terça-feira, 14 de maio de 2019

A LENDA DE TARZAN / THE LEGEND OF TARZAN (2016) - REINO UNIDO / CANADÁ / ESTADOS UNIDOS



A TRANSFORMAÇÃO DE UM HERÓI EM SUPER-HERÓI
Volta e meia o cinema tenta recuperar seus heróis primordiais com boas adaptações e outras que naufragam em boas intenções. Foi-se a época em que heróis como Zorro, Tarzan, Hércules, Jim das Selvas e caubóis atraíam os outrora jovens ao cinema. O tempo passou e aquela geração ficou apenas com suas lembranças. Uma época sem computação gráfica que muitos já achavam que os heróis tinham feitos "exagerados", que não morriam. Não imaginariam ver os heróis de hoje capazes de dizimar batalhões sem quebrar um dedo. Como o cinema mudou ao longo das eras.




Chegamos a "A Lenda de Tarzan". Nosso Lorde Greystoke (oriundo das estórias de Edgar Rice Burroughs (1875-1950)), agora civilizado, tem que voltar à selva (1880) de onde deixou amigos, inimigos  e lembranças, para salvar tribos escravizadas pelo progresso e a ganância. Este novo Tarzan bebe na fonte do belo filme da década de 80: "Greystoke - A Lenda de Tarzan" com Christopher ("Highlander") Lambert, uma produção requintada que contava a origem do "pele branca" (o significado do nome Tarzan) desde seu nascimento até sua difícil adaptação como um lorde em um castelo inglês. O filme fez sucesso, mas fugia dos antecessores que investiam em atores musculosos e fisiculturistas. O maior deles ainda hoje carrega a coroa de melhor intérprete: Johnny Weissmuller (1904-1984), campeão olímpico e que fez muito sucesso até sua morte abalada por problemas de saúde que lhe transformaram em um homem tão fraco que só andava com a ajuda de enfermeiros. Gordon Scott (1926-2007), fisicamente o mais forte e muito admirado até hoje, morreu quase no ostracismo ajudado por um casal de fãs. Jock Mahoney (1919-1989)  morreu em um desastre de carro. Foi o mais velho a interpretar o personagem e atuou como herói e vilão nos filmes do personagem. Mike Henry, fez 3 filmes,  desistiu do personagem após ter inúmeros problemas de saúde adquiridos durante as filmagens e não fez a série de Tv (hoje dizem ter Mal de Parkinson) que foi parar nas mãos de Ron Ely, que ficou na memória de muitos jovens da década de 70. Ely seguiu um pouco na carreira, mas se voltou a escrever livros de mistério e obteve sucesso nessa empreitada. Christopher Lambert inaugurava os "Tarzan" mais clássicos e menos musculosos. Houve duas séries de Tv na década de 90, mas a "nova geração" já estava voltada aos filmes de heróis longe das selvas: justiceiros e exércitos-de-um-homem-só povoavam as telas. A onda agora são os heróis com poderes diversos: os quadrinhos da Marvel e Dc levaram décadas, mas conseguiram invadir as telas com produções de qualidades. A última produção para o cinema de Tarzan foi em 1998 com Casper Van Dien ("Tropas Estelares"). Na TV, a última foi em 2003, com apenas 9 episódios, protagonizada pelo ator Travis Fimmel (do seriado Vikings)

 
Esse novo Tarzan traz Alexander Skarsgård como o personagem título que tenta juntar computação gráfica (em quase todo o filme) a feitos de super- heróis. Aqui tudo é exagerado: Tarzan se lança de um cipó em que atravessa uma grande parte da floresta (???!!!) caindo em cima de um trem. Tem força quase que sobre-humana (os antigos Tarzans eram fortes por terem os músculos trabalhados diariamente na selva) e parece uma versão cartoon passada há anos atrás (para mim a melhor versão cartoon é a da Filmation que passava nos anos 80), mas estamos no novo milênio e é um personagem para o novo milênio. Os filmes antigos não voltarão mais (com produções boas e outras bem ruins). E nada mais óbvio do que contratar um diretor que soubesse trabalhar com aventura e efeitos: David Yates (de alguns filmes de "Harry Potter" e "Animais Fantásticos e Onde Habitam") colocando o sueco Alexander Skarsgård, 39 anos (na época),  de 1,94m e filho do ator Stellan Skarsgård (de vários filmes da Marvel) como protagonista, a australiana Margot Robbie como Jane,  o austríaco Christoph Waltz como o vilão principal, o ex-modelo beninense Djimon Hounsou como um vilão nativo e o americano e mais famoso da produção Samuel L. Jackson. Pelo menos no elenco a produção acertou.
 


Há bons momentos. Mesmo que filmado quase em sua totalidade nos estúdios ingleses (de verdadeiro só as tomadas aéreas feitas no Congo), com uma floresta "europeia" de  um visual estilizado e artificial, beirando a fantasia, não ficou ruim. Há belas criações, com direito a árvores, rios e cachoeiras, uma jovem bem decidida, um vilão que pelos menos não é caricato e gorilas criados em CGI que dão uma composição interessante. O problema fica por conta exatamente dos atores: Skarsgård, Waltz e Jackson poderiam ser substituídos por outros atores que pouca falta fariam e isso é muito grave. Os personagens não possuem carisma, não há uma tensão que permeie a estória (Tarzan passeia absoluto e o George Washington de Jackson limita-se a acompanhá-lo) e o eurocentrismo continua o mesmo. Contradições à parte, o filme que tenta ser politicamente correto (ao colocar Tarzan e um afrodescendente para salvar o dia) se passa na África, mas não foi filmada nela.

 
A Lenda de Tarzan nos apresenta um personagem político, civilizado que precisa voltar a ser selvagem para deter o colonialismo e salvar sua esposa das garras de um vilão inescrupuloso. Tarzan deixa de ser o homem natural, cria inusitada da África a defender os "pobres nativos" de homem branco e de si próprios (!!!), sendo transformado em um infalível super-herói. Resultado dos novos tempos? Sim. A pergunta é: funcionaria no antigo formato? O cinema atual conseguiria bilheteria com um herói humano? "O Fantasma" (1996) tentou e não conseguiu, "Zorro" (1998 e 2005) tentou e até logrou sucesso porque sua característica voltada ao humor sempre ajudou. "Zorro" tinha um ator carismático e "O Fantasma" não? Exatamente. Seria leviano, porém, dizer que esse seria o único fator de sucesso entre os dois filmes. Tarzan começa lento e vira uma montanha russa. Nesse momento cabe apenas ao espectador acompanhar o mais rápido possível a ação. É filme pipoca e é voltado ao lucro e entretenimento. Tarzan talvez, afinal, seja um personagem envelhecido para o cinema atual.



Trailer:


Curiosidades:
Orçado em $180 milhões. Arrecadado $356 milhões;

O filme se situa entre 1889 e 1890

Alexander Skarsgård disse que uma das principais razões pelas quais ele assumiu esse papel foi impressionar seu pai, Stellan Skarsgård. Ele disse: "Meu pai é um grande fã de Tarzan. Crescendo, nós tínhamos essas fitas VHS dos filmes de Johnny Weissmuller, e essa foi a minha introdução ao personagem. Mas esses filmes têm setenta anos, e tanto tempo passou, que eu acho que o meu é novo. Eu nunca vou competir com Johnny Weissmuller, mas eu só queria impressionar meu pai. Ele estava empolgado. Ele estava mais animado do que eu.";

Alexander Skarsgård disse que seu maior medo em assumir o papel era que seu irmão mais novo, que tinha sete anos, pensaria que Skarsgård "é uma porcaria de Tarzan". Skarsgård disse que seu irmão mais novo olha para Tarzan como "seu herói final", e ele não queria deixar seu irmãozinho para baixo. 

O capitão Rom é baseado em Léon Auguste Théophile Rom, um soldado belga no Estado Livre do Congo durante o final do século XIX. Ele tornou-se polêmico por seu tratamento brutal aos africanos na área de Stanley Falls. Os missionários disseram que Rom usou as cabeças decepadas de vinte e um congoleses para decorar seus canteiros de flores. Ele morreu em Bruxelas em 1924. 

O primeiro rascunho do filme foi vagamente baseado em dois romances originais de Edgar Rice Burroughs, "O Retorno de Tarzan" e "Tarzan e as Joias de Opar", mas rascunhos posteriores evoluíram a partir desse ponto para ser um take diferente. 

Henry Cavill, Tom Hardy e Charlie Hunnam foram considerados para fazerem Tarzan. Cavill estava ocupado filmando Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), e não poderia estar envolvido com o papel de Tarzan. 

Warner Brothers já havia feito o altamente caro "Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva" (1984), que foi apenas um modesto sucesso nas bilheterias, e eles estavam compreensivelmente nervosos sobre embarcar em outra versão de grande escala trinta e dois anos depois. 

Skarsgård fez quatro a cinco treinos de peso por semana, com exercícios abdominais adicionais intercalados para trabalhar seis a sete dias por semana. Ele não fez nenhum cardio durante esta fase, pois o foco estava em adicionar massa. Ele fez cerca de dezesseis séries para grandes grupos musculares, como pernas, doze séries para deltóides, pernas e tríceps e mais de vinte conjuntos para as costas. O intervalo de repetição era de cerca de doze repetições por série, que ele reduziu gradualmente devido ao aumento de peso, mas ele nunca fez menos de seis a oito repetições por série. Ele também consumiu uma enorme quantidade  de calorias por dia: sete mil

O nadador olímpico Michael Phelps estava em negociações para fazer Tarzan. Coincidentemente, Johnny Weissmuller era um nadador olímpico antes de aterrissar no papel de personagem-título do filme de 1932 e suas múltiplas sequências.

Nos livros de Edgar Rice Burroughs, Tarzan é o rei dos macacos. Os macacos não são gorilas, mas sim uma espécie fictícia de grandes símios, chamada Mangani. Burroughs claramente diferencia entre Mangani e gorilas, quando Tarzan luta e mata um gorila no primeiro romance de Tarzan. Embora os macacos em "The Legend of Tarzan" se pareçam com gorilas, é o primeiro filme a usar o nome "Mangani" para a tribo de macacos de Tarzan. Um dos amigos nativos de Tarzan explica a George Washington Williams (Samuel L. Jackson), que os Mangani são mais agressivos e perigosos que os gorilas. Tarzan tornou-se rei do Mangani no primeiro romance de Tarzan, mas nunca se tornou rei neste filme.
  

Filmografia Parcial: 

Alexander Skarsgård
 










Zoolander (2001); Heróis de Guerra (2006); Saída (2006); 13: O Jogador (2010); Melancolia (2011); Sob o Domínio do Medo (2011); Battleship: A Batalha dos Mares (2012); O Sistema (2013); O Doador de Memórias (2014); True Blood (seriado 2008 a 2014); O Diário de uma Adolescente (2015); Zoolander 2 (2016); A Lenda de Tarzan (2016); Mudo (2018); Noite de Lobos (2018); Casal Improvável (2019); Godzilla vs. Kong (2020) 


Margot Robbie

 










Vigilante; Neighbours (seriado 2008 a 2011); O Lobo de Wall Street (2013); Suite Francesa (2014); Os Últimos na Terra (2015); Uma Repórter em Apuros (2016); A Lenda de Tarzan (2016);  Esquadrão Suicida (2016); Eu, Tonya (2017); A Vingança Perfeita (2018); Era Uma Vez em Hollywood (2019); Aves de Rapina (2020);  Barbie (2020); Esquadrão Suicida 2 (2021)


Christoph Waltz
 

 










Fogo e Espada: A Lenda de Tristão e Isolda (1981); Mensageiro da Rainha (2001); Dorian Gray - Pacto com o Diabo (2004); Bastardos Inglórios (2009); O Besouro Verde (2011); Água para Elefantes (2011); Os Três Mosqueteiros (2011); Deus da Carnificina (2011); Django Livre (2012); 007 Contra Spectre (2016); A Lenda de Tarzan (2016); Alita: Anjo de Combate (2019)


Djimon Hounsou










 

Obsessão Fatal (1992); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Amistad (1997); Tentáculos (1998); Gladiador (2000); Corridas Clandestinas (2003); Constantine (2005); A Ilha (2005); Diamante de Sangue (2006); A Tempestade (2010); Forças Especiais (2011); Guardiões da Galáxia (2014); Velozes & Furiosos 7 (2015); Exorcistas do Vaticano (2015); Sem Ar (2015); A Lenda de Tarzan (2016); Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017); Aquaman (voz 2018); Capitã Marvel (2019); Shazam! (2019); As Panteras (2019); Kingsman: The Great Game (2020); King's Man: A Origem (2020); Um Lugar Silencioso - Parte II (2020); Blazing Samurai  (2021)


Samuel L. Jackson












Um Príncipe em Nova York (1988); Faça a Coisa Certa (1989); Vítimas de uma Paixão (1989); O Casamento de Betsy (1990); O Exorcista III (1990); Os Bons Companheiros (1990); Jogos Patrióticos (1992); Máquina Quase Mortífera (1993); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993); Attica: A Solução Final (1994); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); Tempo de Matar (1996); 187: O Código (1997); Jackie Brown (1997); 187: O Código (1997); A Negociação (1998); O Violino Vermelho (1998); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); Do Fundo do Mar (1999); Shaft (2000); Corpo Fechado (2000); Fora de Controle (2002); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); Triplo X (2002); Violação de Conduta (2003); S.W.A.T.: Comando Especial (2003); Kill Bill: Volume 2 (2004); Coach Carter: Treino para a Vida (2005); xXx 2 - Estado de Emergência (2005); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005); Serpentes a Bordo (2006); Entre o Céu e o Inferno (2006); O Resgate de Um Campeão (2007); 1408 (2007); Jumper (2008); Homem de Ferro (2008); O Vizinho (2008); Homem de Ferro 2 (2010); Homem de Ferro 2 (2010); Thor (2011);  Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Django Livre (2012); Oldboy: Dias de Vingança (2013); RoboCop (2014); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015); Os Oito Odiados (2015); A Lenda de Tarzan (2016); O Lar das Crianças Peculiares (2016); xXx: Reativado (2017); Kong: A Ilha da Caveira (2017); Avengers: Guerra Infinita (2018); Vidro (2019); Capitã Marvel (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre