lee, este pode ser visto em duas produções: “Dragão - A Verdadeira História de Bruce” Leee o seriado, disponível no YouTube, “Bruce – A Lenda”.



Neste terceiro volume, talvez abaixo dos 2 primeiros, há mais ação do que uma filosofia por trás dos acontecimentos. As lutas são boas e há ótimos momentos para os apreciadores de artes marciais. Mike Tyson faz uma participação muito interessante, numa sequência de boxe contra Kung Fu. O melhor, sem dúvida,  fica para o fim quando Ip enfrenta um oponente que detém um mesmo estilo e uma sede de fama. Há um interessante confronto no elevador, com um feroz lutador de Muay Thai (o ator Sarut Khanwilai) e, ainda, os combates na escola.


Quanto aos atores,  Donnie Yen encontra-se completamente a vontade no papel que o consagrou. Kwok-Kwan Chan (que fez Bruce Lee no seriado, já citado, de 2008) faz um Bruce arrogante e bem rápido, além de mostrar uma de suas facetas: a dança. Lynn Hung faz novamente a esposa de Ip Man, com aquele ar doce e encantador. Jin Zhang (Cheung Tin-ch), mostra-se um grande oponente para Donnie YenO restante do elenco dá o seu recado.


O Grande Mestre 3 mostra um homem que acompanha os passos finais da esposa. Desafios não lhe são importantes neste momento. Essa é uma lição que o filme tenta passar: devemos dedicar mais tempo àquelas pessoas que amamos. Ip nunca dedicou muito tempo à esposa e agora é o momento de deixar tudo de lado e aproveitar cada instante, numa infrutífera corrida contra o tempo.


No final das contas podemos dizer que é um filme mais triste. As ótimas sequências de lutas estão lá, a curiosa história do mestre de Bruce Lee continua, assim como a  boa trilha sonora, mas faltou algo. Esperemos que o quarto filme feche a saga com chave de ouro.

Trailer:




Filmografia Parcial:
Donnie Yen
Arena do Tigre II (1990); Missão Cristal (1991); Era Uma Vez na China 2 (1992); A Virgem Sagrada x Uma Noite Alucinante (1991); Mestre Kam: A Lenda (1993); Lone Seven - Olhos de Serpente (1995); Highlander: A Batalha Final (2000); Highlander: A Batalha Final (2000); Blade II - O Caçador de Vampiros (2002); Herói (2002); Bater ou Correr em Londres (2003); O Grande Mestre (2008); O Grande Mestre 2 (2010); O Grande Mestre 3 (2015); O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino (2016); Rogue One: Uma História Star Wars (2016); xXx: Reativado (2017); ip Man 4 (2018).



Poster Promocional:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre